16.04.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
loja_aquazzura

O contraste de marcas modernas inseridas em edifícios históricos

calendar-blank-line
16.04.2018
Florença é um centro de artes, história, cultura e moda. Imagine lugares que reúnem tudo isso em um só projeto? Confira uma seleção de lojas que, além de seus produtos diferenciados e conceituais, contrastam harmoniosamente com os edifícios históricos da cidade, valorizando tudo o que a Itália possui de melhor. Vem conferir!
minutos de leitura

Ao visitar uma cidade antiga, não precisamos necessariamente entrar em museus para nos depararmos com história, arquitetura e arte com traços do passado. Muitas vezes, lugares escondidos nos agregam conhecimento e atraem olhares devido à riqueza de detalhes e contrastes inesperados.

Compartilhei com vocês aqui alguns restaurantes em Florença (Itália) que nos proporcionam esse encontro entre história, modernidade, intervenção arquitetônica e muita cultura.

Agora é a vez de mostrar algumas lojas, preciosos espaços que combinam arquitetura moderna e retail design ao mesmo tempo atrelados ao passado.

Aquazzura

Luxo, sofisticação e sapatos exclusivos — tudo isso dentro de um palácio! Essa é a identidade da marca italiana Aquazzura. Sua primeira flagship fiorentina está localizada no cenário histórico do Palazzo Corsini, e é a única no mundo que oferece toda a coleção dos glamourosos sapatos da marca.

edifícios históricos de Florença
Um dos edifícios históricos de Florença: Aquazzura, o interior da loja e seus contrastes arquitetônicos encantam (Foto: reprodução site Vogue)

Um dos exemplos mais raros e prestigiados do estilo barroco renascentista na capital da Toscana, o Palazzo Corsini ganhou uma perfeita junção entre a elegância contemporânea da marca e a herança artística, histórica e arquitetônica de Florença.

aquazzura_surrealista
Arquitetura surrealista e rica em detalhes (Foto: reprodução site Vogue)

Em sincronia, as portas originais do palácio foram preservadas e uma sala íntima com seus afrescos mantidos ganhou – além dos sapatos que parecem obras de arte — mobiliários e expositores que remetem a um ar surrealista, com listras, mármores pretos e brancos, bananeiras, sofás em veludo e candelabros antigos. Um mix inesperado e mais um contraste de sucesso para a cidade.

interior_aquazzura
Harmonia entre antigo e novo no interior da loja (Foto: reprodução site Vogue)
edifícios históricos de Florença
Contraste entre os detalhes do Palazzo e a arquitetura moderna da grife (Foto: reprodução site Vogue)

Loggia Rucellai

Ao caminhar pela Via della Vigna Nuova em Florença, um suntuoso edifício histórico com fachadas em vidro chama a atenção de quem transita pela região, mesmo quando visto de longe.

É a famosa Loggia Rucellai. Mas, afinal, o que é uma Loggia? “Substantivo feminino: galeria coberta e vazada para um exterior, ger. por arcadas e/ou colunatas.”

O projeto renascentista, erguido entre 1463 e 1466 para a família Rucellai, consiste em três arcos redondos, com colunas no centro e pilares nos cantos, e foi assinado pelo arquiteto Leon Battista Alberti.

edifícios históricos de Florença
Loggia dei Rucellai, um dos edifícios históricos de Florença (Foto: Luiza Vegini)

Localizado em frente ao Palácio Rucellai, em 1466 foi palco para o célebre casamento de Bernardo Rucellai com Nannina de Medici, irmã de Lorenzo, o Magnífico.

O prédio abrigou diversos usos desde a sua fundação. Atualmente, hospeda a loja da grife italiana de tênis Rucoline. Os interiores tradicionais das lojas da marca são o resultado de uma cuidadosa seleção de materiais que reproduzem o contraste entre superfícies brilhantes e opacas, como granito, ferro e madeira.

Com o conceito moderno e minimalista adotado pela Rucoline para o interior da Loggia, a sutil diferença entre o antigo e o novo é harmoniosa, uma mistura que agrada aos olhos.

edifícios históricos de Florença
Flagship Rucoline localizada no edifício histórico de Florença Loggia Rucellai (Foto: Luiza Vegini)
Vitrine da Loja (Foto: Luiza Vegini)

Bottega Quattro

Bottega Quattro é uma loja conceitual no coração de Florença, que baseia sua força em uma decoração distinta com referências à arte e antiguidades. Dentro, você pode encontrar uma sala com pinturas, estátuas, lustres e escavações antigas.

Edifícios históricos de Florença: interior da loja Bottega Quattro (Foto: reprodução site No Name Photo)

Tudo isso é o resultado de um projeto que pretende surpreender e criar uma imagem diferente da boutique, evitando o minimalismo frio e instantâneo.

Se a simplicidade dos móveis serve para destacar o produto, nessa loja o mobiliário também é o protagonista, criando uma sensação de originalidade.

Descobrir a proposta da moda e dos objetos é como um jogo, uma experiência inovadora proposta pela grife Bottega Quattro.

Contraste no interior da loja em um dos edifícios históricos de Florença (Foto: reprodução site Bianco Laccato Lucido)

Esses exemplos de lojas-conceito nos trazem diferentes possibilidades de interpretar a arquitetura em conexão com a história. Inspiração está em todo lugar, basta um olhar criativo para absorvê-la. Ao viajar para um país diferente, é muito importante aproveitar as peculiaridades que lugares inesperados nos proporcionam.

Espero que você tenha gostado da seleção que preparei. Compartilhe aqui nos comentários outras lojas que você conhece que seguem essa linha!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

O contraste de marcas modernas inseridas em e...

O contraste de marcas modernas inseridas em edifícios históricos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies