Menu
Projetos e Obras
Busca

Povoar a casa com plantas traz vivacidade e conforto ao ambiente (Projeto: Fabio Amorosi)

Conteúdo Matérias

Plantas em casa: um guia para dar mais vida aos ambientes

04/08/2022

Confira um guia completo para cuidar de plantas em casa e ter ambientes mais vivos, aconchegantes e com muito bem-estar!

Quem não fica deslumbrado com plantas em casa? Afinal, elas conseguem exprimir vivacidade, cor e aromas por todos os espaços onde estão presentes. Isso vale desde as espécies cultivadas em pequenos vasos até as árvores mais robustas. 

Os benefícios que as plantas trazem para os espaços já são comprovados pela ciência e aprovados por quem convive num ambiente recheado delas. Ar purificado, maior umidade, redução no uso de aparelhos de ar-condicionado e tantas outras vantagens fazem das verdinhas ótimas aliadas na decoração residencial e comercial.

Para ajudar você a entender essa selva de cuidados, espécies adequadas para ambientes internos e externos e outras informações, preparamos este guia. Aprenda tudo sobre a decoração com plantas em casa e dê mais vida aos ambientes!

É essencial entender como cada espécie se comporta em áreas distintas (Projeto: Portobello S.A.)

Confira tipos de plantas em casa para cultivar

Para começar, é bom definir qual será o ambiente que você quer decorar com as plantas. Pode ser tanto interno como externo, ou mesmo os dois.

Plantas ideais para áreas externas

Na linguagem dos jardineiros, as plantas para áreas externas são de sol pleno. Ou seja, elas devem receber boas doses de luz solar para ficarem vistosas e crescerem no seu tempo ideal — elas adoram o verão.

A costela-de-adão é perfeita para ornamentar com imponência as áreas externas (Projeto: Portobello S.A.)

Cacto coroa de frade

Uma planta que exige a troca de vasos conforme cresce, ou se for cultivada em um jardim espaçoso. O motivo é que esse pequeno cacto floresce uma “coroa de frade” imensa em seu topo quando chega em sua idade adulta.

Apesar de levar no mínimo dois anos para que a coroa floresça, vale a pena aprender a ter paciência para ver essa beleza. Enquanto espera, você só precisa regá-lo a cada 20 dias no verão e a cada 30 dias no inverno.

Crisântemo

Não há quem não se surpreenda com o aroma perfumado do crisântemo. A flor libera seu perfume à noite, mas mesmo durante as manhãs e tardes é possível senti-lo. Vale fazer regas periódicas e dedicar um pouco de sombra a essa espécie.

Estrelítzia

Essa planta é conhecida por suas cores vivas e formato muito parecido ao de um pássaro. Tanto que seu nome popular é ave-do-paraíso, contudo, para essa ave mostrar suas asas abertas, ela exige um amplo espaço de cultivo.

Composição de pequenos vasos com as jiboias revitaliza qualquer ambiente, até banheiros
(Projeto: Iaine Carvalho Arquitetura / Foto: Alessandro Gruetzmacher)

Girassol

A clássica flor que vai onde o sol for, com suas clássicas pétalas amarelas em tom bem vivo, desabrocha apenas uma vez ao ano. Sabendo dos cuidados básicos que o girassol precisa, você vai vê-lo aberto na mesma época sempre.

Coleus

O coleus é uma planta delicada e de folhas que precisam de sol pleno para exibirem seus melhores tons. No plural mesmo, porque suas cores fazem um tipo de degradê do centro às pontas.

Há diversos tipos de coleus, então, é só escolher aqueles que enchem os seus olhos de alegria e cultivá-los numa área a céu aberto.

Veja ideias básicas de decoração com plantas

Plantas na varanda

Uma varanda merece o conforto que as plantas trazem. Além do mais, essa é uma área da casa ideal para relaxar, e as espécies aumentam bastante a sensação de alívio.

Ideias simples são capazes de transformar a sua varanda no melhor cantinho da casa. Desde usar pequenos vasos a montar um jardim na parede.

Jardineiras suspensas

As jardineiras são vasos horizontais, tanto na versão para piso quanto para pendurar. Nesta opção de jardins suspensos, elas são bem mais chamativas e otimizam o espaço da sua varanda se o local é compacto.

A Ficus Lyrata é uma espécie amplamente usada no design de interiores. Esta sala de estar prova os porquês
(Projeto: Duda Senna Arquietura)

Vasos no chão

Os vasos podem ser de cerâmica, cimento ou barro. O que vale é combinar a decoração da varanda com a estética deles.

Jardim vertical

Se você quer apreciar as suas plantas em casa “dos pés à cabeça”, invista em um jardim vertical. Eles podem ser feitos de pallets ou adquiridos prontos, fazendo você escolher apenas as plantas e os vasos de pendurar.

 

Plantas que são bastante adaptáveis aos jardins verticais são a jiboia e a samambaia, que ganham mais volume nesse formato de jardim (Projeto: Casa Sua [arquitetura de interiores])

Aprenda ideias ousadas para decorar com plantas em casa

Ousar sempre faz bem para a mente. E as plantas são ótimas companheiras para inovar na decoração de casa. Os cantos mais escondidos e as espécies mais exuberantes são apostas cruciais de um décor arrojado.

Flores exóticas

Orquídea sapatinho

Essa espécie surpreende por seu formato excêntrico que, aos olhos humanos, é parecido com um sapatinho.

Ela pode ser cultivada em meio a jardins ou em vasos, e exige regas a cada três dias. Mas tenha paciência, pois ela floresce apenas no inverno.

Jade vine

De tanta cor, a jade vine parece que é pintada à mão quando floresce. O espaço ideal para essa espécie exótica natural das ilhas Filipinas é um bom vaso pendurado — um jardim vertical cai bem para ela.

Proteia

A proteia tem como marcas registradas as pétalas bem espessas e um porte robusto. O centro dessa flor parece tecido de fios grossos à mão, em tons de branco, verde e rosa. Uma composição de cores que exalta qualquer decoração com plantas em casa.

Kokedama

Se você ainda não conhece a kokedama, vai se apaixonar por essa arte japonesa com plantas. A técnica monta arranjos com musgo e corda de sisal, e mantém a espécie suspensa no local que você quer decorar.

Regas simples e a facilidade de adaptação de diferentes plantas nesse formato de vaso suspenso garantem uma bela decoração (Projeto: Juliana Guarize e Tássia Hoffmann / Foto: Felipe Araújo)

Você pode ousar com várias plantas em casa penduradas no quarto, sala e varanda, escolhendo as espécies adequadas para esses ambientes.

Plantas em lugares inusitados

Plantas em casa não precisam ficar obrigatoriamente em vasos. Elas podem preencher espaços inusitados e dar um clima de muita criatividade para os seus ambientes.

Baldes de metal

Um balde velho em metal pode fazer o papel de vaso para a sua nova planta em casa. Que tal pintá-lo com alguma tinta bem expressiva, como o laranja ou amarelo? Basta fazer alguns furos no fundo dele, antes de plantar, para que a água escorra.

Móveis antigos

Uma escrivaninha, um gaveteiro, um criado-mudo. Talvez você tenha um móvel que não use, e é ele mesmo que serve de espaço para as plantas em casa.

Uma cadeira de balanço antigo ou um armário pequeno podem ser as novas casas para as suas plantas em casa.

Plantas resistentes ao calor e ao frio como a espada-de-são-jorge e a estrelícia garantem um tom robusto aos ambientes (Projeto: Portobello S.A.)

Escadas

Nessa aposta de decoração com plantas em casa, você tem as opções de decorar degrau por degrau ou mesmo usar uma antiga escada de madeira como suporte.

No décor feito nos degraus, as plantas podem ficar em vasos e serem distribuídas conforme o seu gosto. Contudo, priorize também a segurança e a ergonomia da área.

Já no estilo e decoração que usa uma escada antiga, você pode encostá-la em um canto de casa e decorá-la conforme o item permite. Se os degraus forem largos você pode usar vasos; já se forem estreitos, poderá pendurar arranjos neles.

Caixotes

Caixas de madeira que são encontradas em feiras livres rendem ótimos lugares para acomodar as suas plantas em casa. 

No mais, a combinação da madeira das caixas com a natureza de cada espécie traz um resultado perfeito nesse estilo de décor inusitado.

Ao optar por madeira, apenas cuide para que as caixas sejam protegidas da água, portanto, envernize-as
(Projeto: Portobello S.A.)

Descubra como decorar a casa com flores

Arranjos com flores e frutas

Essa é uma decoração clássica de grandes eventos, que deve ganhar mais espaço dentro da sua casa.

Tome a precaução de usar frutas naturais e direto no seu próprio galho, como tangerinas, maçãs e laranjas. Elas poderão ficar por lá até serem consumidas.

Arranjos com várias flores

Fazer arranjos com flores é mais uma ideia criativa para esbanjar a beleza das plantas em casa. Tulipas e orquídeas fazem as vezes nesse modelo de decoração, com suas cores atrativas.

Esses décors vivos ficam clássicos em vidros ornamentados e modernos em formatos longos e lisos. Quando o arranjo acompanha a peça e vice-versa, é o casamento perfeito.

Flores secas

Ramos de trigosA vantagem de usar flores secas na decoração com plantas em casa vai além da estética que mostra a ação inevitável do tempo.

Usar alguns ramos de trigo secos cai muito bem com esse tipo de décor que pode ser feito manualmente por você. Basta escolher as flores e ramos que te agradam mais, montar os arranjos e decorar a casa.

Saiba quais são os principais cuidados para manter plantas em casa

Uma pá e um sacho para jardinagem são essenciais (Projeto: Portobello S.A.)

Para garantir as florações na época certa, folhas vistosas e plantas sem pragas, você deve seguir alguns cuidados básicos em cada estação.

Confira algumas dicas para deixar as suas plantas sempre lindas:

  • Cactos e suculentas podem ficar por mais tempo sem regas — atente-se para as espécies que preferem sol pleno, meia sombra e sombra total;
  • Mude as plantas de lugar conforme a posição do sol muda durante as estações do ano — assim, elas receberão luz na medida certa;
  • Prepare um bom adubo para a terra, com misturas orgânicas que podem incluir alimentos vegetais em decomposição;
  • Adube cada espécie com o composto adequado para ela e para o objetivo — crescimento, fortificação, floração;
  • No inverno, remova ou proteja as plantas que gostam de sol das áreas que ficam muito expostas ao frio;
  • Remova as folhas secas das suas plantas em casa, pois elas devem dar espaço para as novas;
  • Faça podas nas espécies que crescem muito além do que o seu espaço pode comportar;
  • Tenha um kit de jardinagem para cuidar sempre das suas plantas;
  • No verão, cuide para que o sol não queime as suas plantas;
  • Também no verão, aumente as regas, mas sem encharcar a terra.

Cultivar plantas em casa também inclui fazer a sua própria horta. Apesar de não ser estritamente decorativa, ela garante um bom visual e ótimos sabores. Seu cultivo particular pode ficar na cozinha ou em áreas externas. É só escolher os temperos, e claro, não se esquecer de suas espécies decorativas.

Descubra como fazer a sua mini-horta em casa ou no apartamento e desfrutar de ótimos sabores!

Imagem principal: Povoar a casa com plantas traz vivacidade e conforto ao ambiente (Projeto: Fabio Amorosi)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *