03.02.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

O Universo de Antonio Bernardo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.02.2020
Atmosfera, a nova linha da Portobello, assinada pelo designer de joias, é inspirada nas impressões do que há além da Terra.
minutos de leitura

Por meio do olhar de Antonio Bernardo, a coleção Atmosfera recria o limite entre a superfície plana e o espaço, entre a joia e arte. Essa é a mais nova cocriação da Portobello, que convidou o designer de joias para uma parceria multidisciplinar. Como resultado, três sofisticados painéis que combinam porcelanato e metal, produzidos pela Officina Portobello, além de cinco relevos em monoporosa. 

“O design autoral do Antonio Bernardo sempre encantou a equipe de design da Portobello, inclusive presidente do Conselho da Portobello, Cesar Gomes Junior. Então fizemos o convite para ele integrar nossa Inovação Aberta”, conta Pamela Golin, gerente de produto da Portobello. Essa é a primeira vez que um designer de joias participa do processo, na parceria mais radical em termos de multidisciplinaridade, visto que normalmente são convidados profissionais de arquitetura e designers de mobiliário e superfície.

A admiração da Portobello por Antonio Bernardo era mútua. Ele prontamente aceitou o desafio de desenvolver uma coleção com sua assinatura. “A primeira vez que eu fui visitar a fábrica, observei que tudo era duro, plano e tinha ângulo reto. Me causou muita impressão. Eu tentei trabalhar isso. Não queria que a parede ficasse tão sólida, eu queria mais fluido. Leve, solto. As minhas joias também são leves”, explica o designer.

Além de trabalhar com formas orgânicas, Antonio também desejava incluir o metal, seu material de trabalho como joalheiro. Era uma missão para a Officina Portobello e sua arte da porcelanateria. Com cortes precisos de jato d’água e sobreposições de porcelanato com porcelanato e porcelanato com aço inox, se criam relevos que encantam. O aço recebe tratamento para ficar com acabamento fosco, outra característica do trabalho de Antonio Bernardo.

As peças que compõem o Kit Eclipse
linha Atmosfera
Kit Eclipse Graphite, da linha Atmosfera, assinada por Antonio Bernardo
linha atmosfera
Kit Eclipse Graphite, da linha Atmosfera, assinada por Antonio Bernardo
linha Atmosfera
Kit Eclipse White, da linha Atmosfera, assinada por Antonio Bernardo

Eclipse revela uma das fases do nosso satélite em um relevo particular em composição com metal dourado e negro. Ovnis são formas não identificadas como óbvias, esculpidas na superfície do porcelanato, ora metalizadas, ora monocromáticas. Lua organiza esferas perfeitas e recebe metal de forma alternada. A base de Eclipse e Lua é Dansk Cement White, mais claro, ou Dansk Cement Graphite, mais escuro. Ovni também tem versões mais clara ou escura, com Gigacer Concrete White e Gigacer Concrete Graphite.

linha atmosfera
Algumas das peças do Kit Lua White, com inserções de metal dourado

Eclipse, Ovni e Lua funcionam em kits, painéis já prontos, paginados pelo próprio Antonio Bernardo. Uma das peças leva sua assinatura. “É uma proposta de não apenas revestir pela funcionalidade, mas de constituir uma parede que é uma obra de arte”, defende Pamela.

linha atmosfera
Algumas das peças do Kit Ovni White, com inserções de metal dourado
linha atmosfera
Kit Ovni White, da linha Atmosfera, assinada por Antonio Bernardo

Mais democráticos são Aura, Espaço, Tempo, Ar e Espectro, relevos em monoporosa 30x30cm e 30x90cm. Espaço e Tempo reproduzem volumes como ondas que se complementam. Aura interpreta as fronteiras sutis das esferas celestes em relevo assimétrico. Ar é a peça lisa para compor com os anteriores. Espectro reproduz graficamente as diferentes intensidades e amplitudes de um feixe de luz.

linha atmosfera
Espaço e Tempo, da linha Atmosfera, assinada por Antonio Bernardo
linha atmosfera
Aura e Ar, da linha Atmosfera, assinada por Antonio Bernardo
linha atmosfera
Aura, da linha Atmosfera, assinada por Antonio Bernardo

A inspiração por astros e fenômenos do universo é presente no trabalho de joalheria de Antonio Bernardo. Por exemplo, no anel Atmos. Também é uma tendência forte na decoração. “Vimos muito no Salão do Móvel de 2019”, revela Pamela. Primeiro a equipe de Antonio Bernardo fez os desenhos e depois a equipe da Portobello criou os nomes. “Quando eles viram tudo, sugeriram que tivesse um nome ligado ao espaço, para arrematar, ficar amarrado o conceito de espaço”, conta Letícia Silva De Stefano, gerente do departamento de desenvolvimento de criação de Antonio Bernardo.

A atmosfera, como a camada que envolve e define os limites deste nosso planeta, interfere nas impressões do que há além da Terra. Atmosfera, como o olhar singular do artista que contempla o infinito, recria o universo em superfícies surpreendentes. O espaço não é plano, o tempo tem seus ritmos e os movimentos celestes revelam faces únicas desse cenário, que inspira uma coleção única de revestimentos. Atmosfera é um preview da coleção 2020 da Portobello. Saiba mais sobre Antonio Bernardo e confira entrevista exclusiva sobre o processo de cocriação.

 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

O Universo de Antonio Bernardo...

O Universo de Antonio Bernardo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies