11.05.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Palácio de Buckingham

Amplos espaços no Palácio de Buckingham traduzem a verdadeira essência do luxo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
11.05.2020
Edifício imponente em Feira de Santana (BA), inaugurado em 2018 e assinado por Ana Cristina Monteiro, ganhou revestimentos Portobello em todos os pavimentos. Entenda a concepção da obra, a seguir.
minutos de leitura

O projeto Palácio de Buckingham em Feira de Santana (BA) faz jus ao seu nome.  É uma obra (de arte, por que não?) criada pela arquiteta baiana Ana Cristina Monteiro, que se destaca por seu design paramétrico na fachada e agrega todos os diferenciais que um edifício contemporâneo pode ter: foi construído pelos preceitos da tecnologia, sustentabilidade e segurança. E, ainda, possui 95% de qualidade Portobello nas aplicações dos revestimentos em pisos, paredes e fachada (confira todas as especificações no final da matéria).

"O projeto foi um pedido especial de uma família que já residia na casa situada no terreno onde foi construído o edifício. Nossa inspiração para essa demanda foi um sentimento de preservação. De morar em família, de segurança, integridade, de preservação dos materiais empregados, de uma tradição. Assim, o nome, que é da residência oficial da monarquia britânica, remeteu-se à cidade de Londres porque ela sintetiza todos esses valores, da família, bons costumes, gentileza, pontualidade e sofisticação. É uma vanguarda, que está sempre à frente do tempo, seja na comunicação, direitos humanos, música, artes cênicas, arquitetura, como também na sustentabilidade", comenta a arquiteta.

Para Ana Cristina, a verdadeira essência de uma moradia luxuosa está no benefício dos amplos espaços construídos. "Temos nesse projeto uma área privativa de 320 metros quadrados por apartamento, ou seja, um por andar. Então o luxo apresentado ao edifício é justamente o privilégio de ter espaço, com áreas confortáveis de conviver com a família ou espaços aconchegantes para estar isolado, ou seja, para o morador ter liberdade de ir e vir dentro de sua própria residência", afirma.

A tecnologia empregada não aconteceu apenas no processo de construção, segundo Ana, mas também encontra-se no funcionamento diário de um prédio, com automação em todas as áreas comuns. Além disso, em cada apartamento, foi deixada uma pré-instalação para o proprietário fazer a automação como desejar. 

CONFIRA TODOS OS DESTAQUES DA OBRA NO VÍDEO ABAIXO

Em relação à sustentabilidade, a arquiteta usou a prática da energia renovável: da energia solar, com bomba de calor e armazenamento. "Durante a obra também tivemos uma compatibilização de projetos, com 13 disciplinas de arquitetura, como estrutura, fachada, combate ao incêndio, entre outras importantes para segurança e funcionamento do empreendimento. Tudo seguindo as normas técnicas brasileiras em todos os processos de construção", enfatiza.

Palácio de Buckingham
Áreas internas do edifício Palácio de Buckingham são revestidas com porcelanatos Portobello (Projeto: Ana Cristina Monteiro)

A arquiteta escolheu produtos da Portobello Shop de Feira de Santana para revestir todos os 28 pavimentos do empreendimento pela qualidade, inovação e boas práticas na fabricação dos porcelanatos. "Os materiais da marca possui grande durabilidade, estética contemporânea, e isso foi o que nos guiou, além de suas cores e texturas que representam os elementos naturais como a areia, pedra, tijolo e madeira", frisa.

Projeto virtual da fachada com tijolinhos Georgian Blend, da Linha All Bricks (Imagem: Ana Cristina Monteiro)

A fachada possui um diferencial à parte com o design paramétrico em todas as 25 varandas. No lançamento, em 2018, foi considerada inovadora não só para a cidade de Feira de Santana como para todo o estado da Bahia. "O projeto ganhou notoriedade porque usamos a arquitetura com uma estética avançada. Acredito que um prédio tem que estar bem apresentável durante uns 50 ou 60 anos, ou seja, construído com características quase atemporais. Outra questão, é impossível não olhá-lo, principalmente porque nossa cidade possui pouca verticalização. Por outro lado, ele tem que agregar, somar à estética boa da cidade. Fizemos uma releitura das nossas raízes também, usando o tijolo vermelho da Portobello, com tons terrosos que são tão comuns na nossa cultura brasileira e, ao mesmo tempo, remeteu aos os tijolos tão tradicionais usados nas fachadas de residências inglesas", comenta Ana Cristina.

Verticalização do edifício, inaugurado em 2018, é destaque em Feira de Santana (Foto: Marinho Empreendimentos)

Com a atual situação da pandemia, Ana Cristina também aproveita para comentar sobre a realidade do mercado imobiliário no Nordeste brasileiro e sobre a forma de construir pensando cada vez mais no bem-estar das pessoas. "O Nordeste ainda carece de muita infraestrutura, tanto nas cidades como nas moradias, sejam elas de baixa renda ou não. Portanto, como existe muito o que construir, preservar e manter no ambiente construído, o mercado imobiliário está superaquecido. Também penso que com a imposição de novas práticas devido à pandemia, áreas mínimas de habitação, higiene e salubridade das edificações devem ser mais levadas em conta. Com isso, tenho certeza de que a arquitetura seguirá respondendo aos anseios do melhor morar, viver, trabalhar e ter lazer. Creio que a casa, ruas e bairros serão melhores planejados e fiscalizados por cada um dos usuários. Não deixará de ser uma criação coletiva, uma equipe pensando para muitos, em que a contribuição e participação das pessoas se faz cada vez mais próxima e fundamental", prevê.

Palácio de Buckingham
Iluminação noturna privilegia monumento artístico no pátio do Palácio de Buckingham (Foto: arquivo pessoal)

Perfil da arquiteta Ana Cristina 

Palácio de Buckingham
As viagens nacionais e internacionais inspiram a arquiteta (Foto: arquivo pessoal)
Família Monteiro reside em Feira de Santana (BA) (Foto: arquivo pessoal)

Ana Cristina Monteiro é mãe de três filhos, avó de dois netos e arquiteta atuante com 31 anos de carreira. Formou-se na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1989. A profissão a atraiu aos 12 anos, quando fez uma viagem de carro com a família, da Bahia até São Paulo, passando por Goiás, Brasília, Minas Gerais até o litoral de São Paulo. "Fiquei encantada com tantas informações visuais do nosso país. Voltei decidida a ser urbanista, influência clara da cidade de Brasília. Na família, já convivia com tios e primos arquitetos, alguns deles meus professores na UFBA (Wilma Lima Campos e Carlos Campos), e eles também me inspiraram. Com tantos anos de experiência, posso dizer que realizo essa profissão com muito entusiasmo e dedicação, tentando fazer uma diferença estética na minha cidade", conta a arquiteta.

Com muitos anos de profissão, Ana Cristina contabiliza cerca de 500 projetos em seu portfólio. Atende clientes em seu escritório situado no edifício Multiplace, no bairro São João, em Feira de Santana, atuando junto ao seu sócio e marido, Toni Monteiro, e à uma equipe fixa de oito pessoas e alguns parceiros.

Ana Cristina com seu sócio e esposo Toni Monteiro (Foto: arquivo pessoal)

Gostou de conhecer esta incrível obra desta grande arquiteta? Aproveite e se inspire em outras grandes obras aqui no Archtrends Portobello!

---

Especificações de todos os revestimentos Portobello aplicados no Palácio de Buckingham:
- Hall Social
Piso:
 Porcelanato Botticelli Bianco (90x90cm) 
- Hall de Serviço
Piso:
Porcelanato Mineral Nude Nat. Ret. (60x60cm)
- Área de Serviço
Piso:
Porcelanato Mineral Nude Nat. (60x60cm)
- Depósito e Quarto de Serviço
Piso:
Cetim Bianco (60x60cm) Bold
-Sanitário de Serviço
Piso:
Cetim Bianco (60x60cm) Bold
Paredes:
Cetim Bianco (30x40cm)
- Cozinha / Sala de Almoço/ Despensa
Piso:
Hangar Toronto Nat. (60x120cm)

Parede Cozinha:
Retificado Branco GLACIER (30x60cm)

- Lounge Gourmet
Piso:
Simplesmente Branco Pol. (90x90cm)
Parede:
Revestimento Portobello Georgian Blend Marrom (7x26cm) 
- Varanda Suíte Master
Piso:
Simplesmente Branco Pol. (90x90cm)

Parede:
Revestimento All Bricks Georgian Blend Marrom Mosaico (7x26cm)

- Sanitários 01/02/03/05
Piso e paredes:
Hangar Chicago (60x120cm)
- Sanitário Suíte Master
Piso e paredes
Porcelanato Travertino Navona Nat. Bianco (60x120cm)
- Lavabo
Piso:
Porcelanato Travertino Navona Nat. Bianco (60x120cm)
Áreas Comuns
Garagem e bicicletário
Parede:
Pastilhas Aquarela Branco (5x15cm)
- Sala de Espera e Valet Hall
Piso:
Porcelanato Mineral Off White Pol. (60x60cm);
Portal Elevador:
Parede revestida em Pastilha Aquarela Cinza Alumínio (5x15cm)
Paredes Internas:
Pastilha Aquarela Branco (5x15cm) 
- Lavabo / Vestiário Masculino/Vestiário Feminino
Paredes:
Cerâmica Bold Cetim Bianco (30x40cm)
- Sala de Descanso Motorista:
Piso:
Porcelanato Mineral Nude Nat. (60x60cm)
Paredes:
Cerâmica Bold Cetim Bianco (30x40cm)
- Guardaria
Paredes:
Pastilha Aquarela Branco (5x15cm)
- Administração/ Almoxarifado/ Sala de Controle
Piso:
Porcelanato Cetim Bianco RET. (60x60cm)
- Car Wash
Paredes e Mureta:
Pastilha Aquarela Branco PORTOBELLO(5x15cm)
- Escada de Fuga Acesso ao Térreo Pelo Salão:
Parede:
Pastilha Aquarela Branco PORTOBELLO (5x15cm)
- Guarita
Piso:
Porcelanato Cetim Bianco RET. (60x60cm)
- WC Guarita
Piso:
Porcelanato Cetim Bianco RET. (60x60cm)
Paredes:
Cerâmica Bold Cetim Bianco (30x40cm)
- Playground Descoberto
Porcelanato Gibraltar Off White (60x60cm)
- Deck Seco Piscina
Piso:
Porcelanato Parquet D’Oliver RET. (20x120cm)
- Salão de Jogos/Circulação
Piso:
Porcelanato Pietra Calcarea Nude NAT. (60x60cm)
- WC Feminino e WC masculino Tênis
Piso:
Porcelanato Cetim Bianco RET. (60x60cm)
Parede:
Porcelanato Cetim Bianco (30x46cm)
- Apoio da quadra de Tênis/ Espaço Apoio
Piso:
Porcelanato Pietra Calcarea Nude NAT. (60x60cm)
Detalhe piso Porcelanato Ampla Design MINI (60x60cm)
Parede:
Porcelanato Liverpool White (7x24cm); e Black (7x24cm)
Mureta do Balcão:
Porcelanato Liverpool Black (7x24cm)
- Game Room e Office
Piso:
Porcelanato Pietra Calcarea Nude NAT. (60x60cm)
- Sanitário Office
Piso:
Porcelanato Pietra Calcarea Nude NAT. (60x60cm)
Paredes:
Imbuia Clara Ret. (20x120cm)
- Cartas:
Piso:
Porcelanato Pietra Calcarea Nude NAT. (60x60cm)
- Sanitário Cartas
Piso:
Porcelanato Pietra Calcaria Nude NAT. (60x60cm)
- Petplay
Porcelanato Gilbratar Off White (60x60cm)
- Varanda Gourmet
Piso:
Porcelanato Gilbratar Off White (60x60cm)
Paredes:
Porcelanato Liverpool Portland (7x24cm)
Revestimento Balcão:
Mos Lollita (27x27cm)
- WC Feminino e WC masculino da piscina
Piso:
Porcelanato Mineral Nude Nat. (60x60cm)
Parede Internas:
Cetim Bianco (30x40cm)
- Cozinha Industrial
Piso:
Porcelanato Mineral Nude Nat. (60x60cm)
Parede:
Revestimento Ret. Cetim Bianco (30x60cm)
- WC Feminino e WC masculino Festas
Piso e paredes
Porcelanato Mineral Nude Nat. (60x60cm) 
Liverpool Portland (7x24cm)
- Camarim
Piso:
Porcelanato Mineral Nude Nat. (60x60cm)
- Sanitário Camarim
Piso:
Porcelanato Mineral Nude Nat. (60x60cm)
Paredes :
Porcelanato Cetim Bianco (30x60cm)
- Sanitário Apoio Funcionários (Fem., Masc.)
Piso:
Porcelanato Portobello Cetim Bianco RET. (60x60cm)
Paredes:
Porcelanato Portobello Cetim Bianco (30x40cm)
- Salão de Festas:
Piso:
Porcelanato Galileu Crema RET. (90x90cm)
- Escada de Acesso do Salão de Festas para o Terraço
Piso:
Porcelanato Calacata Extra Fino POL. (100x300x3mm) 
- Lavabo Brinquedoteca
Piso:
Porcelanato Cetim Bianco RET. (60x60cm)
Parede:
Pastilha Dots Oil (30x30cm)
Pavimento Mezzanino

- Sala de Pilates/Academia
Parede:
Revestimento Terracotta Alpine (7x23cm)
-Fitness Center
Parede:
Porcelanato Terracotta Alpine (7x23cm)
- SPA
Piso:
Porcelanato Mineral Off White Nat.(90x90cm)
Paredes:
Pastilha MOS Spina (30x40cm)
- Sanitário SPA
Piso e paredes:
Imbuia Clara Ret. (20x120cm)
- Sauna e Sala de Descanso
Piso:
Porcelanato Gibraltar Off White (60x60cm)
- Sanitário Masculino e Sanitário Feminino Sauna - Mezanino
Piso:
Porcelanato Mineral Nude Nat. (60x60cm)
Paredes:
Pastilha Coloríssima Portland (30x60cm)
Detalhe da Parede das Bancadas:
Porcelanato Liverpool Portland (7x24cm)
Porcelanato Liverpool Rosa Chá (7x24cm)
- Sanitário Masculino e Sanitário Feminino Academia - Mezanino
Piso e paredes
Imbuia Clara Ret. (20x120cm)
- Sanitário Masculino e Sanitário Feminino Terraço
Piso e paredes
Piso Hangar Chicago NAT (120x60cm);
- Na Fachada,  pórtico de entrada para carros e pedestres e muros exteriores
Revestimento All Bricks Georgian Blend Marrom Mosaico (7x26cm)
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Amplos espaços no Palácio de Buckingham tra...

Amplos espaços no Palácio de Buckingham traduzem a verdadeira essência do luxo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies