Menu
Projetos e Obras
Busca
Projeto de garagem cria pano de fundo que valoriza a beleza do carro antigo (Projeto: André Monte)

Conteúdo Matérias

Porcelanato para garagem: essa área também merece atenção

22/04/2020

Ao escolher um bom porcelanato para garagem, você também dá atenção para esse espaço da casa, que já não serve apenas para guardar objetos. Saiba mais!

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Clique no play.

Durante uma obra, escolher o porcelanato para garagem também é importante. Isso porque esse espaço não serve apenas para guardar o carro e outros objetos, mas também para promover a convivência na casa.

São muitas as famílias que têm o costume de fazer almoços, receber os amigos ou realizar outras atividades na garagem, por exemplo. Por isso, quando for planejar a decoração dessa área, pense na escolha de um bom material para o piso, como o porcelanato.

Para que você possa tomar a melhor decisão, desenvolvemos este artigo, onde vamos explicar as principais vantagens e características do porcelanato para garagem. Continue a leitura e confira todas essas informações!

Vantagens do porcelanato para garagem

As vantagens do porcelanato para garagem são diversas. Entre elas está o suporte ao alto tráfego (Projeto: Ana Andréa Barra Arquitetura)

As vantagens do porcelanato para garagem são diversas. Entre elas está o suporte ao alto tráfego (Projeto: Ana Andréa Barra Arquitetura)

O porcelanato para garagem traz diversas vantagens para quem opta por esse material. A seguir, listaremos as principais delas.

Piso antiderrapante

O porcelanato deve ser resistente ao escorregamento (características antiderrapantes). Afinal, a garagem é uma área de grande circulação e todas as pessoas que moram na casa passam por ela.

Dessa maneira, convém que o material escolhido não seja liso, pois pode provocar quedas, principalmente de crianças e idosos.

Ao escolher um porcelanato com características antiderrapantes, você garante uma maior segurança de todos que passarem pela garagem, já que o chão não será escorregadio (continua todo o cuidado para quando a área externa estiver muito molhada).

Suporte ao alto tráfego

Quando um local tem alto tráfego de pessoas e veículos, é importante que o seu piso tenha suporte para tal. Caso contrário, ele poderá quebrar com facilidade e será preciso gastar tempo e dinheiro para fazer substituições.

Para que os porcelanatos suportem tanto peso e circulação, é preciso que eles tenham um bom PEI, que é a unidade de medida utilizada para mensurar o nível de qualidade de um material utilizado para revestir o chão.

O PEI pode variar entre 0 e 5. Um porcelanato para garagem de boa qualidade tem PEI entre 4 e 5. É importante observar esse detalhe no momento da compra, tendo em vista que isso aumentará a durabilidade e otimizará os custos.

Caso algum vendedor ofereça um produto com PEI menor do que 4, recuse! Afinal, você não quer um produto de baixa qualidade na sua garagem, não é mesmo?

Quando não se escolhe um porcelanato resistente, é bem provável que em pouco tempo seja necessário fazer substituições. Principalmente nas garagens, pois os carros são pesados e circulam pelo ambiente ou ficam guardados nele.

Baixa absorção de líquidos

O porcelanato é um material que absorve pouco líquido. Isso também é importante para manter a durabilidade do piso, principalmente em áreas externas, onde o chão fica exposto à chuva.

Quando o piso absorve muito líquido, ele pode ceder, o cimento ou material utilizado para fixar tende a se desgastar e, com o tempo, as peças podem até soltar.

Facilidade para limpeza

A escolha do porcelanato para garagem também é interessante pelo fato de a limpeza ser muito simples e rápida. Basta passar um pano com água e sabão neutro para que qualquer sujeira seja eliminada.

No dia a dia, apenas uma boa passada de vassoura no chão faz com que pó seja removido do porcelanato. Assim, tudo se mantém limpo e com um aspecto agradável.

Variedade visual

A variedade de modelos garante que diversas combinações possam ser feitas com o porcelanato nas garagens (Projeto: Lab 88)

A variedade de modelos garante que diversas combinações possam ser feitas com o porcelanato nas garagens (Projeto: Lab 88)

Por falar em aspecto agradável, a variedade visual do porcelanato é outra vantagem que justifica o seu uso na garagem. São diversos os modelos disponíveis no mercado e você pode escolher aquele que mais for do seu agrado ou que combine com o estilo da sua casa.

Em garagens mais rústicas, por exemplo, com paredes de tijolo à vista, pode ser escolhido um porcelanato em um tom de cinza para criar um contraste. E essa é apenas uma das diversas combinações que podem ser realizadas.

Também existem porcelanatos que reproduzem madeiras e pedras, entre outros materiais. Você pode conhecer todas as opções e escolher aquela que se adapta melhor ao ambiente da sua garagem, criando uma composição harmônica com o restante da decoração da casa.

Dicas para escolher o porcelanato para garagem

Ao escolher o porcelanato para garagem, algumas boas práticas devem ser seguidas (Projeto: Ana Lívia Bruno)

Ao escolher o porcelanato para garagem, algumas boas práticas devem ser seguidas (Projeto: Ana Lívia Bruno)

Conhecidas as vantagens de utilizar o porcelanato para garagem, apresentaremos agora algumas dicas para escolher o melhor produto.

Verifique a resistência ao escorregamento

Ao selecionar um material para o piso da sua garagem, é preciso que ele tenha boa resistência ao escorregamento. Além do PEI, que já explicamos, também é importante prestar atenção no coeficiente do atrito.

A recomendação para áreas externas é que o porcelanato tenha coeficiente de atrito superior a 0,4, além de ter as faces levemente abrasivas, ou seja, com capacidade de fricção com outros corpos.

É claro que todos esses detalhes serão observados pelos profissionais que conduzirão a obra, mas é importante que você fique atento, para garantir que a sua construção ou reforma fique exatamente da forma que imaginou.

Veja qual é o tamanho e formato adequado das peças

O porcelanato é vendido em peças de diversos tamanhos e formatos. Para garagens, apostar em modelos maiores é a alternativa mais interessante, porque eles favorecem as composições contemporâneas.

As peças com medidas amplas também são adequadas pelo fato de necessitarem de menos rejunte. Assim, há uma economia ao fazer o piso e um acabamento com poucas emendas.

Os tamanhos de placas de porcelanato mais comuns de serem encontradas no mercado são:

  • 90×90 cm;

  • 20×120 cm;

  • 20×180 cm;

  • 30×180 cm;

  • 60×120 cm;

  • 60×180 cm;

  • 80×160 cm;

  • 120×120 cm;

  • 120×240 cm;

  • 120×250 cm;

  • 300×100 cm.

Observe como será feita a aplicação de rejunte

Na garagem, assim como em outras áreas externas, quanto menor for o espaço de rejunte entre uma peça e outra, melhor. Isso porque as frestas muito grandes tendem a acumular sujeira e limo, o que dificulta no momento da limpeza.

Por isso, uma boa alternativa é o uso do porcelanato retificado, que é uma opção que apresenta bordas retas e precisas. De tal modo, a distância entre uma peça e outra é reduzida.

Além da facilidade para limpar, isso faz com que as superfícies fiquem mais bonitas, dando a ideia de continuidade para quem as observa.

Porcelanatos para garagem da Portobello

A Portobello conta com uma linha completa de porcelanatos para garagem, atendendo todos os gostos (Projeto: Luiz Márcio Carvalho)

A Portobello conta com uma linha completa de porcelanatos para garagem, atendendo todos os gostos (Projeto: Luiz Márcio Carvalho)

A Portobello tem diversos modelos de porcelanato que podem ser utilizados para revestir pisos de garagens. São muitas opções de cores, formatos e superfícies.

Sequoia Mix

Sequoia Mix é um porcelanato que pode dar um toque especial à sua garagem (Foto: Adriana Cristina Piva de Faria)

Sequoia Mix é um porcelanato que pode dar um toque especial à sua garagem (Foto: Adriana Cristina Piva de Faria)

Se você quer dar a ideia de que o chão é de madeira, pode escolher o Sequoia Mix, presente na área do ambiente da foto acima que acomoda o carro.

Superquadra Zinco

Superquadra Zinco é uma opção de porcelanato ideal para quem gosta de piso que lembre cimento (Foto: Portobello S.A.)

Superquadra Zinco é uma opção de porcelanato ideal para quem gosta de piso que lembre cimento (Foto: Portobello S.A.)

Agora, se você prefere um estilo mais clássico e um piso de garagem que remeta ao cimento, uma boa opção para uso é o Superquadra Zinco. Ele pode ser aplicado, principalmente, quando as paredes forem claras.

Mineral Nude

O Mineral Nude é um exemplo de porcelanato para quem gosta de discrição (Foto: Portobello)

O Mineral Nude é um exemplo de porcelanato para quem gosta de discrição (Foto: Portobello)

Por fim, se você gosta de algo mais discreto e não quer que o piso da sua garagem roube a atenção de outros detalhes, uma boa opção é o porcelanato Mineral Nude.

Esses e outros modelos estão disponíveis no portfólio de porcelanatos para garagem da Portobello.

Assim como outros cômodos da casa, a garagem merece uma atenção especial no momento do planejamento. Dessa maneira, é possível unir conforto, beleza e segurança.

As peças de porcelanato para garagem da Portobello garantem tudo isso. Portanto, conte conosco ao decorar esse ambiente tão importante para a sua residência. Nossos produtos são de excelente qualidade, que estará garantida na sua obra.

Gostou deste artigo e está pronto para deixar a sua garagem impecável? Então, que tal conhecer agora algumas dicas para montar uma cozinha rústica? Desenvolvemos um artigo sobre esse tema. Temos certeza de que você gostará da leitura e terá muitas inspirações!

Destaque: Projeto de garagem cria pano de fundo que valoriza a beleza do carro antigo (Projeto: André Monte)

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *