Menu
Projetos e Obras
Busca

Portobello Técnica

Paginação de piso: entenda o que é e como fazer da forma correta na sua casa

29/01/2020

Para fazer a paginação de piso bem sucedida é preciso de estratégia na hora da instalação e na harmonização. Confira as dicas para não errar nessa etapa da obra!

A paginação de piso é um planejamento que estabelece como será o desenho do piso de determinado cômodo. A partir dessa etapa, é montada uma estratégia para fazer a instalação ou o assentamento da melhor forma possível, criando uma direção para que as peças se encaixem adequadamente.

Para isso, é preciso determinar o tamanho do piso e do espaço, além da quantidade de peças necessárias. Assim, é possível criar uma harmonização do desenho com o ambiente e evitar tantos desperdícios.

paginação de piso

A paginação de piso permite criar diversos estilos de decoração, conferindo personalidade ao ambiente (Projeto: Manuella Dal Vesco)

Como fazer paginação de piso?

O primeiro passo para fazer a paginação de piso é levar em consideração as dimensões reais de cada peça e desenhá-las na planta, respeitando tamanho e formato originais. Se você quiser, pode misturar materiais, tamanhos e padronagens diferentes, dando ainda mais personalidade ao projeto.

Se o assentamento for feito com rejunte, especialmente no caso do porcelanato, é importante definir a espessura dele, já que essa medida também deve entrar no cálculo da paginação.

Vale lembrar que o rejunte deve seguir as orientações do fabricante, e dificilmente o tamanho do mesmo será indicado na paginação, a não ser que seja uma espessura mais larga. Esse caso acontece principalmente no porcelanato e cerâmicas, por conta dessa linha atrapalhar o desenho da paginação, chamando muita atenção.

Uma dica fundamental é aproveitar o maior número de peças inteiras no desenho, colocando-as nos espaços de maior circulação, para que as peças cortadas fiquem em locais de menor visibilidade, como cantos e atrás das portas. Isso faz com que o resultado final fique mais harmônico.

Para facilitar a instalação do piso e evitar desperdícios, é importante começar a paginação pelo canto de alguma parede, principalmente quando a obra for feita com porcelanato.

Tipos de paginação de piso

Existem diversos tipos de paginação de piso. A escolha daquele que melhor atende às suas necessidades é importante não apenas para a decoração, mas também para a harmonia do cômodo e para melhor aproveitamento dos materiais.

Na paginação alinhada, por exemplo, as peças apresentam os mesmos tamanhos e formatos e mantém um alinhamento constante, por isso é ideal para locais amplos, sem muitos obstáculos. O importante, neste caso, é fazer um desenho com peças inteiras, de forma regular.

paginação de piso

A paginação alinhada apresenta peças de mesmo tamanho, instaladas uniformemente (Foto: Portobello S.A.)

A paginação vertical, por sua vez, utiliza peças retangulares, tendo como eixo o lado que apresenta maior medida, conferindo, assim, efeito de verticalidade. Essa técnica é muito utilizada em salas compridas e pode ser feita com porcelanato de madeira, ou seja que reproduza a característica desse material.

paginação de piso

Na paginação vertical, as peças são dispostas seguindo o lado maior, conferindo efeito de verticalidade (Foto: Portobello S.A.)

Já na paginação horizontal, as peças são alinhadas de acordo com o eixo horizontal, aumentando a largura da superfície e, por isso, pode ser feita em paredes de locais compactos, como banheiro. O porcelanato polido é bastante indicado neste caso. 

paginação de piso

Na paginação horizontal, as peças são alinhadas seguindo o eixo horizontal (Projeto: Portobello Shop Catalão)

O desperdício de peças pode variar de acordo com o tamanho da placa e do ambiente, para saber a quantidade real de peças que serão utilizadas, é necessário fazer a paginação e contar por peças. Analisar as peças com recortes para verificar se pode aproveitar a parte cortada ou não (se o corte utiliza mais de 50% da lateral ou não).

Já a paginação diagonal apresenta um corte de peças mais elevadas, geralmente em formato quadrado, e pode causar desperdícios de até 25% – por isso é importante escolher um espaço que combine com o design. Vale ressaltar que esse tipo de alinhamento pode reduzir o ruído de rodas de carrinhos ou malas.

A espinha de peixe, ou “zig zag”, é utilizada principalmente em pisos retangulares e o indicado é que as peças sejam colocadas em espaços frequentados por visitas, como a sala, já que confere sofisticação ao local. O porcelanato preto pode ser uma excelente opção, por transmitir modernidade ao ambiente. Pode ser utilizado em pisos e paredes.

paginação de piso

A paginação em espinha de peixe é feita com peças retangulares e confere sosfisticação ao ambiente (Projeto: Portobello Shop Catalão)

A paginação escama de peixe também é usada para piso retangular. Contudo, neste caso, as peças são colocadas na horizontal e na vertical, formando ângulos de 90 graus. Diferentemente da espinha de peixe, feita em paralelo à parede, na escama de peixe, as peças compõem um efeito diagonal em relação à superfície – nas duas paginações, o desperdício de material é cerca de 30%.

 

paginação de piso

Na paginação estilo “escama de peixe”, as peças formam ângulos de 90 graus (Foto: Portobello S.A.)

O transpasse, por sua vez, visa colocar duas peças lado a lado, sem que os finais delas fiquem na mesma linha. No transpasse padrão, o distanciamento das peças vizinhas pode variar entre 10 a 50%, porém todas as peças precisam ter o mesmo distanciamento. 

Enquanto, no transpasse aleatório, as peças são menores, diminuindo essa distância. Você também pode optar por porcelanato retificado para dar a impressão de perfeição nas pontas. Nos dois casos é obrigatório o uso dos niveladores de pisos para garantir o nivelamento  correto entre as peças.

Escolhido seu tipo de paginação, basta utilizar um material de qualidade, como é o caso dos porcelanatos da Portobello. Aproveite os melhores produtos e reforme sua casa!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *