Menu
Projetos e Obras
Busca
porcelanato que reproduz madeira

Portobello Coleção

Porcelanato amadeirado: a maior e mais fiel coleção do mercado

19/12/2018

O uso de materiais da natureza dentro da sua casa pode, sim, ser possível sem causar danos ao meio ambiente. Com uma coleção de madeiras em porcelanato rica, de mais de 30 espécies diferentes da flora brasileira, a Portobello oferece revestimentos para trazer praticidade e elegância para o seu lar.

O toque, os veios, as cores. Conviver com a madeira em casa é um privilégio e é nisso que a Portobello se inspira para reproduzi-la com paixão. Tudo começa com a descoberta das espécies, suas histórias, a identificação de marcas e detalhes, até chegar à criação do revestimento que reproduz a madeira e todo o seu aconchego.

Os porcelanatos que reproduzem madeira têm ganhado cada vez mais espaço no mercado da arquitetura devido à confiabilidade que os usuários percebem nos produtos.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre essa tecnologia, não se preocupe! Acompanhe este post e descubra tudo o que precisa saber para já virar adepto do porcelanato que reproduz madeira na sua próxima reforma. Confira!

Entenda o desenvolvimento dos revestimentos que reproduzem madeira da Portobello

Varanda revestida no piso e parede com porcelanato que imita madeira.

A Portobello, empresa líder no segmento de revestimentos cerâmicos no Brasil e na América Latina, tornou-se conhecida por, além de criar produtos com design, qualidade e tecnologia, realizar ações de desenvolvimento social, econômico e ambiental ao longo da sua trajetória.

A empresa entende a importância de focar na preservação dos recursos naturais e na sustentabilidade da companhia. Por isso, busca constantemente por medidas que otimizem processos industriais e resultem em uma fabricação de produtos com qualidade, reduzindo danos ao meio ambiente.

Com este pensamento, a Portobello vem investindo ao longo do tempo no desenvolvimento de porcelanatos que reproduzem materiais da natureza.

Em 2006, foi lançada no mercado a primeira linha, denominada Ecowood. A iniciativa foi imediatamente bem aceita por especificadores e clientes de todo o mundo. Isso fez com que a Portobello criasse novas linhas, totalizando mais de 30 espécies diferentes da flora brasileira atualmente.

O resultado é a maior coleção de madeiras em porcelanato do mundo, com design exclusivo e inovador, que atende aos mais variados estilos e tipos de ambientes.

Veja as vantagens do porcelanato que reproduz madeira

Porcelanato que imita madeira aplicado em área externa.

Ao contrário do que era visto em anos anteriores, hoje em dia, esse tipo de acabamento consegue reproduzir réplicas perfeitas das clássicas tábuas de madeira. E, além da preservação ambiental, o porcelanato que reproduz madeira propicia uma série de vantagens.

Elegância

Disponível em diversas configurações de tamanhos, cores e texturas, o porcelanato que reproduz madeira deixa qualquer ambiente sofisticado. Além disso, essa tecnologia aumenta ainda mais a gama de possibilidades para o design de interiores, fugindo das soluções convencionais.

Realidade

Quarto com piso revestido em porcelanato de madeira e acabamento laminado.

Os frisos e linhas das peças de cada coleção são pensadas de maneira a serem propositalmente diferentes, o que é importante para que as peças não pareçam ser as mesmas, “carimbadas” de forma repetida. Isso significa que o resultado fica o mais fiel possível ao que seria o comportamento da madeira propriamente dita, sem que o usuário perceba sempre o mesmo padrão se repetindo — o que traria enorme prejuízo ao ambiente final.

Variedade

Cozinha com revestimento em porcelanato de madeira.

São mais de 30 espécies diferentes da flora brasileira: diferentes tamanhos e formatos, incluindo materiais raros como a araucária clara, que formam as madeiras Portobello, a maior coleção de madeiras em porcelanato do mundo.

Sustentabilidade

Aconchego do quarto com piso de porcelanato revestido em madeira.

Os porcelanatos que reproduz madeiras são uma excelente alternativa sustentável para o uso da madeira como revestimento, pela reprodução precisa das características de cada espécie. Isso torna cada linha exclusiva, com a enorme vantagem da conservação e resistência do porcelanato, eliminando a necessidade de derrubar uma árvore sequer.

Durabilidade

Porcelanato que reproduz madeira aplicado em diferentes superfícies.

Quando comparado à madeira e ao laminado, o porcelanato oferece alta durabilidade e uma maior resistência a riscos e quebras, além de não ser inflamável, não sofrer depreciação na cor e suportar altas temperaturas.

Versatilidade

O porcelanato que reproduz madeira pode dialogar muito bem com materiais mais frios, como o aço e o concreto, trazendo a atmosfera aconchegante que esses ambientes industriais necessitam. Também funcionam muito bem para dar ideia de ambientes mais rústicos, por exemplo.

Facilidade de manutenção e limpeza

O porcelanato que reproduz madeira não necessita de um tratamento superficial, tanto para uso interno quanto para uso em áreas externas, como pisos e fachadas. Além disso, esse tipo de revestimento proporciona uma maior facilidade para manutenção e limpeza diária, se comparado à madeira e ao laminado.

Impermeabilidade

Banheiro revestido com porcelanato que reproduz madeira.

Como todos os outros tipos de porcelanato, sejam polidos, sejam acetinados ou externos, uma das propriedades mais vantajosas do piso que reproduz madeira é o fato de não ser poroso: com isso, não absorve umidade nem permite a ocorrência de manchas e infiltrações.

Explore as diversas aplicações do piso que reproduz madeira

Com a tecnologia envolvida para trazer beleza e segurança a esses pisos, o aspecto da madeira pode se espalhar pela casa inteira, desde as áreas externas até as íntimas.

Quartos

Em quartos, a palavra de ordem é o aconchego. Por isso, os porcelanatos que reproduz madeira são perfeitos para esses ambientes, deixando-os visualmente aquecidos e convidativos. No inverno, combinado ao uso de tapetes, o ambiente fica ainda mais acolhedor e propício ao descanso.

E mais: em climas ou estações quentes, os mesmos efeitos relaxantes podem ser percebidos na decoração, mas com a vantagem de usar um piso frio, fator que contribui muito para manter temperaturas amenas em ambientes internos.

Salas de estar e jantar

Assim como nos quartos, o porcelanato que reproduz madeira, quando usado nas salas de estar e jantar, são perfeitos para trazer à tona o design confortável que sua casa merece, além de proporcionar um piso muito mais resistente a arranhões — que normalmente decorrem do manuseio de mobiliário pesado e que prejudicam muito a aparência do espaço, no caso de madeiras naturais.

Outra utilidade especial para esses revestimentos é reduzir ainda mais o uso de madeira, substituindo a marcenaria convencional pelo porcelanato para compor o painel de TV: junto a uma boa iluminação, é de uma sofisticação ímpar.

Banheiros

Ao contrário dos materiais naturais, o porcelanato que reproduz madeira pode ser usado livremente em ambientes em constante contato com a umidade, como os banheiros. Isso porque contam com propriedades imprescindíveis a esses locais: impermeabilidade e textura com resistência ao escorregamento.

Assim, um acabamento que reproduz madeira aplicado no piso e nas paredes, inclusive dentro do box do banheiro, fica não apenas bonito como também garante segurança para qualquer usuário do espaço.

Cozinhas e áreas gourmet

Para locais úmidos, com presença de restos de alimentos e partículas de gordura em suspensão, as vantagens mais importantes que o porcelanato que reproduz madeira oferece são a facilidade de limpeza — uma vez que não absorvem resíduos nem vapores — e a segurança da ausência de inflamabilidade, permitindo aplicação, inclusive, próximo à área de cocção.

Em espaços gourmet privativos ou coletivos, as paredes também podem receber o porcelanato que reproduz madeira perto da churrasqueira e da pia.

Áreas externas

A madeira sempre foi um dos tipos de piso mais utilizados para decks de piscinas e áreas de lazer em casas e edifícios dos mais variados padrões. No entanto, a manutenção precisava ser constante: afinal, a incidência de sol, variações de temperatura, chuvas e poeira depreciava o aspecto do piso, deixando-o embranquecido, ressecado e sem brilho.

Com o porcelanato que reproduz madeira, isso não acontece! Como o material resiste a todo tipo de intempéries, a durabilidade do design é muito maior — o que significa uma grande economia a longo prazo, tanto com manutenções quanto com trocas de piso.

Varandas

A maioria das varandas sofre efeitos muito semelhantes aos que as áreas externas estão submetidas. Além disso, são espaços que, principalmente nos últimos anos, recebem equipamentos para preparo de alimentos.

Assim, o princípio é o mesmo: a substituição de madeiras naturais por porcelanatos as reproduzem garante os benefícios estéticos, a praticidade de superfícies fáceis de lavar e secar, a indiscutível durabilidade e a alta qualidade para emoldurar jardins verticais ou mini-hortas caseiras.

Lojas e restaurantes

A alta resistência à abrasão — desgaste gradual causado no piso pela circulação de pessoas e manuseio de mobiliários e equipamentos — do piso que reproduz madeira também traz utilidade e economia significativas para ambientes de grande tráfego, pela baixa necessidade de substituição de peças.

Outro ponto é que o revestimento dialoga muito bem com qualquer público alvo almejado pela loja ou restaurante: basta atentar às demais questões de projeto, tais como cores, layout e iluminação.

Academias

Grande parte dos espaços projetados para atividades físicas, hoje em dia, conta com, pelo menos, uma parte do piso em madeira. Como essas áreas são grandes, o impacto ambiental causado pela instalação de placas naturais é alto demais.

Desse modo, o porcelanato que reproduz madeira é a melhor solução, por questões estéticas e por resistência à atrito e aos impactos.

Conheça as linhas de porcelanatos que reproduz madeira

Cozinha acabada com porcelanato que reproduz madeira.

Como a madeira é um material que inspira a Portobello a descobrir espécies, suas histórias, identificar sinais e detalhes para reproduzi-los com perfeição, o processo criativo dos produtos é um desafio constante. No entanto, é uma tarefa gratificante, pois nos permite poupar árvores e ainda trazer a natureza para dentro de casa.

Assim sendo, a Portobello conta com uma linha diversificada e crescente de porcelanatos que reproduzem madeira, de modo a atender a diferentes necessidades e estilos.

Ecodiversa

Linha Ecodiversa é uma verdadeira reprodução da mais rara madeira natural. Acompanhada dos efeitos que o próprio tempo causou, traz reproduções do desgaste natural apresentado após certo tempo de uso e da aplicação de pinturas que foram moldadas em formato de pátina. O modelo Californian Wood, por exemplo, vem em três tamanhos: 30×180 cm, 20×120 cm e 15×90 cm.

Os porcelanatos dessa linha são ideais para áreas internas e externas, de ambientes residenciais, comerciais, além de áreas de alto tráfego e trechos de passeio em projetos de paisagismo.

Ecollection

Nos produtos da Linha Ecollection, a referência é a marcenaria artesanal. Em cada peça, as cores intensas ou claras, de veios largos, transmitem uma sofisticação rara, com superfícies repletas de marcas do tempo e espírito contemporâneo.

Jequitibá, madeira de lei brasileira, por exemplo, vestiu-se de uma técnica francesa, o decapé, transformando-se em uma proposta sofisticada e despojada, enquanto o Jacarandá também ganhou um aspecto de pátina.

Ecowood 2.0

Os porcelanatos da Linha Ecowood 2.0 são uma versão moderna da Linha Ecowood, lançada originalmente em 2005. Com novas tecnologias e design ainda mais elaborado, as peças reproduzem a madeira de demolição vinda de Minas Gerais, conservando suas raízes a fim de encantar e despertar paixões.

Reserva

Linha Reserva compõe um mix de madeiras raras. Organizadas em grupos cromáticos, as madeiras de cores quentes dão origem a grupos de percepções diferentes: o Jardim Botânico, de cores mais intensas como as madeiras da Mata Atlântica e o Central Park, de tons quentes que se afastam e se aproximam do marfim.

Spessorato

Com massa de 2cm de espessura, a Linha Spessorato é ideal para áreas urbanas e de alto tráfego. As peças podem ser aplicadas de duas maneiras: com argamassa pelo método convencional ou com estruturas de piso elevado.

Wall Mosaic

Vestir a casa é uma experiência de personalização e as paredes são as protagonistas desse processo. A Linha Wall Mosaic é composta por relevos e texturas que atuam como papel de parede ou como superfícies tridimensionais, repletas de texturas, compondo uma linha exclusiva, ideal para paredes de diversos ambientes.

Wood

Linha Wood é composta por parquets, em formatos menores, ideais para pequenos detalhes ou para dar efeitos incríveis a grandes volumes. As peças, quando em conjunto, denotam calor e aconchego, ao mesmo tempo em que preservam a diversidade da flora brasileira.

Bardot

Inspirada na personalidade desse ícone de inovação, beleza e charme, a coleção de mosaicos Bardot tem o poder de transformar os ambientes! Com aplicação prática e rápida, a coleção também é um coringa para a decoração de interiores, proporcionando uma atmosfera contemporânea e aconchegante.

Geppetto

Linha Geppetto é uma seleção de mosaicos em madeira natural, resultado da nossa admiração pelo trabalho artesanal, que traz aconchego para o ambiente por meio de texturas e relevos contemporâneos.  A aplicação é autoadesiva e prática. Aliada ao desempenho acústico e beleza, compõe a solução ideal para decoração de interiores.

Se ainda tiver dúvidas para escolher o porcelanato que reproduz madeira que melhor se encaixa no seu projeto, que tal ir até uma de nossas lojas da rede Portobello Shop? No site você encontra um mapa com todas as lojas e pode escolher aquela que fica mais próxima de você.

E aí, você já usou em seus projetos algum piso que reproduz madeira da Portobello? Para ganhar mais reconhecimento para seu trabalho, compartilhe seu projeto conosco aqui no Architrends!

26 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *