01.02.2015
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
A escolha certa das flores e plantas para o jardim externo é ideal para compor um ambiente harmônico e fácil de cuidar (Foto: Archtrends)

Plantas para jardim externo – Delicadeza e exuberância

 minutos de leitura
calendar-blank-line
01.02.2015
Veja as dicas a seguir sobre as melhores plantas para jardim externo e quais os cuidados gerais que você deve ter
minutos de leitura

Saber exatamente quais são as plantas para jardim externo é o primeiro passo para cultivar um espaço saudável e bonito na sua casa. 

Algumas espécies precisam de mais tempo de sol, enquanto outras se favorecem com a rega constante, e há ainda aquelas que necessitam de sombra.

Se você deseja começar a montar o seu jardim externo, seja com muito espaço disponível ou apenas uma parede verde, confira as dicas a seguir sobre as melhores plantas para compor esse ambiente. E prepare-se para colocar a mão na massa.

plantas para jardim externo
Jardim externo pode combinar diferentes espécies de plantas, além da horta (Projeto: Revisite.me)

Sol, chuva e espaço disponível

Quando falamos de jardim externo, muitas vezes pensamos que é necessário ter um espaço muito generoso disponível. Mas, na verdade, podemos aproveitar até mesmo um trechinho da varanda ou até mesmo da janela da cozinha.

Depois de decidir exatamente qual seu espaço externo disponível, fique atento onde a luminosidade bate, pois as plantas e flores de áreas externas precisam de luz natural para se desenvolverem.

O ponto seguinte está relacionado à irrigação. A maioria das plantas para jardim externo precisam ser regadas ao menos uma vez no dia. Entretanto, é bom estudar um pouco as espécies para conferir a frequência exata de rega. 

Isso também vale para a relação com a chuva. Se a área onde você mora for muito úmida e chover com frequência, priorize plantas que se adaptam a esse clima. O mesmo vale para o caso contrário.

plantas para jardim externo
As paredes verdes são uma boa opção para jardins externos sem muita área disponível (Projeto: Marcia Meluci)

8 espécies de plantas para jardim externo

A seguir selecionamos oito de uma série de plantas e flores que casam perfeitamente com a área externa e prometem dar mais cor e vida ao seu jardim.

1. Azaleia

As azaleias são plantas muito fáceis de serem cultivadas e o melhor lugar para mantê-las com saúde é fora de casa. 

São muito resistentes e crescem melhor se mantidas em uma meia sombra, para que o solo continue meio úmido. Suas cores variam do vermelho, rosa, roxo, branco e mesclada.

2. Alecrim

Melhor do que enfeitar o jardim é fazer isso ao mesmo tempo em que ele é usado como fonte de matéria-prima para as receitas

Por isso é tão interessante ter o alecrim na lista de plantas para jardim externo. A espécie é muito ramificada e pode alcançar até 1,5 metro, portanto é ideal para locais com vasta área disponível.

3. Crisântemo

O crisântemo é uma flor no estilo campestre que pode ser cultivada com meia luz ou luz direta e gosta de água moderna. É uma excelente opção para embelezar as áreas que normalmente possuem grande visibilidade.

4. Margarida

A margarida é uma flor muito indicada para ambientes externos, por isso não é raro vê-la nos jardins por aí. Sua versatilidade também possibilita que ela seja cultivada em ambientes com muito iluminação natural pelo sol ou em climas mais amenos e frios.

plantas para jardim externo
Plantas mais baixas em conjunto com árvores podem compor jardins mais espaçosos (Projeto: Portobello Shop Ribeirão Preto)

5. Espada de São Jorge

Muito conhecida no território brasileiro, ela é sinônimo de proteção. Além disso, é uma espécie que não necessita de muitos cuidados diários e não precisa ser regada com frequência. 

A dica para que ela se mantenha saudável por mais tempo é manter a terra úmida no verão e espaçar a rega – a cada 20 dias – no inverno.

6. Babosa

A babosa é o tipo de planta que, além de embelezar, tem um fim destinado à medicina natural. É possível extrair o gel da babosa para fazer hidratação nos cabelos, cicatrizar feridas etc.

A espécie se desenvolve em qualquer tipo de solo, mas se adapta melhor em terrenos leves e arenosos. A manutenção é muito básica e a rega deve ser feita de maneira moderada, uma vez por semana.

plantas para jardim externo
As flores lilás e lavanda promovem um belo contraste com folhagens mais claras (Projeto: Hilla Portela)

7. Cravo

Também muito comum dentre as plantas para jardim externo, o cravo é muito fácil de cuidar e tem cores lindas! Ela suporta calor e frio intensos e, depois de plantada, pedirá apenas regas leves e regulares.

É uma grande aposta para jardins com pouco espaço e pode ser intercalada com folhas verdes escuras.

8. Lavanda

Por fim, a lavanda também é uma boa escolha. É uma espécie simples, linda, aromática, e de baixa manutenção. Inclusive, tem a fama de resistir à seca e a ambientes com pouca chuva.

Sua maior atração fica por conta das flores alongadas e perfumadas na cor roxa, que também podem ser utilizadas para embelezar áreas internas.

As flores lilás e lavanda promovem um belo contraste com folhagens mais claras

Cuidados adicionais que devem ser tomados

A manutenção das plantas para jardim externo é fundamental para preservar o espaço. Por isso, atenção à rotina de rega e limpeza.

Caso o jardim seja amplo e você prefira fazer uma rega única, a dica de ouro é fazer isso sempre no período da manhã. 

Isso porque, quando regamos as plantas a partir do meio-dia, a água evapora muito mais rápido. Quando isso é feito à noite, a água permanece na superfície por mais tempo, o que facilita o surgimento de fungos.

É importante ainda manter o jardim limpo com frequência. Por isso, invista em materiais para jardinagem como luvas, regador ou mangueira, ancinho, pulverizador, tesoura de poda, sacho e sarrafo.

Móveis de vime e madeira são ideias para compor parte da decoração dos jardins externos (Projeto: Portobello S.A.)

Para manter as plantas saudáveis, não se esqueça de utilizar adubos e fertilizantes, bem como pesticidas.

Por último – e caso tenha espaço – o jardim pode ser incrementado com móveis decorativos feitos de vime, paletes e outros materiais resistentes a variações do clima. Também é válido incluir algumas pedras naturais para demarcar o caminho ou complementar a decoração.

Agora basta selecionar suas plantas e flores preferidas e começar o projeto do seu jardim externo.

Para criar um ambiente lindo, siga as nossas dicas de decoração de jardim.

(Foto principal: A escolha certa das flores e plantas para o jardim externo é ideal para compor um ambiente harmônico e fácil de cuidar (Projeto: Flavio Machado)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Plantas para jardim externo – Delicadez...

Plantas para jardim externo – Delicadeza e exuberância

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns pelo artigo está muito bom! Vou seguir as orientações para o jardim da minha sogra! Obrigada.

  2. Gosto muito de flores, tenho um pequeno jardim com rosa pés de frutas,gostaria de ter mais espaço tem tantas fores lindas como dália, margarida e o copo de leite que a muito tempo não vejo mais plantado, ele gosta de lugares bem úmido.
    Abraços.

  3. Adorei pois sao plantas q gosto e saber sobre elas foi bom pretendo montar um jardim tenho espaco mas nao sei espalhar as plantas

  4. Boa tarde. Amei as dicas, pois vou presentear minha igreja com um lindo jardim e estava sem nenhuma noção, apenas que queria algo belo.

  5. Tenho um pequeno jardim onde tenho plantada uma pata de elefante. Ela está sozinha e gostaria de uma sugestão sobre o que plantar ao lado dela. Obrigada

  6. Boa tarde
    Gostaria de saber como posso fazer a manutenção no jardim, com grama e pino de ouro.
    Grato pela atenção irineu

  7. Olá, Irineu!
    Muito obrigado pelo comentário, mas infelizmente nós não trabalhamos com manutenção de jardins!
    Nosso Blog procura dicas e tendências para casas, e jardins foi um tópico especial de ideias e sugestões.
    Um grande abraço,
    Equipe Portobello

  8. Olá Maria, tudo bem?

    Infelizmente não podemos lhe responder com propriedade.
    Nosso Blog procura apenas dicas e tendências para casas, e jardins foi um tópico especial de ideias e sugestões.

    Um grande abraço,
    Equipe Portobello SA

  9. Boa noite, para acompanhar a palmeira pata de elefante pode ser plantadas flores da época. Não é aconselhado plantar grama envolta das palmeiras, a decoração deve ser feita com flores da época ou chips de madeira, musgos, brita etc. Isto se deve pelo motivo de que quando feito a adubação a grama impede a passagem de nutrientes, desta forma a palmeira pode apresentar um crescimento ainda mais lento podendo haver também o amarelamento das folhas. Quando existe uma deficiência nutricional a palmeira fica vulnerável a pragas e hospedeiros como a broca que pode até matar a palmeira.
    Mais dicas ou sugestões entre em contato com especialistas na área das palmeiras.
    http://www.recantodepalmeiras.com.br

  10. Ficamos muito felizes que te ajudamos de alguma forma, agradecemos o acesso. Volte sempre, Patrícia!

    – Equipe Archtrends Portobello

  11. Isso mesmo Marlene, continue acompanhando o Archtrends Portobello para mais dicas incríveis!

    – Equipe Archtrends Portobello

  12. Olá Sueli, tudo bem?

    Para lhe oferecer ideias concretas, convidamos você a visitar uma de nossas lojas da rede Portobello Shop. Em nossas lojas, você será atendida por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.

    Confira a unidade mais próxima no link: https://www.portobelloshop.com.br/onde-comprar

    Agradecemos o seu contato!

    – Equipe Archtrends Portobello

  13. Ficamos felizes que tenha gostado, Veronica!
    Volte sempre.

    – Equipe Archtrends Portobello

  14. São realmente incríveis!
    Agradecemos a sua visita. Volte sempre!

    – Equipe Archtrends Portobello

  15. Olá, Jessica. Ficamos felizes em saber que tenha gostado!
    Depois nos conte como ficou!

    – Equipe Archtrends Portobello

  16. Olá Lorany, tudo bem?

    Isso mesmo, essas dicas vão ajudar muito você!
    Agradecemos a sua visita. Volte sempre!

    – Equipe Archtrends Portobello

  17. Olá Priscilla, tudo bem?

    Agradecemos o seu feedback quanto as fotos. Vamos enviar essas informações ao setor responsável para melhorar ainda mais!

    Qualquer coisa ficamos à disposição!
    Obrigada pela visita, volte sempre!

    – Equipe Archtrends Portobello

  18. Olá Cristiane, tudo bem?

    Ficamos felizes que você tenha gostado
    Obrigada pela visita, volte sempre!

    – Equipe Archtrends Portobello

  19. Olá, Fernanda!

    Agradecemos seu feedback e estamos abertos às suas sugestões também.

    Abraços,
    Equipe Archtrends

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies