12.07.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Oceanwide Center: conheça o mais novo arranha-céu dos EUA

 minutos de leitura
calendar-blank-line
12.07.2019
O Oceanwide Center é um projeto arquitetônico que envolve a construção do segundo maior prédio de São Francisco e mais de 92 mil m² de área útil.
minutos de leitura

Em alguns anos, será inaugurado em São Francisco o Oceanwide Center, um dos mais interessantes projetos de arranha-céus desenvolvido nos EUA nos últimos tempos.

Contando com dois arranha-céus, um parque público e renovações por uma série de outros edifícios, o complexo do Oceanwide Center tem tudo para transformar uma área importante de São Francisco, que já é uma cidade pulsante e em constante mutação por natureza.

Ficou curioso com o projeto? Então veja mais detalhes sobre ele — e que lições podemos tirar da sua construção — a seguir!

Como é o projeto do Oceanwide Center?

oceanwide center
Oceanwide Center | Foster + Partners / Heller Manus Architects

O Oceanwide Center é um projeto arquitetônico de elaboração de um complexo de edifícios que ocupará uma parte central na importante área da baía de São Francisco. O plano envolve a construção de duas torres e uma praça para aumentar a área de pedestres na região.

O projeto é financiado por um grupo de investidores chineses chamado Oceanwide Holdings e concebido por uma parceria entre as firmas de arquitetura Foster + Partners e Heller Manus.

A Torre 1 do projeto será nomeada de First Street Tower — por causa da rua onde está localizada — e é o chamariz do empreendimento. Ela será a segunda mais alta de São Francisco, com 276 metros e 75 andares, abrigando 109 apartamentos residenciais e mais 92.900m² de área para escritórios.

Já a Torre 2, chamada de Mission Street Tower — também por causa da rua onde fica —, é um pouco mais modesta, mas ainda impressionante: 191 metros e 54 andares, abrigando mais 156 apartamentos e um hotel, o Waldorf Astoria, com 171 quartos.

Além das duas torres, o projeto inclui a construção de uma praça chamada de Urban Plaza, na base da First Street Tower. Com 20m de altura, a praça foi desenhada pela arquiteta Kathryn Gustafson para funcionar como um espaço de lazer e comércio urbano.

O lugar terá um café com esplanada, centro de bicicleta, vendedores ambulantes e um espaço para eventos especiais, incluindo apresentações musicais ou exposições artísticas. Isso sem falar na decoração repleta de vegetação inundada por luz natural.

Como estão as obras desse projeto?

oceanwide center
Oceanwide Center | Foster + Partners / Heller Manus Architects

O projeto de construção do Oceanwide Center é relativamente antigo. Seus primeiros planos foram discutidos em 2007, mas entraram em hiato por causa da crise financeira de 2008.

Em 2010, o projeto foi revitalizado e proposto, já sob comando da Oceanwide Holdings, aos órgãos competentes da cidade de São Francisco.

A aprovação veio em 2014 e a groundbreaking ceremony aconteceu no fim de 2016, com a construção sendo iniciada em 2017. Atualmente, o projeto ainda está em construção e a previsão de inauguração se mantêm para 2021, quando os apartamentos e escritórios serão inaugurados para os interessados.

Quais os diferenciais da construção do Oceanwide Center?

oceanwide center
Oceanwide Center | Foster + Partners / Heller Manus Architects

O projeto do Oceanwide Center é único por uma série de fatores, desde sua localização até a construção em si, passando pela sua estrutura, função e magnitude de espaço disponível.

Um dos principais destaques do projeto é o visual incrível da Torre First Street, a mais alta do complexo, oriundo de um canteiro de construção irregular. Para aproveitar a forma assimétrica do local, o prédio absorve esse formato fora do comum no seu próprio design.

Por causa disso, três lados da Torre First Street são formados por triângulos de vidro que vão se encaixando até culminar em um topo piramidal de vidro. Esse sistema exótico, usando os ângulos e estrutura dos triângulos, aumenta a estabilidade de sustentação do prédio, inclusive sua resistência a movimentos sísmicos.

oceanwide center
Oceanwide Center | Foster + Partners / Heller Manus Architects

Além disso, o formato triangular das placas exteriores permite a instalação de enormes e largas placas de piso, o que cria escritórios amplos e espaçosos, que são versáteis e adequados para muitos negócios diferentes.

Ou seja, o projeto arquitetônico do prédio pega um problema do lugar (seu formato irregular) e o transforma em uma vantagem, ganhando estabilidade estrutural e versatilidade na sua utilização. Além disso, como as placas exteriores auxiliam na estabilidade do prédio, foi possível fazer uma base aberta no edifício, que abrigará a Urban Plaza.

Outro ponto bem interessante do projeto é a sua localização na mesma rua do Transbay Transit Center, um novo hub de transportes públicos da cidade, criado para ser o principal ponto do sistema de locomoção da cidade.

O Transbay Transit Center é, no momento, uma estação de ônibus, mas em breve terá integrações de trem. Ele também terá ligação com o Oceanwide Center, o que aumentará a área andável para pedestres na região, diminuindo o trânsito de carros na área.

Para completar, o Oceanwide Center é um projeto que já reflete as novas tendências e normas do urbanismo, misturando áreas residenciais e comerciais, o que tenciona facilitar a locomoção das pessoas e diminuir o uso de carros nas cidades.

Que lições podemos aprender com o projeto?

oceanwide center
Oceanwide Center | Foster + Partners / Heller Manus Architects

O projeto do Oceanwide Center tem algumas lições a ensinar para arquitetos de todos os tipos, desde aqueles que trabalham com urbanismo, como os que atuam em áreas residenciais e de decoração.

Confira abaixo duas lições aprendidas com esse projeto!

Seus pontos fracos podem ser revertidos

O espaço no qual o Oceanwide Center é construído tem um formato irregular. Para qualquer outro prédio, não seria uma área aceitável ou diminuiria as possibilidades de construção. Já para esse projeto, a criatividade no design transformou um ponto negativo em positivo.

É difícil encontrar um projeto que seja perfeito, com tudo certo para criar, sempre haverá algum ponto negativo. O importante, como o Oceanwide mostra, é pensar de maneira inovadora para transformar as fraquezas em vantagens.

Combinar comercial e residencial é tendência

oceanwide center
Oceanwide Center | Foster + Partners / Heller Manus Architects

Uma das características importantes do Oceanwide Center em relação a sua localização na cidade de São Francisco é integrar um ambiente majoritariamente comercial com alternativas residenciais. Essa ideia é uma tendência atual do urbanismo, que visa aproveitar melhor os espaços, além de proporcionar uma vida melhor às pessoas que trabalham nesses prédios comerciais.

O surgimento da Urban Plaza como alternativa de lazer, arte e eventos, por exemplo, é resultado da busca por melhores opções para melhorar a qualidade de vida das pessoas que morarão ali. A tendência é que os lugares residenciais aumentem a demanda por mais lojas e oportunidades de negócio na região.

O Oceanwide Center é, como deu para ver, um incrível projeto arquitetônico que será inaugurado em 2021 em São Francisco e tem tudo para estabelecer algumas tendências para outras cidades do mundo — inclusive nos seus próximos projetos.

Se você gostou de conhecer sobre esse projeto e gostaria de conferir outros conteúdos parecidos, assine agora mesmo a nossa newsletter e receba nossos melhores posts na sua Caixa de Entrada!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Oceanwide Center: conheça o mais novo arranh...

Oceanwide Center: conheça o mais novo arranha-céu dos EUA

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies