Menu
Projetos e Obras
Busca
decorar a casa para o natal

Em 2020, a celebração e decoração de Natal devem ser mais intimistas (Foto: Luisa Reverey)

Conteúdo Matérias

O fim do ano está aí! Como decorar a casa para o Natal?

04/12/2019

Em 2020, o intimismo deve prevalecer nas festas de fim de ano por conta da pandemia. Confira algumas dicas para decorar a casa para o Natal! Atualizado em 18/12/2020

Todo mundo brinca que a temporada de festas começa mais cedo a cada ano. Mas planejar e saber o que fazer na hora de decorar a casa para o Natal pode significar menos estresse à medida que essas semanas se aproximam.

Em 2020, a tendência é que a decoração de Natal seja mais intimista, tendo em vista que ainda passamos por um momento de pandemia. O mais recomendado pelas autoridades de saúde é que as comemorações sejam feitas em pequenos grupos, de preferência formados apenas por pessoas que vivem na mesma casa.

Uma ideia para ver outros familiares, além dos que moram com você, é fazer videoconferências durante a ceia de Natal. Assim, todos ficarão emocionalmente próximos, apesar de fisicamente distantes.

Para quem celebra o Natal, essa é uma das épocas mais especiais do ano. Afinal, significa tempo de qualidade com a família e os amigos, generosidade e lembranças.

Mesmo em tempos de pandemia, isso não pode ser deixado de lado! Pelo contrário: decorar a casa para o fim do ano pode ser uma boa maneira de ocupar a mente e proporcionar momentos felizes para a família nesse período difícil que todos enfrentamos.

Para o Natal de 2020, trouxemos as nossas ideias favoritas de decoração. Acompanhe!

Como decorar a casa para o Natal usando as cores

decorar a casa para o natal

As cores natalinas podem ser exploradas em toda a decoração de Natal (Foto: Dana Tentis) 

As cores têm grande relevância na decoração de Natal. Elas podem estar presentes em têxteis, objetos e detalhes, além da ornamentação típica para essa data tão especial.

Veja quais são as principais cores natalinas e os seus respectivos significados.

Vermelho

O vermelho representa o sangue de Jesus. É a principal cor do Natal e faz referência aos bons sentimentos da época, como o amor por familiares e amigos.

Verde

O verde é a cor da esperança, um sentimento que também deve ser incorporado em sua decoração. Depois de um ano complicado como foi 2020, nada como se sentir esperançoso para um 2021 mais tranquilo, não é mesmo?

Branco

A cor branca é associada ao Natal por conta da neve, muito presente nos filmes natalinos norte-americanos, que retratam as comemorações do hemisfério norte. Além disso, em praticamente todas as culturas do mundo, representa pureza, união e paz.

Dourado e prateado

O dourado e o prateado representam juntos as luzes do céu, como o brilho da lua e das estrelas. São cores que nos libertam da escuridão e proporcionam uma vida mais iluminada.

Você pode abusar da criatividade para montar a sua decoração natalina. Uma boa dica é usar as peças principais nas cores vermelho e verde e deixar o branco, o dourado e o prateado para os detalhes.

Como decorar a casa para o Natal explorando os sentidos

Decoração de Natal parece sempre a mesma coisa, não é? Pois saiba que com um pouco de criatividade e atenção você pode ter uma celebração inesquecível. Confira.

Visão

decorar a casa para o natal

A árvore de Natal deve ser protagonista na decoração (Foto: Luisa Reverey)

Atualizar a decoração é o primeiro passo para espalhar a alegria do feriado. Tradicionalmente, a sala é o ponto de encontro. Portanto, você precisará caprichar nela ao decorar a casa para o Natal.

Para encontrar o local perfeito para montar a sua árvore, observe a sua sala da porta e próxima à sala de jantar ou cozinha. Ela deve ficar visível nos dois sentidos.

Depois de decorar a árvore, você deverá focar na iluminação. As luzes de Natal fazem parte da celebração e podem ser o diferencial entre uma decoração simples ou fantástica.

Compre os tradicionais pisca-piscas e crie uma atmosfera perfeita em toda a sala usando o mesmo tipo de iluminação na árvore de Natal, na moldura da porta e até nos tratamentos das janelas.

Esconda a fiação com as decorações tradicionais de Natal, como meias, folhas secas, bengalas doces, fitas de veludo, galhos de azevinho e velas decorativas. As opções são infinitas!

Depois de decorar a sala, é hora de passar para as outras áreas da casa. Como é fácil ignorar quartos, cozinhas e banheiros, pense em alternativas de pequena escala para esses espaços.

Almofadas, toalhas temáticas, velas perfumadas ou pequenos enfeites deixarão todos eles em clima de Natal. Aproveite também para colocar fotos da família e dos amigos na decoração e reutilizar objetos que podem reforçar os laços afetivos.

Decorar a casa para o Natal tem tudo a ver com trazer de volta aquelas lembranças felizes do passado, além de criar outras.

Olfato

decorar a casa para o natal

As velas aromáticas são uma boa maneira de satisfazer o olfato da sua família na celebração de Natal (Foto: Nubia Navarro)

Satisfazer o olfato é outra maneira de impressionar a família durante as festas.

Aromas sazonais como pinheiro, amora, abeto, pão de gengibre e canela são apenas algumas opções para velas e decoração perfumada.

Utilize as flores da estação na decoração e os temperos comuns dessa época. Por exemplo, você pode decorar a sua mesa de canto com uma cesta de pinhas perfumadas.

Paladar

decorar a casa para o natal

A escolha do cardápio da ceia também faz parte da decoração de Natal (Foto: Luisa Reverey)

O cardápio para a ceia pode ser o diferencial da sua festa. E, ao contrário do que muita gente pensa, o menu servido faz parte do ritual de decorar a casa para o Natal.

A ceia começa pela mesa de jantar, que poderá ser decorada com uma toalha temática e velas decoradas sem cheiro. Você pode enfeitar os prendedores de guardanapos para dar um charme todo especial à composição.

Os pratos também podem ser decorados. As torradas de entrada, por exemplo, podem ser servidas com creme de queijo, manjericão e tomates secos, de modo a acompanhar as cores do Natal.

O prato principal, como o tradicional peru, pode ser servido com acompanhamentos que ajudem a ornamentar a mesa, como batatas gratinadas, fios de ovos, tomates secos e arroz com frutas secas.

As bebidas complementam a magia do Natal, sendo servidas em taças decoradas ou copos temáticos para as crianças.

Na sobremesa, você pode usar toda a sua criatividade para produzir doces nas cores do Natal, de preferência servidos em taças também decoradas.

Lembre-se que é possível economizar e decorar pratos, copos, taças e bandejas que já façam parte do enxoval da casa.

Audição

decorar a casa para o natal

As músicas natalinas não devem ser esquecidas na noite de Natal (Foto: Any Lane)

As canções de Natal fazem parte do evento e podem se encaixar perfeitamente. Para quem prefere uma linha mais tradicional e infantil, músicas como Jingle Bell complementam o ambiente.

Caso a sua decoração seja para uma festa entre adultos, ritmos como jazz e bossa nova ajudam a entrar no clima.

Para algo mais contemporâneo, vale lembrar que muitos artistas pop gravam músicas para o período de festas e, por isso, é fácil encontrar algo que agrade a todos que se juntam a você nas celebrações.

No Spotify, você encontra playlists com clássicos da época, que certamente trarão um encanto todo especial para a sua comemoração.

Preencher a sua casa com os sons do período é uma maneira de fazer com que os convidados se sintam envolvidos pela atmosfera de celebração.

Tato

decorar a casa para o natal

A decoração de Natal pode se estender à varanda ou ao quintal da casa (Foto: Skitterphoto)

Quando falam em decorar a casa para o Natal, você pensa em neve, lareira e chocolate quente, correto? No entanto, precisamos nos lembrar que a data acontece no verão brasileiro, uma época quente e chuvosa.

Portanto, a climatização da casa faz parte da decoração, já que, dependendo dos enfeites, você pode aquecer muito o ambiente. Tente deixar o seu lar com um clima agradável e evite tapetes felpudos ou velas em exagero.

Coloque cadeiras confortáveis em locais frescos para os convidados e certifique-se de que a temperatura está agradável.

Os jantares ao ar livre costumam ser uma ótima pedida durante essa época. Inclusive, você pode estender a decoração de Natal até varandas, áreas de lazer e jardins.

Nesse caso, só fique atento quanto ao risco de chuvas, para que a celebração não vá literalmente por água abaixo.

Também é importante colocar frascos de repelentes à disposição, pois essa é uma época muito propícia para o aparecimento de mosquitos, sobretudo em espaços abertos.

Viu só como você pode decorar a casa para o Natal com ideias muito simples, mas que fazem toda a diferença? Explore as cores do feriado, desperte os sentidos de seus convidados e garanta todo o sucesso que o seu evento merece!

Agora que você já sabe como decorar a sua casa para o Natal, descubra como aplicar o design sensorial em seus projetos arquitetônicos!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *