Menu
Projetos e Obras
Busca

Portobello Eventos

Pluralidade Brasileira

21/10/2019

Em sua terceira edição, a Semana Criativa de Tiradentes atrai pessoas de todo o país.

De todas formas possíveis de descrever a Semana Criativa de Tiradentes, eu arriscaria usar uma palavra em especial: inspiradora!

Nossa equipe da Portobello esteve pela primeira vez no evento, levamos conosco uma convidada muito especial, Patrícia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura, que também fez sua estreia por lá. A chegada em Tiradentes (MG) já enche os olhos, é tudo muito gracioso, uma cidade pacata, cheia de charretes, com ruas lindas de pedras, arborizadas e uma arquitetura barroca de se apaixonar!

Em pé, Patricia, à esquerda, e eu. Sentados, Juliana Simas, Gerente de Marketing, Eduardo Scóz, Gerente de Inovação e Branding, e Danielle Ferreira, da equipe de Marketing

Durante os dias de programação, Tiradentes respira o festival, por todos os lados tem algo acontecendo, são oficinas, lançamentos de livros, palestras, bate-papos e exposições. O desafio é conciliar a agenda para aproveitar cada momento. Ah, além disso, é difícil não se distrair pelas ruas ao avistar um artesanato, uma construção ou aquele detalhezinho de uma simples porta ornada por uma planta, que só quem ama esse universo pode entender.

Os detalhes nas fachadas

Tudo é inspirador!

“Fizemos um trabalho com artesãos e designers o ano inteiro, o intuito é desenvolver um processo criativo. Todo o resultado exibimos aqui no evento, além de oportunizar que as pessoas conversem com os artesãos e designers para entender esse universo. Além de tudo, acaba sendo uma grande experiência”, relatou Simone Quintas, uma das idealizadoras da Semana Criativa, fazendo referência ao projeto “Design Feito à Mão”, uma iniciativa que reúne design, arquitetos e artesãos em uma imersão que resulta em produtos contemporâneos e cheios de histórias.

O trabalho inspirador dos artesãos

Integrantes do Design Feito à Mão compartilharam a experiência emocionante conosco

O Gerente de Inovação e Branding da Portobello, Eduardo Scóz, comandou um talk sobre Inovação Aberta. Dezenas de pessoas prestigiaram o momento para acompanhar uma reflexão sobre o morar, conhecer mais sobre o trabalho realizado em torno do processo criativo da marca, as pesquisas, parcerias, como a empresa lida com a sustentabilidade e macrotendências. Com bastante interação do público, Eduardo, que também é arquiteto, esclareceu várias questões levantadas durante o bate-papo e deixou sua impressão sobre o evento. “Acho espetacular a gente poder criar o que vivemos. Tiradentes é exatamente isso, a verdade do que é vivido está impressa por todos os lados. Isso é muito Brasil. Uma parte muito importante de cada um de nós, brasileiros, tem isso dentro do coração, dentro da sua forma de fazer design e arquitetura”, disse.

Eduardo Scóz recebe o público para um talk

Uma clima despretensioso para um delicioso bate-papo com muita troca de conhecimento

Nos despedimos de Tiradentes repletos de inspiração e impressionados com tudo o que vimos, com a valorização das habilidades das pessoas, com a troca de experiências, com a boa vontade de todos para compartilhar. Para a edição de 2020, uma grande novidade, a inauguração da Escola Criativa, um espaço de vivência e experiência para estudantes de design, designers e artesãos. Não há dúvidas, com tanta dedicação e determinação, será um sucesso!

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Cristiana Terra says:

    Também estava em Tiradentes durante a Semana Criativa e apesar de não ter participado tanto dos workshops, só de estar lá nesse periodo já aguça a criatividade de nós arquitetos em busca de retornar as nossas raízes, valorizar as formas organicas e os produtos naturais.