Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Porta copos faça você mesmo – criatividade com origamis

16/08/2012

A casa fica muito mais confortável e bonita quando colocamos alguns acessórios diferentes e customizados. Há várias dicas de utilidades que podem ser feitas em casa e o Origami é uma delas. A decoração oriental, como jogos de chá e louças para comida japonesa, está em alta. E, por mais que pareça difícil, é só começar.(…)

A casa fica muito mais confortável e bonita quando colocamos alguns acessórios diferentes e customizados. Há várias dicas de utilidades que podem ser feitas em casa e o Origami é uma delas. A decoração oriental, como jogos de chá e louças para comida japonesa, está em alta. E, por mais que pareça difícil, é só começar.

Veja abaixo o passo a passo de um jogo de descanso de copos e faça você mesma!

porta copos faça você mesmo

Você vai precisar de:

– Mistura feita com uma medida de cola branca para 1/3 de água
– Cola para tecido
– Tecido
– Cartolina cortada no tamanho 20 x 20 cm
– Tesoura
– Pincel
– Régua
– Caneta

porta copos faça você mesmo

Recorte um quadrado de cartolina como referência para marcar o tecido. Em seguida, use um pincel para besuntar o verso do pano com a solução de cola branca e água, deixando secar por alguns minutos. Corte mais sete quadrados de tecido como esse.

porta copos faça você mesmo

Depois de seco, dobre o quadrado ao meio, unindo as pontas e vincando bem.

porta copos faça você mesmo

Partindo das laterais em direção ao meio do tecido, dobre mais uma vez o retalho. Use como referência o vinco conseguido com a primeira dobra e, depois, repita o procedimento na parte oposta. Assim, as abas se juntarão no centro da peça.

porta copos faça você mesmo

Depois de marcar os vincos, abra as abas e dobre as pontas do tecido, formando pequenos triângulos.

Passe a cola e dobre novamente ao meio (conforme a imagem acima). Em seguida, vire a dobradura, deixando as pontas para baixo.

porta copos faça você mesmo

Leve uma das pontas até o limite da lateral oposta, de modo a formar um triângulo (foto abaixo). Faça o mesmo com a outra extremidade.

porta copos faça você mesmo

porta copos faça você mesmo

Para a primeira etapa de conexões, separe quatro peças. Em cada uma delas, marque bem uma das laterais triangulares, dobrando-a.
Perceba que as laterais das pecinhas estão do lado avesso, essa é a referência que você precisa observar no próximo passo.

Enfie a ponta de uma das partes no “bolsinho” da pecinha seguinte. Pegue a terceira dobradura, colocando sua ponta no bolso da peça que acabou de ser encaixada. Faça isso, também, com a quarta pecinha e finalize esta etapa colocando a ponta da primeira peça no “bolso” da última. Repare bem na foto, é simples!

Observe que a junção das unidades tem um aspecto de catavento.

porta copos faça você mesmo

Encaixadas as partes, aproxime bem as peças deixando o centro do “catavento” bem fechadinho. Depois, pincele a aba de todos os “bolsos” com a cola para tecido. Com as outras quatro dobraduras, siga os mesmos passos e monte o outro lado do seu descanso de mesa.

Coloque uma parte sobre a outra, conforme a foto. Repare que as pontas do conjunto de dobraduras que foi colocado em cima ficam alternadas com as debaixo. A imagem final é a de um quadrado

porta copos faça você mesmo

Todas as pontas que aparecem com acabamento no avesso devem ser dobradas no limite da dobradura seguinte. A cada nova aba dobrada, vá encaixando a ponta no vão mais próximo.

Vire a peça para finalizar o origami. Veja que sobraram quatros pontas também na parte de baixo do descanso.

porta copos faça você mesmo

Encaixe as pontas e seu descanso de copos está pronto! Vale a pena tentar, o que não vale é desistir. À primeira vista, parece um pouco difícil, mas é só desvendar o modelo e fazer o primeiro. Divirta-se!

porta copos faça você mesmo

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *