06.01.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Para Camila Paganelli, arquiteta da nova geração, "o futuro será personalizado"

 minutos de leitura
calendar-blank-line
06.01.2020
Dona de uma determinação ímpar, a profissional formada em 2017 avalia a arquitetura do amanhã e mostra, com seus próprios projetos, como moldar espaços às personalidades dos clientes.
minutos de leitura

Ano de 2020 chegou e a nova geração de arquitetos de interiores está como? Bem otimista com as tendências que estão por vir! É o caso da catarinense Camila Paganelli. Ela tem apenas dois anos de formação, mas apesar disso, possui uma notória experiência em arquitetura de interiores e já pode prever: "o futuro será personalizado".  

Ela enxerga os avanços da tecnologia como um forte aliado do setor por viabilizar infinitas possibilidades ao projeto e ajudar na personalização dos ambientes de acordo com a identidade dos clientes, a exemplo das novas máquinas que facilitam cortes especiais e dos revestimentos com grandes formatos.

Por outro lado, faz o alerta: "ainda consumimos muitos produtos fabricados em série, e nos comportamos como se fôssemos 'em série'  também. É preciso aumentar a consciência de que somos únicos! Temos necessidades, gostos, hobbies, personalidades diferentes. Isso deve ser determinante nas nossas escolhas", faz questão de frisar.

Da geração "Z" (nativa digital) e de olho no amanhã, Camila afirma que a sustentabilidade será a premissa para a realização de todo projeto arquitetônico e de interiores. "Praticamente o meio ambiente será nosso principal cliente. É possível constatar isso devido ao processo de mudança (mesmo que lento) na mentalidade das pessoas, que estão preferindo o durável ao descartável".

Na sua área de atuação, ela vê esse processo de amadurecimento acontecendo quando percebe clientes valorizando cada vez mais seus espaços ao solicitar um projeto eco-friendly, confortável, funcional e, acima de tudo, que tenha sua identidade, seja ele comercial ou residencial. "As mídias sociais ajudaram a eclodir essa tendência. Hoje os ambientes são muito instagramáveis e, por meio da arquitetura, acabam sendo divulgados, coisa que não acontecia antes", avalia.

Para exemplificar como acontece a personalização dos espaços com a aplicação de revestimentos, ela seleciona alguns de seus projetos. Confira a seguir.


Cozinha
- "Nesta cozinha, o cliente buscava um ambiente como uma obra de arte em movimento, algo admirável. Quando nas minhas pesquisas vi o Tangram, da Portobello, logo soube que ele seria o escolhido. A paginação do revestimento é única, traz esse jogo de luz e sombra que se altera ao longo do dia e, além disso, consegue se manter atemporal. Foi a combinação perfeita para o apartamento e como o cliente esperava".

Lavabo -  "Foi até um pouco engraçado porque o cliente gosta de cinza, mas sua esposa não. Quando soube que o lavabo seria usado só por ele, já sabia qual material utilizar, mas não queria que ficasse monótono. Então a Portobello Shop  me apresentou o corte Tiffany da linha Brasilia Concreto. Foi amor à primeira vista, tanto para mim quanto para o cliente. Trabalhei a paginação mais solta e criei um mosaico único. Assim, conseguimos trabalhar o cinza tão desejado por ele e em diferentes texturas: piso, mosaico, pintura e efeito marmorato".

nova geração de arquitetos

Varanda -  "O objetivo era criar um espaço de estar, descanso e contemplação. A churrasqueira já havia sido demolida e ficou o duto no meio da sala, então os clientes quiseram destacar ele com algum revestimento que fizesse jogo de luz e sombra. O Vic Cristal caiu como uma luva. Acho que todo profissional se realiza quando o cliente opta por um lançamento. Achei o Vic na Expo Revestir e amei as nuances dele que, dependendo da luz ou do ângulo de visão, uma parte se destaca mais que a outra. Sensacional!"

nova geração de arquitetos

Área de serviço -  "Os clientes não queriam algo cansativo nem aquele básico todo branco como se vê por aí. Então trabalhando a personalização, mesclamos na parede o Cetim Bianco superneutro com um corte especial do Karst Off White, em faixas de 10cm. O resultado surpreendeu a todos, e a lavanderia não passa mais despercebida".

nova geração de arquitetos

Banheiro de menina - "Logo na primeira visita à loja Portobello Shop com o cliente, ele bateu o olho no Paysage e já sabia que a esposa ia amar, e eu tinha que usar em algum lugar do projeto. Decidimos usar no banheiro da filha, que adora tons de azul e verde, nada óbvio. Com o objetivo de destacar esse porcelanato, utilizamos o Barcelona Cristal acetinado em todo o resto do ambiente, assim o polimento do revestimento também seria destacado. E o toque final foi o móvel em MDF rosa quase nude, que se opõe ao verde e cria essa combinação perfeita".

nova geração de arquitetos
Camila abraça Belo, mascote da Portobello (Foto: acervo pessoal)

A arquiteta nasceu em Balneário Camboriú (SC) e atualmente possui escritório que leva o seu nome em Itajaí (SC) - Camila Paganelli Arquitetura -, onde também divide o espaço com mais dois colegas arquitetos. Antes mesmo de se formar, tratou de criar seu perfil no Instagram Profissional para começar a passar credibilidade a possíveis clientes e divulgar seu portfólio de projetos. "Foi uma maneira de mostrar para as pessoas que, apesar de ser nova na área, sou determinada e tenho expertise. Nas imagens de obras, inclusive, eu relato os problemas e aponto soluções. O público adora", confessa.

Essa determinação com os trabalhos acontece desde pequena. Em relação a isso, relembrando seu passado não tão distante, ela conta sobre sua maior referência profissional: seu pai. "Comecei a trabalhar na marcenaria dele em Itapema (SC) quando tinha 15 anos. Amava vê-lo fazer os projetos à mão quando era criança, ficava fascinada". Foi ali que começou a desenvolver os interiores, passando as plantas baixas para o computador, criando banheiro, quarto... E assim foi até o dia que teve de escolher a faculdade. Experimentou primeiro a faculdade de Música, mas logo em seguida optou pela Arquitetura. Formou-se em 2017 pela Univali - Campus Balneário Camboriú.

Hoje sua maior paixão é interiores (influência da marcenaria do pai falou mais alto!) tanto na área comercial quanto residencial, mas também trabalha com fachadas e projeto arquitetônico. "Acredito que quando nos cercamos de coisas bonitas, nos sentimos confortáveis e seguros, e isso nos torna pessoas mais felizes", conclui.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Para Camila Paganelli, arquiteta da nova ger...

Para Camila Paganelli, arquiteta da nova geração, "o futuro será personalizado"

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Millena Ramos
Colunista
Jornalista

Jornalista colaboradora do Archtrends, formada pela UFAL. Pós-graduada em Língua Portuguesa pela Academia Alagoana...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies