Menu
Projetos e Obras
Busca
Se você quer dar um visual clássico para o seu projeto, aposte no porcelanato bege no piso ou na parede.

Conteúdo Matérias

Porcelanato bege: uma opção que nunca sai de moda

27/04/2020

Há cores que são atemporais. Se você quer dar um visual clássico para o seu projeto, aposte no porcelanato bege no piso ou na parede.

Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:

Quem deseja criar um ambiente clean e atemporal precisa prestar atenção em todos os detalhes. Para o revestimento, uma alternativa inteligente é o porcelanato bege. Fácil de combinar, ele pode ser usado em qualquer cômodo da sua casa — dependendo do modelo —, tanto no piso quanto na parede.

Sinônimo de elegância, o bege é normalmente utilizado em ambientes sofisticados, que priorizam uma decoração mais neutra e clássica. Para quem está em dúvida sobre em qual estilo de decoração investir, o porcelanato nesse tom é perfeito por sua versatilidade.

A cor bege

Também chamado de creme, o bege é considerado uma versão da cor branca, um tom amarelado ou uma variante claríssima do marrom.

O termo vem do francês beige (“sem cor”), que se refere à lã natural ou a qualquer tecido que não tenha recebido corante nem branqueamento.

O bege é muito usado para dar neutralidade ao ambiente. Em quartos, por exemplo, a cor é bem-vinda por não causar estresse visual.

Porcelanato bege em pisos

Quando no piso, o bege traz sobriedade e elegância ao ambiente. Isso significa que, cuidando bem do revestimento, você dificilmente vai se preocupar em trocá-lo por outro modelo mais na moda.

Ele é resistente, fácil de varrer e limpar, com viço e menos suscetível a manchas do que outros tipos de revestimento. Por isso, dá aquela sensação de casa limpa e nova por muito tempo.

Porcelanato bege em paredes

Por apresentar baixíssima absorção de água, o porcelanato é uma ótima opção para revestir paredes. Elas, aliás, são cruciais para a harmonia do ambiente. Portanto, um revestimento claro possibilita mais criatividade para a decoração.

Decoração com a cor bege

O porcelanato bege escuro dá um ar sóbrio aos ambientes (Foto: Portobello S.A.)

O porcelanato bege escuro dá um ar sóbrio aos ambientes (Foto: Portobello S.A.)

O porcelanato bege claro é ideal para ambientes pequenos, pois dá a ilusão de amplitude. Já a versão escura dá um certo peso aos cômodos e, por isso, fica ótima em um espaço profissional.

Em ambientes internos, fica bem em qualquer cômodo, incluindo banheiros. Na parte externa, é perfeito para fachadas e pisos de varandas.

Por sua neutralidade, o porcelanato bege combina com inúmeras cores. Para quartos, por exemplo, uma ótima forma de harmonizar é com o rosa-claro, que dá um ar romântico.

Independentemente do estilo do espaço, é bem comum que o porcelanato bege seja acompanhado de um revestimento branco, que pode ou não ser do mesmo material.

No entanto, uma forma de manter a neutralidade e elegância é usar variações do próprio bege em móveis e outros tipos de revestimento.

Tipos de porcelanato bege

No banheiro, utilizou-se o porcelanato bege polido nas paredes, enquanto o natural foi colocado no piso (Foto: Portobello Shop Palmas)

No banheiro, utilizou-se o porcelanato bege polido nas paredes, enquanto o natural foi colocado no piso (Foto: Portobello Shop Palmas)

Com relação ao acabamento, existem alguns tipos de porcelanato.

Técnico

Também conhecido como “toda massa”, é o tipo de porcelanato que não recebe uma camada de esmalte em sua superfície.

Tem baixa absorção de água e alta resistência mecânica; por isso, é mais usado em áreas de grande circulação e acabamento natural, como a varanda.

Como esse tipo de porcelanato é retificado, o rejunte não fica tão aparente. Por isso, também ajuda a dar uma sensação de amplitude ao local.

Esmaltado

É o porcelanato que recebe uma fina camada de esmalte em sua superfície. A resistência desse esmalte é medida pelo PEI: quanto maior, mais resistente ele é. Outro aspecto importante é que quanto mais brilhante o revestimento, mais escorregadio ele é.

Polido

É o porcelanato com superfície mais lisa, que recebe polimento e impermeabilizante após a finalização da massa.

Por se tornar escorregadio quando molhado, é ideal para pisos de locais secos, como salas e quartos, mas pode ser colocado nas paredes de banheiros, por exemplo, para iluminar.

Esse acabamento no porcelanato bege se destaca do branco por manter a neutralidade sem dar o aspecto saturado ou aquela aparência extremamente asséptica, como em um hospital.

Acetinado

É um meio-termo entre o porcelanato bege polido e o fosco, pois recebe um pequeno polimento. Versátil, combina com salas, cozinhas, varandas, garagens e áreas gourmet.

Natural

É o tipo que não recebe acabamento nenhum. Por isso, é bastante resistente, pouco escorregadio e tem superfície fosca, que dá aquela sensação de conforto.

Pode ser usado em qualquer área interna, tanto comercial quanto residencial. Além disso, fica ótimo em locais com alta umidade, como cozinha e banheiro.

EXT

O porcelanato EXT tem superfície abrasiva, o que faz dele extremamente resistente.

É para pisos externos. No entanto, não é recomendado para paredes externas e fachadas, pelo seu alto coeficiente de atrito e, consequentemente, baixa capacidade de limpeza.

Ele também é impermeável, com baixíssima capacidade de criar manchas, e não é escorregável.

Cômodos em bege

Você pode usar o revestimento tanto para separar cômodos (cores diferentes) quanto para integrá-los (mesma cor e borda retificada para disfarçar o rejunte). Veja como o porcelanato bege funciona em cada ambiente.

Salas

Nessa sala de estar, bege, cinza e madeira criam um clima aconchegante (Foto: Portobello S.A.)

Nessa sala de estar, bege, cinza e madeira criam um clima aconchegante (Foto: Portobello S.A.)

A sala é a recepção da casa; o primeiro cômodo que os convidados conhecem quando entram na sua residência. Ela pode ter cores vibrantes contrastando com o porcelanato bege, como amarelo, verde-água e laranja.

Elas podem estar presentes tanto em móveis quanto em acessórios (abajures, cortinas, quadros etc) e em outros revestimentos contrastantes.

Se você preferir, pode formar uma paleta com três cores: bege, cinza e branco ou bege, azul-marinho e verde, por exemplo.

O ideal é que o porcelanato bege seja fosco, para manter o ar de conforto.

Outra ideia interessante é apostar em materiais que tragam um aspecto natural para a sua sala, como madeira, pedra e camurça.

Quartos

Quarto em tons de bege ganham um ar elegante (Foto: Portobello S.A.)

Quarto em tons de bege ganham um ar elegante (Foto: Portobello S.A.)

Já no quarto, as cores devem priorizar o conforto e facilitar a chegada do sono.

Rosa quartzo, dourado, ciano, verde e cinza são alguns exemplos de tons que combinam. Com lilás, por exemplo, o cômodo ganha um estilo provençal.

Outra ideia bem elegante é elaborar a decoração do quarto com diferentes tons de bege (veja um exemplo acima!).

Cozinhas

Aqui, o porcelanato bege virou um ponto de destaque (Foto: Portobello S.A.)

Aqui, o porcelanato bege virou um ponto de destaque (Foto: Portobello S.A.)

O bacana de usar o porcelanato bege na cozinha é que ele combina perfeitamente com o metal da geladeira, do fogão e do micro-ondas. Também pode ser usado em bancadas e pias.

Porcelanatos com superfícies que reproduzem madeira e cimento queimado dão um excelente efeito e trazem o estilo industrial para dentro de sua casa.

Banheiros

O porcelanato bege harmoniza com os mais diversos tons nesse banheiro (Foto: Portobello S.A.)

O porcelanato bege harmoniza com os mais diversos tons nesse banheiro (Foto: Portobello S.A.)

Da mesma forma que na cozinha, o porcelanato bege pode ser usado para cobrir bancadas, pias e nichos. Mas nesse caso, o revestimento também pode ser usado para marcar o espaço do box.

O importante é ter cuidado para não usar a versão polida, já que o ambiente é bem úmido. Portanto, prefira o tipo fosco.

Dá para combinar com porcelanatos que reproduzem mármore ou madeira. Outra ideia interessante é combinar o porcelanato bege com pastilhas de vidro, muito usadas em banheiros.

Escritórios

O piso com porcelanato bege deixa o escritório com aspecto profissional e contrasta perfeitamente com madeira, metal e couro (Projeto: Bibiana Menegaz)

O piso com porcelanato bege deixa o escritório com aspecto profissional e contrasta perfeitamente com madeira, metal e couro (Projeto: Bibiana Menegaz)

Em ambientes profissionais, o porcelanato bege traz seriedade, sobriedade e profissionalismo. Combina tanto com variações da própria cor quanto com revestimentos e com tons escuros, principalmente madeira e preto.

A versão polida amplia visualmente e favorece a iluminação. Metal, madeira e couro são materiais que combinam com esse tipo de local.

Materiais para harmonizar com o bege

Quando falamos que o porcelanato bege é fácil de combinar, não nos referimos apenas à decoração, mas a outros tipos de materiais — madeira, cimento e metal, por exemplo. Sua neutralidade diminui o peso deles.

Fazer uma mescla de revestimentos, como porcelanato bege e madeira, dá um ar mais rústico e charmoso ao local. Até a mistura com o cimento queimado quebra um pouco o clássico do primeiro revestimento, mas sem deixar o cômodo com o estilo industrial do segundo.

Com harmonia entre os elementos, o resultado tende a ser muito elegante.

Pronto para usar o porcelanato bege na sua obra? Desenvolvida em parceria com a designer dinamarquesa Cecilie Manz, vencedora do prêmio de Designer do Ano da Maison&Objet, a linha Puro é um exemplo da versatilidade do material. Conheça!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *