Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Arquitetura

A arte em harmonia com a natureza no Instituto Inhotim

31/05/2012

Um parque da mais alta gama cultural, embrenhado na natureza, respeitando as espécies naturais e respirando beleza por todo canto, está atraindo mais visitantes a cada ano: é o Instituto Inhotim, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Se você acha que há uma única palavra que possa descrever o local, teríamos que ficar(…)

Um parque da mais alta gama cultural, embrenhado na natureza, respeitando as espécies naturais e respirando beleza por todo canto, está atraindo mais visitantes a cada ano: é o Instituto Inhotim, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Se você acha que há uma única palavra que possa descrever o local, teríamos que ficar com os verbetes “estonteante” ou “fenomenal” para tentar uma aproximação às sensações causadas ao atravessar Inhotim.

O parque é imenso, possui muitos espaços com obras expostas sendo algumas permanentes e outras itinerantes em ambientes internos e ao ar livre, e possui áreas de serviços como teatro, lojas, área de alimentação, fraldário, enfim, tudo para deixar o visitante maravilhado e super confortável.  Confira o mapa:

parque inhotim

A coexistência de espaços abertos e fechados promove uma experiência singular de fruição da obra de arte.

O Museu de Arte Contemporânea e o Jardim Botânico perpassam um pelo outro e você não precisa ser um conhecedor de tudo que há para ser interpretado na arte moderna para se inebriar. Inhotim é para todos, e pensando nisso é que a equipe preparou diferentes tipos de visitas para agradar a todos os que forem lá. Visitas de carro, a pé, visitas guiadas para escolas, visita panorâmica, temáticas, para grupos etc.

parque inhotim

parque inhotim

Inaugurado em 1980, em uma propriedade particular, o Instituto foi crescendo e conquistando admiradores de muitos países. O local tem diversas galerias de arte contemporânea, separadas por espaços que possuem muito verde, ou seja, você tem todo o  tempo que precisa para assimilar um artista ou determinada obra de arte antes de entrar em uma nova galeria. Assim, o contato com o Jardim Botânico delicado e ornamental fará da experiência em Inhotim uma vivência completa, que envolve todos os seus sentidos. E, quando falamos assim, é claro, incluímos o paladar. Alguns restaurantes à beira da lagoa garantem um momento relaxante e uma saborosa refeição.

parque inhotim

parque inhotim

Entretanto, para quem gosta de arte, o passeio fica completo. A programação completa com a agenda de eventos e exposições está disponível na página do Instituto.  A indicação é que, para ver o parque de forma completa, você passe ao menos uma noite na região e retorne no dia seguinte. Afinal, são tantos detalhes e tanto terreno para percorrer, que falta tempo para passear por tudo.

parque inhotim

Uma das coisas que encanta quem conhece Inhotim são as obras de arte que simplesmente se integram à natureza, como este caleidoscópio gigante, que leva seus expectadores para dentro da mata, em todos os ângulos possíveis e com todas as cores que o irradiam.

parque inhotim

Se você está precisando de cultura, natureza, arte, ar puro, pode ter tudo isso em Inhotim. A curadoria do museu está a cargo de Allan Schwatzmann, Jochen Volz e Rodrigo Moura, com assistência de Júlia Rebouças. São mais de 100 artistas, de 30 países.

parque inhotim

parque inhotim

parque inhotim

parque inhotim

 

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *