29.10.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Renomado arquiteto britânico Norman Foster compartilha seus cliques no Instagram em uma conta que mescla trabalho e diversão (Crédito: Ricardo Gomez Angel/Unsplash)

Norman Foster no Instagram: aprenda arquitetura e se divirta com o britânico

 minutos de leitura
calendar-blank-line
29.10.2021
Reunimos publicações inspiradoras e inusitadas do arquiteto Norman Foster em seu Instagram. Confira!
minutos de leitura

Para quem gosta de arquitetura, o perfil no Instagram do premiado Norman Foster é uma ótima dica de quem seguir. O arquiteto britânico começou a publicar na rede social e não parou mais. Seus posts trazem inspiração e mostram os bastidores de seu trabalho. 

Mas não para por aí: também trazem momentos de descontração e lazer como em fotos e vídeos esquiando, pescando, andando de bicicleta, e por aí vai! 

Aos 86 anos, Norman Foster tem mais de 630 mil seguidores. Suas publicações engajam a audiência pela irreverência e por mostrar seu lado “humano”. Assim, torna seu feed leve e divertido. 

Um dos precursores da arquitetura high-tech, Foster se mantém ativo e dá um show de vitalidade em cenas cotidianas que fogem do que é visto em outros perfis, dominados por assuntos profissionais. A seguir, confira alguns posts de destaque no Instagram do arquiteto e se inspire! 

Um passeio por dentro de sua própria obra high-tech 

instagram, norman foster
Norman Foster fez publicação descontraída andando de bicicleta em um dos seus projetos, a Cúpula Reichstag (Foto: Instagram Norman Foster)

Andar de bicicleta por Berlim, na Alemanha, é um clássico para moradores e visitantes. Mas Norman Foster tornou essa atividade ainda mais especial quando fez o passeio dentro da Cúpula Reichstag, projetada pelo próprio. 

Aliás, o arquiteto tem outras publicações em que mostra sua paixão por pedalar, indo do mountain biking à bicicleta aquática! 

Nesse caso, o destaque fica mesmo para os detalhes da estrutura metálica em combinação com os vidros, que dão visão externa e permitem a entrada de luz. Características típicas de um projeto high-tech. 

Fotos clichê ganham novo significado com Norman Foster 

instagram, norman foster
Pouco depois da inauguração do empreendimento, Normal Foster posou em frente ao The Vessel (Foto: Instagram Norman Foster

Um megaempreendimento foi inaugurado em Nova York, nos Estados Unidos, em março de 2019, e logo se tornou um cartão postal da cidade. Parada obrigatória para os turistas, o Hudson Yards recebeu a ilustre visita de Norman Foster em abril de 2019, o que reforça a relevância do projeto. 

O arquiteto, claro, fez questão de registrar esse momento em seu Instagram. Para prestigiar o trabalho de outros arquitetos renomados, posou em frente ao Vessel. Essa é uma das construções do complexo que ganhou destaque pelo visual diferenciado. 

Em viagem na Itália, Norman Foster une o útil ao agradável 

instagram, norman foster
Arquiteto registrou momentos em viagem à Itália, em que visitou importantes monumentos (Foto: Instagram Norman Foster

Ele é gente como a gente! Em uma sequência de cliques, Norman Foster mostra um pouco da sua viagem à Itália. Ele aproveitou para visitar monumentos que são cheios de história e também refletem projetos arquitetônicos antigos. 

Na publicação, ele aparece no Pantheon (Panteão), em Roma. Apesar de ter sido reconstruído por volta do ano 126, tem elementos vistos também na obra do arquiteto britânico. Isso porque o local tem formato circular mas, em vez do aço à mostra como nos projetos high-tech, destaca colunas de granito. 

Relaxando no unicórnio inflável, porque ninguém é de ferro 

instagram, norman foster
Norman Foster também divide momentos de descontração em seu Instagram (Foto: Instagram Norman Foster

Em tempos de hiperconectividade e excesso de trabalho, o arquiteto mostra que é possível encontrar o equilíbrio. Ele faz isso por meio de cenas como férias, lazer e o cotidiano com a família. 

Uma das fotos inusitadas do Instagram de Norman Foster é a foto em que ele faz desenhos em seu inseparável caderninho, sentado em um unicórnio inflável. Além de colorir seu feed, gerou reações positivas e boas risadas de seus seguidores. 

Tem até TBT no Instagram de Norman Foster! 

instagram, norman foster
Em diferentes postagens no Instagram, Norman Foster se mostra saudosista ao lembrar de seu mentor Bucky (Foto: Instagram Norman Foster

Apesar de não ter sido postado em uma quinta-feira, o flashback com Buckminster Fuller nos remete às publicações com a hashtag “TBT”, que quer dizer “throwback thursday”. Basicamente, uma chance de relembrar momentos especiais neste dia da semana. 

Buckminster Fuller, conhecido como Bucky, foi um norte-americano considerado um arquiteto e designer visionário. Falecido em 1988, foi um dos primeiros a estudar as formas geodésicas na arquitetura. Além disso, foi grande parceiro de Norman Foster em diversos projetos até os anos 1980. 

Referências ao mentor Bucky aparecem em diferentes postagens 

instagram, norman foster
Britânico recriou carro Dymaxion Car, em homenagem a Bucky (Foto: Instagram Norman Foster

Depois de dois anos de trabalho, Foster viu a conclusão da recriação do lendário carro futurista Dymaxion Car, de seu mentor Buckminster Fuller. Com design inspirado no Zeppelin, tem três rodas e uma cauda para dar aerodinâmica. 

Como era amigo de Henry Ford, Bucky teve acesso a peças e tecnologias de ponta. Com isso, criou três protótipos totalmente funcionais em 1933. A ideia era ter um veículo para acomodar até 11 pessoas e chegar a até 160 km/h. 

O projeto, no entanto, foi descontinuado por diferentes motivos. Entre eles um acidente fatal envolvendo o veículo durante a feira mundial de carros de Chicago, nos Estados Unidos. 

Grandes projetos merecem ser compartilhados 

instagram, norman foster
Um projeto emblemático de Norman Foster é a torre The Tulip, que o britânico fez questão de compartilhar no Instagram (Foto: Instagram Norman Foster

Uma proposta inusitada prometia ganhar destaque na cidade de Londres, no Reino Unido. The Tulip (A Tulipa) é um arranha-céu de 305,3 metros de altura, projetado pelo escritório de Norman Foster (Foster + Partners). A encomenda foi do banqueiro Joseph Safra, que faleceu no fim de 2020. 

A expectativa era começar a construção em 2020, com conclusão prevista em 2025. No entanto, a obra foi barrada pela prefeitura de Londres. Um dos motivos é o fato de que a obra roubaria os olhares da clássica Torre de Londres, patrimônio mundial da Unesco. 

O projeto prevê uma torre cheia de vidro e em formato de broto de flor. Com oito andares, a ideia é reunir diferentes atrações para o público. Tudo isso acima de uma espécie de pedestal com 240 metros. 

Em seu Instagram, Norman Foster registra mais visitas a seus projetos 

instagram, norman foster
Um registro de parte do Apple Park, projeto do escritório de Norman Foster (Foto: Instagram Norman Foster

Essa imagem é um registro do britânico na saída do Steve Jobs Theatre, após o lançamento de um novo produto da Apple. O teatro fica no Apple Park, sede da empresa na Califórnia, Estados Unidos, e um projeto de seu escritório Foster + Partners. 

Inaugurado em 2017, tem tudo a ver com o conceito de design adotado por Steve Jobs. O cofundador, presidente e diretor executivo da Apple ficou conhecido por unir beleza e funcionalidade em seus produtos. Alguma semelhança com as características das obras de Norman Foster? 

Assim como Norman Foster, há outros arquitetos para pesquisar e se encher de inspiração. O britânico ganhou o prêmio Pritzker em 1999 mas, este ano, foi a vez do casal francês Anna Lacaton e Jean-Philippe Vassal. Conheça mais sobre eles

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Norman Foster no Instagram: aprenda arquitetu...

Norman Foster no Instagram: aprenda arquitetura e se divirta com o britânico

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies