Menu
Projetos e Obras
Busca
cidade_porto

Conteúdo Olhar criativo

Porto oferece tour arquitetônico eclético e encantador

19/02/2018

Uma mistura de combinações improváveis que entram em perfeita sintonia. Confira os contrastes arquitetônicos da segunda maior cidade de Portugal, seus edifícios tradicionais e históricos mesclados com suas obras modernas e contemporâneas.

A cidade, conhecida pelos bons vinhos — os famosos vinhos do Porto, é também prestigiada pelos seus contrastes arquitetônicos. Imagine um centro histórico construído aos montes, nas margens do Rio Douro, patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO, e marcado por séculos de história. Agora imagine também essa paisagem com vista, do outro lado do rio, para edifícios que são tendência e inspiração para o mundo da arquitetura atual.

Entre as obras que contam história, poderíamos citar inúmeras. Preparei uma seleção de pontos estratégicos para admirar o encontro entre “antigo e novo” na cidade do Porto!

Leia mais: Frankfurt, onde o antigo e o novo se encontram em perfeita sintonia

Conjunto Arquitetônico dos Clérigos

Começamos pelo conjunto arquitetônico dos Clérigos, classificado como Monumento Nacional desde 1910. Formado por uma igreja e uma torre que integram a edificação do século XVIII com arquitetura barroca, a obra marcou a configuração urbana da cidade.

clerigos_porto

Torre da igreja dos Clérigos no Porto

Ao subir na torre, você se depara com uma das vistas mais incríveis da cidade e, logo ali, aos seus pés, uma perfeita sintonia do brilhante processo de modernização do Porto, o qual destaca também as marcas do seu passado.

O passeio dos Clérigos é o resultado de um processo de requalificação da Praça de Lisboa, onde seus 3.600 metros quadrados formaram um novo espaço voltado para o lazer e o comércio de uma forma inovadora.

praça_clerigos_porto

Passeio dos Clérigos inserido na paisagem (Foto: reprodução Twitter Futebol Clube do Porto)

O complexo reúne um jardim urbano e um prédio com uma rua comercial semicoberta. Eles estão inseridos em uma encosta onde os usos estão definidos a partir dos níveis: jardim no topo, rua comercial no meio — conectando a torre dos Clérigos à Livraria Lello — e um estacionamento no nível inferior.

clerigos_porto_portugal

Os diferentes níveis e usos do projeto (Foto: reprodução site Porto Envolto)

O projeto, assinado pelo escritório de arquitetura Balonas e Menano S.A., teve como diretriz principal desenvolver um rico diálogo da intervenção urbana com os arredores. A silhueta formada pelo edifício acompanha a topografia da rua, com uma fachada composta por concreto pré-fabricado e elementos estruturais metálicos brancos.

passeio_clerigos_rua

Passeio dos Clérigos no nível da rua (Foto: reprodução site Portal de Moda)

Livraria Lello

Do outro lado do passeio, há a Livraria Lello, um ícone da cidade e considerada uma das livrarias mais belas do mundo. A sua história começou em 1869, como uma casa-editora, e o lugar é simplesmente encantador, uma das obras neogóticas mais emblemáticas do Porto.

O seu interior é de roubar suspiros, marcado por uma escadaria centralizada no salão e por materiais como vitrais e madeira. Tudo isso serviu de inspiração para a escritora J.K. Rowling ao escrever Harry Potter.

lello_livraria_escadas

Escada central localizada no interior da Livraria Lello

teto_livraria_lello

Detalhes arquitetônicos da Livraria Lello, como o vitral no teto

Casa da Música do Porto

Uma outra obra que merece destaque — e “destaque” seria realmente a melhor palavra para descrevê-la — é a Casa da Música do Porto. Logo em frente a uma sequência de edificações com estilo português, encontra-se essa surpreendente construção que chama a atenção de todos que frequentam o local.

casa_da_musica_porto

O imponente projeto da Casa da Música do Porto (Foto: reprodução site Porto 24)

Realizada pelos arquitetos do escritório OMA, a implantação do edifício teve como intenção principal criar uma nova praça, alcançando um destaque que não interferisse no anel de prédios antigos ao seu redor.

Com seu posicionamento estratégico, a Casa da Música tem visibilidade, acessos demarcados e simbolismo, devido a sua forma inusual.

Museu de Arte Contemporânea de Serralves

Se, além de um amante da arquitetura, você for um apreciador de arte moderna, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves é parada obrigatória. Por trás dos portões do Parque de Serralves, o museu estabelece um diálogo direto com os jardins e com a Casa Serralves através de uma arquitetura articulada e harmoniosa.

museu_serralves

Museu de Arte Contemporânea de Serralves (Foto: reprodução site Museu Serralves)

É um projeto introduzido de forma longitudinal que dispõe de 14 salas ao longo de três pisos, possibilitando diversos olhares ao longo do percurso interno. Suas “surpresas” são aberturas inesperadas para o jardim, possibilitando inúmeras perspectivas visuais e estratégias de iluminação natural.

detalhes_museu_serralves

Detalhes arquitetônicos do Museu de Arte Contemporânea de Serralves (Foto: reprodução site Visit Porto)

museu_contemporaneo_serralves

Detalhes arquitetônicos do Museu de Arte Contemporânea de Serralves (Foto: reprodução site ESSR)

As cidades europeias nos surpreendem e nos ensinam muito quando o assunto é relacionar obras antigas com construções modernas e contemporâneas. São verdadeiras aulas ao ar livre, que nos agregam conhecimento que inspira e nos instiga a colocá-lo em prática. Afinal, um contraste arquitetônico inserido de forma coerente encanta tanto quanto arte.

Compartilhe com a gente se você também é amante de uma harmonia arquitetônica qualificada!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *