Coleção

Piso para apartamento: 10 dicas de como renovar o seu

Todo mundo sonha em ter seu próprio cantinho, não é mesmo? No entanto, após a conquista, começam a surgir dúvidas como qual revestimento deve ser escolhido. Para que a sua decisão seja tomada de forma correta e você não se arrependa depois, preparamos 10 dicas para escolher o melhor piso para apartamento. Antes de tudo,(…)

Todo mundo sonha em ter seu próprio cantinho, não é mesmo? No entanto, após a conquista, começam a surgir dúvidas como qual revestimento deve ser escolhido. Para que a sua decisão seja tomada de forma correta e você não se arrependa depois, preparamos 10 dicas para escolher o melhor piso para apartamento.

Antes de tudo, é preciso fazer um levantamento de todos os costumes e necessidades de quem mora no apartamento. A presença de idosos, crianças e animais de estimação, por exemplo, pode alterar completamente o projeto, que deve ser seguro e funcional, para evitar qualquer tipo de acidente que o piso para apartamento possa causar.

piso para apartamento

Sendo assim, vamos a primeira dica, que também é a mais importante.

1. Faça um planejamento

Sem uma lista de todo o material a ser comprado, você pode se perder e até gastar o dobro do valor necessário. Verifique as necessidades de cada cômodo, pesquise e adquira materiais duráveis em lojas onde houver o melhor custo benefício.

2. Defina as características do local

Pense onde o piso para apartamento será instalado. É um local com grande tráfego de pessoas? Tem contato direto com a umidade? Esclarecer esses fatores vai evitar possíveis arrependimentos e gastos de dinheiro sem necessidade.

Também é preciso definir o estilo do local a ser reformado. Se será moderno, despojado, clássico ou rústico. A escolha influenciará diretamente na escolha do material, que pode ser do tipo que reproduz a madeira, o mármore ou a pedra, por exemplo.

piso para apartamento

3. Defina o tamanho do porcelanato

Verifique se as peças terão 60×60 cm, 90×90 cm, ou até 100X300 cm. Isso influenciará na amplitude do espaço e na quantidade de peças que serão colocadas. Se o apartamento for pequeno, o ideal é optar pelo mesmo revestimento em todos os cômodos.

Além disso, os acabamentos ainda podem conferir um ar de elegância ao projeto final. Todos os porcelanatos e cerâmicas produzidos na Portobello oferecem o rodapé, que dá sequência e uniformidade na aplicação do piso para apartamento.

piso para apartamento

4. Porcelanato com brilho ou sem brilho?

Os porcelanatos estão disponíveis no mercado com diversas opções de acabamento. Por este motivo, é importante verificar qual é o efeito esperado com a utilização deste material. Os porcelanatos esmaltados recebem uma camada de esmalte por cima da massa com o desenho desejado. Quanto mais brilhantes, mais escorregadios eles são.

piso para apartamento

Já o porcelanato natural é bastante resistente e pouco escorregadio, e por isso pode ser usado em áreas comerciais e residenciais. Sua superfície mate ainda torna o ambiente aconchegante.

piso para apartamento

5. Verifique o PEI

Também é preciso prestar atenção à resistência da superfície. Os produtos são qualificados por categorias relacionadas ao tráfego de pessoas e à abrasão, ou seja, o desgaste da peça. Para isso, as peças são classificadas de acordo com o seu PEI, resistência ao desgaste de superfície esmaltada. Para cada tipo de uso, há um PEI recomendado e essa informação quem fornece é o fabricante do produto.

Os pisos para parede recebem a denominação RI (Revestimento interno). Os pisos recebem as denominações RE (Residencial) e CL (Comercial leve).

piso para apartamento

6. Contrate um profissional especializado

Para garantir que os as peças de pisos para apartamento não sejam desperdiçadas e a obra saia do jeito que você planejou, é preciso contratar um bom profissional. Se você não conhece bem o trabalho da pessoa que está contratando, visite outras obras que ele tenha feito e converse com antigos e clientes. Lembre-se que ele ficará um bom tempo dentro de sua casa. Portanto, é fundamental que seja um profissional especializado e de boa índole.

7. Escolha uma argamassa de boa qualidade

Para assentar porcelanato é importante utilizar uma argamassa de boa qualidade. O produto também deve ser próprio para a colocação de porcelanato. Isso aumentará a durabilidade da aplicação e evitará dores de cabeça no futuro.

8. Compre mais peças do que o necessário

Toda obra exige manutenção, já que pode ocorrer de alguma peça quebrar ou sofrer danos. Por este motivo, a recomendação é que sempre se compre cerca de 10% a 20% a mais do produto para ter estoque no futuro. Em geral, há uma diferença de cores de um lote para outro, mesmo sendo o mesmo modelo de piso.

piso para apartamento

9. Preste atenção ao rejunte

O rejunte une as peças e preenche os vazios das juntas de dilatação entre os porcelanatos. Ele ainda tem o papel de proteger as quinas das peças e evitar possíveis quebras. O ideal é escolher um rejunte indicado pelo fabricante. Se a intenção é conseguir um aspecto de uniformidade no piso, também é importante que a tonalidade do rejunte seja próxima à do piso.

piso para apartamento

10. Preserve o piso antigo

Mas pode ser que a troca de todo o piso para apartamento esteja fora de cogitação. Se você adquiriu um imóvel usado e pretende dar uma repaginada no visual, sem toda a quebradeira e sujeira que uma reforma comum causa, opte pelo porcelanato Extra Fino. Eles podem ser instalados por cima do piso antigo, encaixados ou colados, de maneira prática e funcional. Só é preciso assegura-se de que o nivelamento do chão está em perfeito estado.

piso para apartamento

Linhas de piso para apartamento

Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil se decidir pelo melhor piso para realizar a reforma do seu apartamento, não é mesmo? Para facilitar ainda mais essa tarefa, selecionamos abaixo algumas linhas que podem fazer toda a diferença na sua nova decoração.

Coleção Les Roches

Uma curadoria de rochas de diferentes partes do mundo inspirou a Coleção Les Roches. O Onyx de origem calcária, típico do território italiano e com tons brunos e dourados, foi reproduzido em porcelanato nos acabamentos polido e natural. A Opale é um mineral com grande quantidade de água na composição, que resulta em um efeito de translucidez e profundidade que provoca a difração da luz em diversas cores.

piso para apartamento

piso para apartamento

Linha White Home

No caso dos banheiros, área de serviço e cozinha, por exemplo, você tem que aplicar no chão um revestimento com textura diferenciada. Com menos brilho e menos escorregadio.

Parede branca com inúmeras possibilidades de composições com outros materiais em ambientes de cores e estilos variados. Essa é a proposta da Linha White Home.

piso para apartamento

piso para apartamento

Como o porcelanato é extremamente resistente aos líquidos e gorduras, é perfeito para esses ambientes, pois facilita a limpeza.

Linha Modern

A Linha Modern é um Pantone neutro em superfícies brilhantes. Em versão monoporosa é específica para paredes.

piso para apartamento

piso para apartamento

Linha Ecowood 2.0

Uma proposta interessante para o piso do apartamento é a Linha Ecowood 2.0. Reprodução perfeita de madeira de demolição vinda de Minas Gerais. A coleção supera sua versão anterior, em formatos, superfície e design, mas conserva suas raízes e vai deixar as pessoas apaixonadas novamente.

piso para apartamento

piso para apartamento

Linha Lamina

A Linha Lamina é um revestimento tipo porcelanato com alta tecnologia e espessura reduzida. Ideal para reformas rápidas e sobreposição de revestimentos em pisos, paredes, fachadas, decoração de interiores, e para o uso criativo em mobiliários. Placas de até 300×100 cm, com espessura de 3,5 mm que ampliam as perspectivas de design e arquitetura.

piso para apartamento

piso para apartamento

Quer mais inspirações de piso para apartamento? No site da Portobello, você encontra todas as peças que mostramos no post.

Até mais!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • CLEACI FERREIRA MARTINS says:

    Boa noite!!
    Adorei as dicas para renovação dos ambientes mas, o meu maior problema é qual revestimento devo usar nas paredes da minha casa pois, gostaria se sanar o problema de umidade colocando azulejos nos quartos corredores e sala somente até o meio da parede.
    A metragem seria de 55m(metro quadrado).

    Atenciosamente,
    Cleaci

    • Equipe Portobello says:

      Olá Cleaci, tudo bem?

      Para lhe oferecer idéias concretas, convidamos você a visitar uma de nossas lojas da rede Portobello Shop. A Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.
      Nossas lojas também oferecem, formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica.
      Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshop e encontre a loja mais próxima de você.

      Continuamos à disposição

      Grande abraço,
      Equipe Portobello SA