Menu
Projetos e Obras
Busca

O painel de porcelanato traz sofisticação. Ele pode ser usado em todos os cômodos, inclusive recriando materiais nobres, como o mármore (Projeto: Portobello S.A.)

Portobello Matérias

Painel de porcelanato: uma opção bonita e prática para projetos

10/01/2022

Entenda como funciona o painel de porcelanato. Veja dicas técnicas e muitas inspirações para transformar sua casa ou seus projetos!

O painel de porcelanato é uma forma diferenciada de transformar os espaços. 

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Como esse material é capaz de reproduzir de maneira fidedigna diversos outros — mármores, madeiras e cimentícios, por exemplo —, ele se torna um verdadeiro curinga na decoração. 

No entanto, para que o painel de porcelanato dê o efeito desejado, é muito importante tomar alguns cuidados no momento da sua escolha. 

Saiba mais sobre o tema e transforme seu lar com essa ideia!

Em quais ambientes é possível usar o painel de porcelanato? 

O painel de porcelanato é versátil. Ele pode ser usado em salas, quartos, escritórios, varandas e vários outros locais onde se deseja criar um efeito diferenciado. 

Para tanto, é preciso que a base esteja preparada para recebê-lo. Se o uso for em um ambiente externo, é imprescindível que ela tenha sido bem impermeabilizada, para não acontecer nenhuma avaria. 

Salas 

Nas salas, você pode usar o painel de porcelanato para criar uma parede de destaque ou revestir piso e parede com o mesmo material.

Outra opção é substituir o tradicional painel de TV, o que vai agregar muito mais sofisticação ao ambiente. 

Para complementar o espaço, você pode investir em mobiliários neutros, deixando o painel em evidência. As peças em madeira e os detalhes em cimento queimado também funcionam perfeitamente. 

Quartos 

Os quartos ficam ainda mais imponentes com os painéis, como essa versão com Or de Cacau
Os quartos ficam ainda mais imponentes com os painéis, como essa versão com Or de Cacau (Projeto: Brand/Boeing Arquitetura)

Os quartos têm muito a ganhar com o painel de porcelanato — que pode aparecer criando um ponto focal atrás da cama ou substituindo a tradicional cabeceira. 

Além dessa parede, claro, é possível usar o painel onde você desejar, criando diferentes pontos de destaque. 

Se quiser fazer com que seu quarto pareça mais amplo, combine piso e parede com o mesmo revestimento. 

Para quebrar a atmosfera, procure apostar em roupas de cama com texturas bem aconchegantes. 

Banheiros e lavabos 

A parte da banheira pode ganhar destaque com o painel de porcelanato. Nessa ideia, foi usado Bleu de Savoie
A parte da banheira pode ganhar destaque com o painel de porcelanato. Nessa ideia, foi usado a lastra de porcelanato Bleu de Savoie
(Projeto: Larissa Lóh / Foto: Alessandro Gruetzmacher)

Ao usar lastras para revestir paredes inteiras do seu banheiro, você faz com que o espaço pareça mais amplo, iluminado e arejado. 

Se preferir, trabalhe apenas com um painel — por exemplo, na área do box ou da bancada, criando um ponto focal interessante. 

Outra ideia é revestir a parede e o teto desse ambiente, de modo a criar um efeito caixa, super em alta na arquitetura. 

Cozinhas 

Apenas uma lastra de porcelanato pode revestir toda a roda banca da cozinha (Projeto: Portobello S.A.)

O painel de porcelanato é uma ótima ideia para transformar as cozinhas, pois deixa esse tipo de ambiente extremamente sofisticado. 

Essa superfície diferenciada pode aparecer na rodabanca ou em qualquer outra parede que você deseje destacar. 

Fachadas 

Os painéis de porcelanato ficam incríveis nas fachadas, diferenciando as residências, como essa ideia com Nero Venato no formato petit lastra
Os painéis de porcelanato ficam incríveis nas fachadas, diferenciando as residências, como essa ideia com Nero Venato no formato petit lastra (Projeto: Portobello S.A.

Já pensou em deixar a fachada da sua casa muito mais imponente? Com um belo painel de porcelanato isso é possível. Nesse caso, ele pode ser instalado cobrindo todas as superfícies ou apenas detalhes. 

Use revestimentos que reproduzem diferentes materiais, criando uma sensação de modernidade e exclusividade incríveis, que vai destacar o seu imóvel dos demais. 

Outra possibilidade é a criação de fachadas ventiladas

Esse é um sistema cujas placas são fixadas por meio de uma estrutura metálica, em vez do tradicional reboco com argamassa colante. 

Essas fachadas ainda contam com um espaço — mínimo de 7 cm e máximo de 50 cm — entre o revestimento e a parede. 

Esse vão cria o chamado efeito chaminé, que isola termicamente o interior e o exterior da obra. 

O resultado é um ambiente com maior conforto térmico e menor necessidade de uso de energia para ventilador ou ar condicionado. 

Áreas integradas 

Os cômodos integrados, como sala e cozinha, ficam ainda mais incríveis com o uso de um painel de porcelanato. 

Isso porque a peça funciona como um elo entre os dois ambientes, trazendo harmonia e unidade para a sua decoração. 

Você pode usar uma lastra de uma cor para revestir uma parede e outra de tonalidade distinta nas demais e/ou no piso.

Dessa maneira, garante contraste e vivacidade aos espaços, além de delimitar os locais e as suas funções.

Áreas externas 

As áreas externas ganham muito mais charme com os painéis de porcelanato, como essa ideia com Neotropical Black Mix
As áreas externas ganham muito mais charme com os painéis de porcelanato, como essa ideia com Oro Bianco
(Projeto: Daniele Franco / Foto: Felipe Araújo)

Certamente, as áreas externas também podem ficar charmosas e diferenciadas com um belo painel de gigantes lastras de porcelanato!

É possível usá-lo em varandas, quintais, áreas gourmet, jardins, área da piscina e muito mais, criando um ponto focal incrível e trabalhando com a ideia de mosaicos e outras inspirações cheias de vida. 

Qual o melhor porcelanato para painéis? 

Os porcelanatos de grandes formatos e as lastras são mais usados para painéis. Mas você pode compor o seu como preferir. Na imagem, painel com Bianco di Lucca
Os porcelanatos de grandes formatos e as lastras são mais usados para painéis. Mas você pode compor o seu como preferir.
Na imagem, painel com Siena Chianti (Projeto: Coletivo Criativo Berlim / Foto: Max Zambelli

É possível usar porcelanatos técnicos e esmaltados para os painéis. 

Contudo, o que mais usados são os porcelanatos de grandes formatos e as lastras — placas que têm metragens maiores, que se iniciam em 90 cm x 180 cm e chegam a 160 cm x 320 cm. 

Essas são peças que proporcionam menos emendas e dão sensação de continuidade, criando um painel único. Assim, garantem mais beleza para o ambiente. 

Quando são utilizados porcelanatos que recriam outros materiais, os grandes formatos e as lastras entregam um efeito bem semelhante.

No caso das fachadas, qualquer lastra pode ser usada, tanto com acabamento polido quanto natural.

Quais cuidados tomar em relação ao painel de porcelanato? 

Qualquer ambiente fica destacado com um belo painel de porcelanato, como essa ideia com Nero Venato
Qualquer ambiente fica destacado com um belo painel de porcelanato, como essa ideia com Nero Venato (Projeto: Portobello S.A.

O principal ponto é considerar a base onde o porcelanato será assentado, de forma a garantir que ela esteja preparada para receber o revestimento. 

Geralmente, as bases mais usadas são de MDF, estrutura metálica ou alvenaria. 

No caso das bases de madeira ou metal, será preciso uma cola como a argamassa de extrema aderência da Portokoll, que garante uma colagem de melhor performance.

Já para uma alvenaria, será necessário usar uma argamassa colante compatível com o tamanho da placa que será assentada.

Como fazer a instalação do porcelanato na parede? 

O assentamento do porcelanato em parede deve seguir as orientações da NBR 13754. Em resumo, as principais dicas são:  

  • usar a técnica de dupla colagem para produtos com dimensões iguais ou superiores a 30×30 cm, com os cordões da argamassa colante sempre em sentido paralelo; 
  • esmagar completamente esses cordões, para conseguir a colagem perfeita. 

Em alguns casos, será preciso fazer o escoramento, de modo a suportar o peso das placas para que elas não escorreguem. Se for feita uma colagem com PU, também será necessário garantir que a peça não escorregará. 

Um ponto muito importante, se decidir assentar lastras, é ter cuidado para que 100% do verso da placa esteja preenchido com argamassa colante. 

Isso é fundamental porque a espessura das lastras é de 6 ou 9 mm. Caso a colagem não seja feita adequadamente, podem acontecer danos futuramente, pois esse é um material fino. 

Além disso, se for necessário furar a parede, a peça será danificada, caso pegue na falha. Portanto, o preenchimento total é essencial.

Ainda sobre o assentamento de lastras, existem alguns equipamentos específicos que tendem a auxiliar no processo, como um carrinho para segurar a placa, passar a argamassa, fazer a colocação das ventosas e, por fim, realizar a aplicação na parede. 

Como instalar uma TV no painel de porcelanato? 

Revestir o painel de TV com porcelanato é uma ideia incrível para trazer mais sofisticação à sala de TV. Nessa inspiração foi usado Calacatta Blanc
Revestir o painel de TV com porcelanato é uma ideia incrível para trazer mais sofisticação à sala de TV. Nessa inspiração foi usado Calacatta Blanc (Projeto: Portobello S.A.)

A TV não deve ser instalada diretamente no porcelanato, mas sim na alvenaria ou na madeira, que é a base do painel.

Para fazer essa instalação, é preciso realizar a furação correta dentro dessa estrutura para o suporte da TV. 

Também é necessário criar uma tubulação interna para que os fios passem por essa área, o que evita que fiquem aparentes. Então, a partir daí, procede-se com a instalação convencional. 

A instalação, portanto, será feita como se fosse um painel normal de MDF ou outro material. A diferença é que ele está revestido com porcelanato. 

Quais as vantagens de usar o porcelanato como painel? 

Versáteis, os painéis de porcelanato podem ser usados em todos os ambientes, até nas áreas úmidas e molhadas, como as cozinhas. Na inspiração, rodabanca e bancada com Bianco di Lucca
Versáteis, os painéis de porcelanato podem ser usados em todos os ambientes, até nas áreas úmidas e molhadas, como as cozinhas. Na inspiração, rodabanca e bancada com Bianco di Lucca (Projeto: Maurício Arruda

Esteticamente, o porcelanato conta com inúmeros benefícios.

Uma delas é a versatilidade. Afinal, é possível encontrar opções que recriam de maneira fidedigna diferentes tipos de mármores, madeiras e cimentícios.

Além disso, o porcelanato oferece facilidade de limpeza e manutenção, sem exigir cuidados especiais e diferenciados como os materiais naturais. 

Outras vantagens interessantes são:  

  • menor absorção de água, que torna o painel de porcelanato uma ótima ideia para áreas expostas à umidade, pois protege as paredes; 
  • grande variedade de tamanhos, acabamentos e texturas, o que permite criar painéis personalizados e exclusivos; 
  • maior resistência a manchas; 
  • maior uniformidade na cor; 
  • facilidade de instalação; 
  • alta durabilidade. 

E, claro, não podemos deixar de citar que o porcelanato é uma opção mais sustentável que a maioria dos materiais naturais. 

Para produzi-lo, não é necessário desmatar. Após o uso, suas jazidas podem ser recuperadas — diferentemente das de mármore, por exemplo. 

Outro ponto que torna o porcelanato mais sustentável é o fato de a produção desse material reaproveitar 99% das matérias-primas — ainda no caso do mármore, há um desperdício de 50%.

Como você viu, o painel de porcelanato é uma excelente ideia para transformar ambientes e deixar a sua casa muito mais sofisticada.

Gostou dessas dicas? Saiba mais sobre as lastras e entenda como elas funcionam em diferentes projetos e aplicações!

Foto de destaque: O painel de porcelanato traz sofisticação. Ele pode ser usado em todos os cômodos, inclusive recriando materiais nobres, como o mármore (Projeto: Portobello S.A.)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *