01.06.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Porcelanatos para áreas externas podem reproduzir pedra e até madeira (Projeto: Cristiane Trommer / Foto: Cristiano Carniel)

Porcelanatos para áreas externas: veja como transformar sua casa

 minutos de leitura
calendar-blank-line
01.06.2023
Separamos dicas para transformar esse cantinho com porcelanatos para áreas externas, prezando não só pela beleza, como também pela segurança
minutos de leitura

Atividades como curtir uma rede de descanso, apreciar um bom vinho ou compartilhar momentos na companhia de pessoas queridas fazem com que o ambiente ao ar livre seja cada vez mais valorizado. Então, que tal transformar com porcelanatos para áreas externas?

Para repaginar esse tipo de espaço e torná-lo a estrela da casa, a Portobello oferece produtos com resistência ao escorregamento. As linhas garantem efeitos bonitos, que combinam com todos os estilos de decoração. 

Além disso, eles são ideais para o uso em áreas descobertas e sujeitas ao contato com a água, como acontece com a proximidade da piscina ou ao chover.

Quer descobrir como aproveitar os porcelanatos para áreas externas, em quais peças apostar e como harmonizar ambientes? Continue a leitura!

Qual o melhor tipo de piso para área externa?

porcelanato para áreas externas
Pedra, madeira, concreto e porcelanato estão entre opções de revestimento para área externa (Projeto: Claudia M B Grassano Ortenzi / Foto: Isabela Mayer)

Em ambientes ao ar livre, é importante escolher pisos externos. Além de garantir a boa vedação, eles ainda têm propriedades antiderrapantes, garantindo a segurança nesses locais.

Pedras naturais de diferentes tipos, além de madeira e concreto, estão entre as opções. Contudo, você também pode optar por cerâmicas.

Elas são alternativas mais sustentáveis e também podem custar menos, sobretudo quando comparamos com materiais naturais.

Nesse caso, verifique se o produto que você escolheu tem indicação do fabricante para a instalação em áreas externas.

Geralmente, esse tipo de produto é identificado pela sigla EXT. Modelos assim são menos escorregadios e contam, inclusive, com propriedades que geram maior atrito e ajudam a evitar acidentes, como escorregões.

Apesar disso, ainda são fáceis de limpar, tal como cerâmicas indicadas para uso interno. E se você quiser um acabamento ainda melhor, vale a pena optar por porcelanatos e Lastras (gigantes formatos).

Leia também:

Afinal, pode colocar porcelanato em área externa? 

porcelanatos para áreas externas
Para usar porcelanatos em áreas externas, basta conferir especificações (Projeto: Leila Azzouz / Foto: Vilmar Costa)

O porcelanato é o tipo de piso tradicionalmente reconhecido pela beleza e versatilidade. Mais que isso, também garante sofisticação, estilo e praticidade para a decoração interior.

O uso do porcelanato em espaços externos expostos às condições climáticas também é muito recomendado, e o resultado fica incrível! 

Você vai ter vários modelos para escolher! Não é à toa que os porcelanatos para áreas externas se tornaram peças-chave para reformas e construções em ambientes ao ar livre.

Entre as principais características do revestimento estão a uniformidade da coloração, a alta resistência ao desgaste físico e químico e a baixíssima absorção de água — é praticamente impermeável. 

Sem falar na resistência mecânica e no alto desempenho. Os porcelanatos para áreas externas também são extremamente versáteis por apresentar várias estampas, cores e texturas.

Já o porcelanato com acabamento natural, conhecido como acetinado, são ideais para áreas externas cobertas, como garagens, salões de festa e áreas gourmet. Isso porque garantem segurança, conforto e praticidade na limpeza.

Qual o porcelanato ideal para área externa? 

Características importantes, como funcionalidade e segurança, determinam as opções ideais de porcelanatos para áreas externas.

Além disso, detalhes relacionados à estética da peça também devem ser considerados para que o projeto fique harmonioso e agradável aos olhos. Veja os principais aspectos a avaliar durante a escolha:

Resistência ao escorregamento

porcelanatos para áreas externas
Acabamento EXT apresenta resistência ao escorregamento (Projeto: Selma Tammaro)

A seleção do material deve ser baseada, principalmente, no coeficiente de atrito, que precisa ser superior a 0,4. Assim, é possível assegurar estabilidade e reduzir o risco de escorregamento, mesmo em superfícies molhadas.

Nos produtos da Portobello, os acabamentos da superfície chamados EXT e NAT seguem esse pré-requisito, com faces levemente abrasivas.

Esses são porcelanatos para áreas externas diferentes de linhas com acabamento polido, que garantem lugar na decoração interior, mas não são apropriadas para os ambientes mencionados acima.

Aliás, vale ficar de olho em um detalhe importante! Os produtos com acabamento EXT (externo) são ideais para áreas descobertas. Já os com acabamento NAT (natural), só devem ser instalados em locais cobertos, como varandas e áreas gourmet, por exemplo.

Tipo de rejunte

porcelanatos para áreas externas
Porcelanatos para áreas externas usam menos rejunte do que outros materiais, como cerâmica comum (Projeto: Amanda Andrade)

Uma característica fundamental dos porcelanatos para áreas externas é a redução do rejunte que conecta as peças. Isso acontece uma vez que a colocação pode ser bem mais próxima que em outros pisos. 

A aplicação correta garante que o espaço do rejunte seja menor e acumule menos limo, facilitando a limpeza.

porcelanato retificado ganha destaque por apresentar bordas retas e precisas que diminuem a distância entre peças. 

Isso não apenas reduz a quantidade do rejunte, como também proporciona mais uniformidade no momento da instalação. 

Devido ao alinhamento perfeito, é um acabamento indicado para criar superfícies mais homogêneas e sem divisões marcadas.

Pessoas que sonham com um piso único, inteiriço, com certeza vão gostar dessa solução. Quando aplicado utilizando peças idênticas (mesma cor ou estampa) e com mão de obra adequada, o porcelanato retificado aparenta não ter emendas.

Tamanho e formato

porcelanatos para áreas externas
Características como tamanho e formato do porcelanato interferem na decoração (Projeto: Portobello)

Assim como os revestimentos indicados para uso interno, os porcelanatos para áreas externas também podem ser encontrados em diferentes tamanhos e formatos. Modelos maiores são excelentes escolhas para composições contemporâneas.

As medidas amplas das peças agregam um diferencial ao projeto e geram amplitude visual. O que é uma vantagem quando se tem o desafio de repaginar espaços enxutos. 

Outro ponto positivo é que porcelanatos de grandes dimensões requerem menos rejunte.

Na Portobello, é possível encontrar placas com tamanhos variados: 

  • 90×90cm 
  • 20×120cm
  • 20×180cm 
  • 30×180cm
  • 60×120cm
  • 60×180cm
  • 80×160cm
  • 90x180cm – petit lastra
  • 120×120cm
  • 120×240cm
  • 120×250cm 
  • 160x160cm – novo maxiquadrado
  • 300×100cm

As versões especiais para áreas externas podem ser aplicadas em pisos, paredes e fachadas. Por serem duráveis e resistentes à ação das intempéries, contribuem para manter as superfícies sempre bonitas.

Decoração de áreas externas

porcelanatos para áreas externas
Espaços pequenos também podem receber decoração aconchegante (Projeto: Idea Arquitetura / Foto: Grasi Mohr)

A falta de espaço não é desculpa para não transformar a área externa em um ambiente acolhedor para relaxar e receber os amigos e a família.

Além de porcelanatos para as áreas externas, aposte em móveis confortáveis e itens de decoração que reflitam o seu estilo. 

Contudo, a escolha dos móveis deve priorizar o conforto, a praticidade e a harmonização com toda a residência — ou a construção, em casos de empresas e estabelecimentos comerciais.

Selecionamos alguns aspectos que devem ser avaliados, além de dicas para harmonizar o ambiente. Confira:

Cores, estampas e texturas

madeira em porcelanato para área externa
Porcelanatos para área externa tornam espaços mais aconchegantes ao reproduzir materiais naturais (Projeto: Vanessa Pilatti Arquitetura e Interiores)

Considerando as características estéticas, as novas trends apontam para o uso de tons neutros — conferindo sofisticação, fácil harmonização e naturalidade.

Também estão em alta porcelanatos para áreas externas que reproduzem materiais naturais. Afinal, isso ajudar a aproximar da natureza, aumentando o bem-estar.

Um exemplo são os modelos com aparência e textura de pedras. Eles trazem exclusividade e um requinte a mais, além de remeter aos elementos presentes no meio ambiente.

Os porcelanatos que reproduzem madeira também seguem em alta. Eles podem aparentar decks com todas as famosas características do material natural.

A Portobello fornece diversas linhas inspiradas na aparência e textura de diferentes tipos de madeira, com peças que geram réplicas perfeitas dessa matéria-prima tão valorizada.

Além de cobrirem pisos, os porcelanatos em madeira também podem revestir fachadas e gerar painéis verticais em muros e paredes externas. 

O custo-benefício é garantido, e o dono do projeto ainda terá um material sustentável compondo sua residência.

Estilos decorativos

porcelanatos para áreas externas
Cinza é tom neutro e pode ajudar a levar sofisticação à área externa (Projeto: Claudia Stach Daniela Bordignon / Foto: Dennys Manske)

Os revestimentos mais modernos e inspirados no conceito industrial/urbano estão sendo muito aplicados em todos os ambientes, inclusive em espaços externos. 

Nesse caso, investir em tons escuros, como o cinza e o marrom, ajuda a deixar o espaço mais sofisticado e contemporâneo.

Características que não podem faltar nesse tema são as instalações e estruturas aparentes. Para não deixar o visual monótono, experimente adicionar toques de cor em elementos isolados. Entre eles uma poltrona, luminária ou até uma porta. 

Assim, você não corre o risco de deixar o ambiente poluído e nem perde a proposta do estilo, que é realmente trazer referências do espaço da indústria.

Para as pessoas que não curtem muito o básico das paletas frias e neutras, boas notícias. Vem surgindo uma nova tendência no universo da decoração: o uso de cores intensas, especialmente os matizes de amarelo-queimado e tabaco.

Uma ótima maneira de começar a aplicar sem causar grandes impactos é apostar nos porcelanatos para áreas externas em tons terrosos. Sobretudo se a referência for o marrom.

Peças bege cumprem bem o papel do amarelo, embora sejam consideradas neutras. Elas criam o fundo perfeito para compor ambientes que vão receber algum tipo de estampa floral ou colorida. Seja em tecidos, papéis de parede ou estofados.

Decoração com porcelanato para áreas externas

Quando o assunto é arquitetura e decoração, as possibilidades são infinitas. Por isso, áreas externas de todos os tamanhos podem ser transformadas em espaços acolhedores, que permitam relaxar e receber os amigos e a família.

Além de porcelanatos para áreas externas e móveis confortáveis, invista em itens de decoração que combinem com os moradores. E, claro, que atendam às necessidades de quem vai usar o espaço.

A escolha dos modelos deve priorizar o conforto, a praticidade e a harmonização com toda a residência.

Selecionamos alguns aspectos que devem ser avaliados, além de dicas para harmonizar o ambiente. Confira:

Matérias-primas mais indicadas

porcelanatos para áreas externas
Materiais como fibras sintéticas e naturais e madeira estão entre as preferidas em áreas externas (Projeto: Victor Romansini)

Em termos gerais, o mobiliário de madeira, de fibra sintética e de alumínio tem destaque na decoração moderna. Sem falar que confere ao ambiente uma pegada natural e relaxante.

Entretanto, é preciso ter alguns cuidados na hora de escolher os móveis feitos com esses materiais.

A madeira, por exemplo, mesmo que de espécies como maçaranduba, pínus ou carvalho, deve passar por um tratamento antes de ser instalada. Os mais populares são a vitrificação ou a camada acrílica. 

Verifique com a loja se a madeira já é tratada e invista em materiais de boa qualidade para tirar proveito máximo do móvel.

Aliás, aqui também entram os porcelanatos para áreas externas. Afinal, produtos que reproduzem madeira podem aparecer no piso, na parede e não necessitam de nenhum tratamento especial.

De mesma forma como acontece com a madeira natural, o alumínio exige cuidados e manutenção, mesmo sendo mais resistente aos fenômenos climáticos. 

A dica é evitar a exposição prolongada ao cloro (utilizado em piscinas) e escolher cores mais claras, a fim de não desgastar a pintura.

Já a fibra sintética garante um visual mais rústico e está em alta na decoração. O acabamento, que remete à palha, pode trazer um visual requintado e descolado para o ambiente. 

O material também é mais resistente quando comparado às fibras naturais e garante facilidade no processo de limpeza.

Montagem do espaço

porcelanatos para áreas externas
Escolha de móveis e itens para áreas externas precisa prezar pela funcionalidade (Projeto: Morada 31.12 Arquitetura e Interiores / Foto: Edgard Cesar)

Além de porcelanatos para áreas externas, aposte em móveis confortáveis e funcionais, como pufes e espreguiçadeiras, mas não exagere na quantidade. 

Um ambiente muito cheio é justamente o contrário do que se busca em áreas abertas e mais descontraídas.

Nesse sentido, uma ideia interessante é a escolha de uma boa mesa. Modelos de centro, por exemplo, podem ter várias funcionalidades, como descansar copos, pratos, livros, artigos de decoração e outros objetos. 

O mesmo vale para aparadores ou buffets, que permitem apoiar bandejas com garrafas e quitutes em festas/eventos.

Se estiver em busca de praticidade e resistência, uma dica é projetar bancadas de porcelanato

Uso da vegetação

porcelanatos para áreas externas
Paisagismo é importante para compor área externa (Projeto: Andrea Eiras)

A natureza é outro aspecto que você deve preservar e ressaltar, assim como a sustentabilidade e o meio ambiente

Cultive plantas, flores e frutas das mais variadas espécies e, se sobrar espaço, aproveite para montar canteiros destinados ao cultivo de temperos fresquinhos.

Para o paisagismo, prefira as espécies resistentes ao sol e ao vento e de baixa manutenção. Entre os exemplos estão alfazema, orquídeas, samambaias e aspargos. 

Você também pode distribuir pelo local alguns vasos coloridos, além de luminárias ou velas para produzir um clima harmonioso.

Tecidos que adicionam textura

Em relação a tecidos utilizados em estofados e almofadas, invista em materiais impermeáveis. 

Os modelos mais modernos não são duros, sem graça e pouco confortáveis como os de antigamente. 

Atualmente, o mercado disponibiliza tramas com texturas, estampas e tonalidades variadas, todas duráveis e fáceis de limpar.

Não tenha medo de apostar nas cores e em diferentes estilos para compor o ambiente e deixá-lo personalizado. Quanto mais próximo estiver do gosto e estilo do cliente, maior será a satisfação durante o uso.

Cuidados especiais com porcelanatos para áreas externas

porcelanatos para áreas externas
Porcelanatos para áreas externas precisam de cuidados simples para instalação e limpeza (Projeto: Arquitetare por Elaine Zanon e Claudia Machado)

Os porcelanatos para áreas externas são mais resistentes que as cerâmicas e as pedras naturais. Afinal, têm baixo índice de absorção de água. Logo, não há necessidade de fazer a impermeabilização das peças.

Porém, justamente por isso, é necessária a instalação de ralos para o escoamento da água. Seja da chuva, de piscina ou duchas e dos produtos de limpeza diária.

Além disso, porcelanatos de cores mais escuras e menos uniformes ajudam a disfarçar as possíveis manchas que surgem com o tempo, devido às intempéries.

Para garantir a versatilidade, o design e a resistência do projeto, passe longe de escovas abrasivas, ceras e produtos que prometem realçar o brilho. 

Afinal, eles podem causar um efeito contrário ao porcelanato externo, danificar o piso e acabar com a beleza do resultado final. Esqueça também ácidos, produtos de limpeza para pedras e químicos contra ferrugem ou para limpar alumínio.

processo de limpeza do porcelanato, em qualquer área, é relativamente fácil e bem prático. 

O primeiro passo é tomado logo após a instalação. É preciso fazer uma limpeza com bucha e sabão para tirar a bruma formada sobre o revestimento, a fim de prevenir manchas.

A aplicação do produto Clean Max, da Portokoll, deve ser feita após essa limpeza inicial para deixar o piso com aparência perfeita. Vale repetir o processo para retirar manchas mais difíceis sempre que for preciso.

Durante a limpeza diária, prefira as escovas e vassouras de cerdas macias para varrer. E, ao realizar a limpeza dos porcelanatos para as áreas externas, utilize apenas detergente ou sabão neutro diluído em água.

Para a limpeza pesada, você pode usar produtos como CIF, Veja Cloro Ativo ou Saponáceo Cremoso. Qualquer um deles deve ser diluído em água e usado em sua versão neutra. 

A aplicação envolve o uso de pano umedecido nessa solução e remoção dos excessos com pano seco.

3 inspirações para compor ambientes com porcelanatos

Agora que você já sabe que é possível usar porcelanatos para áreas externas e entendeu como o produto precisa ser, que tal conferir algumas inspirações?

Selecionamos projetos de ambientes externos que usam porcelanatos da Portobello para você se inspirar na hora de idealizar o seu espaço!

1. Reprodução de mármore para áreas externas elegantes

porcelanatos para áreas externas
Material nobre, mármore também pode ser reproduzido por porcelanato (Projeto: Milcent Arquitetura)

Quando pensamos em porcelanatos para áreas externas, é necessário garantir que seja resistente, aderente e seguro. Sobretudo quando crianças e idosos vão circular pelo local.

O que nem todo mundo sabe é que produtos que reproduzem mármore também podem ter essas características.

Esse é o caso de Bleu de Savoie, que reproduz uma das pedras mais raras do mundo! Sua inspiração vem diretamente dos Alpes Franceses.

O encanto dos tons de cinza azulado garantem um toque contemporâneo ao material. Seus veios claros, quase brancos, passeiam com fluidez na superfície, ganhando destaque.

Como é uma reprodução do material natural, esse é um dos porcelanatos para áreas externas que ajuda a preservar o meio ambiente. 

Além da sustentabilidade, ainda pode custar menos do que usar pedras naturais no projeto. Sem falar, claro, na facilidade de limpeza e manutenção.

Para quem gostou dessa textura, é importante saber que o revestimento está disponível não só com acabamento externo, como também polido e natural. Assim, dá para usar em outros ambientes da casa, como quarto, cozinha e até banheiro.

2. Porcelanatos para áreas externas podem revestir escadas

porcelanatos para áreas externas
Área externa traz porcelanato no piso e na escada que leva até a piscina (Projeto: Daniele Mais)

Para ter uma piscina infinita, às vezes é necessário elevar suas bordas. Foi o que aconteceu no projeto acima, que traz revestimento Portobello dentro e fora do tanque. Inclusive, nos degraus da escada que leva até a piscina.

Neste caso, a escolha foi pelo porcelanato da linha Mineral. Ela sintetiza o pantone básico da Portobello.

Como resultado, temos produtos atuais, urbanos e fáceis de combinar. Versáteis, eles podem compor com diferentes materiais, em ambientes de todos os estilos.

Também pensando na versatilidade, os produtos contam com acabamentos polido, natural e externo. Sendo este último o ideal para quem procura por porcelanatos para áreas externas que sejam básicos e atemporais.

3. Para usar em áreas externas e internas

porcelanatos para áreas externas
Com diferentes acabamentos, porcelanato pode ser usado dentro e fora de casa (Projeto: Luceia Maria Molena Ambrozio)

Tal como o produto usado no projeto anterior, Boreal Mix, que reveste o piso da área externa acima, tem diferentes acabamentos.

Para ambientes ao ar livre, como no entorno da piscina, o ideal é usar o produto com acabamento externo. Contudo, se quiser um efeito in and out, usando o mesmo revestimento dentro e fora, é possível escolher o porcelanato natural para o interior.

Aliás, a escolha do piso neste projeto faz toda a diferença na hora de integrar a construção à paisagem do entorno. Afinal, o uso da madeira ajuda a gerar essa conexão com o meio ambiente.

Contudo, a escolha por porcelanatos para áreas externas que reproduzem esse material pode ser uma opção mais inteligente.

Isso porque o porcelanato não precisa de tratamento especial, confere a vedação necessária, além de ser resistente e fácil de limpar.

São tantas opções que pode parecer difícil encontrar a linha ideal de produtos. Porém, aos poucos, é possível captar detalhes que um bom profissional da área com certeza utilizaria como fatores decisivos na escolha.

Mas e você, já sabe quais modelos de porcelanatos para áreas externas têm tudo a ver com o estilo do próximo projeto? Que tal conferir mais inspirações com 50 ideias de piscina?

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Porcelanatos para áreas externas: veja como ...

Porcelanatos para áreas externas: veja como transformar sua casa

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Qual a durabilidade média de aplicação de porcelanato em parede externa? O que impacta na queda de peças da parede?

  2. Boa tarde.
    Gostaria da indicação de um piso atérmico e anti-derrapante para a área externa da picina, espaço no qual o sol bate o dia inteiro. Prefiro pisos claros.

  3. Olá, gostaria de saber sobre o calor que o porcelanato madeirado passa, pois estou querendo colocar na área da piscina.
    Aguardo breve retorno.

  4. Prezados, gostaria de saber se usando o porcelanato com aparência de madeira para fazer um deque em piscina de condomínio, seria uma boa solução? Não é escorregadio?
    Grata,
    Roseli

  5. Gostaria de saber quanto a eficiência do produto em relação a absorção de calor, porcelanatos que imitam madeira para área externa absorvem mais calor que uma pedra tradicional são tomé por exemplo? ou são tão boas quanto as linhas de piso atérmico que existem no mercado?
    att.

  6. Bom dia.
    Tenho porcelanato tipo madeirado na área do quiosque e infelizmente esta com certas manchas devido a obra. Porem não consigo remover. O que posso fazer.

  7. Então, estou tentando escolher um porcelanato para área externa, e até onde pude pesquisar, inclusive o Reclame Aqui, os porcelanatos externos são de limpeza praticamente impossível, ficando encardidos e com aspecto de envelhecido e sujo poucas semanas após a obra. Como moro em uma região de terra vermelha, já sei que as soluções propostas de X14 e CIF simplesmente não funcionam. Dizer que elas vão limpar o porcelanato de área externa, e ainda mais facilmente, é enganar as pessoas. Cores escuras estão fora de cogitação pois aquecem demais. Qual seria a alternativa menos ruim para regiões como a nossa, onde a terra vermelha encarde tudo.

  8. A Portobello não poderia ter melhor e eficiente representante nesta àrea .Esse,sim veste a camisa desta maravilhosa empresa.Meus parabéns.

  9. Olá Adinaldo, tudo bem?

    Você pode conferir todas as opções que temos para o revestimento de áreas externas neste link.

    Qualquer coisa ficamos à disposição!

    – Equipe Portobello SA

  10. Olá Ramos, tudo bem?

    Ficamos muito felizes em saber!
    Acompanhe nosso portal para receber ainda mais dicas 🙂

    Abraços,
    Equipe Portobello SA

  11. Olá Ramos, tudo bem?

    Ficamos muito felizes em saber 🙂
    Acompanhe nosso portal para receber ainda mais dicas!

    Abraços,
    Equipe Portobello SA

  12. Olá Katia, tudo bem?

    Para lhe oferecer ideias concretas, convidamos você a visitar uma de nossas lojas da rede Portobello Shop. Em nossas lojas, você será atendida por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.

    Confira a unidade mais próxima no link: https://www.portobelloshop.com.br/onde-comprar

    Agradecemos o seu contato!

    – Equipe Archtrends Portobello

  13. Olá Hildete, tudo bem?

    Agradecemos o carinho!

    Qualquer coisa ficamos à disposição!

    – Equipe Portobello SA

  14. Olá Lucivania, tudo bem?

    Primeiramente sugerimos que você faça uma limpeza pós obra! Você deve adquirir Clean Max Portokoll e aplicar conforme escrito na embalagem. Este é um procedimento especifico e precisa ser feito somente uma vez para retirar resíduos de cimento ou rejunte que fiquem sobre o piso.

    No dia a dia é fácil manter o seu porcelanato limpo e brilhante. Para isso, varra o piso com uma vassoura de cerdas macias e, depois, passe um pano de chão molhado. A solução de limpeza deve conter uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro, diluído em cinco litros de água. Depois, seque o piso com um pano seco.

    Para limpar porcelanato de maneira pesada, você pode usar CIF, Veja Cloro Ativo, ou Saponáceo Cremoso. Qualquer um destes produtos deve ser diluído em água, usado em sua versão neutra e aplicados com pano umedecido nesta solução.
    A diluição deve ser de 1:10 a 1:30, ou seja, uma parte do produto para 9 partes de água, ou uma parte do produto, para 29 partes de água. A não diluição dos produtos, bem como a sua aplicação direta sobre o piso, pode ocasionar o surgimento de manchas permanentes.

    Agradecemos a preferência e ficamos à disposição!

    – Equipe Archtrends Portobello

  15. Olá Lívia, tudo bem?

    Não existe material atérmico. O produto esquenta sim, mas ele tem um comportamento inferior ao da madeira natural. E também ao das pedras citadas como exemplo. Tudo depende da cor do produto, do ambiente onde ele está inserido, se tem sombra, presença de água e até de qual local do Brasil a pessoa está. De maneira geral os produtos escuros tendem a esquentar mais do que os claros. Os produtos que são vendidos como atérmicos também esquentam, mas de uma proporção diferente ao porcelanato.

    Ficamos à disposição!

    – Equipe Archtrends Portobello

  16. Olá Roseli!

    Fica lindo! Uma dica é você ir até a seção projetos e obras e pesquisar por piscinas, lá você vai ver várias inspirações com madeira. O nome do produto está marcado nas imagens! Você vai adorar!!!

    Continue nos acompanhando!

    Abraços,

    Equipe Archtrends

  17. Olá, Tatiana,

    Nesse caso, recomendamos falar com um dos nossos consultores de uma loja mais perto de você. Acesse: https://www.portobello.com.br/onde-comprar
    Ou ligue para falar com nossa equipe do SAC ( o número também está no link acima).
    Grande abraço,Equipe Archtrends Portobello

  18. Olá, Eliana!

    Nós temos várias opções de pisos para área externa da piscina. O que recomendamos é você falar com um de nossos consultores. Clique aqui e saiba o contato do consultor mais próximo a você.

    Mas você também pode se inspirar vendo os produtos Portobello para área externa. É só usar a filtragem deste link
    .

    E claro, olhar os produtos ambientados aqui no Archtrends.

    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello

  19. Olá, Nicolas,

    A durabilidade do porcelanato é muito alta, pode chegar a 50 anos tranquilamente. Mas é preciso fazer uma manunteção correta, não só no porcelanato, mas no assentamento como um todo. Geralmente, o que impacta a queda de peças é a mão de obra no momento de assentamento dessas placas. Mas, às vezes a obra foi muito bem executada e o projeto de fachada foi inexistente, então são várias observações que devem ser levadas em consideração.
    As manutenções devem ser feitas periodicamente. Por exemplo, tem que analisar o rejunte para ver se não tem fissuras ou infiltrações. Sobre a junta de movimentação, o selante tem uma vida útil de aproximadamente 5 anos, então tem retirar todo o selante e reaplicar novamente. Nós temos manuais no nosso Especificador Virtual com as recomendações.

    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies