Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Técnica

PEI: preste atenção no local de uso do porcelanato

07/08/2020

Entender sobre PEI e local de uso ao escolher os revestimentos para um projeto é fundamental para garantir maior durabilidade.

Ao escolher os revestimentos a serem aplicados em uma obra, não basta observar os diferentes designs dos materiais. É muito importante entender a classificação PEI ou o local de uso.

Ambientes comerciais, áreas externas, garagens, escadas e corredores necessitam de pisos mais resistentes e, por isso, é preciso ter cuidado ao decidir o que aplicar neles.

Mas você sabe o que significam PEI e local de uso? Continue a leitura deste artigo e descubra como esses conceitos podem ajudar em sua construção ou reforma!

O PEI regulamenta a classificação da resistência à abrasão superficial (Projeto: Portobello S.A.)

O PEI regulamenta a classificação da resistência à abrasão superficial (Projeto: Portobello S.A.)

O que é PEI

A sigla PEI significa Porcelain Enamel Institute e faz referência ao nome do instituto, localizado nos Estados Unidos, que regulamentou as normas para a classificação da resistência à abrasão superficial. Ou seja, as cerâmicas e os porcelanatos são avaliados de acordo com a capacidade de evitar o desgaste do esmalte.

O objetivo do PEI é simular a degradação do esmalte ao longo do tempo, causada pelo atrito entre revestimento, calçados, equipamentos e partículas de sujeira que se acumulam. O teste é feito com pequenas esferas de aço que são friccionadas em cima da peça esmaltada.

O conjunto é inserido em uma máquina, que gira e verifica a resistência da peça. Se a movimentação e o atrito não causarem nenhum risco no revestimento, a classificação PEI é alta. Quanto mais deteriorado ele ficar, mais baixa ela é.

O objetivo do PEI é simular a degradação do esmalte ao longo do tempo (Projeto: Priscilla Tezoto)

O objetivo do PEI é simular a degradação do esmalte ao longo do tempo (Projeto: Priscilla Tezoto)

Classificação do PEI

Para escolher um porcelanato, é importante saber onde ele será instalado, qual será a frequência de uso do local e como será o fluxo de pessoas na área.

Quando o profissional ou proprietário escolhe o produto de forma inadequada, utilizando um revestimento de PEI baixo em local que exige uma classificação elevada, pode encarecer o projeto, condenar um material de alta qualidade a uma vida muito curta ou colocar os usuários do espaço onde ele for instalado em risco.

Por isso, é fundamental ter conhecimento sobre a classificação e o local de uso de cada um:

  • PEI 0  classificação muito baixa: revestimentos utilizados exclusivamente em paredes;
  • PEI 01 classificação baixa: ideal para ser utilizado em residências, em áreas com pouca circulação, como quartos e banheiros, onde se anda de calçado emborrachado ou descalço. Em ambientes que necessitam de limpeza constante ou pesada, não é recomendado o uso dessa peça;
  • PEI 02 classificação média: pode ser utilizado em qualquer cômodo residencial onde se caminha com sapatos, com exceção de cozinhas, escadas e ambientes que tenham acesso para a rua;
  • PEI 03  classificação média/alta: pode ser aplicado em ambientes internos residenciais com mais circulação, como cozinhas, halls, sacadas, corredores e quintal. Deve ser evitado em cômodos que possuem areia ou qualquer sujeira abrasiva;
  • PEI 04 classificação alta: o revestimento é resistente à alta circulação de pessoas e pode ser utilizado em áreas internas e externas, como garagens, restaurantes, residências, bancos e entradas, entre outros;
  • PEI 05 classificação altíssima: é um revestimento recomendado para áreas externas e pode ser utilizado em lugares com grande circulação de pessoas, como espaços públicos, aeroportos, shoppings, lojas, padarias etc.
Áreas externas e com maior circulação exigem classificação de PEI alta (Projeto: Portobello S.A.)

Áreas externas e com maior circulação exigem classificação de PEI alta (Projeto: Portobello S.A.)

A importância do local de uso

O termo “local de uso” é outra classificação declarada de resistência à abrasão. Além do PEI, o fabricante verifica as propriedades físicas e químicas da superfície da peça.

Um exemplo é a composição do esmalte do porcelanato e sua durabilidade. Essa informação definirá os espaços onde o revestimento deverá ser usado.

Atualmente, a Portobello utiliza o local de uso para fazer a classificação de seus produtos, conforme veremos no tópico a seguir.

O conceito de local de uso define os espaços em que um revestimento deve ser aplicado (Projeto: Patricia Furukawa)

O conceito de local de uso define os espaços em que um revestimento deve ser aplicado (Projeto: Patricia Furukawa)

Classificação Portobello de local de uso

Apesar de o PEI ser bastante utilizado, o conceito tende a gerar algumas dúvidas entre os especificadores.

Muitos o confundem com a qualidade geral de um produto, sendo que ele se refere apenas à abrasão superficial do esmalte. No entanto, a qualidade de um porcelanato depende de outros fatores, como a área em que será aplicado.

Por isso, após a revisão da NBR 15.463 — Placas Cerâmicas para Revestimento: Porcelanato, a Portobello aproveitou para se adequar, trocando a declaração de PEI pelo local de uso.

Outro fator que motivou a alteração é que os revestimentos claros eram classificados com PEIs altos e os escuros com PEIs baixos, o que não refletia a verdadeira qualidade ou resistência dos produtos.

Portanto, confira abaixo as classificações da Portobello e o que cada uma delas representa:

Paredes

Pei

Pisos

Pei

Para descobrir a classificação dos revestimentos da Portobello, basta consultar a embalagem do produto em questão ou verificar o laudo técnico disponível na página dele no site.

Agora que você já sabe como escolher um revestimento de acordo com a sua classificação PEI e o seu local de uso, não deixe de levar essas informações em consideração antes de comprar porcelanatos para a sua obra.

Aliás, que tal aproveitar para aprender os principais termos técnicos de engenharia? Confira o nosso artigo sobre o assunto!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *