08.11.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Porcelanato decorado Bonbon se integrando ao piso de cimento queimado (Projeto: Portobello S.A.)

Porcelanato decorado: como usar e combinar com outros materiais?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
08.11.2022
Leia o artigo para entender como explorar o porcelanato decorado para criar composições despojadas e conhecer as melhores opções para os seus projetos!
minutos de leitura

O porcelanato decorado é um tipo de revestimento usado para conferir personalidade aos ambientes internos, áreas molhadas e espaços de lazer. Além de serem funcionais, possuem texturas, estampas, formatos diferentes e variações de cor que fazem qualquer projeto se destacar.

Seus diversos tons e padronagens dão um maior destaque para as superfícies verticais e horizontais. Ao mesmo tempo, trazem uma dose extra de identidade para o espaço.

Porém, é preciso saber explorar o potencial dele para não errar no tamanho das peças em relação às dimensões do ambiente, conhecer as indicações de cada produto e se atentar para o acabamento e outros detalhes para não pesar na decoração.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como usar o porcelanato decorado e sugestões de produtos para você. Confira!

Como utilizar porcelanato decorado em diferentes projetos

projeto com porcelanato decorado
Porcelanato decorado Bonbon Smoke com superfície natural (Projeto: Portobello S.A.)

Principalmente na cozinha e nos banheiros, o revestimento é indispensável para proteger pisos e paredes. E, por isso, deve ser resistente e de fácil manutenção.

Nesse sentido, o porcelanato decorado é uma excelente opção. Afinal, trata-se de um material resistente, de fácil manutenção e ainda tem a vantagem de estar disponível em diversas estampas, texturas, cores e acabamentos.

Quando utilizadas em superfícies da pia e do box, as peças deixam o ambiente ainda mais charmoso. Se a sua cozinha ou banheiro são pequenos, escolha as peças de tamanhos menores, de preferência as de 0,50m x 0,60m, e de cores claras para que o espaço pareça mais amplo.

Já nas salas, varandas, dormitórios e halls, por exemplo, além dos geométricos e minimalistas, é possível destacar uma das paredes com o porcelanato de alto-relevo ou utilizar aqueles que remetem à madeira. Além das formas quadradas e retangulares das peças tradicionais, existem diversos formatos de porcelanato, como os hexagonais, os chevrons e os tipo escama.

cozinha com porcelanato decorado
Revestimento geométrico preto e amadeirado combinado ao Dansk Cement Mud da Portobello (Projeto: Mariana Lobo)

Os revestimentos geométricos podem ser colocados em posições diferentes, criando um padrão único na decoração. Outra dica é utilizar um rejunte que se aproxime da cor do porcelanato, evitando que as marcações chamem mais atenção que a peça.

Não se esqueça de prestar atenção nas indicações de cada tipo de porcelanato. Para banheiros e áreas externas, por exemplo, o ideal é escolher peças com rugosidade para que a área não fique escorregadia quando molhada.

Também é importante evitar produtos abrasivos na hora da limpeza e contratar mão de obra especializada para que a aplicação seja feita da melhor forma possível.

Como combinar o porcelanato decorado com outros materiais

moodboard de projeto com porcelanato
Explore as possibilidades do porcelanato decorado valorizando a harmonia entre os elementos da decoração (Projeto: Portobello S.A.)

Em todos os ambientes, o porcelanato decorado pode ser utilizado para destacar uma das paredes e combina facilmente com outros revestimentos, tintas, cimento queimado e papéis de parede, por exemplo. Só tome cuidado com a escolha das cores e texturas.

Para uma combinação mais clássica, uma ótima escolha são os porcelanatos em cores neutras ou que remetem às pedras naturais, como o mármore. Eles podem ser combinados com mosaicos ou pastilhas nos mesmos tons, criando uma decoração clean.

Quando utilizado nas áreas molhadas, seja nas paredes ou no piso, o porcelanato decorado vai bem com outros tipos de porcelanato. Mas é preciso escolher as cores com cuidado. Procure por peças com tonalidades que conversem e que tenham as mesmas dimensões para facilitar a paginação.

Conheça algumas opções modernas de porcelanato decorado

A seguir, você confere produtos da Portobello com características singulares que se encaixam muito bem com outros materiais:

Bonbon

porcelanato decorado da portobello
Bonbon é um porcelanato decorado atemporal que pode ser aplicado em diversos ambientes (Projeto: Portobello S.A.)

A linha Bonbon da Portobello foi desenvolvida em parceria com a designer Paola Navone. É uma ótima opção de revestimento, tanto para piso quanto para parede, para quem deseja criar projetos sofisticados e ao mesmo tempo arrojados.

Está disponível em 4 cores pasteis e possui formas irregulares que remetem a pequenos doces. A partir dessas formas, é possível criar mosaicos personalizados que conferem um ar despojado aos espaços.

Dune Terra

projeto com porcelanato decorado
Porcelanato decorativo criando um brise para controlar a entrada de luz e trazer privacidade ao lavabo (Projeto: Doma Arquitetura)

O porcelanato Dune Terra, da linha Biscuit, oferece múltiplas possibilidades para quem deseja inserir a cor terrosa na decoração dos ambientes. E a suavidade do revestimento se deve à superfície mate com bordas arredondadas.

Essas peças lisas podem ser combinadas com as outras opções da linha, disponíveis em vários relevos que podem ser misturados, criando composições diferenciadas e modernas.

Edge Black

painel de porcelanato decorado
Painel decorativo criado com Edge Black polido e natural e o amadeirado Tropical Wood (Projeto: Portobello S.A.)

Em formato triangular, o revestimento Edge Black é uma das opções da linha Area, cuja proposta é relevar a essência das cores puras e básicas. Ao misturá-las, mostra como elas se opõem e ao mesmo tempo se complementam em diversas escadas.

Dessa forma, se apresenta como um porcelanato decorado que pode ser explorado de maneiras criativas para criar composições únicas.

Sunset Honolulu

porcelanato para piscina
Revestimento em perfeito equilíbrio com a atmosfera da área da piscina rodeada pelo verde das plantas (Projeto: Portobello S.A. )

Sunset Honolulu foi inspirado na forma única que o sol se apresenta na capital do Havaí e como produz uma variação de tonalidades quando se encontra com a água. E conta com uma superfície desenvolvida para aplicação em piscinas e áreas externas.

Esse revestimento faz parte da linha Sunset, que oferece outras cores que passeiam por nuances de verde e azul, criando um mood refrescante que conversa com a natureza.

Texture Graphite Platinum

porcelanato decorado em grandes formatos
Solução estética e funcional por meio de múltiplos usos dos grandes formatos (Projeto: Portobello S.A. )

O Texture Ghaphite Platinum é um porcelanato decorado diferenciado da linha Concept 1. Além de estar disponível no formato de lastras (120x250), ele brinca com a cor neutra e a mescla de texturas suaves.

Assim, traz um movimento de maneira discreta e muito elegante. Também pode ser combinado com outros produtos do portfólio Portobello a partir da ideia de continuidade cromática.

Existe uma diversidade de porcelanatos decorados no mercado, basta soltar a imaginação e escolher as opções que melhor combinam com o estilo do ambiente.

Se quiser buscar outras inspirações, navegue pelo Archtrends para conferir outros projetos com porcelanato decorado e outros tipos de revestimento!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Porcelanato decorado: como usar e combinar co...

Porcelanato decorado: como usar e combinar com outros materiais?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Amei as dicas...
    Vou reformar minha , e estou em dúvida qual porcelanato devo colocar no piso interno na área gourmet...gosto de tons claros e também do amadeirado...

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies