03.05.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
 Painel de mármore: luxo, sofisticação e requinte para diferentes ambientes da sua casa (Projeto: Portobello S.A.)

Painel de mármore: Bianco di Lucca reproduz clássico italiano em porcelanato

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.05.2021
O painel de mármore é um aliado na hora de transformar as decorações. A Portobello traz uma inovação para diferentes ambientes: o Bianco di Lucca. Conheça!
minutos de leitura

O painel de mármore é uma tendência, ajudando a transformar diferentes ambientes e trazendo um toque de estilo. E nada melhor do que investir em um material como esse capaz de reproduzir um clássico: o Bianco di Lucca.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

Esse mármore italiano é conhecido pela sua elegância, com fundo claro e padrão de veios em diferentes tons de cinza. Agora, você já pode levar essa raridade para a sua casa, por meio dos porcelanatos que recriam sua textura.

Quer saber mais? Siga com a gente!

O mármore Bianco di Lucca

A Itália é conhecida por ser o berço dos mármores mais famosos do mundo, com uma enorme variedade dessa pedra. Um dos mais conhecidos é o carrara, originário da região de mesmo nome.

Próxima a Carrara — também na região da Toscana — está Lucca, que abriga importantes pedreiras de mármore que já atraíram artistas celebrados na história, como Michelangelo e Canova.

Lucca é uma pequena cidade italiana localizada a noroeste na Toscana, com lindas ruelas medievais, quilômetros de muros de pedra e obras arquitetônicas bastante preservadas.

O Bianco di Lucca é um dos mármores brancos mais famosos da Itália. A Portobello possui produtos capazes de recriarem fielmente a textura dele
O Bianco di Lucca é um dos mármores brancos mais famosos da Itália. A Portobello possui produtos capazes de recriarem fielmente a textura dele (Projeto: Portobello S.A.)

Atualmente, a cidade faz parte da Rota do Mármore. Os turistas podem visitar duas pedreiras ativas, a Tavolini e a Piastraio, ambas situadas no Monte Corchia, sendo que a primeira está em atividade desde a época dos romanos.

Essa é uma das regiões mais famosas da Itália por seus preciosos mármores brancos, também conhecidos como “ouro branco”, presentes na história da arte e da arquitetura por gerações e destinados apenas a um pequeno público seleto.

A sofisticação do painel de mármore em porcelanato

Símbolo de requinte e luxuosidade, o painel de mármore é um protagonista das decorações contemporâneas. Mas é claro que investir em uma solução como essa feita com a pedra natural é algo inviável para a maioria das pessoas.

Por isso, uma alternativa muito buscada é o painel de porcelanato que recria a textura do mármore. Nesse caso, você consegue aliar a beleza dessa pedra icônica e todas as facilidades do porcelanato.

Em resumo, podemos citar como vantagens do uso do painel de mármore em porcelanato:

O painel de porcelanato que recria mármore é uma alternativa sustentável, com inúmeros benefícios para decorar a sua casa, como essas lindas lastras no Bianco di Lucca, da Portobello
O painel de porcelanato que recria mármore é uma alternativa sustentável, com inúmeros benefícios para decorar a sua casa, como essas lindas lastras no Bianco di Lucca, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Os painéis de porcelanato geralmente são produzidos a partir de lastras e grandes formatos. Assim, você consegue reduzir a quantidade de rejunte necessária, criando uma sensação de continuidade e conquistando o efeito impactante do mármore natural.

Além disso, ao investir no painel de porcelanato, você optará por uma solução mais sustentável. Isso porque as jazidas das matérias-primas usadas para a fabricação desse produto exigem apenas a retirada superficial e 99% delas é reaproveitada.

Em comparação, a extração do mármore é mais agressiva à natureza, além de haver um desperdício de cerca de 50% do material.

A inovação da Portobello com o painel de mármore em porcelanato Bianco di Lucca

Agora que você já entendeu as vantagens de investir no porcelanato, que tal saber mais sobre o lançamento da Portobello, o Bianco di Lucca, da linha Timeless?

Inspirado no famoso mármore italiano, o Bianco di Lucca tem áreas de puro branco com veios em diferentes tons de cinza, que parecem pintados à mão, tamanha a delicadeza. Ao longo do desenho, são encontrados leves contornos em nuances mais quentes, revelando, assim, detalhes elaborados.

As lastras Bianco di Lucca também estão disponíveis na opção de veios contínuos, que torna os painéis ainda mais atraentes
As lastras Bianco di Lucca também estão disponíveis na opção de veios contínuos, que torna os painéis ainda mais atraentes (Projeto: Portobello S.A.)

Formatos

O Bianco di Lucca está disponível nos formatos 120×270 cm (com acabamento natural ou polido) e 120×120 cm (também com acabamento natural ou polido).

A reprodução em lastras e grandes formatos valoriza a porosidade italiana. A novidade é a opção com veios contínuos, que ajuda a trazer sofisticação.

Trata-se de um conjunto de quatro peças com a continuação dos desenhos, criando uma sensação maior de peça única.

Essa alternativa amplia as possibilidades de uso para mobiliário, revestimento de parede e, claro, painéis.

Locais de uso

Essa novidade da Portobello é indicada para os seguintes usos:

  • comercial leve: locais com tráfego mediano de pessoas, sem trânsito de equipamentos, como áreas comuns de condomínios, lojas sem estoque e corredores de hotéis, entre outros;
  • residencial: locais com tráfego leve de pessoas, como áreas privativas em residências e condomínios;
  • paredes externas e fachadas.

As inspirações com painel de mármore em porcelanato para sua casa

O mármore branco é um clássico. Reinventá-lo é a fórmula para ambientes equilibrados, harmônicos e aconchegantes.

Você pode conquistar tudo isso usando essa novidade da Portobello, que pode ser aplicada em diferentes ambientes da sua casa.

Banheiros e lavabos

Os banheiros e lavabos são ambientes tradicionais para o uso do mármore e podem ganhar um charme extra com o Bianco di Lucca.

Você poderá investir no painel de mármore em lastras ou grandes formatos para revestir paredes inteiras, criando uma sensação de continuidade bem interessante.

Os banheiros ganham amplitude com a aplicação de porcelanatos de grandes formatos em todas as parede
Os banheiros ganham amplitude com a aplicação de porcelanatos de grandes formatos em todas as paredes (Projeto: Portobello S.A.)

As peças de Bianco di Lucca também podem aparecer nas paredes do box, garantindo a sensação de continuidade.

Como o fundo do Bianco di Lucca é branco, essa opção pode ser usada em banheiros pequenos, ajudando a ampliar visualmente o cômodo e deixando tudo mais iluminado.

Nos detalhes, prefira opções menos chamativas, com cores sóbrias, inclusive nos próprios tons de branco e cinza. Considere usar metais em dourado, dando protagonismo ao porcelanato.

Caso queira um ambiente mais moderno e arrojado, invista nas louças pretas, que estão em alta e combinam muito bem com as cores desse mármore.

Salas

As salas ficam excelentes com os painéis de mármore. Além do tradicional painel de TV, que tal soltar a criatividade e expandir as possibilidades?

Os grandes painéis de mármore nas salas também trazem sofisticação e ajudam a destacar uma ou mais paredes do ambiente
Os grandes painéis de mármore nas salas também trazem sofisticação e ajudam a destacar uma ou mais paredes do ambiente (Projeto: Portobello S.A.)

Você poderá revestir toda uma parede de destaque ou garantir um ambiente contínuo com parede e piso no mesmo material, criando uma sala de pura sofisticação.

Novamente, prefira mobiliários em tonalidades mais neutras, deixando o seu mármore como principal ponto de atenção do ambiente.

Móveis em madeira, detalhes em cimento queimado e itens em cores neutras e claras, como cinza e branco, são ótimas alternativas.

Quartos

Já pensou em usar um belo painel de mármore no seu quarto? As peças Bianco di Lucca são excelentes para criar um ponto focal na parede atrás de cama, inclusive substituindo a cabeceira.

Substituir a cabeceira por um belo painel de mármore é uma forma de trazer mais modernidade aos quartos
Substituir a cabeceira por um belo painel de mármore é uma forma de trazer mais modernidade aos quartos (Projeto: Portobello S.A.)

Para uma sensação ainda maior de amplitude, vale a dica de combinar piso e parede com o mesmo revestimento.

Quebre a rigidez com alguns detalhes com cor e textura. Um bom exemplo disso é o das roupas de cama, que podem ser trocadas com mais frequência, deixando o ambiente sempre interessante.

Cozinhas

Nas cozinhas, o painel de mármore fica em evidência, ajudando a deixar esse ambiente mais claro, amplo e sofisticado.

É claro que o Bianco di Lucca também combina perfeitamente com esse espaço — e com diferentes estilos decorativos.

Se você deseja trazer um toque de aconchego, poderá mesclar o mármore com outros materiais naturais, como a madeira, ou itens em decoração em tons terrosos.

A mistura da terracota com o mármore é uma forma de diferenciar a sua cozinha, como nessa inspiração da Mostra Unlimited
A mistura da terracota com o mármore é uma forma de diferenciar a sua cozinha, como nessa inspiração da Mostra Unlimited (Projeto: Mauricio Arruda)

Uma inspiração incrível é a cozinha conceitual criada por Maurício Arruda para a 2ª edição da Mostra Unlimited da Portobello. No ambiente, ele mesclou as lastras do Bianco di Lucca com a terracota do Chelsea Dark Red.

O contraste de texturas ajudou a valorizar ainda mais as lastras do frontão, da bancada, da ilha e das prateleiras. A terracota artesanal faz um contraponto, dialogando com a natureza e criando formas diferentes, embora complementares.

Assista ao vídeo sobre o projeto de Maurício Arruda na Mostra Unlimited 2ª edição:

Apesar de inovadora, a cozinha não deixa de remeter à história desse ambiente, uma vez que o mármore e o barro sempre fizeram parte desse espaço, tanto nas áreas de trabalho quanto nos utensílios. Agora, eles são reinterpretados, criando um ambiente contemporâneo, minimalista e tátil.

É claro que, se você quiser, poderá ousar apenas com um detalhe na sua cozinha, como na ilha.

Depois dessa viagem pelos mármores italianos e pelo porcelanato Bianco di Lucca, que faz parte da nova coleção da Portobello Unlimited Experience, você já sonha com um belo painel de mármore aí na sua casa? Acesse o site da Portobello e saiba mais sobre essa novidade!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Painel de mármore: Bianco di Lucca reproduz ...

Painel de mármore: Bianco di Lucca reproduz clássico italiano em porcelanato

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies