05.02.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Para contemplar e degustar a contemporaneidade italiana

 minutos de leitura
calendar-blank-line
05.02.2020
Conheça Mino Osteria, uma proposta inovadora de arquitetura e gastronomia, em Balneário Camboriú, que conta com os revestimentos da Portobello na decoração.
minutos de leitura

Sentir-se numa Itália contemporânea e aconchegante, agradável aos olhos e paladar. Assim é o bistrô e buffet Mino Osteria, em Balneário Camboriú (SC), que completa um ano de inauguração e confirma seu sucesso na gastronomia e também na arquitetura assinada por Vanessa Larré. O lugar com ares lúdicos, cheio de cores e iluminação moderna, com elementos que remetem à Itália, tem a magia de resgatar um sentimento mais familiar.

“Mino nasceu pronto”, define Vanessa, ao contar sobre o projeto que iniciou na metade de novembro de 2018 e foi concluído em fevereiro de 2019. Praticamente 3 meses para reformas e decoração dos espaços. “Foi um conceito da família Rossetto que tem mais de 30 anos de know how à frente do Max’s Ristorante. Mino, a nova osteria, é um nome carinhoso do tio do dono, que se chamava Maximino. Então essas memórias afetivas da família ajudaram muito na concepção da obra”, afirma a arquiteta.

Conheça mais o trabalho de Vanessa Larré 

mino osteria
Arco Flamingo, com Casablanca Contreau, criado para degustação de vinhos, drinks e petiscos (Foto: Guto Campos)
mino osteria
Revestimento com tijolinhos da linha Color Market, versão Iceland, da Portobello (Foto: Guto Campos)

O projeto concebido a partir de um imponente bar central, surgiu para oferecer os mais variados drinques, releituras dos tradicionais petiscos italianos, e criar um conceito diferenciado na forma de servir. “À noite, o bar tem cores, iluminação baixa e luminotécnico que envolve todos os cantos do layout. E de dia ele torna-se um buffet executivo de alta qualidade”, explica Vanessa.

Todos os detalhes decorativos e os serviços realmente são atrações para quem chega ao local. A começar pelo Arco Di Vino, primeira winestation da cidade, com a possibilidade de experimentar diversos vinhos.  Ele está localizado na parte inferior da osteria, onde também  fica o bar central. O ambiente ainda possui os coloridos Arcos Flamingos inspirados nas adegas italianas, além de sinuosos limoeiros dentro das mesas. Realmente um cenário encantador para degustar e se entreter com a família e amigos.

mino osteria
Cores e elementos contemporâneos criaram uma atmosfera aconchegante na osteria (Foto: Guto Campos)
mino osteria
Limoeiros deram imponência e mais vida ao espaço  (Foto: Guto Campos)
mino osteria
O lavabo também ganha porcelanatos Portobello. Na parede, versão Aubergine, da linha Color Market (Foto: Guto Campos)

 “Os produtos da Portobello se encaixaram perfeitamente em todo esse conceito de deixar a família presente. Os materiais empregados parecem ser feitos à mão. Desde o piso, com o Pietra Lombarda que remete a um granilite, ao revestimento do bar curvo, com  delicados tijolinhos Brickstar. Dentro dos Arcos Flamingos as nuances de Casablanca são totalmente diferentes umas das outras, tornando o projeto exclusivo”, ressalta a arquiteta.

mino osteria
Os detalhes modernos dos Arcos Di Vino e Flamingo atraem os enófilos (Foto: Guto Campos)
mino osteria
Mais detalhes dos revestimentos nos arcos contemporâneos (Foto: Guto Campos)

Já no andar superior, um salão para quem prefere ficar mais reservado e também destinado para reuniões e eventos. O espaço possui quadros no teto com fotografias da história da família Rossetto, conferindo mais personalidade ao ambiente . “Quando sentamos pela primeira vez com Vanessa, deixamos ela à vontade para criar o Mino, pois já conhecíamos o seu trabalho. E ela acertou em cheio, trouxe uma Itália contemporânea misturada com as nossas histórias contadas no segundo andar. Aqui tem muito amor em cada cantinho, em cada detalhe”, divulga o proprietário Leonardo Rossetto, na rede social da osteria.

mino osteria
Teto decorado com quadros da família Rossetto (Foto: Guto Campos)

Para conhecer os sabores e apreciar sua arquitetura, Mino fica no Boulevard Passeio San Miguel, sala número 2, no Centro de Balneário Camboriú. E para continuar se inspirando, você pode conferir mais imagens de Mino, além de outros projetos de Vanessa Larré, em seu perfil, aqui no Archtrends!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Para contemplar e degustar a contemporaneidad...

Para contemplar e degustar a contemporaneidade italiana

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Millena Ramos
Colunista
Jornalista

Jornalista colaboradora do Archtrends, formada pela UFAL. Pós-graduada em Língua Portuguesa pela Academia Alagoana...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies