31.07.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Reprodução de pedras nas paredes: 5 benefícios que essa opção pode trazer

 minutos de leitura
calendar-blank-line
31.07.2019
Reproduzir as características das pedras com produtos mais modernos tem facilitado o trabalho de diversos profissionais. Venha conferir as vantagens dessa escolha e bons motivos para investir na ideia!
minutos de leitura

Já faz um bom tempo que as pedras passaram a compor a decoração de residências e espaços comerciais. Com tamanha beleza, esses recursos agregam um toque especial a qualquer ambiente. Inclusive, uma das soluções preferidas de quem trabalha com arquitetura de interiores é aplicá-las nas paredes.

Diversos tipos de minérios podem ser empregados para valorizar superfícies verticais, seja por meio de cortes grandes e irregulares, seja a partir de acabamentos como o tradicional granilite. De fato, a liberdade é enorme para quem deseja obter incríveis efeitos com essa matéria-prima natural.

Uma alternativa que vem ganhando notoriedade é o uso de revestimentos que reproduzem a aparência e a textura de pedras específicas. Que tal prosseguir na leitura e descobrir o potencial desses produtos? Fique conosco e anote todas as dicas!

Por que investir em uma composição com pedras?

pedras nas paredes
Parede revestida com porcelanato Belgique Avalon | Portobello S.A.

Um espaço com algum detalhe em pedra não passa despercebido. Logo, é esperado que o material fique ainda mais evidente quando mantido em uma grande superfície, que pode ser uma parede inteira ou apenas parte dela — como se fosse uma espécie de painel ou de mural decorativo.

Felizmente, é possível tirar proveito das rochas para compor ambientes em diversos estilos. Elas beneficiam tanto o clássico repleto de ornamentos quanto o minimalista e seu visual clean.

Independentemente da preferência estética do cliente, saiba que uma maneira fácil de adequar as características do material ao tema escolhido é investir na reprodução de pedras com o porcelanato.

Esse tipo de revestimento funciona em pisos, detalhes, partes da estrutura e até mesmo no mobiliário. Ao optar por ele, você consegue encontrar modelos de pedras que apresentem tamanho, formato e coloração adequados à necessidade de cada projeto. Então, veja os principais benefícios de usar porcelanato para reproduzir pedras nas paredes.

1. Facilidade de aplicação

pedras nas paredes
Parede revestida com Barlavento Caribbean | Carla Bertuol

Os revestimentos podem ser encontrados com diferentes dimensões e espessuras. Ao contrário das pedras naturais, apresentam tamanhos padronizados que facilitam a instalação em divisórias internas, em muros e até fachadas.

Hoje é possível encontrar versões com aparência de pedras em grandes formatos ou com acabamento retificado. Ambas as opções reduzem a quantidade e a espessura das juntas, exigindo menos rejunte durante o assentamento das placas.

2. Alta resistência contra manchas

pedras nas paredes
Banheiro com parede revestida com Pierre Ble | Patrícia Boaventura

O porcelanato apresenta baixa absorção de água, tornando-se uma excelente alternativa para transformar as paredes com o visual de diferentes pedras. Se for bem aplicado, previne as infiltrações que causam o temido mofo e o surgimento de manchas sobre as placas. Por ser pouco poroso, também não acumula partículas de sujeira ao longo do tempo.

3. Qualidade e longa durabilidade

pedra nas paredes
Box revestido com Chambord Rope | PORTOBELLO SHOP SINOP

A decoração com pedras nas paredes precisa ser duradoura, mas nem todas as rochas apresentam o mesmo grau de resistência. Algumas opções se degradam com facilidade e exigem manutenções frequentes para que permaneçam em boas condições.

Nesse sentido, o porcelanato sai ganhando por ter alta qualidade e garantir longa durabilidade. Sua composição inclui argila, feldspato e matérias-primas inorgânicas que, misturadas, resultam em um produto compacto, homogêneo e muito resistente.

4. Praticidade na limpeza

pedras nas paredes
Banheiro revestido com Nero Venato | Portobello Shop Niterói

O porcelanato que reproduz pedra pode ser encontrado com diferentes acabamentos de superfície. Felizmente, as paredes não exigem materiais que ofereçam resistência ao escorregamento. Isso significa que é possível optar por versões naturais ou polidas, que são mais lisas e fáceis de limpar.

Ao contrário das pedras naturais, que apresentam relevos com vazios difíceis de alcançar, os porcelanatos podem ser higienizados apenas com uma solução de água misturada a sabão ou detergente neutro. A finalização consiste em enxágue e secagem das placas.

5. Ótimo custo-benefício

Soluções decorativas que envolvem pedras naturais costumam ter valores elevados. Sendo assim, ao optar pelo porcelanato, você não só terá acesso a uma infinidade de modelos, como também obterá um produto com excelente custo-benefício.

Vantagens como a qualidade, a resistência e a facilidade de aplicação do material compensam o investimento em curto e longo prazo. Tudo isso é possível sem que o cliente precise abrir mão da beleza única das rochas em seu projeto.

Qual é a melhor forma de aplicar pedras nas paredes?

pedras nas paredes
Parede revestida com Pietra Lombarda Grigio | Portobello S.A.

Tantos pontos a favor fazem com que a escolha pese para o lado da reprodução de pedras com porcelanato. A boa notícia é que muitas empresas se inspiram nos melhores materiais e nas tendências do mercado para desenvolver produtos exclusivos e cheios de conceito.

Considerada a maior empresa de revestimento cerâmico do Brasil, a Portobello está sempre lançando novidades para facilitar a vida de arquitetos, designers e outros profissionais. Os revestimentos que trazem as pedras como referência são apenas parte do conjunto de peças disponíveis — muitas fazem releituras de madeiras, mármores, concreto, metal e outros recursos.

Opções de porcelanatos

Há vários tipos de revestimentos que se baseiam no aspecto das pedras, com cores claras ou escuras, acabamento liso ou rugoso, entre outras características. Na lista que segue, separamos algumas linhas da Portobello para você incorporar em diferentes projetos:

  • Arpoador: os tons neutros ficam visíveis nas versões Grigio, Bianco e Gold. É uma reprodução interessante para compor paredes discretas sem perder a textura da pedra;
  • Belgique: o cinza-escuro dos produtos Avalon e Bleue traz uma atmosfera urbana e moderna. Também é possível trabalhar com a nuance suave de Clair e embelezar detalhes com a opção Decor;
  • Barlavento: com produtos que variam entre cinza, branco e azul (como os belos Caribbean e Sea Relevo), remete ao tema náutico e às piscinas naturais;
  • Gibraltar: tanto Ash quanto Sand transmitem o visual rústico comum das pedras naturais. A escolha entre as cores palha e cinza dependerá do estilo desejado para o ambiente;
  • Marmi Classico: essa linha é composta por peças que lembram os incríveis mármores, com seus veios e desenhos únicos. Destacam-se opções como Nero Venato, Oro Bianco e St Martin;
  • Pietra Lombarda: o conjunto traz versões de pedras compostas por pedaços de outras rochas. Placas de Grigio, Off White e Sepia geram desenhos interessantes em qualquer parede;
  • Pierres: pedras monocromáticas como Chambord Rope e Pierre Ble funcionam bem em composições minimalistas. O detalhe fica por conta das texturas e das bordas irregulares;
  • Pierre Belle: rochas com tons entre o dourado e o salmão formam essa linha inspirada em um limestone. Blanc e Creme funcionam em diversos estilos, do clássico ao contemporâneo.

A variedade de modelos facilita o trabalho dos profissionais que fazem questão de trabalhar com peças duráveis e de qualidade. Se você faz parte desse grupo, não deixe de explorar as coleções disponíveis e os lançamentos de porcelanatos. Esse cuidado fará a diferença na hora de aplicar pedras nas paredes internas e externas das construções.

Quer mais inspirações para aproveitar o efeito das rochas em seus projetos? Leia o próximo artigo e confira ideias para usar pedras sem perder a elegância!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Reprodução de pedras nas paredes: 5 benefí...

Reprodução de pedras nas paredes: 5 benefícios que essa opção pode trazer

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies