Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Arquitetura com opinião

O resgate ao passado nos sofisticados projetos de Karen Mazzo

17/07/2019

Como uma boa descendente de italianos, a arquiteta parceira da Portobello, Karen Mazzo, revela ao Archtrends sua paixão pelos clássicos mármores e por objetos que reavivam o passado nas moradias de seus clientes (e na sua também!).

A parceria com a Portobello iniciou quando Karen Mazzo ainda estava na faculdade de Arquitetura, há oito anos. Ela sempre era incentivada pela equipe da loja Portobello Shop Cascavel, no Paraná, a criar mais e mais projetos devido ao seu notório talento. Até que depois de cinco anos, conseguiu participar do tão sonhado Coletivo Criativo, programa de relacionamento da marca.

Ela conta que sua viagem promovida pela Portobello para Copenhague a fortaleceu ainda mais como profissional, até porque pôde entender profundamente sobre design. O lugar apresentou a conciliação do estilo de vida da população com o design,  que não é utilizado apenas como mero elemento decorativo. Além disso, conheceu um design luxuoso com pouca informação, como o uso de monocromáticos, e levou essa experiência e conceitos aos seus projetos.

Dos produtos da marca, o que mais chama a sua atenção são as linhas de porcelanatos que reproduzem mármores. “Os mármores da Portobello, pioneira neste tipo de revestimento,  ganharam meu coração! Não sei se o motivo vem exatamente do design inspirado nos clássicos italianos, se é pela descendência italiana em si ou por ter morado e estudado na Itália”, aponta.

Com certeza, por todos esses fatores! Não há como negar que a forte ligação pelos conceitos dos produtos e por esse material clássico reproduzido de maneira fiel aos originais fazem a arquiteta e a Portobello falarem a mesma língua quando se trata de projetos sofisticados.

Escritório luxuoso com uso do porcelanato Nero Venato na mesa de recepção (Foto arquivo Karen Mazzo)

Escritório luxuoso com uso do porcelanato Nero Venato na mesa de recepção (Foto: arquivo Karen Mazzo)

Não à toa, ambientes inseridos em seu perfil no Archtrends mostram revestimentos clássicos que reproduzem o mármore. “Nero Venato é um caso de amor. Além de ser mármore, ele é preto e uso pontualmente quando quero deixar o ambiente refinado, imponente e dar personalidade. Com o mármore preto não tem erro!”,  afirma.

Para ela, o estilo clássico é atemporal e, ao mesmo tempo, faz um resgate ao passado!

Elegância tem que ter memória afetiva

Lugares clássicos e tradicionais, como Lugano, na Suíça, inspiram a arquiteta (Foto: arquivo Karen Mazzo)

A cidade de Lugano (Suíça) inspira a arquiteta (Arquivo: Karen Mazzo)

Por falar em passado, Karen confessa que gosta de projetos de luxo, mas ao mesmo tempo, não segue tendências e precisa conhecer a história dos revestimentos e dos objetos decorativos para aplicar nos ambientes. “Meu estilo vai além de estética, por isso é tão legal estudar os lugares e as grandes marcas europeias, porque você vai entender que por trás delas existem justificativas históricas”, declara.

Segundo ela, esse seu fascínio pelo passado acontece desde a infância. Quando pequena, gostava de guardar objetos de seus bisavós e de montar sua árvore genealógica, ao pesquisar sobre as vidas deles. 

 

Essa minha característica eu levo para os projetos de meus clientes. Eu gosto de valorizar o passado deles, usar algum móvel antigo da família, por exemplo, para criar uma atmosfera mais intimista.

 

Home Theater intimista com aplicação de elementos clássicos e contemporâneos (Foto arquivo Karen Mazzo)

Home Theater intimista com aplicação de elementos clássicos e contemporâneos (Foto: arquivo Karen Mazzo)

Elementos monocromáticos predominam nesta imponente sala de estar

Objetos monocromáticos predominam nesta imponente sala de estar (Foto: arquivo Karen Mazzo)

Moda e arquitetura andam juntas

Foto produzida em Milão, berço da moda e do design, para ser referência nas redes sociais (Foto: arquivo Karen Mazzo)

Uma de suas produções para as redes sociais realizada em Milão, berço da moda e do design (Foto: arquivo Karen Mazzo)

O “Instagram é o mundinho” de Karen Mazzo, como ela mesma define. Tudo que publica nos stories e no feed é planejado com muito carinho. Quem visitar, vai conferir vários posts de viagens, arquiteturas e moda. Sim! Para Karen, a arquitetura e a moda estão completamente atreladas uma a outra. 

“Eu sempre trabalho com referências da moda, seja em meus projetos, seja nos desenhos do tecido que escolho para uma poltrona, cortina ou tapetes. Além disso, costumo estudar sobre as histórias dos grandes designers da moda e o que está por trás do que eles criam (para não perder aquela minha característica do apelo ao passado!)”.

A arquiteta mostra orgulhosa seu certificado do curso Interior Design for Professionals, do Istituto Marangoni (Foto: arquivo Karen Mazzo)

A arquiteta mostra orgulhosa certificado do curso Interior Design for Professionals, do Istituto Marangoni (Arquivo: Karen Mazzo)

No curso que fez no Instituto Marangoni de Milão, Karen pôde respirar a atmosfera multidisciplinar de Interiores, Design e Moda e aprender sobre as grandes marcas de vestuário como Gucci, Etro, Versace, Roberto Cavalli, figuras constantes no Salone del Mobile Milano, grande evento de design mobiliário de Milão. “No evento deste ano, eles que trouxeram esse conceito da volta ao passado, do primitivo, estampas étnicas. Eles dominam o mercado como um todo”, diz.

Do salto alto aos pés no chão

Karen também conta que está prestes a construir – literalmente – seu sonho: uma chácara no alto da montanha. Segundo ela, as pessoas se assustam com essa novidade porque não imaginam que a arquiteta gosta de área rural, mas sim, de andar de salto alto e estar sempre elegante. 

Essa sua vontade vem da origem do bisavô, avô, e de seus pais, que sempre gostaram de sítio e de animais. Assim, ela quer levar para a chácara toda a sua história (como não poderia deixar de ser!) e promover em cada canto experiências incríveis.

“Eu troco tudo para ficar com a minha família. O que é válido para mim são as emoções que retiro de cada momento. Portanto, na chácara não vão faltar a fogueira, o piano – todos nós da família somos músicos! -, e uma magnífica cozinha – minha família ama cozinhar, como bons italianos que somos! Vai ser só festa!”, conclui feliz da vida.

Um olhar atento ao terreno de sua futura chácara, no Paraná (Foto: arquivo Karen Mazzo)

Um olhar atento ao terreno de sua futura chácara, no Paraná (Foto: arquivo Karen Mazzo)

Atualmente, Karen Mazzo comanda seu escritório em Cascavel, desenvolvendo junto a sua equipe, projetos residenciais, corporativos, comerciais e interiores (os já concluídos passaram a marca de 400!). Ficou interessado em conhecer mais projetos dessa grande arquiteta? Acesse seu perfil no Archtrends Portobello. 

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *