30.05.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
pitti_uomo_93

Pitti Uomo 93: saiba tudo o que rolou na primeira semana de moda do mundo

calendar-blank-line
30.05.2018
Conheça neste post o Pitti Live Movie, o evento que tomou conta das ruas de Florença durante o Pitti Uomo 93 e apresentou as novas tendências do design e da moda masculina.
minutos de leitura

Conforme vimos anteriormente, no nosso post sobre o Pitti Uomo 92, duas vezes ao ano a cidade de Florença, na Itália, recebe o maior evento de moda masculina do mundo. Com uma edição em janeiro e outra em junho, a capital da Toscana recebeu o Pitti Uomo 93 entre os dias 9 e 12 de janeiro de 2018. Venha conferir as tendências lançadas!

pitti_uomo_93_cinema
Pitti Live Movie inspirado nas telas de cinema (Foto: reprodução site Pitti Immagine Uomo)

O Pitti Uomo, assim nomeado por ter como palco o Palazzo Pitti nas suas primeiras edições, é um evento muito importante por ser o ponto de partida da moda. Reúne marcas, empresas, compradores, jornalistas, influenciadores e visitantes do mundo inteiro, abrindo todos os anos as semanas de moda masculinas.

Como a moda exerce grande influência em outras áreas, como a arquitetura e o design, as tendências lançadas em Florença na primeira semana de janeiro ecoam ao redor do mundo, e esse ciclo sempre se repete.

O tema da recente temporada — Pitti Live Movie — tomou conta da Fortezza da Basso (atual local do evento) com o nascimento de um verdadeiro distrito de cinema, incluindo blockbusters, filmes, pôsteres e tapete vermelho.

Ao caminhar pelas vias luxuosas que comportam as vitrines das grandes marcas, não pude deixar de notar os “cenários” criados para atrair os olhares dos homens do evento. As lojas pareciam passarelas, com elementos e cores que remetiam ao tema do Pitti Uomo 93 — cinema — com muito uso de spots para iluminação e combinações ousadas que recordam a identidade de cada grife.

fortalezza_basso
Fortezza del Basso durante o Pitti Uomo 93 (Foto: reprodução site Pitti Immagine Uomo)

As temporadas de Pitti mudam o clima da cidade. As grifes mais renomadas preparam suas vitrines e criam expositores surpreendentes voltados ao público masculino. Há também intervenções de moda em espaços históricos — diversas marcas se apropriam de museus e galerias para seus desfiles e apresentações.

vitrine_pitti_Uomo
A grife Salvatore Ferragamo ''brincou'' com uma paleta referente à cor escolhida para Pantone no ano de 2018 (Foto: Luiza Vegini)
vitrine_hermes_pittiUomo
Vitrine da grife Hermès com a criação de um cenário fascinante e utilização de spots para iluminação (Foto: Luiza Vegini)

Em relação à conexão da moda com a história, o evento que mais chamou a atenção durante essa edição do Pitti foi, com certeza, a instalação de vídeos do artista Felice Limosani no David de Michelangelo, uma das estátuas mais importantes do planeta.

As imagens que “cobriram” o herói bíblico foram marcadas pelos tecidos da empresa têxtil italiana Lanificio Luigi Ricceri. A ideia principal? Mostrar que a arte também é criada dentro das fábricas, onde inspiração artística e artesanato se encontram diariamente.

braço_tecido
Quando o trabalho artesanal encontra a arte e um pedaço da história (Foto: reprodução site Huffington Post)
michelangelo
David de Michelangelo recebendo a projeção de imagens (Foto: reprodução Instagram Felice Limosani)

Para entender um pouco melhor sobre as tendências lançadas durante os desfiles e os cliques de street style, nada melhor do que trocar ideias e opiniões com um profissional do meio da moda, certo?

Conversamos com Carina Perocco, graduada em International Fashion Business pelo Polimoda. Atualmente, ela trabalha em um showroom de moda fiorentino que revende marcas exclusivas.

Carina nos trouxe uma leitura das novas tendências e começa explicando um pouco sobre o estilo dândi:

Quando falamos sobre moda masculina, homens bem-vestidos e Pitti Uomo, é quase inevitável não usar a palavra ‘dândi’ (dandy, em inglês), que é marcada pelos homens que levam a moda e o jeito de se vestir a sério”.

Carina continua: “Os homens dândi dessa temporada abusaram de matérias quentes, que remetem ao aconchego e luxo, como veludo, linho, flanela e lã. Já em relação às estampas mais vistas, o quadriculado com estilo inglês tomou conta. O apelo ao conforto e mistura de combinações despojadas com acessórios luxuosos personalizados estão sendo cada vez mais usados, como tênis e mochilas nas suas mais variadas formas”.

vitrine_prada
Vitrine da grife Prada em Firenze, voltada especialmente para o público masculino, com a grande tendência da moda que remete ao conforto (Foto: Luiza Vegini)
vitrine_gucci
O conforto e o luxo se encontram na vitrine da marca Gucci (Foto: Luiza Vegini)

“O Pitti é sempre um local para grandes anúncios e lançamentos do mundo da moda. Atualmente, diversas marcas aproveitam o evento e levantam a causa da sustentabilidade e da conscientização. Vimos também um aproveitamento de material de arquivo, quando as grifes trazem uma pegada retrô, reciclando designs do passado”, conclui Carina.

looks_masculinos
Os looks de street style com muito veludo, lã, estampas quadriculadas e um mix entre luxo e conforto
moda_masculina
Looks de street style (Foto: reprodução site GQ)
homens_Pitti_Uomo93
Os orientais trazem um pouco de modernidade para o estilo clássico de se vestir dos italianos (Foto: reprodução site GQ)
moda_tons_terrosos
Muitos tons terrosos. Algum palpite para cor Pantone 2019? (Foto: reprodução site GQ)

Das lojas aos museus, dos corredores da Fortezza às ruas fiorentinas, a cidade inteira respirou durante uma semana um turbilhão de novidades.

Ano após ano, algumas tendências lançadas vão se repetindo e ganhando cada vez mais força. Mesmo sem perceber, vamos nos habituando com o que é visto com grande frequência no mercado e as inovações vão tomando conta da arquitetura, da moda e do design.

Gostaram das novidades para o inverno 2019? Já estamos ansiosos para as tendências que nos aguardam no Pitti Uomo 94!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Pitti Uomo 93: saiba tudo o que rolou na prim...

Pitti Uomo 93: saiba tudo o que rolou na primeira semana de moda do mundo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies