15.06.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Porcelanato 90x90 é uma opção sofisticada para projetos arquitetônicos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
15.06.2020
[Atualizado em Setembro de 2020] Revestimentos de grandes formatos são uma tendência europeia que ganha cada vez mais espaço no Brasil. Saiba mais sobre o porcelanato 90x90!
minutos de leitura

Revestimentos de grandes formatos oferecem diferentes possibilidades para a arquitetura. Com aplicações uniformes em pisos, paredes, bancadas e fachadas, eles têm menos junções e dão a impressão de que o arquiteto usou uma peça única. Para quem busca esse efeito, o porcelanato 90x90 é uma excelente opção.

Sem tempo para ler? Ouça o áudio deste artigo:

Versáteis para pisos e paredes de ambientes internos e externos, os revestimentos em grandes formatos já são uma tendência consolidada no mercado internacional, principalmente na Europa. Se você deseja investir em um tamanho maior de superfície, entenda mais sobre as possibilidades e vantagens do porcelanato 90x90 cm.

Porcelanato 90x90: possibilidades e vantagens

Porcenalato 90x90 - Com poucas peças, é possível revestir ambientes amplos
Com poucas peças, é possível revestir ambientes amplos (Foto: Portobello S.A.)

O porcelanato domina o mercado de cerâmica no mundo, as superfícies internas de residências e diversas outras obras.

Com excelente versatilidade e custo-benefício, o material é extremamente resistente, consegue reproduzir materiais diversos e é visualmente mais agradável que o granito.

Um porcelanato 90x90 cm ainda é capaz de cobrir uma grande área em qualquer ambiente, o que possibilita revestir com poucas placas.

Entenda as suas principais vantagens.

Versatilidade

O porcelanato tem uma grande capacidade de reproduzir diferentes tipos de superfície. Portanto, uma peça do material pode emular mármore, madeira, concreto ou cimento.

O mármore, por exemplo, consegue ser reproduzido em seu estado mais puro, ou seja, sem veios.

Além disso, um mesmo revestimento com grandes formatos e diferentes texturas pode ser utilizado em vários lugares — até no mesmo em detalhes, como uma cabeceira de cama, já que o formato do porcelanato 90x90 cm cobre mais área com menos peças.

Portanto, vale deixar a criatividade falar mais alto!

Sustentabilidade

A extração da argila, matéria-prima para a produção do porcelanato, traz um impacto ambiental muito mais baixo do que o de outros tipos de materiais, como o mármore ou a madeira.

Isso porque é feita apenas uma retirada superficial na jazida. Além disso, 99% do que é extraído pode ser reaproveitado ao longo do processo produtivo.

Amplitude

A menor quantidade de rejunte proporciona mais uniformidade para o ambiente. Além disso, a diminuição de cortes deixa o espaço mais amplo visualmente. Dependendo do tipo de superfície, ainda é possível usá-la tanto no piso quanto na parede.

Sofisticação

A diminuição de emendas também dá um toque mais requintado. Um porcelanato 90x90 cm que reproduz o mármore, por exemplo, se parece ainda mais com a pedra natural e deixa qualquer ambiente luxuoso.

Além disso, esse tipo de revestimento tem espessura mais fina, o que traz um ar sofisticado e delicado a qualquer superfície.

Para bancadas e paredes, em que a redução de rejuntes faz bastante diferença para um acabamento mais bonito, o porcelanato 90x90 cm também é uma opção viável.

Acabamentos

O porcelanato 90x90 cm pode ter diferentes tipos de acabamento:

  • EXT: tem uma superfície que é resistente à abrasão e não escorregadia. De altíssima durabilidade, funciona como uma versão mais robusta do porcelanato. Apesar de ser usado para áreas externas, não é indicado para fachadas e paredes, pois quanto maior for o coeficiente de atrito, menor será a facilidade de limpá-lo;
  • natural: não recebe nenhum tipo de acabamento depois de sua finalização. Portanto, a sua superfície permanece fosca, bastante resistente e pouco escorregadia. Pode ser usado em qualquer área de espaços tanto comerciais quanto residenciais;
  • polido: é aquele que recebe polimento e uma camada de impermeabilizante depois da finalização da massa. Com isso, a sua superfície fica mais lisa e escorregadia. É indicado para áreas secas, como a sala e o quarto.

Cuidados e transporte

Porcenalato 90x90 - Porcelanato High Line Nude integrando ambiente interno e externo (Foto: Portobello S.A.)
Porcelanato High Line Nude integrando ambiente interno e externo (Foto: Portobello S.A.)

Embora a aplicação seja a mesma de qualquer outra peça semelhante, o porcelanato 90x90 cm exige cuidados na hora do transporte.

As caixas devem ser transportadas com cautela. Afinal, apesar de resistente, o material é pesado. Além disso, o ideal é que a instalação seja feita por profissionais especializados, já que é preciso ter experiência e muitas pessoas envolvidas para facilitar o manuseio.

Assim como a forma de aplicação, a manutenção é a mesma indicada para o porcelanato em tamanhos tradicionais: limpeza com vassoura macia, pano úmido e detergente neutro.

Porcelanato 90x90 cm Portobello: escolha o seu

A Portobello valoriza a diversidade em revestimentos. Portanto, traz um portfólio com inúmeros tipos de porcelanato 90x90 cm. Conheça algumas das linhas disponíveis.

Onyx Unique

Porcenalato 90x90 - Porcelanato Onyx Unique polido retificado usado no piso
Porcelanato Onyx Unique polido retificado usado no piso (Foto: Portobello S.A.)

Com variações de superfícies natural e polida, o revestimento Onyx Unique faz parte da linha Timeless.

Como o nome em inglês indica, ela oferece porcelanatos de beleza atemporal, que não seguem necessariamente as tendências e são clássicos na arquitetura.

Eles podem ser aplicados em ambientes comerciais de tráfego leve a moderado, residências e fachadas.

Berliner

Porcenalato 90x90 - Aqui, o modelo Berliner Zement natural retificado reveste piso e parede
Aqui, o modelo Berliner Zement natural retificado reveste piso e parede (Foto: Portobello S.A.)

Inspirada na capital alemã, a linha de porcelanatos Berliner tem como objetivo transmitir a pluralidade histórica e cultural da cidade. E essa diversidade vem desde sua criação: a coleção foi idealizada pelo Coletivo Criativo, projeto de inovação da Portobello que leva arquitetos selecionados a uma viagem anual de pesquisa.

Com o toque descolado de Berlim e uma fusão entre história e vanguarda, Berliner traz diferentes revestimentos, cores, assimetrias e texturas para revestir a casa inteira. Os tipos de porcelanato 90x90 cm disponíveis na coleção são Weiss, Sand e Zement.

Quartzites

O porcelanato Mont Blanc, em suas versões polida e retificada, reveste todo o banheiro
O porcelanato Mont Blanc, em suas versões polida e retificada, reveste todo o banheiro (Foto: Portobello S.A.)

O quartzito é uma rocha duríssima, de alta resistência mecânica e diversidade de desenhos. O avanço das tecnologias de mineração ajuda a revelar a beleza dessa pedra ao mundo todo. Em diferentes feiras internacionais de arquitetura, é possível encontrá-la aplicada em revestimentos.

A linha Quartzites une a beleza e rigidez do quartzito à sustentabilidade, durabilidade e versatilidade do porcelanato. O tamanho 90x90 cm fica por conta do Mont Blanc, o mármore da Portobello que pode ser usado para revestir um ambiente inteiro.

High Line

O porcelanato  High Line Rope natural retificado reveste o piso de uma cozinha
O porcelanato 90x90 High Line Rope natural retificado reveste o piso de uma cozinha (Foto: Portobello S.A.)

Artsy

 O porcelanato Artsy Cement natural retificado reveste piso na cozinha 
O porcelanato Artsy Cement natural retificado reveste piso na cozinha (Foto: Portobello S.A.)

Há quem veja a arquitetura como arte. Sendo ou não, a Portobello tem uma linha dedicada a homenageá-la dessa maneira.

A coleção Artsy é a obra do designer que virou artista. Com revestimentos de cor marfim, as superfícies emulam as pedras naturais e o formato dos favos de mel.

No entanto, o brilho luxuoso e toque contemporâneo não apagam a beleza da mistura de cimento, areia e pedra.

Como todo produto autoral, a linha Artsy tem personalidade arrojada. O porcelanato 90x90 cm fica por conta do revestimento Cement. Ele pode ser usado tanto em áreas de lazer quanto em escritórios.

Broadway

Reproduzindo o concreto com toque moderno, o porcelanato Broadway Cement combina com diferentes manifestações artísticas
Reproduzindo o concreto com toque moderno, o porcelanato Broadway Cement combina com diferentes manifestações artísticas (Foto: Portobello S.A.)

Urbana e contemporânea. A linha Broadway traz o concreto para a sua casa, seja nas paredes ou nos pisos.

Seus três tipos de acabamento — natural, polido e EXT — podem se complementar em um mesmo ambiente, criando uma superfície única.

As peças podem ser usadas nos ambientes internos e externos, além do hall de entrada. Tanto o revestimento Lime quanto o Cement estão disponíveis no formato 90x90 cm.

Nord

Nord Cement natural retificado revestindo piso de cozinha
Nord Cement natural retificado revestindo piso de cozinha (Foto: Portobello S.A.)

Buscando influências no design nórdico, a linha Nord homenageia esse estilo e, de quebra, o orientalismo, que influenciou a arte europeia no século XIX.

Com uma nova superfície de concreto e um novo ladrilho com mini estampas gráficas, a coleção representa o minimalismo nórdico, tão em voga.

Embora sem excessos, o design imprime a personalidade local, que transformou vários ícones de mobiliário dos anos 50 em peças atuais.

O concreto foi interpretado em três cores — Ris, Cement e Kaffe — com um movimento no desenho que simula o efeito da luz. Já o ladrilho Zen reinterpreta a minuciosidade e precisão dos jardins japoneses.

A linha Nord serve tanto para áreas externas quanto internas, para o jardim e para a casa toda. Todas as cores de concreto estão disponíveis em porcelanato 90x90 cm.

Mineral

Clássica, a linha Mineral combina com diversos ambientes comerciais e residenciais (Projeto: Portobello S.A.)
Clássica, a linha Mineral combina com diversos ambientes comerciais e residenciais (Projeto: Portobello S.A.)

Um clássico da Portobello, a linha Mineral ganha modernidade com o porcelanato 90x90 cm. Usando a base da cartela de cores da empresa (PB-Tone Portobello), a sua superfície minimalista reflete a luz de maneira única.

No entanto, um produto não se torna clássico à toa. A linha Mineral é atual e urbana, perfeita para compor com diferentes materiais. É também tecnicamente adequada para todas as áreas de uma casa, independentemente do estilo.

Além das residências, a linha Mineral é a escolha perfeita para os ambientes comerciais. Graças à sua cartela de cores, que misturam as tonalidades naturais com a arquitetura urbana, ela se adapta a diferentes tipos de empreendimentos. A sua versatilidade de revestimentos também permite que ela seja empregada fachadas, pisos e paredes.

O porcelanato 90x90 cm da linha Mineral está disponível nas cores Argento, Grafite, Nude e Portland e nos acabamentos natural, polido e EXT.

Dansk

Dansk contrasta com o revestimento colorido das paredes (Projeto: Portobello S.A.)
Nesse exemplo, a cor neutra do porcelanato 90x90 cm Dansk contrasta com o revestimento colorido das paredes (Projeto: Portobello S.A.)

O Coletivo Criativo é uma das iniciativas mais importantes da Portobello. Ao proporcionar a um grupo de arquitetos vindos do Brasil inteiro a oportunidade de viajar e criar produtos únicos, a empresa faz uma cocriação com profissionais que conseguem sintetizar culturas, arquiteturas e comportamentos em uma coleção.

Em 2018, os 21 arquitetos que participaram da viagem do Coletivo Criativo apresentaram na Expo Revestir a coleção Dansk, inspirada na arquitetura e no cotidiano da cidade de Copenhagen.

A linha Dansk (ou "dinamarquês") é inspirada no minimalismo nórdico, que influencia o design e o estilo de vida mundo afora atualmente. As origens da pureza estética, funcionalidade e simplicidade formal são orientais, mas foram modificadas e se transformaram na identidade da região.

O porcelanato 90x90 cm Dansk Cement está disponível nas cores Graphite, Mud, Rope e White e no acabamento natural.

Superquadra

A linha Superquadra leva a Semana de Arte Moderna de 1922 para a sua quadra (Projeto: Portobello S.A.)
A linha Superquadra leva a Semana de Arte Moderna de 1922 para a sua quadra (Projeto: Portobello S.A.)

A Portobello entende a arquitetura como arte e, portanto, não poderia deixar de se inspirar em um dos movimentos artísticos mais importantes da história brasileira.

A Semana de Arte Moderna ou Semana de 22 reuniu artistas que tinham certo descontentamento com o status quo e apresentou diversas vertentes artísticas que renovavam o panorama artístico ocidental na época, como o futurismo e o cubismo. Por isso, se tornou um marco do modernismo.

Entre 11 e 18 de fevereiro de 1922, o Theatro Municipal de São Paulo recebeu apresentações musicais, conferências e exposições de escultura, pintura e arquitetura. O evento contou também com três festivais  de música, dança, declamações de poesia e conferências.

Na arquitetura, o impacto foi menor. O evento só contou com dois profissionais do ramo: o espanhol Antonio Garcia Moya e o polonês Georg Przyrembel. No entanto, a apresentação da vanguarda europeia e o confronto com o conservadorismo vigente influenciaram ao mostrar a importância da inovação e do inconformismo.

A junção de manifestações trouxe formas livres em diferentes campos da arte, que serviram de mote para os traços orgânicos e contemporâneos da coleção Superquadra.

Ao reinterpretar o concreto, uma das matérias-primas símbolos da arquitetura modernista, a linha traz movimento de tons e pequenos pontos impressos aleatoriamente pelo ferro da fôrma, que deixam a proposta ainda mais interessante.

O porcelanato 90x90 cm Superquadra está disponível no acabamento natural e nas cores Concreto, Cru e Zinco.

E por fim, porcelanato 90x90 da linha Brasília

A linha Brasília traz superfícies de porcelanato 90×90 cm que representam o concreto fosco (Projeto: Portobello S.A.)
A linha Brasília traz superfícies de porcelanato 90x90 cm que representam o concreto fosco (Projeto: Portobello S.A.)

"Um olhar contemporâneo sobre as superfícies de concreto aparente na capital federal". É assim que se caracteriza a linha Brasília, outro clássico da Portobello.

Lançada em 2013, a coleção, que leva um revestimento atemporal para os grandes formatos, se atualiza com a inserção do porcelanato 90x90 cm.

A linha Brasília sintetiza a obra-prima de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer no grande símbolo da modernidade e dos 50 anos em 5: o cimento, que é aparente em toda a capital brasileira.

O porcelanato 90x90 da linha Brasília está disponível nos acabamentos natural e EXT e nas cores Cinza e Grafite.

Pronto para escolher o porcelanato 90x90 cm ideal para a sua obra? Então, confira o site da Portobello e tire todas as suas dúvidas!

Foto de destaque: Grandes formatos, como o porcelanato 90x90, ganham cada vez mais espaço na arquitetura brasileira (Foto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Porcelanato 90x90 é uma opção sofisticada ...

Porcelanato 90x90 é uma opção sofisticada para projetos arquitetônicos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies