Menu
Projetos e Obras
Busca
pllek_container

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Norte de Amsterdã: o destino underground mais “trendy” da cidade holandesa

28/05/2018

Pllek, localizado em uma zona industrial que ainda está em desenvolvimento e sendo revitalizada, é o nome de um dos destinos mais frequentados ultimamente pelos moradores de Amsterdã. Ao cruzar o grande rio de ferry, você encontra esse restaurante-bar feito totalmente de containers, que não esconde sua arquitetura rústica e fora dos padrões mais convencionais.

Seja no inverno com seu ambiente aconchegante ou no verão com o jardim-terraço na borda do rio, o norte de Amsterdã tem sido palco frequente dos moradores da região. Para quem busca design, música, gastronomia e arte, em um só local, é o destino certo, além de trazer vida para uma área que ainda não está 100% desenvolvida.  

Amsterdã é uma das típicas cidades europeias que sabem se reinventar. Não deixa de lado suas tradições, história e arquitetura, mas também se renova a cada dia, transformando lugares esquecidos em recantos inusitados, autênticos e cheio de design.

Toda grande capital no mundo tem uma região mais industrial e, às vezes, abandonada. O largo crescimento e a expansão das cidades são fenômenos urbanos muito comuns. Com o passar do tempo, as zonas industriais ativas acabam sendo englobadas, fazendo cada vez mais parte do dia a dia dos cidadãos.

Exemplos de bairros com essa característica são: Wynwood, em Miami, Poblenou, em Barcelona, Dalston, em Londres, Williamsburg, em Nova York, entre outros.

miami

Wynwood em Miami: exemplo de bairro industrial que se tornou destino da moda (Foto: Barbara Cassou)

poblenou

Poblenou em Barcelona: exemplo de bairro industrial que se tornou destino da moda (Foto: Barbara Cassou)

Outro exemplo é Amsterdam-Noord, que era uma área industrial, de carga e descarga, longe do centro. Mas, hoje, é cada vez mais o destino da moda dos moradores locais que querem fugir do centro turístico. 

Lá, cruzando o rio Ij de Amsterdã, você encontra o Pllek, um café, restaurante e bar feito inteiramente de contêineres. Um lugar underground com um toque cool e trendy, trazendo vida para essa parte da cidade. Ele mantém a estética industrial sem prejudicar o meio ambiente e tem uma atmosfera acolhedora e um clima relaxante. Durante o verão, chega a se transformar em um beach club.

Pllek tem uma estética mais underground e não tenta esconder as estruturas e os acabamentos dos contêineres, sendo 100% honesta na escolha dos seus materiais. Sua entrada principal é feita a partir de duas portas abertas, com grafites e adesivos colados. Um look mainstream que faz você se sentir como se estivesse entrando em um local abandonado.

entrada_pllek

Entrada principal do Pllek (Foto: Barbara Cassou)

hall-pllek

Hall de entrada do Pllek com grafite (Foto: Barbara Cassou)

Porém, ao entrar, você se depara com um iluminado interior feito com pé-direito triplo, além de uma grande parede de vidro com vista para o rio e o centro de Amsterdã. 

pllek_mesas

Área principal com pé-direito triplo e vista para o rio e o centro de Amsterdã (Foto: Barbara Cassou)

As ondulações dos contêineres são mantidas como texturas das paredes e, no segundo andar, se tornam suporte e cenário para algumas exposições de arte. 

espaço_comercial_conteiner

Paredes com ondulações dos contêineres e obras de arte expostas (Foto: Barbara Cassou)

Estruturas metálicas à vista, galões de óleo e madeira crua são materiais-chave da arquitetura do local. O interior e exterior do Pllek são justamente sobre não esconder nem tentar modificar a composição dos materiais. Tudo é o mais rústico e industrial possível.

estrutura_pllek

Estruturas metálicas puras são parte da estrutura e arquitetura do Pllek (Foto: Barbara Cassou)

O banheiro é forrado de um material estilo cortiça e a surpresa está ao abrir a porta das cabines: o interior inteiro é lacado com tinta colorida, fazendo um grande contraste entre os materiais.

Quer um efeito bem parecido desse material na sua obra? Confira o porcelanato da linha Dolce Vita da Portobello!

banheiro

Banheiro inteiro forrado com material estilo cortiça (Foto: Barbara Cassou)

banheiro_colorido

Interior das cabines do banheiro lacado com tinta colorida (Foto: Barbara Cassou)

O Pllek está aberto os sete dias da semana e conta com uma agenda completa de programações — entre elas aulas de ioga, festas com DJs famosos, música ao vivo e até mesmo cinema outdoor. O restaurante oferece café da manhã, almoço e jantar, feitos somente com produtos orgânicos e próprios da cidade. 

Se você procura uma experiência local, fugindo dos típicos pontos turísticos em Amsterdã, vale a pena alugar uma bicicleta, cruzar o grande rio de ferry e ir até o Pllek

E aí, ficou animado para conferir de perto esse local inusitado? Deixe seu comentário!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *