Menu
Projetos e Obras
Busca

Portobello Técnica

Porcelanatos em grandes formatos: aprenda a assentar e garanta o sucesso da obra

13/06/2018

Conhecido também como maxi formato, o revestimento proporciona baixa manutenção e pode ser aplicado ainda em mobiliário e fachadas. Para que todo o processo aconteça dentro do previsto, o assentamento dos porcelanatos em grandes formatos deve ser desenvolvido de forma correta e, por isso, o Archtrends Portobello traz algumas orientações importantes. Acompanhe.

A fidelidade na reprodução de materiais como madeira, pedra, concreto e mármore em porcelanato permite a composição de ambientes personalizados e aconchegantes. Capazes de garantir uma unidade visual surpreendente, as placas podem chegar a 100X300cm. Mas, a atenção no momento da instalação desse modelo é imprescindível para o sucesso final da obra.

Os porcelanatos em grandes formatos também proporcionam leveza aos ambientes e podem tornar cada projeto único e moderno. A gerente da Portobello Shop de Belo Horizonte – unidade da Pampulha -, Carolina Lima, destaca que uma das vantagens do produto é a elegância que as peças proporcionam aos ambientes. “Como o rejunte fica menos aparente, causa uma sensação de amplitude. E o espaço fica lindo e sofisticado”, pontua.

A escolha correta da argamassa colante é o primeiro passo para que você consiga uma superfície perfeita por muito tempo. A utilização de rejuntes especiais também irá melhorar o desempenho do sistema, principalmente, em ambientes externos ou expostos à sujeira.

O processo de assentamento é basicamente o mesmo comparado aos revestimentos menores, ou seja, não é necessária a aquisição de ferramentas caras ou profissionais especializados. Capricho e técnica ainda são as palavras mais importantes.

Capricho, por ser a arte de se preocupar com os detalhes e bom acabamento, sabendo que um minuto a mais investido na instalação significa dezenas de anos de satisfação com o resultado. Um assentador caprichoso pode ser identificado pelas ferramentas limpas e bem cuidadas, pontualidade, uso de EPIs e, principalmente, pelas referências de outras obras realizadas.

E a técnica é bem simples. Veja:

1. Escolha uma argamassa colante do tipo fluida* ou Dual Mix.
*Exemplos: Portokoll Argamassa Especial Fluída Camada Única ou Portobello Argamassa Colante Superior Branca – Dual Mix.

2. Utilize desempenadeira circular de raio 10mm.

3. Faça dupla camada com cordões retos e paralelos.

4. Coloque a peça sobre a argamassa apontando as setas no verso de todas as placas numa mesma direção.

5. Arraste a placa 5cm nas duas direções.

6. Utilizar niveladores de assentamento Portobello a cada 30cm.

7. Faça o rejuntamento e a limpeza final com Portokoll Limpador Multipisos.

8. Proteja os pisos durante o restante da obra com o Protetor de Pisos Portobello.

 

A Portobello preparou, também, um vídeo para mostrar que o assentamento de revestimentos cerâmicos é muito mais técnica do que força. A placa utilizada para este teste foi de 120X120cm, mas as dicas servem para qualquer formato. Acompanhe abaixo:

 

Desejamos boa obra! E aproveite para conferir e se inspirar nos modelos em porcelanatos de grandes formatos em nosso site www.portobello.com.br.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *