21.06.2017
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
pisos que imitam madeira

Conheça as 5 melhores opções de pisos que reproduzem madeira

 minutos de leitura
calendar-blank-line
21.06.2017
minutos de leitura

Pisos de madeira são encantadores, certo? Deixam o ambiente confortável, bonito e charmoso.

Entretanto, a retirada da madeira é uma atividade com alto impacto para o ambiente, em função tanto da extração da madeira (legal ou ilegal) quanto das atividades industriais, tendo em vista a poluição e os resíduos gerados.

Resumidamente, os danos do desmatamento são alterações nos ciclos de chuva, na movimentação de ar, na temperatura terrestre e na concentração de CO², além da diminuição da qualidade do solo, impactos nos recursos hídricos e desequilíbrio da biodiversidade.

O piso de madeira maciça deixou de ser uma opção vantajosa, principalmente por não ser uma alternativa sustentável, mas também por representar um custo elevado na obra ou reforma e por impor dificuldades na conservação e limpeza diária.

A solução para continuar aproveitando a beleza do material é apostar em outros tipos de pisos e revestimentos que simulam as características típicas da madeira, e ainda complementam com outros benefícios, como durabilidade e resistência, sem perder a elegância e o requinte.

Quer saber qual escolher entre os pisos que imitam madeira? Separamos 5 opções que podem ser utilizadas em diversos ambientes. Confira nosso post e fique por dentro!

1. Piso vinílico

Também conhecido como piso de PVC, o piso vinílico é fabricado a partir de matérias-primas derivadas do petróleo (eteno) — elementos do PVC —, resinas vinílicas e minerais. O resultado são pisos muito variados, resistentes e levemente flexíveis, que podem ser encontrados em formato de placas, réguas e mantas.

Existem também várias texturas, padrões e cores, incluindo desenhos que imitam tábuas de madeira, pedras, mármore e concreto, por exemplo. A versatilidade permite combinações com todos os estilos, podendo facilitar as escolhas para qualquer ambiente interno.

Entre as vantagens do piso, estão a facilidade de limpeza e propriedades acústicas e térmicas. O piso possui alguns tipos ideias para cozinhas e banheiros, outros indicados até para paredes. A única ressalva é em relação à exposição ao sol e ao contato por muito tempo com água, não sendo apropriado para áreas externas.

2. Porcelanato

Existem tipos de porcelanato para usar em toda a casa, podendo ser usados até em bancadas e mesas. Se você busca a estética da madeira, o porcelanato amadeirado garante espaço na decoração e no design.

As peças de porcelanato conferem ao ambiente as qualidades esperadas para um excelente revestimento: alta resistência, durabilidade, versatilidade e praticidade. Por isso, o porcelanato é considerado a cerâmica com as melhores características estéticas e técnicas.

O efeito do porcelanato é um dos mais fiéis à beleza natural da madeira. As coleções mais atuais conseguem reproduzir com perfeição as características de coloração e de textura de qualquer matéria-prima.

As peças podem proporcionar aspectos mais rústicos ou mais sofisticados, de acordo com a linha escolhida, com textura mais natural ou mais polida, por exemplo.

Com a instalação correta, o porcelanato pode ser utilizado em todas as áreas, desde quartos e salas até áreas molhadas ou externas — como banheiros, proximidades de piscinas e áreas de serviço —, por ter baixa absorção de água e por algumas peças possuírem coeficiente de atrito mais alto.

Tudo isso aliado a preços acessíveis, facilidade de limpeza, pouca manutenção e instalação prática e rápida.

O porcelanato fornece um visual ainda mais parecido com os pisos de madeira, visto que apresentam rejuntes muito discretos e podem ser encontrados em peças de vários formatos, simulando tábuas, por exemplo.

pisos que imitam madeira

3. Carpete de madeira

O carpete de madeira é um piso normalmente bem mais fino que o piso de madeira maciça e outros revestimentos. Ele é composto por chapas finas de madeira natural, que são prensadas sobre uma base de madeira processada — MDF, compensados e similares.

O formato de carpete é devido ao sistema de encaixe das réguas, formando um sistema de piso flutuante, que pode ser colocado sobre outros pisos frios.

As vantagens desse tipo de piso são o preço mais barato e a facilidade de instalação. Os carpetes são indicados, principalmente, para ambientes mais reservados, como quartos e closets, em função do barulho causado ao caminhar sobre ele. Além disso, o material é menos durável que os outros.

4. Piso laminado

O piso laminado chegou como uma opção mais vantajosa que o carpete de madeira.

Ele é formado por quatro camadas de materiais derivados de madeira. A camada superior é a que confere o acabamento e a proteção, logo abaixo está o laminado decorativo, o compensado de alta densidade (substrato, como MDF e PVC) e, por fim, o balanço, que estabiliza todo o conjunto.

O resultado é um piso que não desgasta com facilidade, mais resistente e duradouro que a própria madeira. A instalação é prática e simples, o piso já pode ser usado um dia após a aplicação e exige cuidados fáceis para o cuidado diário. A limpeza pode ser feita apenas com uma vassoura e, posteriormente, com um pano úmido e sabão neutro.

A desvantagem desse revestimento é que o visual final pode não ser tão semelhante ao piso natural, apresentando uma aparência mais artificial.

pisos que imitam madeira

5. Piso cimentício

Com a ajuda da tecnologia, o piso cimentício também oferece diversos padrões e estampas, algumas delas imitam madeira com aspecto bem natural. A aplicação desse revestimento valoriza o conceito rústico e artesanal dos ambientes, além de ressaltar a conexão com a natureza.

No processo de fabricação, o concreto é colocado em formas que simulam o formato natural de tábuas de madeira, logo em seguida, com a peça já seca, produtos e tintas são aplicados para simular nuances da madeira maciça.

Como a matéria-prima é o concreto, o piso se torna extremamente durável e resistente, exigindo poucos cuidados com limpeza e manutenção. Também apresenta facilidades na hora da instalação.

O piso pode ser aplicado em áreas internas e em áreas externas. Do lado de fora, a aplicação já é bastante utilizada, uma vez que o piso resiste a fatores climáticos e à exposição solar, além de ser resistente ao escorregamento e apresentar propriedade atérmica.

Nas áreas internas, o revestimento cimentício tem garantido lugar como elemento decorativo personalizado, sendo aplicado em paredes e em detalhes, além de ser utilizado como piso.

A escolha do piso é muito importante para conferir aos espaços estilo e charme, bem como conforto e segurança. Por isso, avaliar bem o ambiente e as características de cada piso é fundamental.

Os pisos que imitam madeira reproduzem o material nobre com primor e combinam com vários itens decorativos, sem contar com o conforto e o requinte que transmitem ao espaço.

Eles ajudam a fortalecer tendências como a combinação madeira e cimento, o uso de madeira em áreas externas e varandas e a aplicação do material em espaços mais sérios — escritórios e consultórios, por exemplo.

Se inspirou com a matéria? Compartilhe este post nas suas redes sociais para inspirar outras pessoas!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Conheça as 5 melhores opções de pisos que ...

Conheça as 5 melhores opções de pisos que reproduzem madeira

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Preciso de um piso q imite tábuas de madeira mas que seja atérmico e anti derrapante pra deck de piscina. Gostaria que me enviassem qual o piso adequado, foto do mesmo e preço. O destino é na Bahia, Arraial d’Ajuda. Tenho urgência pq a obra já está em andamento. Agradeço e aguardo. Maria Helena

  2. Ola, procuro por um revestimento de parede, ou piso que pareca com madeira de demolição, sem ser madeira de verdade ou piso cimenticio, olgo que seja mais leve. Para revestir a parede lateral e encima de um jardim vertial, ( em um corredor, com pouca chuva/luz solar), revestir uma floreira em uma rampa externa, Fazer uma parede como detalhe em um corredor externo de uns 3m ( com pouca chuva/luz solar). Se tiver alguma sugestão agradeço e aguardo resposta.

  3. Olá, Maria Helena!

    Nesse caso, recomendamos você entrar em contato com a loja Portobello Shop mais próxima de você. Clique aqui e digite Arraial d’Ajuda.
    Você também pode falar com nossos atendentes do SAC: 0800 648 2002 / Atendimento • 08:00 - 17:00

    Boa obra!
    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies