11.05.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Parceria no escritório de arquitetura: saiba transformá-la em negócios!

 minutos de leitura
calendar-blank-line
11.05.2018
Se você é um arquiteto e nunca procurou saber sobre as vantagens que um bom networking pode agregar na sua carreira, recomendamos que pare o que estiver fazendo agora e venha ler o conteúdo que preparamos especialmente para aqueles que desejam transformar contatos em negócios.
minutos de leitura

E aí, quer saber qual é o poder da parceria no escritório de arquitetura? Prepare-se, nós temos a resposta!

Não sei nada sobre o assunto, é possível começar do zero?

É claro que sim. Como qualquer plano de negócio, é preciso levantar o projeto a partir de uma ideia. Se está lendo este artigo, pode ficar feliz: você já identificou o que precisa. Agora é hora de conhecer as melhores formas de crescer.

O segundo passo é pensar nos integrantes do time. Por mais que você tenha aquela amiga de faculdade que abriu um escritório superlegal recentemente, é interessante realizar parcerias com profissionais que não tenham relação direta com a sua área. Afinal, dois arquitetos que oferecem o mesmo trabalho acabam se tornando concorrentes e pode acontecer algum conflito no meio do caminho.

Veja quais são as principais funções que agregam positivamente um time perfeito de parceiros:

  • eletricista;
  • gesseiro;
  • marceneiro;
  • mestre de obras;
  • pedreiro;
  • pintor.

Mas qual é a importância de criar laços fortes com tanta gente diferente? Não é difícil explicar: quando um arquiteto desenvolve o projeto, ou seja, cria a ideia, o cliente espera que toda a excelência e o bom trabalho do profissional sejam colocados em prática.

Imagine só: depois de fazer um projeto maravilhoso, chega o momento de ver a casa pronta. O cliente, cheio de expectativa, acaba se deparando com revestimentos instalados de forma errada, tinta escorrendo na parede ou no piso e iluminação com fiação aparente.

Ter parceria com profissionais de diversas áreas é um dos segredos do sucesso

Essas são apenas algumas formas de como o cliente pode se surpreender de forma negativa na “hora H”. Mas se o arquiteto tiver uma cartela de bons parceiros, a confiança aumenta consideravelmente e é possível garantir que o resultado final esteja de acordo com a qualidade do seu trabalho.

Ainda assim, você pode se perguntar: “eu não devo, de forma alguma, convidar arquitetos para a parceria?”. Não é bem assim. Se você conhece alguém que faz um serviço diferente do seu, não perca tempo e comece já o networking.

No final de tudo, a área do profissional de atuação que vai entrar na parceria no escritório de arquitetura fica em segundo plano: é preciso pensar em pessoas que vão agregar um valor que ainda não é muito explorado no seu trabalho.

Qual é a importância da parceria no escritório de arquitetura?

Agora que você já sabe como implantar a ideia do zero, é preciso agregar valor à prática. Caso contrário, por que fazê-la, certo?

O arquiteto Willian Agostinelli, que atua em Joinville, vai direto ao ponto ao ressaltar a importância do networking:

Grande parte dos escritórios de arquitetura já executam seus projetos e têm uma rede de contatos bem-estruturada, com qualidade e confiança. Isso otimiza grandemente a conclusão da obra, sem grandes problemas no decorrer do processo.

Além desse ponto, o profissional destaca outra vantagem: o fato de a equipe “se entender” e trabalhar de maneira harmônica. Dessa forma, todos os membros do time vão saber o que o arquiteto gosta, quais técnicas não são muito legais, enfim, a maneira como todo o projeto deve ser estruturado sem a necessidade de repassar sempre as mesmas orientações.

Por fim, uma vantagem que conquista o coração de vários arquitetos é a indicação mútua e orgânica. De acordo com Willian, a parceria

torna-se uma via de mão dupla onde um indica o outro sem pretensão de ganhos, visando o trabalho qualificado de cada profissional e otimizando a obra em sua totalidade.

Todos ganham com a parceria: você, os parceiros e os seus clientes

Como colocar as ideias em prática?

Agora que você já sabe que mais vale um cliente na mão do que qualquer investimento em propaganda, é hora de saber, de fato, como transformar uma rede de contatos em parceria no escritório de arquitetura.

Invista em workshops

Feiras de arquitetura e de áreas correlacionadas são, talvez, uma das melhores formas de construir uma rede de contatos (principalmente nos casos de quem começa do zero). Quer lugar melhor para trocar ideias e falar sobre carreira do que um ambiente lotado de gente que compartilha dos seus interesses?

Além disso, os workshops são os melhores locais para conhecer novas tendências de mercado e entrar em contato com fornecedores. Eles também podem ser ótimos parceiros.

Ambientes de aprendizado e troca de ideias são ideias para aumentar os seus contatos

Feche parcerias com empresas

Já demos uma pequena dica ali em cima, mas vale falar mais: além de profissionais, por que não pensar em empresas que podem ajudar? Quando o arquiteto faz parcerias com lojas de móveis, revestimentos, materiais de construção e decoração em geral, por exemplo, dá para garantir um bom desconto para o cliente, além da certeza por parte dele de que os produtos serão de primeira qualidade.

Do outro lado, as empresas, que recebem um volume enorme de clientes por dia, indicarão os serviços do arquiteto para aqueles que estão em busca de uma reforma ou construção. É quase publicidade de graça.

Conheça as universidades da região

Jovens prodígios podem se tornar ótimos parceiros no futuro. Ao ficar de olho no perfil dos formandos, é possível ter uma noção da leva de profissionais que estão chegando no mercado e se preparar para investir nos melhores parceiros possíveis.

Tenha uma forte presença nas redes sociais

Há quem diga que as redes sociais são as novas formas de dar o famoso “aperto de mão” e fechar negócio. Você provavelmente já conhece o poder do Facebook e do Instagram, por exemplo.

O que vem acontecendo, no entanto, são ações direcionadas para profissionais e empresas. O fato só confirma que quem se garante na internet também se garante nos negócios. Use seu perfil para conhecer novas pessoas, interagir com cada uma delas e encontrar futuros parceiros.

Depois de falar tanto sobre dicas para desenvolver uma ótima parceria no escritório de arquitetura, temos mais uma para finalizar: a Portobello Shop, que está presente em todo o Brasil, reúne uma grande quantidade de clientes e arquitetos diariamente, sendo a opção perfeita para que você encontre aquele parceiro especial!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Parceria no escritório de arquitetura: saiba...

Parceria no escritório de arquitetura: saiba transformá-la em negócios!

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá bom dia me chamo Adrian eu tenho uma Equipe Trabalhamos com Gesso Reformas em Geral gostaria de fazer uma grande parceria com Arquitetos

  2. Olá muito bom dia eu me chamo Adrian Decoração de interiores pinturas e gesso em geral eu gostaria de ter uma oportunidade de tá lhes mostrando um pouquinho do meu trabalho ficarei no aguarde de uma posição sobre o assunto...

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies