16.09.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O porcelanato com relevo brinca com texturas e grafismos para proporcionar ambientes inovadores (Projeto: Portobello)

Porcelanato com relevo: personalidade ao alcance das mãos

calendar-blank-line
16.09.2023
Quer inovar seus ambientes de maneira criativa e sem apelar para o papel de parede? Conheça as possibilidades do porcelanato com relevo
minutos de leitura

Arquitetura não é só o visual — é também o toque, a textura. O tato pode trazer à tona uma lembrança remota ou um sentimento escondido. Além de contemporâneo, o porcelanato com relevo redesenha seu ambiente e provoca os sentidos.

Na busca por soluções simples e criativas, a última tendência é a inovação na textura do revestimento. Mas será que vale a pena? Por ter relevo, o porcelanato dá mais trabalho para limpar ou cuidar? Neste artigo, você vai saber mais sobre o assunto. Confira!

Como usar um porcelanato com relevo?

porcelanato em relevo cinza
O porcelanato com relevo pode ser usado em diferentes ambientes, como a cozinha (Projeto: Portobello)

O porcelanato com relevo é, comumente, usado em paredes, mas dependendo de sua textura, também pode ser empregado como piso.

Sua superfície costuma ter uma elevação que forma um desenho — que pode ser único ou completado com outras peças.

Apesar de inspirar personalidade e ousadia, o revestimento com relevo pode ser usado em qualquer ambiente, da cozinha ao quarto.

Também costuma vir em cores neutras, que o tornam atemporal e fácil de combinar.

Luz e movimento

Além de ter textura, o porcelanato com relevo pode causar a sensação de movimento. Uma ilusão de ótica que simboliza o balanço da brisa ou as ondas do mar, dando dinamismo ao ambiente. 

Esse efeito é potencializado com a iluminação, que cria um jogo de luz e sombra e afeta a percepção estética do local com o passar das horas.

Versatilidade

O porcelanato com relevo pode ser usado em ambientes internos e externos (incluindo jardins), residências ou comércios. Também combina com pisos e paredes com revestimentos estampados.

Para ambientes pequenos, é uma forma inteligente e prática de renová-los. No entanto, deixe que apenas uma textura brilhe em cada espaço.

Em salões, coberturas e áreas de lazer, o porcelanato com relevo traz uma certa descontração, mas sem deixar a elegância de lado.

Outra vantagem do revestimento tridimensional é que ele pode simular madeira, mármore e outros tipos de materiais. Suas inúmeras formas e padrões atendem todas as divisões de um projeto.

Assim como a versão 2D, ele também é muito durável.

Como limpar?

O porcelanato se destaca dos demais revestimentos por sua facilidade de limpeza. Com o modelo tridimensional, essa característica não se perde. A limpeza constante com detergente neutro diluído em água vai mantê-lo novo por muito tempo.

Leia também:

Linhas de porcelanato com relevo Portobello para sua obra

A Portobello oferece diversos tipos de porcelanato com relevo. Todo ano, chegam diversas novidades para proporcionar ambientes versáteis e conceituais. Conheça algumas delas.

Ripa Mood

porcelanato com relevo portobello
Linha traz porcelanato ripado que reproduz diferentes materiais, como mármore (Projeto: Portobello)

A busca por conforto e bem-estar é uma tendência na arquitetura e na decoração. Nesse sentido, cresce o uso de materiais naturais, como madeira, mármore e algodão, por exemplo.

Trazendo mais praticidade, durabilidade e sustentabilidade, o porcelanato ripado oferece aparência natural tanto da madeira quanto do mármore e até do cimento monocolor.

Na linha Ripa Mood, são 7 opções no formato 30 cm x 120 cm, para aplicar na vertical ou na horizontal. Dá para criar painéis de TV, cabeceiras de cama ou simplesmente personalizar paredes em praticamente qualquer ambiente.

Dependendo do produto, pode ter acabamento natural ou polido, levando detalhes a projetos tanto minimalistas quanto requintados.

Loom

porcelanato com relevo portobello
Versátil, linha Loom proporciona diferentes paginações (Projeto: Portobello)

Já a linha Loom chega em 4 cores neutras e atemporais. As peças no formato 14 cm x70 cm oferecem diversas possibilidades de paginação, que resultam em combinações complexas, com diferentes elementos, formas e tamanhos.

Sendo assim, são ideais para planos que podem ser verticais, horizontais ou até inclinados e em formas orgânicas.

A ideia dessa linha é resgatar processos manuais. Por isso, sua superfície traz relevo que combina listras e bordados, formando um mix de texturas.

Atmosfera

porcelanato com relevo portobello
O porcelanato com relevo do kit Eclipse White traz o céu para a sua casa (Projeto: Portobello)

Já a linha Atmosfera é inspirada na impressão que temos, daqui da Terra, do céu desenhado pela camada que protege o planeta.

Mas, por mais que pareça, essa camada não é lisa: há corpos tridimensionais deixando o visual ainda mais encantador.

Entre as opções de porcelanato com relevo desta linha estão os kits Lua White e Eclipse White. Eles trazem o céu para dentro da sua casa, com grafismo que representa, claro, o fenômeno que dá nome a eles.

Há ainda outros revestimentos com relevo na linha Atmosfera que brincam com o conceito do contínuo tempo-espaço do Universo: Ar, Aura, Espaço, Espectro e Tempo. Entretanto, vale mencionar que não são porcelanatos.

Maori

porcelanato com relevo portobello
O porcelanato que reproduz a madeira kauri trouxe um toque rústico e, ao mesmo tempo, manteve o ambiente monocromático (Projeto: Portobello)

O povo maori, da Nova Zelândia, costuma marcar sua história, cultura e arte na madeira kauri. Até hoje, esse é um hábito cultivado no país. O artista pode criar um objeto funcional, mas que ajuda a perpetuar histórias por meio das figuras gravadas.

A arte das esculturas em madeira, chamada de whakairo rakau, é responsável pelas pranchas esculpidas em kauri, inspiração da linha Maori. Disponível em três cores — Sun, Nut e Rope —, a coleção com relevo expressivo e mood contemporâneo traz o ar rústico e natural do paradisíaco país da Oceania.

Monoporosa também é opção de revestimento com relevo

Além do porcelanato, há outros revestimentos com relevo que ajudam a levar textura e personalidade para as paredes. No caso da cerâmica monoporosa, é ideal para quem está em busca de relevos mais marcantes. 

Esse tipo de produto também está no portfólio da Portobello. Conheça algumas opções na sequência.

Chelsea

porcelanato com relevo portobello
O porcelanato Chelsea Dark Red reinterpreta os bricks, tradicionais tijolinhos ingleses (Projeto: Portobello)

Que tal uma superfície de tijolinhos de porcelanato? Essa é a proposta da linha Chelsea, inspirada no charmoso bairro de Londres de mesmo nome. Essa região icônica, aliás, mistura arquitetura contemporânea e prédios históricos.

Inclusive, Chelsea sempre foi um importante centro cultural e hoje abriga um vibrante estilo de vida, com galerias, lojas e opções de gastronomia.

A linha reinterpreta os bricks, os famosos tijolos ingleses. O porcelanato conta com formatos contemporâneos e espessuras diferentes para inovar nos relevos e superfícies. Está disponível nas cores Grey, Off White e Dark Red.

L\'Arc

porcelanato com relevo portobello
As peças da linha L\'Arc trazem diversas possibilidades de decoração (Projeto: Portobello)

Disponível nas cores Blanc, Gris e Noir, a linha L\'Arc traz seus arcos redondos em uma superfície tridimensional. 

Cada uma das peças de 20 cm x 20 cm retrata um quarto de um círculo. No entanto, dependendo do posicionamento delas, o revestimento pode dar efeitos ousados e artísticos nas suas paredes.

Viu como o porcelanato com relevo transforma qualquer ambiente? Como você deve ter percebido, muitos revestimentos têm inspiração internacional. Nessa mesma perspectiva, conheça as principais tendências globais para 2023!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Porcelanato com relevo: personalidade ao alca...

Porcelanato com relevo: personalidade ao alcance das mãos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies