Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Porcelanato que reproduz madeira: a maior e mais fiel coleção do mercado

11/06/2018

O uso de materiais da natureza dentro da sua casa pode, sim, ser possível sem causar danos ao meio ambiente. Com uma rica coleção de porcelanatos que reproduzem mais de 30 espécies diferentes da flora brasileira, a Portobello oferece revestimentos para trazer praticidade e elegância ao seu lar.

O toque, os veios, os nós, as cores. Conviver com a madeira em casa é um privilégio, e é nesse privilégio que a Portobello se inspira para reproduzi-la com paixão.

Tudo começa com a descoberta das espécies e suas histórias, identificação das marcas e detalhes, até chegar à criação da releitura da madeira em porcelanato, um revestimento que carrega todo o aconchego dessas superfícies.

A Portobello, empresa líder no segmento de revestimentos cerâmicos no Brasil e na América Latina, tornou-se conhecida por realizar ações de desenvolvimento social, econômico e ambiental ao longo da sua trajetória — além de criar produtos com design, qualidade e tecnologia.

Nós entendemos a importância de focar na sustentabilidade da companhia. Por isso, buscamos constantemente por medidas que otimizem processos industriais e resultem em uma fabricação de produtos com qualidade, reduzindo danos ao meio ambiente.

Com esse pensamento, a Portobello vem investindo no desenvolvimento de revestimentos com aparência e textura de diversos tipos de materiais, como é o caso do porcelanato que reproduz madeira.

Em 2006, foi lançada no mercado a sua primeira linha: Ecowood. A iniciativa foi bem aceita por especificadores e clientes de todo o mundo, fazendo com que a Portobello criasse novas linhas inspiradas em diferentes espécies da flora brasileira. O resultado é a maior coleção de madeiras em porcelanato do mundo.

Acompanhe mais detalhes sobre os produtos que aliam design exclusivo e inovador, bem como suas vantagens e possibilidades de uso na composição de ambientes!

As vantagens das releituras de madeira em porcelanato da Portobello

Versátil, disponível em diversas configurações de tamanhos, cores e texturas, essa releitura deixa qualquer ambiente sofisticado e valoriza a arquitetura.

Ao contrário do que era visto em anos anteriores, atualmente esse material consegue gerar réplicas perfeitas das tábuas de madeira. E, além da preservação ambiental, o porcelanato amadeirado propicia uma série de vantagens. Veja a seguir quais são elas.

Variedade

São mais de 30 espécies da flora brasileira, disponíveis em diferentes tamanhos e formatos — incluindo materiais raros, como a araucária clara —, que compõem as madeiras Portobello, ou seja, a maior coleção de madeiras em porcelanato do mundo.

Sustentabilidade

Esses porcelanatos são uma alternativa sustentável para o uso da madeira como revestimento. Os produtos têm design inovador e reproduzem com fidelidade a madeira, suas texturas e movimentos. Isso torna cada peça exclusiva, com a vantagem da conservação e resistência do porcelanato e sem derrubar uma árvore sequer.

Durabilidade

Quando comparado à madeira e ao laminado, o porcelanato oferece alta durabilidade e uma maior resistência a riscos.

Versatilidade

O porcelanato similar à madeira pode dialogar muito bem com materiais mais frios, como o aço e o concreto, trazendo a atmosfera aconchegante que esses ambientes industriais necessitam.

Facilidade de manutenção e limpeza

O porcelanato não precisa de um tratamento superficial, tanto para uso interno quanto em áreas externas, como pisos e fachadas. Além disso, esse tipo de revestimento proporciona maior facilidade de manutenção e limpeza diária, se comparado à madeira e ao laminado.

Linhas de porcelanatos que reproduzem madeira

A madeira é um material que nos inspira a criar. Por esse motivo, é um desafio constante descobrir espécies e suas histórias, identificar sinais e detalhes para reproduzir madeiras em porcelanato. Esse desafio nos permite poupar árvores e ainda trazer a natureza para dentro de casa.

Assim sendo, a Portobello conta com uma linha diversificada de porcelanatos para atender a diferentes necessidades e estilos.

Ecodiversa

Ecodiversa é um verdadeiro retrato da mais rara madeira natural. Acompanhada dos efeitos que o próprio tempo causou, a linha traz reproduções do desgaste natural da madeira e da aplicação de pinturas que foram moldadas em formato de pátina.

Os porcelanatos dessa linha são ideais para espaços internos e externos, de ambientes residenciais e comerciais. Também são indicados para áreas de alto tráfego e de passeio em projetos de paisagismo.

Ecollection

Nos produtos da Linha Ecollection, a referência é a marcenaria artesanal. Em cada peça, as cores intensas e claras, de veios largos, transmitem uma sofisticação rara, com superfícies repletas de marcas do tempo e espírito contemporâneo.

O Ébano se apresenta em tábuas mais longilíneas, no comprimento 1,20m ou 1,80m e no Parquet Chevron. O Jequitibá, madeira de lei brasileira, vestiu-se de uma técnica francesa, o decapê, transformando-se em uma proposta sofisticada e despojada. Na Taiga, madeira muito usada nos países nórdicos, as peças surpreendem na versão tábua larga de 30×180cm.

Ecowood 2.0

Os porcelanatos da Linha Ecowood 2.0 são uma versão moderna da Ecowood, lançada em 2005. Com novas tecnologias e design ainda mais elaborado, as peças reproduzem a madeira de demolição vinda de Minas Gerais, conservando suas raízes para encantar e despertar paixões.

Além de poupar árvores, essa linha de porcelanato amadeirado pode ser usada em áreas que antes nem pensávamos em colocar esse tipo de matéria-prima, como cozinhas e banheiros.

Reserva

Linha Reserva compõe um mix de madeiras raras. Organizadas em grupos cromáticos, as madeiras de cores quentes dão origem a três grupos de percepções diferentes:

  • Jardim Botânico, de cores mais intensas como as madeiras da Mata Atlântica;
  • Central Park, de tons quentes que se afastam e se aproximam do marfim.
  • e o Ardennes Forest, que expressa o gosto europeu por madeiras acinzentadas.

Spessorato

Com massa de 2cm de espessura, a Linha Spessorato é ideal para áreas urbanas e de alto tráfego. As impressões reproduzem o Legno Castagno, o Granito e a Pietra Basaltina em duas tonalidades. Além disso, as peças podem ser aplicadas de duas maneiras: com argamassa pelo método convencional ou com estruturas de piso elevado.

Wall Mosaic

Vestir a casa é uma experiência de personalização, e as paredes são as protagonistas desse processo. A Wall Mosaic consiste em relevos e texturas que atuam como papel de parede ou como superfícies tridimensionais, compondo uma linha exclusiva para paredes.

Wood

Linha Wood é composta por parquets em formatos menores, ideais para pequenos detalhes ou grandes volumes. As peças, quando em conjunto, denotam calor e aconchego, ao mesmo tempo em que preservam a diversidade da flora brasileira.

Bardot

Inspirada na personalidade desse ícone de inovação, beleza e charme, a Coleção de Mosaicos Bardot pode transformar os ambientes. Com aplicação prática e rápida, a coleção também é um coringa para a decoração de interiores, proporcionando uma atmosfera contemporânea e aconchegante.

Geppetto

Linha Geppetto é uma seleção de mosaicos em madeira natural, resultado da nossa admiração pelo trabalho artesanal, que traz aconchego para o ambiente por meio de texturas e relevos contemporâneos. Aplicação autoadesiva, prática, aliada ao desempenho acústico e beleza compõem a solução ideal para decoração de interiores.

Possibilidades de uso do porcelanato que reproduz madeira

Difícil encontrar alguém que não goste da aparência e textura da madeira presente em acabamentos de móveis e itens de decoração. O problema é que muitas pessoas também desejam aplicá-la nos pisos e paredes. Nessas superfícies, o material exige manutenção constante para que não estrague rapidamente.

Como excelente alternativa, temos o porcelanato que reproduz madeira. Por trazer todas as vantagens citadas, é um produto que permite aproveitar a beleza do material natural sem preocupações com desgastes ou danos aparentes.

O revestimento é tão prático que pode ser utilizado em diferentes locais. Confira a seguir algumas ideias e soluções para se inspirar.

Sala

Ponto de encontro da maioria das residências, a sala tem todas as características necessárias para receber a madeira em porcelanato. Muitas pessoas utilizam o espaço para sessões de cinema em casa, para reunir amigos e, no caso de salas integradas (estar e jantar), para a realização das principais refeições em família.

As peças podem aparecer tanto no piso quanto nas paredes, especialmente se o objetivo é compor um ambiente rústico e acolhedor. Se a ideia é manter a decoração neutra, experimente incluir a madeira apenas em detalhes, como um painel de TV, uma coluna revestida ou uma grande bancada que delimita áreas internas.

Atualmente, muitos arquitetos destacam ambientes feitos com madeira em porcelanato. Veja alguns projetos que selecionamos para você visualizar as soluções:

Quartos

Nada mais aconchegante que um quarto decorado com a estética da madeira, concorda? Os tons quentes da maioria das espécies são excelentes para valorizar dormitórios infantis e suítes de casal. Como são cômodos bastante íntimos e utilizados para o descanso dos moradores, devem estar equilibrados e sem excessos.

Uma boa opção é aplicar peças inspiradas em madeiras avermelhadas ou amareladas, que trazem calor e conforto visual.

Se o porcelanato aparecer no piso, a dica é complementá-lo com tapetes e passadeiras, que amenizam a temperatura. Assim como na sala, o detalhe pode aparecer na forma de cabeceira revestida, rodapé alto ou, ainda, em uma única parede para dar destaque.

Projetos para se inspirar:

Banheiro

A umidade das áreas molhadas era um impasse para o uso da madeira. Com o porcelanato, você tem total liberdade para criar soluções e decorar com requinte. Tanto os banheiros quanto os lavabos são beneficiados com esse tipo de peça.

Se o ambiente for muito pequeno, procure optar por madeiras de tons claros e sem muitos detalhes. Outra dica é criar a impressão de continuidade aplicando o mesmo revestimento no piso do banheiro e na área do box. Assim, você não “quebra” o chão com diferenças de tonalidade e consegue maior amplitude.

O porcelanato que reproduz madeira também pode servir como revestimento do gabinete ou da bancada que segura a pia. O conjunto fica lindo quando combinado com um grande espelho e folhagens em vasos.

Projetos para se inspirar:

Área externa

Os pisos que reproduzem madeira são ideais para revestir superfícies presentes em áreas externas. Diferentemente da matéria-prima natural, eles não racham e nem perdem o brilho quando expostos às chuvas, sol, poeira e diferentes condições de mau tempo.

Sem preocupações com a durabilidade das peças, você poderá aproveitá-las na hora de compor paredes em uma varanda ou área gourmet, para criar um grande deck em volta da piscina e até para revestir uma churrasqueira. Elementos verticais como muros e fachadas ganham um novo visual com o porcelanato que reproduz madeira, e fazem a diferença na aparência da construção.

Projetos para se inspirar:

  • Projeto Mogi Mirim, da arquiteta Aline Lopes, propõe uma área de lazer alto astral, com os porcelanatos no piso da Linha Cottage Canelle. Veja abaixo:
Aline Lopes projetou esse lindo espaço externo com o porcelanato Cottage Cannelle, da Portobello

Aline Lopes projetou esse lindo espaço externo com o porcelanato Cottage Cannelle, da Portobello

Cozinha

Além de qualidade estética, o porcelanato em madeira traz praticidade para as cozinhas. Isso porque o material é fácil de limpar, prevenindo o acúmulo de água ou de gordura. Nesse cômodo, é possível aproveitar melhor o revestimento nas paredes e nos pisos, mas ele pode aparecer de outras maneiras, como na base e tampo de bancadas.

Outra dica é usar as peças para criar detalhes de faixas horizontais ou verticais. Na parede atrás da pia e do fogão, por exemplo, um painel de porcelanato é ideal para agregar a beleza da madeira e facilitar a manutenção da área, que estará livre de sujeira e manchas.

Projetos para se inspirar:

Como dá para perceber, as peças são versáteis e oferecem inúmeras soluções para ambientes residencias, comerciais e corporativos. Com variações na tonalidade, tamanho e padrões de estampas, conseguem harmonizar com projetos e obras de diferentes estilos, do tradicional clássico ao mais moderno.

Caso esteja em busca de porcelanato que reproduz madeira para usar em casa, saiba que o site da Portobello tem todas as peças que mostramos no post e, inclusive, um mapa com as lojas da rede. Para outros detalhes e informações, basta ir à página do produto desejado e procurar pelo botão “Laudo técnico”, na seção “Locais de uso”.

Se você ainda tem alguma dúvida ou quer orientações para a escolha dos melhores revestimentos, fale conosco. Estamos à disposição para o contato e para ajudar. Até mais!

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *