Menu
Projetos e Obras
Busca
Palau de Casavells

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Uma galeria de arte perdida no meio de uma pequena vila na Espanha. Já imaginou?

26/07/2019

Palau de Casavells é o nome de uma galeria de arte situada no meio de uma vila no interior da Espanha. Combinando arte e história em um só lugar.

Palau de Casavells

Interior de uma das salas mais amplas e principais da galeria de arte. Toda a estrutura e revestimentos da edificação foram mantidos como era antigamente. Foto: Barbara Cassou

O pequeno Pueblo de Corçà, na região de Baix Empordà, na Espanha, é como qualquer outra vila histórica da região. Poucas casas, a maioria de pedra, ocupam apenas 16 km² da vila, abrigando aproximadamente mil pessoas.

O que torna essa pequena vila tão especial no interior da Espanha é que uma dessas casas de pedra abriga uma galeria de arte renomada na Catalunha: o Palácio de Casavells. Essa edificação histórica, de origem no século 16, até hoje mantém suas características arquitetônicas.

O espaço de 3 mil m² foi totalmente restaurado para servir de cenário às obras de arte contemporânea, trazendo o mais belo contraste entre a antiguidade arquitetônica e a arte contemporânea atual.

Palau de Casavells

Entrada principal da galeria, onde foram mantidas as pedras originais da edificação. Foto: Barbara Cassou

A entrada da casa parece uma gruta de pedra que dá acesso para diversos cômodos, que abriga as exposições. O jardim externo ganha destaque por ter a cor rosa predominante nas paredes exteriores, tronco da árvore e pedrinhas no chão.

É interessante como a galeria expõe as pinturas e esculturas por toda parte da edificação, até mesmo na sacada. No pátio interno e sótão ficam as exposições, e cada uma delas de uma forma detalhada e especial.

Palau de Casavells

O sótão da casa também serve de exposição para as obras de arte. Foto: Barbara Cassou

Palau de Casavells

Jardim externo todo cor de rosa. Foto: Barbara Cassou

O acervo do Palau de Casavells conta com artistas residentes como Manolo Ballesteros, Maria Yelletisch, Andrea Torres, entre outros. E artistas convidados como Peter Zimmermann, Alex Katz, Laurent Martin (Lo), além de abrigar uma obra do renomado artista Joan Miró.

A galeria de arte também conta com móveis e artigos de decoração antigos, do século 18 e 19, como bancos, cadeiras, cômodas, armários e vasos. E está constantemente rotacionando as exposições de obras de arte e antiguidades.

O Palau de Casavells possui uma equipe de designers de interiores da GMA Projects, onde se assinam projetos para quem busca decorar a sua casa.

Palau de Casavells

Outra sala de exposições abrigando quadros e móveis antigos. Foto: Barbara Cassou

Para chegar até a galeria é preciso ir de carro, ficando apenas 1 hora e meia de Barcelona. Perto da pequena vila em que situa-se está a cidade de Girona (segunda maior província da região da Catalunha), que também vale a pena a visita pelas belezas do seu centro histórico, bem parecida com a série americana de sucesso, Game of Thrones.

O Palau de Casavells é um grande exemplo de onde um espaço antigo pode ser o cenário ideal para um conceito atual e contemporâneo.

Palau de Casavells

Palau de Casavells mescla a arquitetura antiga com a arte contemporânea. Foto: Barbara Cassou

Gostou do conteúdo? Deixe-nos um comentário!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *