Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Técnica

Os melhores softwares para arquitetura

07/02/2020

Com tantas opções no mercado, como escolher os melhores programas para arquitetura, voltados a desenhos de plantas baixas e de modelagem. Confira a seguir!

A tecnologia e o design 3D chegaram para ficar, uma vez que facilitam a vida de qualquer arquiteto. Programas de arquitetura (softwares) auxiliam não só na realização do projeto em si, eles possibilitam checar medições e conquistar o cliente, uma vez que uma apresentação gráfica e visual do projeto futuro é sempre mais positiva e convincente. 

Mas mediante tantas opções no mercado de softwares voltados ao desenho de plantas baixas e modelagem, como escolher? 

É importante que o arquiteto saiba quais opções ele possui no mercado atualmente, para fazer uma escolha consciente e que atenda seus desejos. Sabendo as principais funcionalidades dos programas de arquitetura, essa escolha torna-se bem mais simples. 

melhores softwares para arquitetura

Ambiente de sala integrada em realidade 3D (Projeto: Nathália Montans)

Vantagens de usar programas de Arquitetura 

Parece uma ideia de um passado distante, mas a utilização de softwares nem sempre foi absolutamente mandatória na Arquitetura. A utilização de papel era tudo que se usava para a criação de um projeto. 

Com os diversos programas de arquitetura presentes no mercado, o arquiteto pode ter sua criatividade estimulada e tentar diferentes opções para um mesmo projeto, antes de apresentá-las ao cliente. 

Conforme já mencionado, é possível checar medidas e ter maior segurança na hora da criação do projeto de arquitetura.

Além disso, o aspecto visual do projeto é extremamente importante, sobretudo quando se tenta ganhar um cliente. 

Requisitos mínimos 

Embora muitos softwares tenham armazenamento na nuvem, ainda necessitam de uma condição mínima de hardware para que o computador não trave constantemente na hora do desenvolvimento do projeto. 

Os requisitos mínimos para rodar um software voltado a projetos de arquitetura são:

Windows

  • Sistema Operacional Windows 7; 
  • 4 GB de memória RAM; 
  • Processador com no mínimo 3 GHz; 
  • Placa de vídeo com 2 GB de memória. 

Mac

  • Placa de vídeo a partir de 2gb
  • Macs a partir de 2010

Há softwares pagos e softwares gratuitos com diversas funcionalidades voltados para a arquitetura. Vamos listar os principais. 

Programas de arquitetura pagos 


1 –
AutoCad 

O AutoCad é um dos programas de arquitetura mais tradicionais e utilizados, criado em 1982 e baseia-se na tecnologia CAD (Computer Aided Design).  

Ele foi desenvolvido, inicialmente, para o desenho técnico de produtos, sendo bastante utilizado na Engenharia Civil. Mas para a Arquitetura, ele é um software extremamente útil e versátil, permitindo a criação de desenhos 2D e projetos 3D. 

O AutoCad permite que você crie objetos e os movimente como desejar na área. Além disso, o AutoCad realiza cálculos, reduzindo a chance de erros nos projetos. 

O software não é gratuito, você pode utilizá-lo sem custos em uma versão trial, por um curto espaço de tempo, mas seu uso contínuo significa fazer uma assinatura paga, com armazenamento na nuvem. 

Essa é uma modernidade que antigamente o AutoCad não possuía. No passado, era necessário comprar a licença do software(que não custava pouco). Atualmente, basta fazer a assinatura online, sendo essa assinatura  automaticamente renovada, conforme interesse do usuário. 

A configuração mínima necessária para rodar o AutoCad é a descrita acima. 

melhores programas de arquitetura

Modernidade e aconchego foram as premissas deste projeto virtual (Autora: Milena de Oliveira Salgado)

 

2 – Adobe Photoshop 

Não é um programa desenvolvido essencialmente para arquitetos, mas é um dos melhores programas para desenho e edição de imagem que existem, permitindo um acabamento mais profissional ao projeto. 

O Photoshop permite que o projeto ganhe mais vida e fique mais humanizado. Infelizmente, nem todos os arquitetos se atentam à pós-produção do projeto, mas esses pequenos detalhes podem transformar seu projeto, deixando-o com uma qualidade superior. 

O software trabalha muito bem com qualquer renderização vindas de outros softwares de modelagem tridimensional. 

Com o Photoshop, você valoriza o seu desenho técnico, aplicando recurso de Layers, como escala humana, plantas, dentre outras opções. 

Para design de interiores, o Photoshop permite trabalhar muito bem as entradas de luz e sombras, bem como adicionar elementos ao projeto na pós-produção. 

O software funciona de forma semelhante ao AutoCad em relação à sua utilização: você paga uma assinatura, que o permite utilizar o software. Isso é denominado SaaS (software as a service). Você também pode utilizar o software gratuitamente, para teste, por um curto período de tempo. 

programas de arquitetura

Fachada lateral de edifício projetado com softwares de arquitetura (Projeto: Malu Carvalho)


3 –
ArchiCAD

Voltado para quem deseja criar projetos de arquitetura e design de interiores, o ArchiCAD funciona com a tecnologia BIM e CAD. 

Esse software exige mais do que os requisitos mínimos apresentados no início do texto. Para rodar bem, é necessário Windows 10, Processador Intel Core 2 Duo e 8 GB de memória RAM. 

O ArchiCAD é conhecido como o software de arquitetura mais popular da Europa. Possui diversas características vantajosas, como permite trabalhar com modelos 3D com riqueza de detalhes e bastante liberdade na criação de desenhos. 

Porém, não é um software muito fácil de se mexer. Se o arquiteto quer se aprofundar no uso desse software, também não encontra tanto material fácil sobre ele, embora haja bastante plug-ins disponíveis para utilizar com ele. 

4 – Revit 

É o concorrente direto do ArchiCAD, sendo bastante popular nos EUA. 

Ao contrário do seu concorrente, é um software fácil de utilizar e o usuário encontra bastantes tutoriais sobre ele na internet. Além disso, trabalha bem em conjunto com o AutoCAD. 

Porém, tem pouca profundidade e não faz sistema de redes curvas. 

programas de arquitetura

Projeto de sala em 3D (Autor: Portobello Shop São Carlos)


5 –
SketchUp 

É considerado um dos melhores programas para Arquitetura. 

Assim como o AutoCAD, é voltado para modelagem 3D. Sua versão paga é chamada de PRO. 

O SketchUP permite a alteração de cores, colocação de objetos, fazer jogo de luzes e sombras e, exatamente por possuir essas características, é um software bastante apreciado pelos usuários. 

 

6 – V-Ray

Além dos já descritos, o V-Ray é na verdade um plug-in que funciona bem com outros softwares, como o SketchUp. Com o V-Ray, é possível dar maior realismo aos projetos e é algo extremamente fácil de usar. 

Com o V-Ray, é possível realizar a renderização, o que permite ao projeto não só maior profissionalismo, como também uma característica visual única, sendo isso uma grande vantagem. 

6 – Twinmotion

Twinmotion é uma ferramenta de visualização madura projetada para arquitetos e designers. Dentro do software é possível visualizar a arquitetura em tempo real, isso ajuda a oferecer um imediatismo atraente que ajuda arquitetos e clientes a entenderem como serão os edifícios. 

programas de arquiteura

Projeto 3D de deck em Pau Brasil com piscina revestida com Barlavento Gris (Autor: Portobello Shop Bauru)

Programas de arquitetura gratuitos 

Para aqueles que não querem fazer assinaturas mensais de softwares, existem algumas opções na internet de softwares gratuitos online. 

A grande vantagem de utilizar um software gratuito é, claro, a ausência do pagamento mensal para a utilização do serviço. 

Mas é importante que o usuário tenha em mente que os softwares gratuitos online são limitados. Ainda não há nenhum software gratuito online que tenha todas as características dos softwares pagos. 

Mas como solução temporária eles podem funcionar bem. À medida que o usuário for se adaptando e considerando investir, a utilização de softwares pagos fornecerá maior número de elementos aos seus projetos. 

1 – Autodesk Homestyler 

Boa opção para quem quer começar o projeto do zero, possibilitando ao usuário dar download de objetos e incluí-los no projeto. 

Você pode salvar o projeto e acessá-lo online, de qualquer computador. 

É importante ressaltar que o Autodesk Educational é gratuito para estudantes! Acesse aqui

2 – 3Dream 

Apresenta a versão gratuita, que permite desenvolver 2 projetos e usar um número limitado de imagens. E a versão paga, com uso ilimitado. 

O programa permite renderização 3D, permitindo também criar plantas baixas e fazer a decoração completa. 

3 – Roomle 

Um dos mais populares e mais completos softwares gratuitos para arquitetura. Infelizmente, ele não possui vários tipos de objetos para decoração para serem colocados no projeto, mas é um software fácil de usar que permite criar e modelar plantas. 

4 – Sweet Home 3D 

Software extremamente popular. Possui um catálogo grande de objetos, sendo extremamente fácil de usar. 

5 – PCon.planner 

Um dos softwares gratuitos mais completos, mas que exige maior conhecimento técnico do usuário para criação de plantas baixas. 

Não é um software complicado, mas é preciso algum conhecimento para utilizá-lo ou um tempo maior a ser gasto entendendo como o software funciona. 

Conclusão 

Existem diversos softwares para arquitetura, tanto para planta baixa, como modelagem ou para decoração. Cabe o profissional entender qual é o seu perfil, o que espera do software e ver qual melhor se adapta ao seu trabalho. 

Há diversos profissionais que utilizam mais de um software, dependendo do tipo do projeto, pois cada um  apresenta determinadas características. A escolha é bastante individual e com a experiência, certamente o arquiteto vai encontrar as melhores ferramentas para seu trabalho. 

Parceiro de conteúdo: Total Construção

 

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Manuela Carreira says:

    Obrigada pela partilha!!!
    Amei essa lista! Eu não sou profissional da área . Eu uso essa mesa digitalizadora XP-Pen Artist 24 Pro para AutoCAD & Revit e chega-me bem, mas eu sou amador no assunto.