Menu
Projetos e Obras
Busca
Decoração para Lofts

Conteúdo Matérias

Conheça as melhores opções de pisos e revestimentos em lofts

01/12/2017

Saiba como aplicar pisos e revestimentos na decoração de um loft da melhor maneira possível!

Modernos e urbanos, os lofts vêm se tornando o tipo de habitação favorito de uma população globalizada e de espírito jovem. O ambiente, que tem como objetivo “unir o útil ao agradável”, apresenta características-chave e demanda profissionais especializados para o planejamento e decoração.

Quer saber como atender a esse perfil tão particular de clientes? Selecionamos as melhores opções de revestimento em lofts para ajudar você a dar um up no seu projeto.

Tenha uma ótima leitura!

As particularidades da decoração de lofts

 

Linha Workshop Desert – Portobello

A popularidade dos lofts é justificada historicamente. Ao longo dos anos, a arquitetura e a construção passaram por diversas mudanças que refletiram (e continuam refletindo) o estilo de vida do ser humano.

A interação do homem com o seu entorno mudou muito de um tempo para cá, suas necessidades foram alteradas e o modo de viver se torna cada vez mais prático e funcional. Isso fez com que arquitetos reinventassem conceitos, se abrindo a novas tendências.

Devido a um estilo de vida moderno, que traz o crescimento desenfreado das cidades e o consequente aumento da especulação imobiliária, o conceito de moradia precisou ser repensado. Esse tipo de apartamento tem suas peculiaridades e demanda um estilo de decoração específico.

A questão principal é o seu espaço e de que forma é possível harmonizar os diversos ambientes que funcionam dentro de um só. Em um loft, não existem divisórias para os cômodos (exceto o banheiro). Sala de estar, quarto, escritório, cozinha e sala de TV estarão integrados em um único espaço físico.

Sabendo disso, é preciso encontrar um equilíbrio. Já que os ambientes não são separados, imagine como o apartamento pareceria bagunçado se fossem instalados vários pisos diferentes, por exemplo?

Para evitar essa “confusão” visual, você pode seguir um padrão na decoração. Uma boa dica é escolher o piso e os revestimentos cumprindo um mesmo estilo em todo o projeto.

Outra questão é que, no loft, grande parte da casa estará à vista para as visitas. Não dá para acumular a bagunça em um quartinho, por exemplo. Que tal então colocar o máximo possível de armários? Avalie a demanda por espaço a fim de abrigar quaisquer objetos que não ficariam tão bem expostos.

A circulação também deve ser pensada com atenção. É importante selecionar alguns móveis-chave que sirvam como uma espécie de divisória entre duas áreas distintas — mas tome cuidado para que o local não fique muito cheio e carregado.

Por exemplo: um sofá pode ser usado para criar o limite entre a sala de estar e a cozinha. Prateleiras vazadas também são ótimas opções, já que decoram os dois lados ao mesmo tempo.

Revestimentos com cores suaves

Linha Silos - Portobello

Linha Silos – Portobello

Agora que sabemos que manter um padrão de cor é importante na hora de decorar um loft, existe ainda um outro ponto que merece atenção: é necessário gerar um padrão de tons capazes de passar a sensação de amplitude. As cores claras ajudam a trazer equilíbrio e suavidade e criar esse efeito.

O porcelanato é uma ótima opção para compor o seu projeto, já que é possível encontrar uma grande variedade de tonalidades suaves. O modelo polido é perfeito para essa paleta de cores.

Uma das suas características é que o revestimento reflete a luminosidade, proporcionando um efeito arejado e iluminado ao loft — além de representar sofisticação e requinte.

Peças com estilo industrial

Linha Silos – Portobello

Definir um estilo para o projeto de decoração já ajuda muito a selecionar os pisos e revestimentos em lofts, pois isso segmenta a escolha. A vertente industrial é uma das queridinhas dos clientes, uma vez que está relacionada à época em que os lofts se tornaram tão populares.

Como já mencionamos, os lofts começaram a surgir em um momento no qual o estilo de vida dos cidadãos estava passando por várias mudanças. Não existia mais apenas aquele padrão de “família americanizada”. As pessoas estavam se tornando independentes e, como consequência, visavam a praticidade e a redução de despesas.

Em 1950, especificamente em Nova York, a população começou a habitar locais que antes funcionavam como minigalpões, fábricas desativadas, frigoríficos e garagens. Em geral, não havia a preocupação de reformar a estrutura ou adaptá-la aos padrões de residência da época, ou seja, o costume era preservar a característica industrial.

O tempo passou e o estilo ficou popular à medida que foi alcançando a elite americana. Você sabia que, hoje em dia, um loft em Nova York custa cerca de um milhão de dólares?

Para reproduzir a decoração industrial em seu projeto, aposte na reprodução do efeito “desgastado” dos revestimentos de lofts americanos. Ótimas opções são o porcelanato cinza, as paredes de tijolinhos, o cimento queimado, a tubulação à mostra, as janelas bem amplas e os materiais como madeira, ferro e vidro.

Opções de acabamento para estilo rústico

Decoração para Lofts

Linhas Concreto Grafite Natural e Steel Corten Mate – Portobello

O estilo rústico também combina muito com lofts, lembrando aquelas “casas na árvore” muito comuns nos Estados Unidos.

A principal opção de revestimento para decorar um loft rústico é a madeira. No entanto, ela pode apresentar custos elevados e demandar uma manutenção mais trabalhosa. A boa notícia é que existem alternativas que trazem o mesmo visual de forma econômica, prática, ecológica e sem dores de cabeça no futuro. São os porcelanatos que reproduzem madeira.

Na tendência rústica, é possível usar o porcelanato amadeirado em todo o acabamento. Isso reforça ainda mais aquela sensação de casa na árvore e de contato com a natureza, mesmo que em meio à cidade grande. Você pode fazer isso usando tons e texturas diferentes na escada e na parede, por exemplo, contrastando com uma área mais clara que pode receber plantinhas.

A madeira cai bem quando colocada em oposição a cores como o branco. Os tijolinhos também podem ser utilizados nas paredes, sendo uma das referências mais marcantes do estilo.

Agora que já conhece as melhores opções de pisos e revestimentos em lofts, você acredita que está preparado para dar o próximo passo em seu projeto?

A Portobello disponibiliza um canal de atendimento com profissionais prontos para tirar qualquer dúvida! Que tal bater um papo com a gente?

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *