31.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Paola Navone (Foto: Enrico Conti)

Paola Navone estreia a temporada internacional dos DOCs UNLTD

 minutos de leitura
calendar-blank-line
31.05.2022
Vanguardista e premiada, designer italiana Paola Navone é a convidada da nova fase da websérie da Portobello
minutos de leitura

A websérie documental da Portobello, DOCs UNLTD, iniciou sua temporada internacional com a participação da designer Paola Navone. A entrevista foi concedida ao jornalista Pedro Andrade, que conversou com a italiana em seu estúdio, em Milão.

A conversa revela o que a designer pensa em relação às suas criações e como seu renomado trabalho ganhou o mundo. “Precisamos manter uma porcentagem de diversão no que fazemos”, afirma a nômade, que ama viajar e já morou em Hong Kong.

Retrato da arquiteta e designer Paola Navone
A arquiteta e designer Paola Navone (Foto: Archtrends)

A entrevista, bastante intimista, transita entre o passado, presente e o futuro. Tempos que estão totalmente conectados quando o assunto é seu portfólio. Paola é uma designer que redesenha o passado trazendo para suas criações a modernidade com uma simplicidade brilhante, coisa de quem tem talento e pode esbanjar.

Pedro Andrade começa falando do passado. Quando ele pergunta sobre o que ela almejava profissionalmente, se o design já fazia parte da sua juventude de forma consciente, Paola conta que tinha interesse por geografia e o que desejava mesmo era viajar pelo mundo. “Viajar é um estado de espírito. Você pode viajar indo ao supermercado, na casa de um amigo ou indo até Tóquio”. 

Quebra de paradigmas

Além de já ter criado dezenas de produtos e de ter trabalhado com renomados arquitetos e designers da Itália, Paola Navone representa também a mudança que está acontecendo no cenário criativo italiano, até então dominado por homens. 

Uma das realizações de Paola Navone é o Studio OTTO, parceria dela com a diretora de arte Cristina Pettenuzzo. Juntas elas são responsáveis por projetos de design, interiores, direção de arte e desenvolvimento de produtos.

Designer premiada 

O trabalho inovador de criação já rendeu à italiana dezenas de prêmios de arquitetura. Entre eles: Osaka International Design Award em 1983; Designer do Ano pela revista alemã AW Architektur & Wohnen em 2000; e o mais recente, seu terceiro Elle Deco International Design Awards, que em 2018 a premiou na categoria de móveis para exteriores.

Versátil e dona de um estilo absolutamente particular, Paola Navone produziu mais de 200 produtos ao longo de sua carreira e conta no DOCs UNLTD que cada novo projeto é uma nova aventura e um novo desafio. Para Paola não há apego ao que já foi criado, o produto mais importante é sempre o que está sobre a mesa, em desenvolvimento.

Paola Navone e a Portobello

A história da designer com a Portobello já rendeu a criação de três produtos na linha de revestimentos: 

Combinação de peças com os revestimentos criados pela designer
Linha de revestimentos Shibori, inspirada no tingimento de tecidos (Foto: Portobello)

SHIBORI

A técnica manual japonesa de tingimento de tecidos cria padronagens inesperadas e exclusivas. Inspirada nessa técnica milenar, Paola Navone criou as peças que são a mistura das cores do ocidente com o oriente. 

A coleção nos transporta para perto das salgadas águas do mediterrâneo, um convite recorrente das criações da designer italiana. Nos aproxima da paixão pela beleza imperfeita do artesanal e do charme das coisas feitas à mão.

Disponível em dois formatos, 20x20 e 30x42 (triangular), em cores vivas e opções neutras.

Para ambientes contemporâneos que valorizam arte, sofisticação e o estilo arrojado.

Produto ambientado em uma parede de banheiro
Linha Bonbon remete a doces belezas (Foto: Portobello)

BONBON 

Formas irregulares em tons pastel, que remetem à forma de pequenos doces, criam um mosaico único. Clássica, sofisticada e ao mesmo tempo arrojada, Bonbon é a reinterpretação dos atemporais revestimentos de parede pela designer Paola Navone.
Os mosaicos de 30,5x30,5cm estão disponíveis em 4 cores, para projetos elegantes e despojados. 

Cozinha cria ambiente com revestimento especial
Linha Vedononvedo gera uma experiência através do reflexo (Foto: Portobello)

VEDONONVEDO

A designer italiana Paola Navone, na sua eterna busca pelo novo, ressignifica o espelho através da inserção de elementos abstratos na superfície e apresenta uma nova ótica ao mundo dos revestimentos.

Peças em formato 10x10 garantem exclusividade a partir do diálogo entre luz e material. Vedononvedo é uma reflexão do novo e do inusitado - de algo que jamais será visto da mesma forma.

Paola Navone no DOCs UNLTD

Na entrevista que concedeu ao DOCs UNLTD, Paola Navone ficou feliz ao saber que suas criações são um sucesso no Brasil. “Essa é uma ótima notícia”, anima-se, ao ouvir Pedro Andrade falar sobre as peças que fez em parceria com a Portobello.

Neste episódio de estreia internacional, ela fala também sobre tecnologia, a necessidade de leveza no design e muito mais! 
Para conhecer o processo criativo da designer italiana e suas ideias sobre o futuro, assista agora mesmo o DOCs UNLTD - Paola Navone no Youtube.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Paola Navone estreia a temporada internaciona...

Paola Navone estreia a temporada internacional dos DOCs UNLTD

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies