15.02.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
porcelanato beige
Porcelanato bege pode ser usado em áreas internas e externas, sejam elas residenciais ou comerciais (Projeto: Portobello)

Porcelanato bege: uma opção que nunca sai de moda

 minutos de leitura
calendar-blank-line
15.02.2024
Atemporal e neutro, porcelanato bege é uma boa escolha para todos os ambientes, sejam eles internos ou externos. Saiba como combinar e veja dicas de uso
minutos de leitura

A paleta de cores dos revestimentos desempenha um papel fundamental na criação de ambientes harmoniosos. Entre as opções disponíveis, o porcelanato bege é como uma escolha atemporal, capaz de transmitir uma sensação de elegância.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

A cor bege, inclusive, é uma tendência de decoração, uma vez que o tom aquece visualmente os espaços, tornando-os mais convidativos e aconchegantes.

Portanto, se você quer transformar a sua casa em um verdadeiro refúgio, ou simplesmente levar conforto a ambientes comerciais, o porcelanato bege é uma boa pedida.

Neste artigo, vamos explorar os diferentes aspectos do porcelanato bege, desde o significado dessa tonalidade até as diversas maneiras de usar na decoração. Acompanhe!

O que é a cor bege?

Detalhe de sala de estar, com piso bege, parede escura e teto amadeirado. Há uma poltrona bege e uma mesa de pedra
Calor do bege torna ambientes mais acolhedores (Projeto: Portobello)

O bege é uma cor que remete à neutralidade e à atemporalidade. Associada à natureza e à terra, ela transmite uma sensação de calma e serenidade capaz de elevar o bem-estar nos ambientes.

Seu nome vem da palavra francesa beige, que significa “sem cor”. Faz referência à lã natural ou a qualquer tecido que não tenha recebido corante nem branqueamento.

No contexto da decoração, o bege é frequentemente escolhido para criar ambientes elegantes. Afinal, proporciona uma base neutra que pode ser complementada por outros tons e texturas.

Portanto, é uma alternativa ao branco que, por ser uma variante claríssima do marrom, confere calor aos espaços.

Leia também:

Como combinar porcelanato bege com outras cores e materiais?

Uma das vantagens do bege é a sua versatilidade em combinações. Ele se harmoniza facilmente com uma variedade de cores e materiais, sobretudo quando aparece em revestimentos.

Entretanto, ainda que seja neutro, muita gente tem dúvida sobre como combinar porcelanato bege na decoração. Confira as nossas dicas para acertar.

Cores que combinam com porcelanato bege

Banheiro amplo, com piso bege e paredes pretas
Tons escuros, como preto, criam contraste com porcelanato bege (Projeto: Portobello)

Por ser neutro, o porcelanato bege cria uma base interessante para a decoração.

Isso significa que você vai poder usar diferentes tonalidades e fazer variações ao longo do tempo, substituindo itens mais fáceis de trocar, como móveis.

Aqui estão algumas sugestões de cores que harmonizam com o porcelanato bege:

  • branco: a combinação é clássica e atemporal. O branco adiciona luminosidade e destaque, criando uma sensação de frescor e amplitude no ambiente;
  • tons terrosos: cores como marrom, caramelo e terracota complementam naturalmente o porcelanato bege, gerando uma paleta aconchegante. Esse mix é ideal para ambientes acolhedores e sofisticados;
  • cinza: escolha que cria uma atmosfera elegante e contemporânea. Tonalidades claras suavizam o visual, enquanto as escuras adicionam contraste;
  • verde: tons desde os suaves até os profundos podem proporcionar uma sensação de conexão com a natureza. Plantas e outros elementos decorativos verdes também se integram bem a essa proposta;
  • azul: dos suaves aos fortes, como azul-claro ou azul-petróleo, é possível criar uma atmosfera serena e relaxante ao combinar com o porcelanato bege. Essa paleta é particularmente eficaz em ambientes como quartos e banheiros;
  • rosa e pêssego: adicionam um toque de feminilidade ao ambiente. Esse mix é ideal para espaços como dormitórios e salas;
  • amarelo: para adicionar vivacidade e energia ao espaço, considere combinar o porcelanato bege com tons que vão do amarelo-claro ao mostarda. A mistura é especialmente eficaz em áreas de estar e cozinhas;
  • preto: para um contraste ousado, pode ser introduzido em detalhes decorativos, móveis ou acessórios. Cria um visual moderno e sofisticado.

Materiais para usar com porcelanato bege

Detalhe de ambiente com piso bege e parede 3D cinza. Do lado direito, há uma cadeira, uma mesinha e uma lâmpda pendente
Diferentes materiais podem ser usados com porcelanato bege, como madeira e revestimento 3D (Projeto: Portobello)

O porcelanato bege pode combinar com uma variedade de materiais, permitindo a criação de ambientes sofisticados e equilibrados:

  • madeira: essa coordenação cria uma atmosfera calorosa e acolhedora. Pisos amadeirados, móveis ou detalhes podem ser usados para adicionar contraste e textura;
  • pedra: essa mistura de superfícies proporciona uma sensação de elegância atemporal. Vale mencionar que há revestimentos que reproduzem com fidelidade diferentes tipos de pedras naturais;
  • cimento queimado ou concreto: dão um excelente efeito e trazem o estilo industrial para dentro de casa. Eles ficam ótimos com porcelanato bege e ainda podem ser combinados com madeira, para um ar mais rústico;
  • metal: aço inoxidável, ouro envelhecido ou bronze adicionam modernidade ao esquema de cores. Eles podem ser incorporados em luminárias, puxadores ou outros detalhes;
  • vidro: elementos como mesas, luminárias ou objetos decorativos trazem leveza e transparência ao ambiente. Isso ajuda a equilibrar a solidez do porcelanato bege;
  • tecidos naturais: combine com linho, algodão ou fibras vegetais em cortinas, tapetes ou almofadas. Esses materiais adicionam textura ao espaço;
  • couro: móveis ou acessórios, especialmente em tons terrosos ou escuros, podem complementar o porcelanato bege. Sem falar que agregam uma sensação de luxo e conforto;
  • revestimento com textura: para adicionar movimento e personalidade ao ambiente, é possível combinar com revestimentos texturizados. Essa combinação pode ser aplicada em backsplashes, mobiliário e detalhes.

Quais são as vantagens do porcelanato bege?

Mesas em formas orgânicas sobre piso bege
Fácil de limpar e muito versátil, porcelanato bege é ideal para todos os ambientes (Projeto: Portobello)

O porcelanato bege apresenta diversas vantagens que o tornam uma escolha popular para a decoração.

Por si só, o porcelanato é um material que se destaca por sua durabilidade, resistência e facilidade de manutenção. Portanto, é ideal para áreas com alto tráfego, como salas e cozinhas.

Além disso, a variedade de estampas e texturas disponíveis proporciona opções que se adaptam a diferentes estilos de decoração, desde espaços tradicionais até ambientes modernos.

Também é possível encontrar porcelanato bege que reproduz diversos materiais, como pedras, mármore e concreto.

Vale mencionar ainda que o revestimento pode ser usado em diferentes ambientes, da área externa ao box do banheiro. Tudo vai depender da indicação de uso do fabricante.

Por fim, o porcelanato bege é atemporal e fácil de combinar, o que são dois dos principais benefícios da escolha desse produto.

Como usar porcelanato bege na decoração?

Cozinha com piso bege e parede 3D azul, além de bancada com farm sink
Além de pisos e paredes, balcões e bancadas também podem receber porcelanato bege (Projeto: Portobello)

Confira, na prática, como incorporar o porcelanato bege na arquitetura e na decoração de espaços internos e externos.

Pisos

Utilize o porcelanato bege como revestimento de pisos para criar uma base neutra que permita a inclusão de outros elementos de design.

Isso significa que, cuidando bem dele, você dificilmente vai se preocupar em trocar por outro modelo para seguir as tendências.

Paredes

Por apresentar baixíssima absorção de água, o porcelanato é uma ótima opção para revestir superfícies verticais — sobretudo em ambientes úmidos, como banheiros, lavanderias e cozinhas.

Explore o uso do revestimento em paredes para adicionar elegância aos espaços. Ele pode ser aplicado em detalhes, painéis ou, até mesmo, em uma parede inteira, para criar um ponto focal.

Móveis e acessórios

Além da tonalidade ser versátil, o porcelanato ainda é um material que pode ser utilizado de diferentes maneiras.

Por exemplo, é possível usar grandes formatos e Lastras em bancadas de cozinhas, banheiros e lavanderias. Dá até para criar uma cuba esculpida!

Isso sem falar em outras possibilidades, como revestir balcões, formar prateleiras, estantes, nichos, painéis, cabeceiras etc.

Conheça novas opções de porcelanato bege da Portobello

Referência em revestimentos cerâmicos na América Latina, a Portobello está sempre de olho nas principais tendências de decoração e arquitetura, tanto no Brasil quanto no mundo.

Inclusive, a marca mapeou em seu Trendbook de 2024 a tendência Rewind, que remete ao conforto e ao bem-estar. Uma das formas de aplicar é, justamente, usando cores quentes, como é o caso do bege.

Seguindo essa pegada, a Portobello traz ao mercado duas novas excelentes opções de porcelanato bege, que você confere agora!

Tropezienne tem elegância sem esforço

Detalhe de banheiro com piso e paredes em bege. Há uma cuba preta e uma banheira de imersão
Blanc, da linha Tropezienne, tem cor que remete à areia (Projeto: Portobello)

A sofisticação simples e despretensiosa da Riviera Francesa foi a inspiração para a criação da linha Tropezienne.

Os produtos têm aparência natural, com tons quentes que remetem à paisagem mediterrânea. Usando argila como matéria-prima, oferecem uma elegância contemporânea em Lastras e super formatos:

  • 120x270 cm (natural);
  • 120x120 cm (natural e EXT);
  • 60x120 cm (natural).

Quanto às cores, Tropezienne traz três opções. Blanc e Greige remetem à areia de St. Tropez. A variação de tons reflete as mudanças visuais causadas pelo efeito do sol do verão.

Cendré é um tom mais invernal na coleção.

Nomad é opção que interpreta mármore

cestos frutas sobre piso beige
Porcelanato que reproduz mármore leva elegância aos projetos (Projeto: Portobello)

Nomad reproduz uma rocha encontrada em diferentes cavas pelo mundo: a breccia. Trata-se de uma formação que acontece quando há um espaço vazio, que é preenchido por outra matéria.

Para chegar às tonalidades que vão do marfim ao fendi, a Portobello lançou um olhar nômade, percorrendo os diversos tipos de breccia.

Suas formações destacam agregados irregulares na superfície. O resultado é um porcelanato que reproduz mármore atemporal, com personalidade intensa e tons neutros. O equilíbrio cromático suaviza a força das formas.

A sofisticação desse revestimento bege pode ser encontrada em diferentes formatos e acabamentos:

  • 90x90 cm (natural e polido);
  • 120x120 cm (natural e polido);
  • 60x120 cm (natural e polido).

Como vimos, o porcelanato bege é uma escolha versátil, que proporciona uma base neutra e suave para a decoração.

Ao explorar suas combinações e integrá-lo de maneira criativa aos espaços, é possível criar ambientes que refletem estilo e sofisticação atemporais.

Agora que você já sabe como usar o porcelanato bege, confira produtos ideais para todos os tipos de projetos no site da Portobello!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Porcelanato bege: uma opção que nunca sai d...

Porcelanato bege: uma opção que nunca sai de moda

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies