Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Arquitetura com opinião

O Padeiro em grande estilo

16/12/2019

Padaria e confeitaria em Balneário Camboriú, SC, tem projeto arrojado da arquiteta Marianne Clasen.

Arquiteta Marianne Clasen

Arquiteta Marianne Clasen

As fábricas do século passado e a gastronomia francesa foram as inspirações para a decoração de O Padeiro Artisan Bakery, projeto da arquiteta Marianne Clasen, em Balneário Camboriú, SC. A combinação de duas estéticas tão diferentes resultou em interiores arrojados, surpreendentes para uma padaria.

Na verdade, apesar do nome, se trata de mais do que uma padaria. Além da produção de pães, O Padeiro é também confeitaria e restaurante. Por isso, era necessário criar um ambiente agradável, onde as pessoas se sentissem convidadas para sentar e tomar café da manhã, almoçar e jantar, ou simplesmente fazer uma pausa para um café.

Padeiro em grande estilo

A vitrine fica bem na entrada da loja. Para incentivar os clientes a subirem para o salão, a arquiteta utilizou lâmpadas que apontam o sentido, ao fundo (Foto: Guto Campos)

Os proprietários pediram uma vitrine grande para expor as delícias, salão com mesas no andar superior e espaço para acomodar todos os equipamentos de um café e bar. Outra prerrogativa era permanecer no mesmo endereço, no Passeio San Miguel. A reforma teve de ocorrer sem o fechamento do Padeiro, o que implicou em muitas atividades durante a madrugada.

Por outro lado, em termos criativos, foi dada total liberdade a Marianne. “Eu quis criar um projeto de personalidade, em que a arquitetura expressasse a identidade da empresa. Trabalhei com contrastes, com texturas opostas e complementares, como mármore e concreto. Essa atmosfera de extremos criou aconchego e equilíbrio”, conta a arquiteta.

padeiro em grande estilo

O Padeiro mistura duas inspirações, as fábricas do século passado e a gastronomia francesa (Foto: Guto Campos)

A estética industrial se manifesta nas vigas e tubulações aparentes, nos elementos de ferro e na iluminação em trilhos. Já a inspiração francesa está na sofisticação dos mármores. Marianne especificou Bianco Di Elba e Nero Venato, da Portobello. Há outros materiais nobres, como veludo, couro e madeira. O dourado é mais uma referência à França.

Para fazer a transição entre dois estilos tão diferentes, Marianne escolheu o Pietra Lombarda, também da Portobello, para os tampos das mesas. “Com visual robusto, ele faz a transição entre o concreto industrial do Superquadra, das mesas maiores, e o requinte do Nero Venato”, justifica a arquiteta.

padeiro em grande estilo

No andar superior, fica o salão. Marianne caprichou na decoração para incentivar os clientes a subirem (Foto: Guto Campos)

Com o estilo da decoração resolvido, o desafio que restava a Marianne era integrar o andar superior. “Escadas são obstáculos em estabelecimentos comerciais”, conta. Para incentivar as pessoas a subirem, ela caprichou na decoração do salão de cima, com a mistura de muitos materiais e texturas. 

Ainda, no térreo, faixas douradas verticais e luminárias diagonais nas paredes criam movimento e indicam a escada, instigando a curiosidade dos frequentadores. “A estratégia foi efetiva, o andar superior tem sido muito utilizado”, conta.

padeiro em grande estilo

A parede ao fundo foi revestida com o sofisticado Nero Venato, da Portobello (Foto: Guto Campos)

Não apenas o projeto atingiu seus objetivos, como também superou expectativas, se tornando uma referência de interiores com produtos Portobello em Balneário Camboriú. Combinar Bianco Di Elba, Nero Venato, Pietra Lombarda e Superquadra foi uma decisão ousada, que garantiu estilo forte a O Padeiro.

padeiro em grande estilo

O Pietra Lombarda foi escolhido para fazer a transição entre concreto e mármore (Foto: Guto Campos)

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *