Menu
Projetos e Obras
Busca
Você sabe como usar o porcelanato decorado? Descubra aqui!

porcelanato decorado

Conteúdo Matérias

Você sabe como usar o porcelanato decorado? Descubra aqui!

13/02/2019

Neste post, tiraremos algumas dúvidas sobre os revestimentos que agregam funções além de revestir paredes e pisos. Veja onde e como usá-los, como combiná-los com outros materiais e o que fazer quando as peças se encontram com outros itens decorativos. Confira também duas de nossas linhas de azulejos estampado!

O porcelanato é um revestimento muito utilizado nos pisos e paredes não só das áreas molhadas, mas também dos quartos, halls, salas e corredores. Resistente e de fácil manutenção, é possível encontrar peças que remetem à textura, por exemplo, das madeiras e das pedras naturais. Cada vez mais surgem novidades, como o porcelanato decorado, disponível em diversas interpretações e estampas, o que traz um diferencial para o ambiente.

porcelanato-decorado

Ambiente decorado com a linha inspirada no artista Athos Bulcão | Portobello SA

As cores e padronagens do porcelanato decorado podem ser utilizadas para destacar algumas paredes e trazer identidade para o espaço, porém, é preciso tomar cuidado com o tamanho das peças em relação às dimensões do ambiente, saber das indicações de cada uma e atentar para o acabamento e uso dos tons a fim de não pesar na decoração.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como usar o porcelanato decorado. Confira!

Onde e como utilizar porcelanato decorado

O azulejo na cozinha e nos banheiros, principalmente nas áreas molhadas, é indispensável para proteger a parede e, por isso, deve ser resistente e de fácil manutenção. Desse modo, o porcelanato é ideal para esses ambientes, pois agrega todas essas características, além de oferecer diversas possibilidades de estampas, cores e acabamentos.

porcelanato-decorado

Cozinha moderna personalizada com porcelanato decorado| Marcella Peixoto

Quando utilizadas na parede da pia e do box, as peças personalizam ainda mais o ambiente. Se sua cozinha ou banheiro são pequenos, escolha as peças de tamanhos menores, de preferência as de 0,50m x 0,60m, e de cores claras para que o espaço pareça mais amplo. O porcelanato decorado também pode ser usado no piso.

Já nas salas, varandas, dormitórios e halls, por exemplo, além dos geométricos e minimalistas, é possível destacar uma das paredes com o porcelanato de alto-relevo ou utilizar aqueles que remetem à madeira. Além das formas quadradas e retangulares das peças tradicionais, existem diversos formatos de porcelanato, como os hexagonais, os chevrons e os tipo escama.

Não se esqueça de prestar atenção nas indicações de cada porcelanato. Para banheiros e áreas externas, por exemplo, o ideal é escolher peças com rugosidade para que a área não fique escorregadia quando molhada.

Ao escolher o mobiliário, além das cores e estampas é necessário atentar ao estilo da decoração e do porcelanato escolhido. Peças com estampa geométrica, por exemplo, vão muito bem com móveis e objetos minimalistas e de linhas retas. Já as de alto-relevo em cores neutras combinam com elementos mais clássicos.

Alguns azulejos, como os geométricos, podem ser colocados em posições diferentes, criando um padrão único na decoração. Outra dica é utilizar um rejunte que se aproxime da cor do porcelanato, evitando que as marcações chamem mais atenção que a peça, além de não utilizar produtos abrasivos na hora da limpeza. Também é importante contratar mão de obra especializada para que o produto final fique da melhor forma possível.

porcelanato-decorado

Banheiro decorado com porcelanato que reproduz mármore | Luciana Valadares

Como combinar as peças decoradas com outros materiais

porcelanato-decorado

Ambiente revestido com porcelanato decorado | Portobello SA

Em todos os ambientes, o porcelanato pode ser utilizado para destacar uma das paredes e combina facilmente com tintas, cimento queimado e papéis de parede, por exemplo. Apenas tome cuidado com a escolha das cores e texturas.

Para uma combinação mais clássica, uma ótima escolha são os porcelanatos que remetem às pedras naturais, como o mármore. Eles podem ser combinados com mosaicos ou pastilhas nos mesmos tons, criando uma decoração clean.

Quando utilizado nas áreas molhadas, seja nas paredes ou no piso, o porcelanato decorado vai bem com outros tipos de porcelanato, mas é preciso escolher as cores com cuidado. Procure por peças com as mesmas dimensões ou com o mesmo módulo para facilitar a paginação como, por exemplo, uma com dimensões 0,20m x 0,15m que encaixa perfeitamente a uma de 0,40m x 0,30m.

O que fazer quando dois tipos de azulejo ou piso se encontram

porcelanato-decorado

Ambiente moderno revestido com as linhas Superquadra ConhaqueSt Barth | Portobello Shop Mooca

Essa é uma dúvida recorrente, principalmente quando se trata dos pisos. A soleira é muito utilizada quando existe desnível, mas também é uma opção decorativa para marcar o fim de um piso e início de outro. Uma faixa de pastilhas ou de ladrilho decorativo também pode substituir o uso da soleira.

Outra opção é deixar sem soleira, deixando apenas que os pisos se encontrem. Essa solução pode ser usada para qualquer caso, mas fica melhor quando um dos pisos não tem juntas, como os laminados, os vinílicos e o cimento queimado. Caso opte pela madeira ou por algum material que remeta a ela, é possível também colocar filetes de madeira ou peças apropriadas para acabamento.

Uma opção em alta é combinar, seja no piso ou na parede, porcelanatos retangulares ou quadrados ou peças em madeira com outras em formatos hexagonais. Essa combinação cria uma decoração cheia de personalidade, porém, é mais trabalhosa, já que os recortes devem ser exatos para que encaixem perfeitamente.

Características de algumas linhas

Por fim, separamos dois exemplos de porcelanato decorado para que você se inspire:

Athos Bulcão

porcelanato-decorado

Cozinha clean com destaque para a parede revestida com a linha Athos BulcãoPortobello Shop Tijuca

Essa linha é inspirada em um dos maiores artistas brasileiros. Desenhista, pintor e escultor, Athos Bulcão expôs seu talento nos azulejos espalhados por espaços públicos, principalmente em Brasília. A edição, criada por três artistas, traz cores e geometria para os azulejos que podem ser dispostos de diversas formas, criando diferentes paginações.

Nautica Mix

porcelanato decorado

Banheiro cinza com parede principal revestida com a linha Nautica Mix | Patrícia Tavares

A linha Nautica Mix é indicada apenas para as paredes, com opção de oito faces que também podem ser dispostas de diferentes formas. Ela tem padrão geométrico triangular em tons pastel variando de azuis a cinzas.

Existe uma diversidade de porcelanato no mercado, por exemplo, os que reproduzem as padronagens dos ladrilhos hidráulicos, as impressas em alta definição remetendo às pedras naturais, peças com efeitos tridimensionais com combinação de cores e estampas que remetem à cultura africana com cores vibrantes. As opções são diversas, basta soltar a imaginação e escolher as que melhor combinam com o estilo do ambiente.

Essas peças decoradas podem transformar os ambientes, mas é preciso tomar cuidado na hora de escolher os outros materiais e móveis para não pesar na decoração. Outra dica importante é sempre buscar fornecedores especializados e de destaque no mercado, a fim de adquirir materiais de qualidade. Já utilizou porcelanato decorado em seus projetos? Então aproveita para se cadastrar no Archtrends e divulgar seu trabalho!

O que achou do nosso post? Se restou alguma dúvida sobre o uso do porcelanato decorado, entre em contato conosco agora mesmo!

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Filomena Pereira Barbosa says:

    Amei as dicas…
    Vou reformar minha 🏠, e estou em dúvida qual porcelanato devo colocar no piso interno na área gourmet…gosto de tons claros e também do amadeirado…