14.07.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Object Rotterdam 2021: uma feira para os amantes de arte, design, moda e arquitetura

calendar-blank-line
14.07.2021
Confira, em primeira mão, a incrível feira Object Rotterdam, que acaba de acontecer na Holanda.
minutos de leitura

Object Rotterdam é uma feira onde o design, artesanato, arte e arquitetura se encontram e profissionais de diferentes nacionalidades apresentam os seus trabalhos que são exibidos em algum edifício emblemático da cidade de Roterdã. Os artistas também estão fisicamente presentes durante o evento para explicarem os seus trabalhos e interagirem com os visitantes.

Object Rotterdam
Mostra das artistas Jule Cats + Laura Schurink (Foto: Ana Luiza Camargo)
 
Object Rotterdam
Lustre instalação composto por vidros de perfume do artista Diederik Schneemann (Foto: Ana Luiza Camargo)

Este ano, a feira ocorreu entre os dias 1 e 4 de julho. Mais de cem expositores exibiram os seus trabalhos no edifício HAKA, em Roterdã. Esse evento foi muito esperado pelos profissionais da área, colecionadores e apreciadores do universo da arte, por ser o primeiro evento físico após o fim do lockdown na Holanda.

Object Rotterdam
Tapeçaria da artista Laura Luchtman (Kukka) (Foto: Ana Luiza Camargo)
Object Rotterdam
Mostra do estúdio de design Object Density, uma luminária feita com lentes de óculos (Foto: Ana Luiza Camargo)

A visita se inicia antes mesmo de entrar no evento, por admirar o edifício sede da feira deste ano, uma antiga torrefadora de café construída na década de 30. Seu estilo industrial conversou de uma maneira muito interessante com a exposição. O edifício HAKA é reconhecido como patrimônio industrial e monumento nacional.

Fachada industrial
Fachada industrial do edifício HAKA (foto: Jan Sluijter)
Vitral
Circulação vertical do edifício HAKA, janela com vitral colorido original (Foto: Ana Luiza Camargo)
Object Rotterdam
Obra da artista Andrea Rádai, exposta na parede de aspecto industrial do edifício HAKA (Foto: Ana Luiza Camargo)

Para muitos dos expositores que conversei, o ano de pandemia foi um período bastante produtivo no qual utilizaram para focar suas energias por completo na produção de seus novos trabalhos.

Ouvi também de muitos expositores que eles tiveram que se reinventar durante a pandemia, é o caso das designers de interiores Beatriz Bolibar (Cuit Studio) e Azita Saïn, que cocriaram uma coleção de cerâmicas chamada Avennor.

Object Rotterdam
Coleção Avennor, Azita Saïn & Cuit Studio (Foto: Azita Saïn & Cuit Studio)

"Na época da pandemia de COVID-19, a maior ambição das artistas era a busca pelos aspectos estéticos e funcionais que criam uma atmosfera serena na casa das pessoas em tempos calmos e caóticos. Inspiradas principalmente pela arquitetura, as designers começaram a se interessar cada vez mais pela argila por sua função de dar forma a objetos escultóricos. A coleção visa a estética escultural e funcional ao conectar formas elegantes e orgânicas. A combinação de materiais contemporâneos e terrosos, com acabamentos diferenciados, cria um contraste harmônico aos olhos." (Azita Saïn & Cuit Studio)

Object Rotterdam
As luminárias e vasos da coleção Avennor na exposição (Foto: Azita Saïn & Cuit Studio)

É realmente muito inspirador conhecer esses trabalhos tão incríveis que foram gerados durante um período tão complicado e desafiador.

A artista Andrea Rádai, expôs o seu trabalho no Object Rotterdam de uma maneira inusitada. Ela se apropriou do espaço arquitetônico para expor suas pinturas, posicionando no piso e nas paredes os seus espelhos pintados e suas telas de uma maneira não convencional e em lugares estratégicos. Os visitantes poderiam percorrer o espaço por essa instalação e também girar os espelhos que eram móveis.

O que mais me chamou a atenção, talvez por ser arquiteta, foi o fato de suas obras estarem se comunicando tão bem com o edifício sede do evento, parecia que a artista havia pintado as próprias janelas do edifício HAKA, mas foi apenas uma grande coincidência, Andrea havia pintado as janelas de seus vizinhos.

Andrea Radai
Instalação da obra da artista Andrea Rádai se comunicando com o edifício HAKA e suas sombras (Foto: Ana Luiza Camargo)   
Arte com espelhos
Espelhos pintados por Andrea Rádai (Foto: Ana Luiza Camargo)

Conversando um pouco com a artista, ela conta que espiona os seus vizinhos em Amsterdam, os fotografa e depois traduz essas fotos para a tela, ou nesse caso, para o espelho. Quando questionada se seus vizinhos sabem que são protagonistas da sua arte, Rádai brinca: "de jeito nenhum! Faço isso secretamente!", e logo me conta que espionar faz parte do seu processo criativo.

"Quando era uma jovem adolescente, certa vez quase fui espancada em um ponto de ônibus por um homem porque ele pensava que eu estava olhando por muito tempo e de forma explícita para sua namorada. Nunca me livrei desse hábito. Eu sempre olho para as pessoas, abertamente ou secretamente, na vida real ou nas / (nas redes sociais). Eu sou uma bisbilhoteira, uma voyeur. Sempre tenho uma história pronta, sobre quem ou o que são essas pessoas, que tipo de passado carregam consigo, como se sentem naquele momento, que emoções estão escondidas por trás de seu comportamento. Registro principalmente o vulnerável, o doloroso. Espiar é uma forma de compaixão por mim e, às vezes, pareço coincidir com o que estou espiando. Como pintora me identifico com o meu tema, simpatizo e não julgo. Eu sou um voyeur e um observador ao mesmo tempo.", descreve Rádai para o popinart.

No universo do design gráfico, conheci também o trabalho do Studio Kars + Boom. Eles traduzem histórias em lindas ilustrações gráficas. As ilustrações das paisagens holandesas me chamou a atenção, o relevo plano nunca se mostrou tão belo. Os designers tinham o desejo de transformarem suas ilustrações 2D para 3D, foi assim que desenvolveram os cubos coloridos com suas ilustrações geométricas, que podem ser empilhados em forma de um totem e ser montados de diversas formas.

Object Rotterdam
Studio Kars + Boom (Foto: Ana Luiza Camargo)

Estas foram algumas das obras expostas no Object Rotterdam 2021, um evento que além de inspirador, pôde proporcionar um respiro na pandemia e uma esperança de que a vida começa a voltar ao normal por aqui.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Object Rotterdam 2021: uma feira para os aman...

Object Rotterdam 2021: uma feira para os amantes de arte, design, moda e arquitetura

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ana Luiza Camargo
Colunista
Correspondente internacional

Correspondente internacional Archtrends Portobello em Roterdã, na Holanda. Arquiteta e Urbanista, mestre em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies