09.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Piscina com borda infinita no campo (Projeto: Daniele Garibaldi)

Piscina de borda infinita: o que é, quais os tipos e inspirações

 minutos de leitura
calendar-blank-line
09.12.2022
A piscina de borda infinita já foi sinônimo de luxo em hotéis à beira-mar e cabanas no campo. No entanto, esse sonho já é possível na casa de muitos brasileiros, saiba como
minutos de leitura

A evolução da arquitetura e engenharia nas últimas décadas permitiu que algumas técnicas construtivas e modelos pudessem ganhar espaço no lar de muitas pessoas. Foi o que aconteceu com a piscina de borda infinita.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Ela é sinônimo de luxo e modernidade. Porém, é possível tê-la em ambientes além de hotéis cinco estrelas. Casas na praia ou chalés privados na montanha se tornam ainda mais aconchegantes quando possuem esse tipo de piscina em sua área de lazer.

No entanto, sua construção é complexa e demanda conhecimento técnico apurado. Por isso, é importante escolher bem a equipe ou profissional que cuidará do projeto.

Mas, afinal, o que caracteriza a piscina de borda infinita? Existe apenas um modelo? E como são construídas? Neste conteúdo vamos tirar essas e outras dúvidas. 

O que é piscina de borda infinita? 

piscina com borda infinita nas montanhas
Projeto de piscina nas montanhas aproveitando a paisagem ao redor (Projeto: Augusto Busato)

A piscina de borda infinita conta com uma técnica de construção na qual uma ou mais bordas transmitem a sensação de continuidade no entorno. Logo, um efeito óptico é criado ao observar a superfície da água. Isso faz com que, aparentemente, não exista nenhuma barreira que impeça o líquido de escorrer. Ou seja, é como se não existissem paredes na piscina.

Quando a piscina de borda infinita é projetada para que ela esteja em perspectiva com outro corpo d’água, como um rio ou o mar, cria-se a ilusão de fusão entre os dois. Mas, na verdade, o que ocorre é que o líquido transborda para um recipiente de captação, que pode ser uma calha ou canaleta. 

Uma característica marcante desse formato é a sensação de amplitude que ele oferece. Cria-se um sentido de grandiosidade. Por isso, se torna uma peça fundamental para enriquecer a decoração da área externa da sua casa. 

Acompanhe a seguir como construir uma piscina com sensação de amplitude em sua residência.

Como construir uma piscina de borda infinita?

Piscina aquecida com borda infinita
Piscina aquecida com borda infinita (Projeto: TODDO Arquitetura e Interiores)

Primeiro, é fundamental analisar as características do terreno caso queira construir esse  tipo de piscina em sua residência. Terrenos em declive, por exemplo, são os mais recomendados para atingir o efeito desejado de imensidão. Já em áreas planas, alcançar a integração visual entre a piscina e o entorno é mais difícil. 

Outro elemento importante na hora de planejar a construção da sua piscina é se, ao construí-la, a paisagem ao redor agregará valor ao design. Apesar da natureza ser utilizada como um elemento para composição, também é possível desenhar uma piscina de borda infinita no meio urbano.

Edifícios com sacadas ou cobertura comportam esse tipo de piscina (e melhor ainda quando direcionados ao pôr do sol). Aqui, a opção mais viável é elevar as bordas da piscina e deixá-la inclinada de maneira que a vista seja privilegiada. 

Piscinas de borda infinita em coberturas
Piscinas de borda infinita também podem ser construídas em coberturas (Projeto: Luciana Leite)

Como explicamos anteriormente, essa alternativa de piscina é instalada uma calha de contenção para a água que transborda. Depois, ela continua dentro do sistema de retorno onde será filtrada. Ao chegar na caixa de captação, a água é bombeada, de volta, para o interior da piscina. Desse modo, ela ficará sempre cheia, com o líquido transbordando para fora dos seus limites. 

Agora que você já sabe como construir uma piscina de borda infinita, veja a seguir quais os tipos existentes e descubra o modelo mais interessante para o seu projeto.  

Espelho d´água e rooftop
Espelho d´água e rooftop configuram requinte e beleza para coberturas (Projeto: Mariana)

Quais são os tipos de piscina de borda infinita?

Este formato permite a utilização de diversos materiais ou de técnicas diferentes. São elas:

Efeito cascata

Para conseguir um efeito cascata na sua piscina, a canaleta deve ser um pouco mais baixa, quase na altura do fundo da piscina. Você pode optar pela borda de recorte reto que, com a gravidade, torna esse efeito possível. É ideal para terrenos pouco acidentados. 

Parede de vidro

Piscina com parede de vidro
Piscina com parede de vidro em cobertura (Projeto: Capponi Arquitetura)

Se você gosta de decoração contemporânea, pode construir uma ou mais paredes da piscina em vidro. A utilização do recurso também é indicada para prédios ou locais muito altos, pois oferece proteção sem perder o efeito desejado. 

Piscina em declives

Piscina de borda infinita
Piscina de borda infinita construída aproveitando o declive natural do terreno (Projeto: Sena Arquitetos Associados / Foto: Daniel Mansur)

Áreas inclinadas destacam de maneira natural essa modalidade. Utilizar revestimentos da mesma tonalidade permite imprimir a sensação de união entre eles. A medida favorece a vista, caso exista ao final da sua extensão uma floresta, um lago ou mesmo o céu na linha do horizonte. 

Quais as vantagens da piscina com efeito de infinito?

Casa com piscina infinita é o ambiente perfeito para promover encontros (Projeto: Luiz Márcio Carvalho)

Conheça agora quais as vantagens da piscina de borda infinita:

Complementa a decoração

O design e a sensação que a piscina de borda infinita transmitem já chamam por si só bastante atenção. Por isso, uma das grandes vantagens de tê-la é que, unida ao paisagismo e a decoração, transforma qualquer ambiente. 

Exclusividade

Esta alternativa nunca será igual a outra, por mais que utilize as mesmas técnicas e revestimento. O entorno é a chave que diferencia e a torna exclusiva. 

Paz e tranquilidade

Por mais que essa piscina tenha estilo contemporâneo, ela também representa o ideal de paz e tranquilidade. Isso acontece principalmente quando se está buscando a fusão entre o espaço de entretenimento e o ambiente natural à sua volta.

A seguir, entenda se existe alguma desvantagem em construir uma piscina com efeito de infinito.

Quais as desvantagens da piscina de borda infinita?

Piscina com borda infinita integrada
Piscina com borda infinita integrada a spa e pergolado (Projeto: Daniele Costa)

Preço elevado

A necessidade da bomba d’água, tubulações e canaletas elevam o preço da piscina. Caso  seja projetada em terreno plano, o ideal é escavar o local, o que torna o preço final mais caro.

Risco de acidentes

A parede mais baixa da piscina pode provocar acidentes, principalmente em residências que possuem crianças. Nesse ambiente, os pequenos devem ser monitorados constantemente, pois o risco vai além do afogamento. 

Manutenção

Você deverá redobrar os cuidados com a manutenção caso queira uma piscina de borda infinita em seu projeto. A calha de contenção e a tubulação precisam estar livres de sujeiras, ou então o funcionamento da sua piscina será comprometido. 

Quais revestimentos utilizar em piscina de borda infinita?

Diversas opções de revestimento para piscina podem ser utilizadas para construir um ambiente de imensidão. Pastilhas cerâmicas, azulejos ou porcelanato são algumas delas. Tudo dependerá do projeto e efeito a ser alcançado. 

Existem duas propostas que mais se destacam quando se pensa no revestimento da piscina:

  1. Utilizar o mesmo revestimento nas paredes internas, externas e piso, criando uma piscina homogênea. Dessa forma, você poderá potencializar a continuidade dela e da área externa. 
  2. Diferenciar o revestimento interno e externo das paredes ou até mesmo utilizar pastilhas em cores diferentes por toda a piscina. 

Outra possibilidade é deixar o concreto aparente, coberto apenas por uma camada de resina impermeabilizante. Cria-se, assim, uma decoração mais rústica e natural. 

Na Portobello, você encontra revestimentos para piscinas de borda infinita sofisticados, que prezam pela qualidade, naturalidade e que causam impactos positivos na sua obra. Conheça alguns deles na sequência.

Projeto desenvolvido com a linha Barlavento da Portobello (Projeto: Sena Arquitetos Associados / Fotos: Daniel Mansur)

Inspirações de piscinas de bordas infinitas

Piscina integrada ao deck de madeira 

A parede com a borda infinita segue em direção ao declive natural do terreno. Para complementar, deque projetado com o Super Deck Ecowood 2.0, inspirado em madeira (Projeto: Raquel - Studio del Valle)

Cobertura com uma aconchegante piscina particular

cobertura de edifícios com piscina
O espaço da cobertura de edifícios é excelente para construir uma piscina como esta (Projeto: Liz Credidio)

Piscina com parede de vidro 

Piscina e sauna integradas
Piscina e sauna integradas utilizando o revestimento Barlavento e Pietra Lombarda da Portobello (Projeto: Claudia Mendonça / Foto: Priscilla Paggiaro)

Piscina com vista para o mar

Piscina em vista incrível para o mar
Piscina em vista incrível para o mar do Rio de Janeiro (Projeto: Ludmila Castro)

Piscina de borda infinita nas montanhas

residência nas montanhas
Beleza e conforto na área de lazer dessa residência nas montanhas (Projeto: Cub03 Arquitetura / Foto: @ronaldtpimentel)

Gostou das inspirações para o seu projeto de piscina infinita? Para continuar a planejar o projeto da sua casa, veja como decorar a sua área de lazer

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Piscina de borda infinita: o que é, quais os...

Piscina de borda infinita: o que é, quais os tipos e inspirações

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies