23.02.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Porcelanato em grande formato dá cara nova para apartamento no Rio

 minutos de leitura
calendar-blank-line
23.02.2018
A arquitetura brasileira é infinita. Por isso, profissionais da área estão em constante evolução, numa busca frequente por produtos que proporcionem benefícios na criação de ambientes atuais e contemporâneos. A tecnologia permitiu uma revolução no mercado de revestimentos e trouxe os porcelanatos em grande formato. Neste post, Archtrends apresenta o projeto do arquiteto Fabiano Prates Ravaglia, um apartamento no Rio de Janeiro remodelado com o uso desse revestimento.
minutos de leitura

Sustentáveis, imponentes e resistentes, o porcelanato apresenta alternativas de aplicação em pisos, paredes e bancadas, criando uma atmosfera clean e urbana. Os produtos disponibilizados em grande formato, com peças de 90x90cm, 60x120cm ou 60x180 cm, deveriam ser regra geral para toda obra, porque garantem acabamento fino, uma vez que reduz a quantidade de corte, de juntas e rejuntes.

Além disso, os grandes formatos podem mostrar melhor os veios da madeira ou o efeito da pedra ou cimento, por exemplo. A opinião do arquiteto Fabiano Prates Ravaglia, fundador do FPR Studio no Rio de Janeiro – RJ, reforça a qualidade e versatilidade do porcelanato em grande formato.

Apreciador de um estilo com ares mais industriais e urbanos, Ravaglia apresenta um projeto no bairro de Botafogo – RJ. Um apartamento com apenas 55m², onde a proprietária, uma servidora pública, pediu prioridade para o ‘bem estar’, porque desejava receber a família com conforto.

Arquiteto Fabiano Prates Ravaglia apresenta projeto com o uso de porcelanatos, em apartamento no Rio de Janeiro
Arquiteto Fabiano Prates Ravaglia apresenta projeto com o uso de porcelanatos, em apartamento no Rio de Janeiro. Foto: Denílson Machado / MCA Estúdio

O número de ambientes foi mantido. O hall de entrada e banheiro social foram demolidos e se transformaram em banheiro suíte. Além da parede do corredor, que, quando removida, permitiu a integração com o living.

Após enfrentar desafios, durante os três meses de reforma total, como encanamento em ferro e quatro camadas de pisos sobrepostos, incluindo uma de carpete no meio, o resultado foi um apartamento com cara de casa. Com a personalidade da cliente presente e valorizada. Um apartamento urbano, contemporâneo, com um toque rústico e romântico. “Tem um pouco de tudo, porém, com equilíbrio”, pontua.

Piso revestido com linha Travertino Navona Bianco, da Portobello, dá amplitude ao apartamento.
Piso revestido com linha Travertino Navona Bianco, da Portobello, dá amplitude ao apartamento. Foto: Denílson Machado / MCA Estúdio

A proposta para esse projeto era criar um ambiente com aparência clássica, porém com uma releitura contemporânea. A Linha Travertino Navona Bianco foi instalada na versão natural, e garantiu a sensação de um ambiente elegante e atemporal.Além da tonalidade em bege, que aquece o ambiente, deixando-o bem confortável.

Graças ao grande formato 60X120cm, a composição ganhou com a estética visual. As peças dão a impressão de amplitude ao cômodo por ficarem bem próximas umas das outras, o que proporciona a sensação de continuidade. Outra vantagem é exigir uma quantidade menor de rejunte no momento da instalação.

As paredes receberam porcelanatos em texturas, cores e formatos diferenciados. Para compor ainda mais a decoração exclusiva do apartamento,  tijolinhos da Linha Liverpool foram instalados na cozinha. O produto  trouxe cor para o mobiliário todo branco e uma paginação nova, que proporciona a curiosidade no olhar. Os banheiros, o degradê de cores da linha Chez Moi é o destaque, tanto pela forma como pela composição, com combinações de cores inusitadas sobre uma base neutra nas demais paredes.

Tijolinhos da Linha Liverpool, da Portobello, reforçam ar industrial em apartamento. Foto: Denílson Machado / MCA Estúdio
Tijolinhos da Linha Liverpool, da Portobello, reforçam ar industrial em apartamento. Foto: Denílson Machado / MCA Estúdio
Degradê de cores da linha Chez Moi é o destaque do banheiro. Foto: Denílson Machado / MCA Estúdio
Degradê de cores da linha Chez Moi é o destaque do banheiro. Foto: Denílson Machado / MCA Estúdio

A decoração é minimalista, com poucos acessórios decorativos para que a arquitetura e as soluções encontradas fossem mais visíveis. De visual contemporâneo sem perder as referências afetivas da infância no interior de Minas Gerais, o apartamento traz memórias na cortina de crochê e na casca de tijolo de demolição, por exemplo.

Fabiano Ravaglia explica que procura não criar fórmula que possa ser replicada. Gosta de trabalhar de maneira mais despojada e flexível, respeitando a individualidade de cada cliente. Admira o trabalho de arquitetos como Marcio Kogan, Isay Weinfeld, Maurício Arruda, Bel Lobo, Ivan Rezende, Felipe Hess, Guilherme Torres, Leo Romano e Paola Ribeiro, e confessa, que no final, os projetos se transformam num mix bem amplo de diversos estilos.

Para o profissional, que possui perfil no Archtrends, o porcelanato está conquistando cada vez mais espaço na decoração, antes restrito à piso e parede. “Agora, substituindo bancadas, revestindo até o teto e com linhas decorativas já avançando para os quartos. Não há mais limites para o produto”, ressalta.

Arquiteto Fabiano Ravaglia. Foto: arquivo pessoal.
Arquiteto Fabiano Ravaglia. Foto: arquivo pessoal.


Opções de porcelanatos em formato grande

O porcelanato com aparência de mármore, especialmente em grande formato,  sempre vai bem com uma marcenaria bem executada, textura de cimento queimado claro ou tinta cinza nas paredes. Caso a escolha seja pela reprodução em madeira no piso, as paredes podem ser trabalhadas com reproduções de pedra, cores color block ou até cimento. Piso com padrão cimento deixa qualquer ambiente bonito, com ares urbanos e livre para criar o que quiser.

Versáteis e luxuosos, as reproduções em mármore transitam por diversos estilos. Do minimalista ao mais elaborado. Oferecidas em grande formato, as Linhas Silos, Brasília, Thor, Nord, Gibraltar, Artsy, Burlington, Cottage, Pierres e Karst, exalam sofisticação.

Para conferir mais conteúdos e combinações com revestimentos em grandes formatos, acesse www.portobello.com.br.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Porcelanato em grande formato dá cara nova p...

Porcelanato em grande formato dá cara nova para apartamento no Rio

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies