15.12.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Patricia Urquiola usa o design como uma tela artística de infinitas possibilidades (Foto: Mutina)

Patricia Urquiola: poesia expressa em design de interiores

 minutos de leitura
calendar-blank-line
15.12.2023
Patricia Urquiola é um dos grandes nomes contemporâneos do design de interiores. Leia o nosso artigo e saiba mais sobre essa referência!
minutos de leitura

Entre os grandes nomes do design contemporâneo, um que se destaca é o de Patricia Urquiola, que revela verdadeira poesia em suas criações.    

A designer da Espanha, mas italiana de coração, é reconhecida como um dos grandes talentos de sua geração e seus projetos são muito inspiradores para quem se interessa por decoração, arquitetura e design de mobiliário.   

A relevância de Patricia é mundial. Inclusive isso se reflete em seu escritório, que apoia muito a diversidade. Para se ter uma ideia, ela emprega mais de 70 funcionários de 18 nacionalidades diferentes.   

Quem já teve a oportunidade de visitar o escritório, inclusive, conta que ele é uma grande Torre de Babel. Ao todo, são mais de 14 idiomas que podem ser ouvidos quando os colaboradores trocam ideias.   

Por acreditar na igualdade de gênero, Patricia também busca manter um equilíbrio de 50% de homens e 50% de mulheres como seus colaboradores.   

Entre os trabalhos desenvolvidos por ela estão peças de design, projetos residenciais e decorações para hotéis, lojas e restaurantes.  

E também revestimentos para a Mutina, marca italiana distribuída no Brasil exclusivamente pela Portobello Shop. A linha Bas-Relief é assinada pela designer.  

Quer saber mais sobre a vida e as obras de Patricia Urquiola? Então continue a leitura deste conteúdo para se impressionar com esse profissional incrível!   

Patricia Urquiola: vida e obra  

Bas-Relief por Patricia Urquiola para Mutina distribuído pela Portobello Shop (Foto: Mutina) 

Patricia Urquiola nasceu no ano de 1961, na cidade de Oviedo, na Espanha. Quando chegou o momento de ingressar no ensino superior, ela escolheu estudar arquitetura na Universidade Politécnica de Madri.   

Na metade do curso, porém, resolveu se mudar para a Itália por acreditar que o país oferecia melhores oportunidades para sua carreira. Assim, ela ingressou no Instituto Politécnico de Milão.   

Nessa faculdade, um de seus grandes mestres foi Achille Castiglioni, um renomado designer de interiores italiano. Ele, inclusive, foi seu orientador no trabalho de conclusão de curso.   

Patricia se formou em 1989. No ano seguinte, foi convidada por Castiglioni para atuar como professora-assistente nos cursos que ele ministrou em parceria com Eugenio Bettinelli, onde ficou até 1992.   

Entre 1990 e 1996, trabalhou para o escritório de Padova, que tinha foco no desenvolvimento de novos produtos. Na mesma época, com Vico Magistretti, assinou os produtos Flower, LoomSofa, Chaise e Chaise Longue.   

Foi no ano de 1992 que Patricia abriu seu primeiro escritório, no qual tinha dois amigos como sócios. Nessa época, realizou muitos trabalhos de decoração de interiores em Milão e outras cidades.   

Em 2001, inaugurou seu estúdio sem sócios, o Studio Urquiola, focado em arquitetura de interiores e no design de produtos. No mesmo ano, foi convidada para compor o júri do Concurso de Design CDIM e ingressou como professora na Academia Domus.   

Desde o início da carreira até os dias atuais, o trabalho realizado por Patricia é referência para profissionais de todo o mundo.   

Veja também: 

Principais trabalhos de Patricia Urquiola 

revestimento mutina
Bas-Relief por Patricia Urquiola para Mutina distribuído pela Portobello Shop (Foto: Mutina) 

Patricia Urquiola acredita no design com uma visão original, que aborda técnicas humanísticas com novas tecnologias e aspectos sociais. Ela se utiliza de um design thinking voltado para a superação de desafios e quebra de preconceitos e paradigmas.   

Algumas de suas obras estão expostas no Museu de Arte Moderna de Nova York. Veja os principais trabalhos desenvolvidos por ela.  

Tropicalia for Moroso  

cadeira da linha tropicalia
A composição trançada é o que mais chama atenção na linha Tropicalia for Moroso (Foto: Luiza Vegini)  

Tropicalia é uma coleção criada em parceria com a Moroso, fabricante espanhola de mobiliário. Suas peças contam com molduras geométricas feitas de tubos de aço facetados cobertos por uma composição trançada, que alterna sólidos e vazios.   

Cada móvel da linha tem uma personalidade diferente e conta com materiais variados como cobertura. As peças com aberturas maiores nos trançados passam uma sensação mais alegre e lúdica. Já as com entrelaçar mais fechado transmitem uma ideia de luxo e sofisticação.   

O que chama a atenção, porém, é o uso das cores: as cadeiras coloridas utilizam três fios em tonalidades diferentes, criando esquemas cromáticos vibrantes.  

A coleção Tropicalia for Moroso conta com chaise longue, poltrona, duas cadeiras, cama ao ar livre e cadeira ninho.  

Tuffy-Time  

sofá assinado por patricia urquiola
O Tuffy-Time se caracteriza pelo estilo leve e casual (Foto: Incase Lounge)  

Tufty-Time é um sofá que mescla a utilidade do móvel com um estilo mais livre e casual, que permite que ele seja utilizado em projetos de decoração diversos.   

Além do sofá principal, o conjunto conta com um pufe, que é acompanhado por elementos centrais. Também há terminais para o apoio dos braços, que podem ser altos ou baixos.   

Ao criar Tufty-Time, Patricia Urquiola tinha em mente desenvolver um sofá que fosse bonito e confortável, no qual as pessoas pudessem sentar e relaxar.   

T-Table 

Os ambientes ficam com um charme especial quando contam com a T-Table na decoração (Foto: Lorena) 

A T-Table é uma linha de mesas com três alturas, resultado de um trabalho investigativo para superfícies inovadoras, de modo a alcançar novos efeitos visuais e táteis.   

A superfície da mesa T-Table alterna entre a plenitude e o espaço, criando um efeito elegante e precioso, que é uma reminiscência de bordados.   

O móvel expressa grande poesia, feminilidade e elegância. No mercado, está disponível em diversas cores, como laranja, azul, vermelho e preto.   

Tapetes artesanais  

tapetes Cc-tapis por patricia urquiola
Em parceria com a Cc-tapis, Patricia Urquiola desenvolve tapetes exclusivos (Foto: Cc-tapis) 

Patricia Urquiola também colabora com a empresa Cc-tapis para produzir tapetes artesanais.   

Nesse projeto, ela atua em parceria com profissionais como Martino Gamper, Germans Ermics, Taher Asad-Bakhtiari e Faye Toogood.   

Os tapetes são produzidos à mão por artesãos tibetanos no Nepal. Toda a fase de elaboração é supervisionada no próprio atelier da marca.   

Cama Husk  

cama husk
A Husk é uma cama que mescla conforto e maciez (Foto: Marcelo Donadussi) 

A cama Husk foi criada por Patricia Urquiola após realizar uma pesquisa sobre conforto e maciez relacionada com a funcionalidade.    

A partir de seus estudos, ela desenvolveu uma cama que é macia e geométrica, mas acima de tudo aconchegante e acolhedora.   

Faz parte da cama uma cabeceira com forte personalidade, em tamanho único, que se destaca pelos efeitos visuais da costura e acomoda as molas da caixa.   

Cinco  

design do restaurante cinco
O restaurante Cinco teve o projeto de design de interiores desenvolvido por Patricia Urquiola (Foto: Creme Guides) 

Saindo um pouco dos móveis e indo para os ambientes, um projeto de Patricia Urquiola que se destaca é o Cinco, restaurante localizado em Berlim. O prédio onde ele se localiza, por si só, é um colosso turístico que já abrigou a Embaixada Real Dinamarquesa.    

Patricia é a responsável por toda a decoração do restaurante, que conta com detalhes sóbrios e contemporâneos. O visual atrai um público que não deseja apenas comer, mas também contempla a beleza do espaço.   

Prêmios e reconhecimentos   

revestimento bas-relief
Bas-Relief por Patricia Urquiola para Mutina distribuído pela Portobello Shop (Foto: Mutina) 

Com mais de 30 anos de carreira e larga experiência em design, Patricia Urquiola já foi contemplada com diversos prêmios. Alguns dos principais são:      

  •  Designer do Ano, concedido pelas revistas Elle Decor International e Architektur und Wohnen Magazine 
  •  Medalha de Ouro em Belas Artes, pelo governo espanhol    
  •  Ordem de Isabel, a Católica, pelo Rei Juan Carlos I    
  •  Designer da Década, pelas revistas Home e Häuser 

Além dessas premiações, Patricia teve a honra de ser convidada como embaixadora da Expo Milão 2015. No mesmo ano, foi nomeada Diretora de Arte da Cassina.    

Em 2020, houve uma grande exposição com o seu nome no Festival de Design de Madrid. Chamado de Patricia Urquiola Nature Morte Vivante, o evento reuniu trabalhos desenvolvidos no decorrer de sua carreira, de forma não cronológica.   

Bas-Relief: linha de Patricia Urquiola para Mutina é distribuída pela Portobello Shop 

revestimento Baixo-relevo Patchwork Bianco
Bas-Relief por Patricia Urquiola para Mutina distribuído pela Portobello Shop (Foto: Mutina)  

Desenvolvida por Patricia Urquiola para a Mutina e distribuído no Brasil pela Portobello Shop, Bas-Relief é uma linha de revestimentos cerâmicos que valoriza o baixo relevo (daí a origem do seu nome).  

Conta com quatro padrões decorativos, três deles para revestimento de parede (no formato 18 x 54 cm) e um para o piso (26,5 x 18 cm). Saiba mais sobre cada um deles:  

  • Code: se caracteriza por uma textura austera e refinada, expressa por um movimento que se repete na superfície como um código;  
  • Patchwork: consiste em uma mistura e combinação de padrões que criam um design em constante evolução;  
  • Garland: conta com uma versão revisada da flor, com uma atitude contemporânea e digital;  
  • Claud: é leve e aéreo como uma nuvem, e cria um design abstrato e constante.  

Em tons neutros e extremamente simples de combinação, Bas-Relief é desenvolvido com diferentes profundidades que criam um efeito de claro-escuro, cuja intensidade depende da luz, conferindo ao interior um visual elegante e refinado. 

A linha Bas-Relief, desenvolvida para a Mutina e agora disponível no Brasil com distribuição da Portobello Shop, mostra como os revestimentos também podem ser expressões artísticas instaladas nas paredes de sua casa.  

Não é nenhum exagero dizer que Patricia Urquiola expressa poesia em design, concorda?  

E para continuarmos nos grandes nomes do design e da arquitetura, conheça agora a obra de Tadao Ando.  

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Patricia Urquiola: poesia expressa em design ...

Patricia Urquiola: poesia expressa em design de interiores

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies