Menu
Projetos e Obras
Busca
James Turrell

Entrada do Ta Khut, instalação artística por James Turrell (Foto: Tali Kimelman/@talikimelman)

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Punta del Este ganha observatório assinado pelo artista James Turrell

21/01/2022

Conheça os detalhes de “Ta Khut”, o primeiro “Skyspace” de James Turrell na América Latina.

O artista americano James Turrell é conhecido pelo seu trabalho que explora o movimento da luz e do espaço. Seus observatórios são chamados de “Skyspace” e são criados através de técnicas de arquitetura, enquadrando o céu e o espaço. 

Uma mescla entre arte, instalação artística e obra arquitetônica, James Turrell oferece uma experiência única para o telespectador. Brincando com a luz natural e artificial, a série de Skyspace do artista está presente nos lugares mais inusitados do mundo. 

observatório redondo de James Turrell
O Skyspace projetado por James Turrell com a Posada Ayana no seu entorno (Foto: @talikimelman)

Dentro da capela memorial do cemitério de Berlim e em um templo budista de Beijing de 600 anos atrás são alguns dos lugares de intervenção de James Turrell. 

São mais de 100 Skyspaces pelo mundo e Punta del Este foi a cidade escolhida para sediar a primeira delas na América Latina. 

entrada do observatório de James Turrell
Entrada do Ta Khut, instalação artística por James Turrell (Foto: @talikimelman)

Seus espaços são tão icônicos que até mesmo o cantor Drake usufruiu de sua arte em 2015 no videoclipe da música “Hotline Bling”.Batizado de Ta Khut, que significa “a luz” no antigo idioma egípcio, o Skyspace está localizado dentro do hotel boutique Posada Ayana. Mais especificamente em José Ignacio, praia charmosa que faz extensão de Punta del Este. 

Ta Khut está parcialmente escondido atrás de um aterro com terra e grama que se abre para uma imponente cúpula branca, implementada através de 42 toneladas de pequenos tijolos de mármore.

A cúpula é o destaque da obra e está presa sobre uma pirâmide de quatro lados, sendo dois dos lados da pirâmide as entradas para o interior da instalação artística. 

corredor externo do observatório James Turrell
Detalhe dos materiais utilizados para construir o Ta Khut (Foto: @talikimelman)

Sua estrutura foi feita a partir de 30 toneladas de aço, 300 metros cúbicos de cimento e 285 metros quadrados de granito. Turrell também optou por utilizar materiais locais como o arenito vermelho e o granito preto. Demorou 18 meses para que o artista finalizasse o projeto.

A instalação artística projeta uma silhueta misteriosa para quem vê de fora. E para quem observa de dentro, uma atmosfera imersiva envolve o visitante. No seu interior as luzes artificiais mudam de cor lentamente, parecendo que o próprio céu está mudando de cor também. 

teto do observatório James Turrell
Pedaço do céu visível através do burado da cúpula (Foto: @talikimelman)

O pedaço de céu visível através do buraco da cúpula parece ser algo tangível e fora do controle do telespectador. Para alguns a experiência no seu interior é apenas um prazer estético, para outros é um momento de introspecção e reflexão. Ta Khut é um santuário de luz.

Desde criança, Turrell possui um fascínio pela luz e como ela se propaga. Esse fascínio é totalmente visível na sua arte. 

interior do Ta khut de James Turrell
Interior do Ta Khut por James Turrell (Foto: @talikimelman)

O Ta Khut adiciona uma experiência extra-artística ou até mesmo espiritual para o hóspede da Posada Ayana. 

O hotel conta com um conceito e serviço refinado no estilo boho-chic. Contando com apenas 17 quartos, o hotel possui toda a estrutura necessária para encaixar-se no conceito de um hotel boutique de luxo. 

Piscina, praia, quartos cuidadosamente decorados com arte, mobiliário vintage e um menu de comidas e bebidas deliciosas de origem local fazem parte de tudo o que ele tem a oferecer. 

Mas é dentro dessa instalação artística projetada por James Turrell que se pode experimentar algo totalmente inesperado. Uma sensação de serenidade e renovação ao olhar do telespectador. 

O hotel Casa Cook também apresenta o estilo boho chic, unindo o rústico com o contemporâneo. Confira!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *