30.03.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Os porcelanatos para bancadas e mesas adicionam exclusividade a qualquer projeto, como Nordik Table, que recria o charme da madeira (Projeto: Portobello S.A.)

Top 5 porcelanatos para bancadas e mesas

 minutos de leitura
calendar-blank-line
30.03.2022
Descubra os melhores porcelanatos para bancadas e mesas e veja dicas de como usar esse revestimento para transformar seus projetos!
minutos de leitura

Há algum tempo, os porcelanatos deixaram de ser apenas revestimentos para pisos e se tornaram detalhes incríveis de decoração. Inclusive, os porcelanatos para bancadas e mesas são opções diferenciadas para transformar os espaços, com reprodução de pedras raras, madeira e diversas outras texturas.

Ficou interessado? Conheça as opções da Portobello e crie ambientes personalizados.

Quais as vantagens dos porcelanatos para bancadas e mesas?

Os porcelanatos são excelentes opções para compor bancadas e mesas porque têm uma série de qualidades e vantagens, como:

  • Alta durabilidade;
  • Baixa absorção de água (o que reduz as chances de manchas, diferentemente das pedras naturais, como o mármore, que são mais porosas);
  • Com manuntenção correta, pode ter vida útil superior a 50 anos;
  • Resistente a condições climáticas extremas, produtos químicos, fogo, mudanças de temperaturas e raios UV (podendo ser usado para bancadas em áreas externas também, como churrasqueiras e espaços gourmet);
  • Resistente ao calor, por isso quando a bancada de cozinha ou mesa é feita com porcelanato, ela pode receber panelas quentes. O porcelanato pode, até mesmo, ser usado para revestir - externamente - churrasqueiras;
  • O porcelanato é bacteriostático, ou seja, não permite que bactérias, vírus e outros microrganismos se proliferem (ideal para bancadas de cozinhas e banheiros);
  • Limpeza simplificada;
  • Não necessita de tratamentos especiais como uso de ceras, impermeabilizantes ou polimento;
  • O porcelanato é um material inorgânico, com zero emissão de compostos voláteis (COVs) que podem causar uma série de problemas de saúde; ele também é livre de PVC (resina usada em outros revestimentos) e formaldeído;
  • Não mancha com a exposição ao sol, nem no contato com líquidos ou alimentos, como vinho, molho de tomate, café e gordura (basta fazer a limpeza com água e detergente);
  • É sustentável, afinal o porcelanato pode recriar diferentes texturas naturais como pedras raras, mármores nobres e madeiras, evitando a exploração desse materiais, mais agressiva ao ambiente que a extração da argila usada na produção do porcelanato.
bancada de porcelanato com mármore preto
As bancadas com porcelanato têm design exclusivo e muito mais durabilidade. Essa ideia foi composta com Nero Marquina (Projeto: Portobello S.A.)

Como escolher o porcelanato para bancadas e mesas?

É possível usar o porcelanato para criar projetos personalizados, com mobiliários exclusivos e também bancadas e ilhas. A Officina Portobello é especialista nesse tipo de trabalho, criando mobiliários e soluções para diversos ambientes.

No caso das bancadas e móveis, vários tipos de porcelanatos podem ser usados. A dica é preferir as lastras ou grandes formatos, que são superfícies contínuas, reduzindo as emendas.

Para as bancadas de cozinha, caso o uso seja intenso, uma dica é optar pelo porcelanato natural, que é mais resistente a riscos. O polido também pode ser usado, contudo, exigirá mais delicadeza no uso. Para outras bancadas, como churrasqueira, ilha central, gourmet, banheiro e lavabo, todos os acabamentos estão liberados.

Outra dica é, no caso de uso intenso da bancada da cozinha, optar por um porcelanato claro.

Em relação à borda, atenção, porque a borda tipo canto vivo JAMAIS é indicada para bancada de cozinha. Mesmo em bancadas de uso menos intenso, o uso deverá ser mais delicado com esse tipo de borda. O canto vivo só está liberado para bancadas de banheiros e lavabos.

O ideal é optar pelo acabamento bisel ou bisotê de 3mm, que garante grande resistência.

Mais do que a escolha do porcelanato certo, contudo, você deve se atentar à mão de obra, que precisa ter expertise para trabalhar com esse tipo de produto, principalmente se atentando ao acabamento das bordas e às colagens.

Quais os melhores porcelanatos para bancadas e mesas?

Na Officina Portobello, usamos o porcelanato color body em bancadas. Ele oferece grande resistência, por ser um porcelanato técnico com esmaltação. As lastras, como explicamos, são superfícies contínuas e, com isso, permitem trabalhar com menos emendas. Mas isso, é claro, não é uma regra, e tudo depende das características do seu projeto.

Outra boa sugestão é optar pelos porcelanatos de espessura fina – entre 3 e 6 mm. Essas placas são mais leves e, portanto, mais fáceis de cortar e assentar. Inclusive, eles podem ser aplicados em superfícies curvas, o que traz mais possibilidades de uso para projetos personalizados e cortes diferenciados.

Para lhe ajudar, separamos algumas ideias de produtos e inspirações.

Porcelanatos para bancadas

Os porcelanatos podem ser usados tanto na confecção de bancadas para cozinhas e banheiros, como para ilhas. A Officina Portobello conta com algumas linhas específicas. Veja mais detalhes.

1. Linha Blocco

blocco, da portobello, opção de porcelanato para bancada
A Linha Blocco é ideal para transformar os banheiros e lavabos com muito estilo e personalidade (Projeto: Portobello S.A.)

Blocos em porcelanato criados a partir do conceito cuba – transição – apoio compõem uma solução versátil de mobiliário para banheiros. Uma matriz para personalizar através da escolha das superfícies e da composição de diferentes blocos em porcelanato. Formas elegantes com acabamento de alta costura e sistema de fixação exclusivo.

2. Linha Codice

codice, da portobello, opção de porcelanato para bancada
Composta por módulos, a Linha Codice é uma maneira de criar um layout moderno para seu banheiro ou lavabo
(Projeto: Portobello S.A.)

Sistema de módulos independentes em formas ortogonais, compostos por cubas funcionais, cubos, bandejas e nichos esculpidos em porcelanato. A linha, além de bancadas incríveis para banheiro, também conta com diversas superfícies de porcelanato e com formatos que possibilitam infinitos layouts – com um módulo se unindo a outro.

3. Linha Ícaro

ícaro, da portobello, opção de porcelanato para bancada
Ângulos inusitados trazem personalidade e inovação à Linha Ícaro, para bancadas de banheiros (Projeto: Portobello S.A.)

Seus banheiros com muito mais personalidade! A Linha Ícaro é composta de bancadas em dois planos dispostos em um ângulo capaz de gerar uma forma inusitada, remetendo a um par de asas desenhadas geometricamente.

É uma peça irreverente, com linhas simples e atemporais, que alia funcionalidade à inovação da forma e do material. Com sistema de fixação exclusivo.

4. Antracita

antracita, da portobello, opção de porcelanato para bancada
Lançamento da Portobello, Antracita é uma opção aconchegante para ambientes de estilos variados
(Projeto: Portobello S.A.)

Que tal transformar a bancada da sua cozinha ou até de um ambiente comercial? Antracita, a novidade da linha Ms Barcelona é uma excelente opção. O lançamento da Portobello traz uma tonalidade intermediária entre o Cristal e o Acero, um tom de cinza mais quente que proporciona aconchego e amplia as opções de uso em múltiplos ambientes.

Quem sonha com uma cozinha clean – ou até com uma pegada industrial – pode investir em Antracita em piso e bancada, criando uma composição única e neutra.

5. Nord Cement

nord cement, da portobello, opção de porcelanato para bancada
Inspirado no design nórdico, Nord Cement é perfeito para quem deseja uma bancada elegante e atual
(Projeto: Portobello S.A.)

Nord Cement integra a linha Nord, inspirada no design nórdico, síntese de beleza, simplicidade e funcionalidade. O minimalismo nórdico é apresentado por meio de uma nova superfície de concreto, reinterpretado, com um movimento no desenho que simula o efeito da luz, resultando em uma superfície elegante e eternamente atual.

Porcelanatos para mesas

As mesas em porcelanato adicionam charme e exclusividade a qualquer ambiente, sendo opções duráveis, sustentáveis e com um design único. Confira algumas opções da Portobello.

1. Tree

tree, da portobello, opção de porcelanato para mesa
Tree é uma mesa sofisticada com duas opções de tampos em porcelanato (Projeto: Portobello S.A.)

Com pés em madeira de lei e um design que faz referência às formas de uma árvore, Tree é uma mesa sofisticada, capaz de transformar visualmente qualquer ambiente. São duas opções de tampos produzidos em porcelanato: nas versões triangulares ou circulares.

2. Harpa

harpa, da portobello, opção de porcelanato para mesa
Harpa foi inspirada na natureza hostil da Islândia, adicionando sofisticação a qualquer espaço (Projeto: Portobello S.A.)

Harpa foi inspirada na natureza hostil, sem árvores, com muitas pedras, vento intenso e baixas temperaturas da Islândia. Daí a presença do alumínio e das cores em tons de chumbo, representando as pedras vulcânicas.

O resultado de todas essas percepções é uma peça com superfície de porcelanato que recria concreto nas cores Fjord e Volcano – sendo a principal característica o movimento dos tons, que alude à intensidade da natureza da Islândia.

3. Nordik Table

nordik, da portobello, opção de porcelanato para mesa
O aconchego e a sofisticação das mesas de madeira recriadas em porcelanato (Projeto: Portobello S.A.)

Prefere as mesas de madeira? Então Nordik Table é uma excelente alternativa, com design atemporal e superfície de madeira em porcelanato como protagonista. A composição traz um toque de aconchego da madeira e a funcionalidade da lastra em porcelanato.

4. Ohtake

ohtake, da portobello, opção de porcelanato para mesa
Produzidas em parceria com Ruy Ohtake, as mesas da linha traz curvas sinuosas e impressionantes
(Projeto: Portobello S.A.)

Inspirada no traço único de Ruy Ohtake, essa mesa em porcelanato possui belas formas orgânicas. Na arquitetura característica de Ohtake, as curvas são uma presença garantida.

Apesar do porcelanato ser uma placa plana, o resultado é ousado e sinuoso, com curvas surpreendentes e inovadoras, resultando em uma peça de arte.

5. Bianco di Elba

bianco di elba, da portobello, opção de porcelanato para mesa
A lastra Bianco di Elba traz o clássico mármore para seus móveis (Projeto: Portobello S.A.)

Além das linhas exclusivas da Officina Portobello, você também poderá criar sua mesa personalizada a partir das lastras, como o Bianco di Elba, da Linha Timeless, que recria mármores nobres e atemporais.

Bianco di Elba é uma recriação de um mármore branco com veios cinzas, bastante clássico, e capaz de trazer um toque de sofisticação e exclusividade à sua cozinha.

Gostou das nossas inspirações de porcelanatos para bancadas e mesas? Confira mais opções da Officina Portobello e transforme seus projetos com exclusividade e personalidade!

Imagem principal: Os porcelanatos para bancadas e mesas adicionam exclusividade a qualquer projeto, como Nordik Table, que recria o charme da madeira (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Top 5 porcelanatos para bancadas e mesas...

Top 5 porcelanatos para bancadas e mesas

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies