Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Organização da casa: como ter mais conforto e praticidade?

24/08/2020

Para ter um lar mais confortável e prático, de modo a sentir prazer em ficar nele, é preciso garantir a organização da casa. Confira algumas dicas!

Que a quarentena fez com que as pessoas mudassem os seus hábitos já não é uma novidade, concorda? Passando mais tempo no lar, percebemos como muitas vezes deixávamos esse espaço de lado, sem nos preocuparmos muito com a organização da casa.

Agora, as pessoas estão interessadas em ter um lar com mais conforto, praticidade e segurança. Afinal, mesmo quando a pandemia do novo coronavírus for superada, a tendência é que continuemos fazendo boa parte das atividades em casa.

O home office, por exemplo, é uma tendência que deve seguir sendo praticada por muitas empresas. Logo, é preciso olhar para a organização da casa até mesmo para trabalhar.

Para que a sua residência esteja sempre aconchegante e bonita, em todos os momentos do dia, listamos algumas dicas. A seguir, vamos dar orientações sobre como você deve proceder para organizar a casa e manter tudo arrumado. Confira!

Dicas práticas para organizar a casa

Vender objetos que não usa mais na internet é uma boa maneira de começar a organizar a casa (Foto: Pexels)

Vender objetos que não usa mais na internet é uma boa maneira de começar a organizar a casa (Foto: Pexels)

Para que você possa dar um pontapé na organização da casa, algumas medidas precisam ser tomadas. Veja quais são elas.

Faça um desapego

A filosofia minimalista está com tudo! Se antes ter muita coisa era chique ou elegante, agora essa ideia está ultrapassada. Você não precisa ter 50 pares de sapato se só usa três, por exemplo.

Além de economizar dinheiro, levar a vida com um estilo minimalista fará você ter mais espaço na sua casa. Assim, o imóvel poderá ser organizado com mais praticidade, sem bagunça.

Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer na organização da casa é um desapego. Abra os guarda-roupas, armários e gavetas e tire tudo aquilo que está guardado há muito tempo sem ninguém usar. O mesmo vale para móveis e enfeites sem função.

Os itens que forem descartados podem ser doados para uma instituição que ajude pessoas carentes, por exemplo. Também há a possibilidade de você fazer um brechó online e vender aquilo que não usa mais, ganhando uma renda extra.

Determine um lugar para cada coisa

Para que a organização da casa seja mais efetiva, é preciso que você determine um lugar para cada coisa. Com os objetos tendo um local definido para ficar, é mais fácil de manter tudo sempre bem-arrumado.

Se você não mora sozinho, é interessante que todos concordem com o lugar em que cada objeto deverá ser guardado.

Dessa forma, não haverá problema para encontrar um item de cozinha quando alguém for preparar uma refeição, por exemplo.

Sobre a determinação dos lugares, a especialista Marie Kondo, estrela do programa Ordem na Casa, um sucesso da Netflix, sugere arrumar pensando em categorias e não em cômodos.

Se for arrumar os livros, por exemplo, deve-se pensar que eles podem estar em diferentes cômodos da casa, como no quarto, na sala, na biblioteca etc.

Marie Kondo, especialista em organização pessoal, empresária e escritora japonesa, virou fenômeno com a série Ordem na Casa, da Netflix (Foto: Sikander)

Marie Kondo, especialista em organização pessoal, empresária e escritora japonesa, virou fenômeno com a série Ordem na Casa, da Netflix (Foto: Sikander)

Compre os materiais necessários

Para manter a casa arrumada, pode ser que você precise comprar alguns materiais ou objetos que ajudem na organização.

Exemplo disso são os nichos, que podem ser úteis não apenas para guardar itens decorativos, mas também livros, utensílios domésticos etc.

Cestos e caixas plásticas também são excelentes para manter tudo organizado, principalmente dentro dos armários. De tal maneira, você não perderá muito tempo quando precisar encontrar alguma coisa.

Confira ideias para organizar cada cômodo da sua casa

Conhecidas as dicas gerais para a organização da casa, agora apresentaremos orientações mais específicas. Siga conosco e veja algumas ideias para arrumar cada cômodo da sua residência.

Quartos

Por serem espaços particulares, o ideal é que cada um seja responsável pela organização do seu quarto (Projeto: Cristiana Casellato)

Por serem espaços particulares, o ideal é que cada um seja responsável pela organização do seu quarto (Projeto: Cristiana Casellato)

Os quartos são os espaços da casa que mais têm a personalidade dos donos. Por isso, em uma residência em que vive uma família, por exemplo, é interessante que cada um seja responsável pela decoração e arrumação do seu espaço. A ideia é que o design e o modo de organizar as coisas estejam de acordo com os gostos de quem vai passar mais tempo ali.

Também é nos quartos que as pessoas mais guardam os seus objetos pessoais, como roupas, acessórios, maquiagens etc. Por isso, é recomendável ter tudo sempre muito bem organizado, em espaços destinados para cada item.

Balcões e gavetas ajudam a manter os quartos sempre bem organizados (Projeto: Estúdio 99 Arquitetura)

Balcões e gavetas ajudam a manter os quartos sempre bem organizados (Projeto: Estúdio 99 Arquitetura)

Além de organizados e bonitos, os quartos precisam ter uma boa funcionalidade. Para isso, apostar em armários e gavetas é fundamental.

Veja, na foto acima, o exemplo de um quarto de bebê, que tem um balcão com gavetas, em que podem ser guardadas fraldas, itens de higiene, roupas, brinquedos e outros objetos necessários para os cuidados com os pequenos.

Salas

Objetos funcionais são os segredos para a organização da casa (Projeto: Revisite.me)

Objetos funcionais são os segredos para a organização da casa (Projeto: Revisite.me)

A sala de estar é o cartão de visitas do seu lar. Afinal, é nesse espaço que você recebe os visitantes e, na maioria das vezes, faz a passagem para os demais cômodos.

Para manter tudo muito bem organizado, a dica é apostar nos itens funcionais, ou seja, que não são apenas decorativos.

É o caso das estantes e dos nichos, que servem para que você sempre possa encontrar o seu livro preferido ou uma bebida para servir aos amigos.

Cozinhas

Potes e prateleiras são essenciais para a arrumação das cozinhas (Projeto: Doma Arquitetura)

Potes e prateleiras são essenciais para a arrumação das cozinhas (Projeto: Doma Arquitetura)

Para manter a cozinha organizada, a principal dica é separar o que é sempre utilizado e o que é usado apenas ocasionalmente.

Talheres e louças mais finos, que são usados apenas em ocasiões especiais, por exemplo, podem ser guardados em um local separado das peças do dia a dia.

Já para os alimentos, você pode apostar em potes, prateleiras e nichos, para que tudo esteja sempre à disposição e seja facilmente encontrado, quando for preparar alguma receita.

Para organizar panelas, potes e outros itens, uma boa ideia é usar secadores de louça dentro dos armários. Assim, você poderá colocar as tampas nesses suportes, evitando que elas se percam.

As panelas e os potes propriamente ditos podem ser guardados um dentro do outro, de modo a otimizar o espaço.

Banheiros

Os ganchos na parede são interessantes para não deixar toalhas e roupas espalhadas no banheiro (Projeto: Portobello S.A.)

Os ganchos na parede são interessantes para não deixar toalhas e roupas espalhadas no banheiro (Projeto: Portobello S.A.)

Uma ideia simples e prática para organizar o banheiro é colocar prateleiras em locais diferentes. Nelas podem ser guardados os produtos de higiene que você usa com mais frequência.

Caso use balcões e prateleiras, guarde os objetos com menos uso mais acima, longe do alcance das mãos. Desse modo, você não terá dificuldade para acessar aquilo que precisa no dia a dia.

Os ganchos na parede também são uma excelente alternativa para pendurar toalhas ou as roupas que você vai usar depois do banho.

Ter um cesto para a roupa suja também é importante, para evitar que as peças fiquem espalhadas pelo cômodo.

Lavanderias

A lavanderia também deve ser considerada no momento da organização da casa (Projeto: Jullien Veiga)

A lavanderia também deve ser considerada no momento da organização da casa (Projeto: Jullien Veiga)

Embora seja um cômodo utilizado para afazeres domésticos, a lavanderia não deve ser sinônimo de quarto da bagunça. É preciso manter tudo muito bem-arrumado por aqui, para evitar perda de tempo quando você for lavar ou passar a roupa.

Balcões para guardar os produtos de limpeza são indispensáveis nesse ambiente. Também é preciso investir em cestos, para que a roupa suja possa ser devidamente separada. Isso é recomendável para que uma peça colorida não vá parar dentro da máquina de lavar com as brancas, por exemplo, fazendo um grande estrago.

Como manter a organização da casa no dia a dia

A organização da casa deve ser feita diariamente por todos os moradores (Foto: Pexels)

A organização da casa deve ser feita diariamente por todos os moradores (Foto: Pexels)

Pronto, a sua casa está toda limpa e organizada, muito confortável e prática para passar o dia. Mas e agora, como manter tudo dessa forma? Descubra.

Organize um pouquinho por dia

Para que a casa se mantenha organizada, você pode criar uma espécie de cronograma. Cada dia da semana pode ser destinado para dar uma geral em um cômodo, por exemplo. Dessa maneira, tudo sempre estará de acordo.

Envolva toda a família na organização

Toda a família deve se envolver na organização da casa. Até mesmo as crianças. Explique que o lar é de todos e é preciso manter tudo organizado, para que se possa ter conforto e praticidade.

Resista ao consumismo

Como já mencionamos, o consumismo é uma filosofia ultrapassada. Portanto, tente ser um pouco mais minimalista e não comprar nada por impulso. Além de fazer uma boa economia financeira, você também não encherá a casa de coisas que não vai usar.

Para ter um lar que seja confortável e prático para você e a sua família, garantir a organização da casa é realmente importante. Por isso, coloque em prática as nossas dicas! Temos certeza de que passar mais tempo no ambiente doméstico será muito prazeroso.

E por falar nisso, que tal conhecer o lado bom de ficar em casa? Leia o nosso artigo que aborda esse assunto!

Foto de destaque: Ao praticar a organização da casa, o ambiente sempre oferecerá mais conforto e praticidade para toda família (Foto: Freepik)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *