02.12.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Juntos, espelhos e porcelanatos deixam qualquer ambiente sofisticado (Projeto: Leandra de Conto)

Parede espelhada e lastras: veja a melhor alternativa para seu projeto

 minutos de leitura
calendar-blank-line
02.12.2020
Será que vale mais a pena utilizar parede espelhada ou lastras em um projeto? Leia o nosso artigo e veja um comparativo entre essas duas superfícies contínuas!
minutos de leitura

Será que vale mais a pena criar uma parede espelhada ou usar lastras no seu projeto? Essa é uma pergunta que não tem uma resposta única, visto que tudo depende do objetivo da obra e do seu estilo, entre outras variáveis.

Por isso, é interessante analisar uma série de questões para fazer a melhor escolha. Ambas têm vantagens e você precisa compará-las para chegar na melhor alternativa para a sua construção ou reforma.

A seguir, responderemos algumas questões sobre as paredes espelhadas e as lastras. A ideia é que você tenha subsídios para realizar comparações e, dessa forma, escolher a melhor opção para o seu projeto. Acompanhe!

As dúvidas mais comuns sobre parede espelhada

Os halls de entrada estão entre os principais ambientes onde se utilizam as paredes espelhadas (Projeto: Elcio Bianchini)

O que são as paredes espelhadas?

As paredes espelhadas são uma tendência na arquitetura.

Trata-se da utilização de paredes inteiras revestidas com espelhos, sendo o uso mais comum em halls de entrada e salas de jantar e de estar.

O principal objetivo é dar leveza ao ambiente e passar a sensação de que o cômodo é maior. Também é possível que a parede espelhada crie efeitos de ilusão de ótica.

Com que estilos as paredes espelhadas combinam?

As paredes espelhadas combinam com diversos estilos arquitetônicos.

Um deles é o feng shui, uma arte japonesa milenar para a harmonização de espelhos. De acordo com os gurus, esses objetos têm a função de equilibrar as energias do ambiente, gerando até mesmo curas.

As paredes espelhadas também são tendências quando falamos no estilo escandinavo. Esse modo de decoração aposta nas cores claras, como o branco e o cinza. As peças podem ser utilizadas nas paredes, contribuindo para a sensação de claridade, que é muito valorizada nos projetos nórdicos.

Quais ambientes podem recebê-las?

As salas de jantar estão entre os ambientes mais propícios para as paredes espelhadas (Projeto: Espaço do Traço Arquitetura)

Como explicamos, as áreas das casas onde as paredes espelhadas mais são utilizadas são as salas de estar e jantar e os halls de entrada. Isso porque esses ambientes podem se aproveitar do objeto para que pareçam ser maiores.

Porém, nada impede que os arquitetos utilizem a criatividade para que os espelhos sejam utilizados em outros cômodos, como é o caso dos quartos. Nessas situações, talvez eles não devam ocupar toda a parede, mas sim alguns pontos específicos.

Quais são as principais vantagens do uso de espelhos nas paredes?

As paredes espelhadas têm como principal vantagem a ampliação dos ambientes (Projeto: Malu Ohira)

Uma parede espelhada pode trazer diversos benefícios para um ambiente. Na sequência, apresentaremos os principais deles.

Ampliação dos ambientes

Quando falamos em benefícios das paredes espelhadas, o principal deles é a ampliação. Elas podem ser grandes aliadas para apartamentos pequenos, uma vez que dão a sensação de que o imóvel tem o tamanho ideal.

Um simples espelho pendurado já é capaz de fazer com que as pessoas tenham a impressão de que o ambiente é maior. No entanto, se toda a parede for espelhada, esse efeito será ainda mais evidenciado.

Se utilizadas corretamente, as paredes espelhadas podem até mesmo dobrar as dimensões de um cômodo. Para isso, é preciso que o emprego seja realizado de forma estratégica.

Claridade

A parede espelhada também traz uma sensação de claridade para o ambiente, deixando-o com mais requinte e harmonia. Se forem utilizados móveis escuros, os espelhos contribuem para a suavização do espaço.

Também há a possibilidade utilizar as paredes espelhadas de forma estratégica, para que a iluminação — natural ou artificial — seja melhor aproveitada no cômodo.

Os espelhos permitem que a iluminação do ambiente seja melhor explorada (Projeto: Cleide Araújo)

Que cuidados são necessários com a parede espelhada?

Ao desenvolver um ambiente com parede espelhada, é importante que alguns cuidados sejam tomados. Observe, a seguir, os principais.

Analise os reflexos

A parede espelhada deve ser colocada em um local onde se deseja destacar algo. Portanto, é preciso ter cuidado para que a imagem refletida não seja uma parte da casa que você não deseje que apareça, como um banheiro.

Evite os espelhos em paralelo com televisões

Em salas de estar, é preciso tomar cuidado para que a parede espelhada não fique em frente à superfície em que é fixada a televisão. Isso porque a imagem da TV se refletirá, causando um excesso de informações no ambiente.

Observe as lâmpadas

Também é preciso que você tenha cuidado ao utilizar lâmpadas em ambientes com paredes espelhadas, sobretudo em salas de jantar. 

Ao usar um lustre, por exemplo, é necessário ficar atento para que a lâmpada não fique exposta. Isso se justifica pelo fato da luz poder causar incômodos aos olhos de quem estiver no ambiente.

Respondidas as suas dúvidas sobre a parede espelhada? Então, agora é chegado o momento de saber mais sobre as lastras. De tal forma, você poderá comparar e ver qual dos materiais é mais vantajoso para o seu projeto.

Lastra: a nova alternativa de revestimento

Assim como as paredes espelhadas, as lastras dão mais amplitude para os ambientes (Projeto: Portobello S.A.)

O que são as lastras?

As lastras nada mais são do que superfícies contínuas de porcelanato em grandíssimas dimensões. A tendência surgiu na Europa, em países como a Espanha e a Itália.

Desde 2013 o modelo já está disponível no Brasil, por meio dos produtos comercializados pela Portobello. Em 2020, elas são produzidas de maneira sustentável e exclusiva pela própria empresa.

As principais medidas das lastras são: 

  • 90×180 cm;
  • 120×240 cm;
  • 120×260 cm;
  • 120×260 cm;
  • 120×278 cm; 
  • 160×320 cm.

Com que estilos as lastras mais combinam?

As lastras combinam com praticamente todos os estilos arquitetônicos (escadinavos, vintages, clássicos, contemporâneos, urbanos etc.).

Isso acontece por um motivo em especial: elas possibilitam replicar a beleza de outros tipos de materiais. 

Existem lastras que lembram madeiras, concreto, mármore, pedras… Dessa forma, você pode escolher a cor ou o modelo que mais se adapta ao estilo do seu projeto.

Que ambientes podem recebê-las?

Ambientes dos mais diversos tipos e estilos podem utilizar lastras (Projeto: Portobello S.A.)

Não existem restrições quanto ao ambiente que pode ou não receber lastras; o único cuidado é em relação ao tipo de porcelanato mais apropriado para o espaço onde você pretende aplicá-las.

Já no caso das paredes espelhadas, como explicamos anteriormente, não são todos os cômodos da casa que podem recebê-las. 

Em um banheiro, por exemplo, uma parede totalmente revestida de espelhos seria inapropriada. Porém, no caso das lastras, em qualquer tipo de situação elas são bem-vindas.

Quais são as principais vantagens do uso de lastras?

A facilidade de limpeza garante que as lastras sempre passem um ar de elegância ao ambiente (Projeto: Archtrends)

Revestir paredes com lastras pode ser bastante vantajoso em projetos arquitetônicos. Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios conquistados com elas.

Ampliação dos ambientes

As lastras também podem revestir as paredes e pisos dos quartos (Projeto: Portobello S.A.)


Assim como acontece com a parede espelhada, as lastras também fazem com que os ambientes pareçam maiores. As superfícies são contínuas, estendendo a aplicação das peças das paredes para o piso.

A sensação de amplitude também é possível porque se usa pouco rejunte e as emendas não ficam muito aparentes. 

De tal maneira, caso você não queira utilizar espelhos para ampliar os ambientes, as lastras se apresentam como uma opção interessante por oferecerem também um design diferenciado, já que possuem faces variadas, dando aspecto natural ao ambiente com a reprodução perfeita de madeiras, pedras, entre outros.

Combinação com estilos diversos

A aplicação das lastras nas paredes e no chão dá uma sensação de continuidade (Projeto: Portobello S.A.)

Não existe um estilo arquitetônico que não combine com as lastras. Isso acontece porque as peças são muito versáteis e podem ser encontradas nas mais diversas cores e tonalidades.

Se o objetivo for dar amplitude, escolha as lastras brancas ou com tonalidades claras. Agora, se o desejo é de que o ambiente tenha um ar mais rústico, as que reproduzem o cimento ou a madeira podem ser alternativas interessantes.

Podem ser desenvolvidos ambientes com estilos clássicos, modernos, residenciais, corporativos etc. A versatilidade é algo que deve ser explorado.

Bastar usar a criatividade e ter um planejamento!

Facilidade de limpeza

Um dos principais contras da parede espelhada é o fato de ela ser fácil de sujar e difícil de limpar. Basta encostar na superfície para que marcas de dedos fiquem aparentes. Isso pode ser um problema sério, principalmente quando se tem crianças em casa.

Com as lastras é diferente. Basta utilizar uma solução de limpeza com sabão e água para que tudo seja limpo de forma simples, apenas passando um pano. Isso pode ser feito periodicamente, como uma vez por semana, quando for realizada a faxina. 

A limpeza das paredes com lastras é bastante fácil de ser realizada (Projeto: Portobello S.A.)

Que cuidados são necessários com as lastras?

Ao trabalhar com lastras, é necessário ter alguns cuidados. Confira os principais.

Utilize rejunte epóxi

Para fixar as lastras na parede, recomenda-se a utilização do rejunte do tipo epóxi.

Isso se justifica porque esse produto é muito resistente a circulação intensa, umidade e contato com produtos químicos, entre outros fatores. 

Logo, a durabilidade das aplicações será muito maior do que se fosse usado um rejunte comum. 

Tenha cuidado com o assentamento

Os cuidados no assentamento garantem a durabilidade e beleza das lastras aplicadas (Projeto: Portobello S.A.)

Ao instalar lastras, é preciso ter os mesmos cuidados de assentamento que são tomados quando se trabalha com peças de porcelanato menores.

Entre as principais observações a serem realizadas é o uso da argamassa colante. Recomenda-se a escolha de um produto de qualidade, para que superfície possa ter uma boa durabilidade.

Garanta um transporte seguro

É preciso ter o mesmo cuidado ao transportar espelhos e lastras.

As lastras são grandes placas de porcelanato e, por isso, é essencial garantir um transporte seguro até a obra. 

Também pode ser necessário um içamento para levar as peças para locais altos, como apartamentos, uma vez que muitos elevadores não são suficientemente grandes para transportá-las. 

Se é possível revestir paredes com grandes espelhos na sua casa, você optar por revestir com as lastras, os grandíssimos porcelanatos.

Então, parede espelhada ou lastras: qual é a melhor opção? Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a fazer uma escolha consciente para o seu projeto!

Continue a aprender no nosso artigo que mostra como as lastras são superfícies contínuas com possibilidades de uso ilimitadas.

Destaque: Juntos, espelhos e porcelanatos deixam qualquer ambiente sofisticado (Projeto: Leandra de Conto)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Parede espelhada e lastras: veja a melhor alt...

Parede espelhada e lastras: veja a melhor alternativa para seu projeto

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies