Menu
Projetos e Obras
Busca

No quarto, combine cimento queimado com outros itens decorativos (Projeto: Portobello S.A.)

Conteúdo Matérias

Como fazer parede de cimento queimado

01/03/2021

O porcelanato é uma das melhores opções para transformar o ambiente com cimento queimado, uma tendência de decoração moderna e urbana.

Como fazer parede de cimento queimado é uma pergunta frequente no universo da decoração e não é à toa: esse estilo é uma tendência, principalmente em decorações urbanas e modernas.

E a melhor parte é que há várias maneiras de garantir um lindo cômodo com cimento queimado, como com porcelanato, pintura ou mesmo papel de parede.

O cimento queimado é uma tendência utilizada especialmente em ambientes modernos e urbanos (Projeto: Andrea Eiras)

Como fazer parede de cimento queimado

O primeiro passo para fazer uma parede com cimento queimado é definir o cômodo em que a técnica será utilizada. Vale destacar que esse tipo de parede combina com diversos ambientes, desde cozinha, banheiro e área de serviço, até quarto e sala.

A parede de cimento queimado pode ser utilizada tanto em cozinhas e banheiros, quanto em salas e quartos (Projeto: Portobello S.A.)

Escolhido o cômodo, a próxima tarefa é decidir em quais paredes o cimento queimado será aplicado. Uma opção é utilizá-lo em uma única parede, dando destaque a esse ponto do espaço. Nesse caso, uma boa dica é escolher elementos que contrastem com o cimento queimado, para aumentar deixar o ambiente ainda mais estiloso.

Outra alternativa é usar o acabamento em mais de uma ou em todas as paredes do cômodo. Além disso, combinar esse tipo de revestimento com outros, como parede tijolinho ou revestimento que reproduz madeira, também é uma opção que garante estilo ao local – tudo depende do seu gosto pessoal.

A parede de cimento queimado harmoniza perfeitamente com o revestimento que imita madeira, conferindo um estilo único ao ambiente (Projeto: Jorge Bittar)

Em relação à forma de fazer a parede com cimento queimado, as opções são diversas. É possível pintar a parede com a cor cimento queimado ou até mesmo usar um papel de parede que remeta a esse acabamento. Outra maneira é preparar uma mistura de argamassa e massa corrida para alcançar o efeito.

Mas os porcelanatos cimento também são um modo vantajoso de garantir esse acabamento em casa. Com instalação prática, eles são resistentes, duráveis e ainda fáceis de limpar. Além disso, estão disponíveis em diferentes designs, tonalidades e tamanhos, oferecendo diversos modelos para você fazer a composição que quiser.

A parede de cimento queimado pode ser feita de diversas formas, inclusive com a aplicação de porcelanato (Projeto: Portobello S.A.)

Decoração com cimento queimado

Agora que você já sabe como fazer parede de cimento queimado, é preciso saber como usar esse tipo de acabamento na decoração do seu lar. E o que não falta são opções, já que essa tendência pode ser usada em vários cômodos e estilos.

Geralmente, a parede com cimento queimado é utilizada em projetos urbanos ou modernos, mas você pode usá-la até mesmo em decorações clean. Para isso, basta compor a decoração com itens como estofados, cortinas e tapetes em tons mais claros.

Nos projetos urbanos e modernos, é possível usar tanto itens coloridos, que criam um contraste com o cimento queimado, quanto itens sóbrios ou escuros, que também harmonizam com esse acabamento.

O cimento queimado pode ser combinado com itens de diferentes tonalidades, desde coloridas, até as mais neutras ou sóbrias (Projeto: Karinna Buchalla)

Vale lembrar que o efeito cimento queimado não precisa ser necessariamente cinza, já que há opções de cimento queimado branco por exemplo.

Usando revestimentos para parede de cimento ou qualquer outra técnica, o importante é escolher bem os demais móveis e itens da decoração. Em se tratando de uma parede de cimento queimado na sala, por exemplo, opte por sofás, estantes e racks que criem uma harmonia com esse acabamento, seja contrastando ou combinando com ele.

O mesmo vale para a parede de cimento queimado no quarto, já que a técnica pode ser utilizada em partes limitadas da parede, como acima da cabeceira. Nesse caso, também é preciso escolher cama, guarda-roupa, cortinas e tapetes que contribuam com o estilo de decoração que você deseja.

No quarto, é preciso combinar o cimento queimado com os demais móveis e itens decorativos (Projeto: Portobello S.A.)

A cozinha e o banheiro com cimento queimado também merecem atenção, pois a escolha das louças e dos acessórios é muito importante para que o acabamento ganhe destaque. 

Vale dizer que, nesses ambientes úmidos, os porcelanatos para parede são ainda mais vantajosos, tanto pela durabilidade quanto pela facilidade na limpeza.

Por fim, outro fator que ajuda a ressaltar o cimento queimado na parede é investir na iluminação, que pode fazer a diferença em qualquer ambiente. 

Há vários tipos de iluminação e eles impactam diretamente nas sensações que o espaço transmite.

A luz branca, por exemplo, é recomendada para cômodos que exigem mais atenção e concentração, como cozinha, banheiro e escritório. Já a luz amarela aumenta a sensação de conforto e, por isso, são muito usadas em salas e quartos.

Em banheiros com cimento queimado, muitos preferem optar pela luz branca para a iluminação, que garante atenção aos detalhes (Projeto: Usos Arquitetura)

Para destacar a parede, vale também utilizar a iluminação direta, que foca em um ponto específico, como um quadro ou uma planta. Já a luz indireta utiliza uma superfície para rebater o fluxo luminoso e acaba criando um ambiente mais intimista.

Agora que você já sabe como fazer parede de cimento queimado, é só colocar a mão na massa! Na Leroy Merlin, há diversas opções de porcelanato de cimento queimado da Portobello para você transformar o seu lar!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *