Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Arquitetura com opinião

O arquiteto Marcelo Minuscoli mostra um de seus projetos personalizados

24/06/2019

Profissional do Coletivo Criativo Portobello atua no Rio Grande do Sul e abre projeto de apartamento de fim de semana em Porto Alegre.

Personalização é o mote do trabalho do arquiteto gaúcho Marcelo Minuscoli. “Quem trabalha com interiores quer desenhar tudo o que puder, e eu sempre tive essa vontade de criar”, explica. Quando redesenhou a marca do seu escritório, em 2016, decidiu pelo nome Marcelo Minuscoli Projetos Personalizados, em vez de Marcelo Minuscoli Arquiteto. “Arquiteto só é a minha formação. Eu queria que meu ‘sobrenome’ fosse aquilo que eu realmente faço”, relembra.

Marcelo Minuscoli

De fato, cada projeto de Minuscoli é único. Em cada um de seus cinco projetos no perfil do Archtrends, ele utilizou diferentes produtos Portobello: Pietra Lombarda na sala de jantar Dolce, Silos no Le Bleu Loft, Bianco Paonazzetto em um apartamento em Porto Alegre, Bianco Covelano para a casa de um jovem casal e Travertino Navona Bianco para a casa de uma numerosa família. “Cada projeto demanda soluções únicas. Em comum a todos, a base contemporânea neutra”, diz.

No entanto, não basta o projeto ser único – ele deve refletir a personalidade dos moradores e seu momento de vida, além de respeitar as características do imóvel. “Minha filosofia de trabalho é ouvir muito o cliente e, inclusive, entender o estilo dele mesmo no que ele não diz. Às vezes o cliente não sabe definir em palavras seu próprio estilo. Tenho que perceber a partir das roupas que ele usa, dos lugares que ele frequenta, de como é a casa atual. Infelizmente, é comum que a casa atual não represente aquela pessoa”, conta Minuscoli. O arquiteto ainda ajuda os clientes a determinar o tipo de investimento que deve ser feito no imóvel, dependendo de quanto tempo se pretende habitar ali.

Um bom exemplo é o projeto do apartamento que mostramos aqui, em Porto Alegre. Com 70m2, trata-se da segunda casa de um casal que gostaria de aproveitar os finais de semana na capital. Pequenino, ele conta com cozinha integrada e móveis suspensos, o que proporciona a sensação de amplitude. O lançamento Oro Bianco aparece na bancada da cozinha e no banheiro, no mosaico Grand Joie.

Cozinha integrada com bancada revestida
O living do apartamento de fim de semana em Porto Alegre
Com uma porta de correr, o segundo quarto pode ser integrado ao living
O segundo quarto funciona como closet, escritório e quarto de hóspedes
O banheiro é revestido de Grand Joie Oro Bianco

O mobiliário é todo desenhado por Minuscoli. “Sempre trabalhei muito com marcenaria sob medida. Quando um arquiteto vai a uma loja de planejados, não é ele quem desenha. Eu escolhi um caminho diferente, quero projetar tudo”, diz. Isso permitiu que o segundo quarto do apartamento ganhasse uma porta de correr e funcione como closet, escritório e quarto de hóspedes.

A vontade de desenhar mobiliário também levou Minuscoli a trabalhar como designer de produto. Desde 2012, ele desenvolve estofados para a indústria gaúcha Mobiliário Essere, vendidos em lojas de todo Brasil. Todo ano, um ou dois lançamentos complementam a coleção.

Poltrona da coleção de estofados de Minuscoli assina para a Mobiliário Essere

Poltrona da coleção de estofados de Minuscoli assina para a Mobiliário Essere

Cadeira da coleção de estofados de Minuscoli assina para a Mobiliário Essere

No Coletivo Criativo do programa de relacionamento Portobello +arquitetura, Minuscoli pode mais uma vez exercitar sua vocação para design de produto, agora com revestimentos. Participou do grupo que visitou a Islândia em 2018, que gerou em 2019 a linha Harpa. “É uma superfície que tem o DNA da Portobello. A ideia do corte que reproduz a arquitetura do Harpa Music Hall foi realmente inusitada”, relembra.

 

Coletivo Criativo no Harpa Music Hall, na Islândia

Coletivo Criativo no Harpa Music Hall, na Islândia

Fez parte do Coletivo Criativo novamente esse ano. “A viagem a Berlim foi rica em informações. A cidade tem uma arquitetura muito internacional, com projetos assinados por arquitetos do mundo inteiro”, conta. Agora o grupo desenvolverá, em parceria com a equipe de design da Portobello, um produto inspirado na vibrante cidade alemã para 2020.

As viagens, a trabalho ou a lazer, são grandes fontes de inspiração. “Eu sempre tive um olhar de vanguarda. Não quero utilizar as tendências de agora, o agora já passou. Tenho sempre a antena ligada. Eu viajo muito, acompanho muitas feiras internacionais”, explica. Graças a essa atenção, Minuscoli consegue prever as tendências de decoração. “Compenso minha falta de talento artístico com muito esforço”, resume com modéstia.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *