07.07.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Nero Venato se inspira nos melhores temperos históricos de sua terra natal, o Paquistão, para ser criado (Foto: Portobello S.A.)

Nero Venato: lastra versátil inspirada em clássico paquistanês

 minutos de leitura
calendar-blank-line
07.07.2021
Conheça o Nero Venato, a petit lastra da Portobello que reproduz com alta fidelidade o mármore paquistanês de veios dourados.
minutos de leitura

Robustez, um convite à história da Terra e uma grande inspiração paquistanesa. Essa mistura de ingredientes traduz um pouco a essência do Nero Venato, um dos mais novos modelos de lastras da Portobello. A peça, no formato de "petit lastra", de 90x180cm, comparada ao padrão tradicional de porcelanato imenso, carrega mais bons atributos do que só proporções versáteis.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

Boas fontes de inspiração, muita história e estudos para criar um porcelanato foram contemplados com um resultado acima de expectativas. A novidade chamada Nero Venato importa um dos materiais mais naturais do planeta, extraído do Paquistão.

Neste post você vai conhecer a história, singularidades, possibilidades e dicas de decoração para usar o Nero Venato, o mais novo membro da família das lastras Portobello. Acompanhe!

As origens do Nero Venato, o mármore paquistanês

Nero Venato, moodboard
Mistura de essências que conferem o tom, a textura e a solidez do Nero Venato (Foto: Portobello S.A.)

Nas montanhas gélidas ao norte do Paquistão, a Portobello e sua equipe de produto foram buscar a fonte de inspiração para criar algo surpreendente. O país do Oriente Médio, com sua beleza, cultura e geografia singulares, é a terra natal de uma preciosidade chamada Nero Venato.

Esse é um mármore encontrado em meio à cordilheira do Himalaia, famosa cadeia de montanhas que tem o Everest, pico mais alto do mundo. A joia natural que ganha projetos é resultado de milhões de anos de trabalho da mãe natureza, provocado por mudanças climáticas constantes e a própria alteração geológica da região.

O Himalaia cresce 4 milímetros por ano. Ou seja, ele está sempre em expansão e querendo tocar o céu. Desse crescimento natural, que também recebe a lava e atividade vulcânica próxima, brota o Nero Venato.

Nero Venato é o mármore preto e brilhoso, com veios dourados. Toda essa beleza é natural e confere o apelido pelo qual ele é conhecido no mundo das joias marmorizadas: a esmeralda paquistanesa.

Do Paquistão ao mundo, o Nero Venato foi amplamente incorporado à arquitetura e decoração na Itália. E foi este país europeu, com sua tradição em moda e artes decorativas, e capaz de transformar o que é ordinário em arte, que alçou a esmeralda paquistanesa ao luxo.

Nero Venato, sala grande com lareira
Ambientes amplos agraciados com a petit lastra e poucas decorações carregam um ar de minimalismo (Projeto: Portobello S.A.)

Os benefícios de aplicar a esmeralda paquistanesa em formato petit

A história do Nero Venato chega às mãos da equipe Portobello e se transforma na petit lastra mais nova da Coleção Unlimited. Com isso, dá continuidade às possibilidades ilimitadas que as superfícies imensas garantem em todos os sentidos.

Nero Venato é a lastra em tamanho 90x180cm, que transborda todas as qualidades das maiores lastras da coleção, com um design singular, agraciando ambientes com esse tempero oriental e raro.

Versatilidade

Versátil é uma qualidade essencial das lastras. Nessa versão 90x180, o modelo confere todas as possibilidades para decorar ambientes de forma otimizada e com o máximo acabamento.

Paredes, pisos, cantos, todos os ambientes podem e merecem receber essa joia do Paquistão, que ganha seu design e criação em porcelanato, 100% fiel à original.

Acessibilidade

O que era distante se tornou acessível. A lastra Nero Venato consegue traduzir com perfeição todas as nuances da esmeralda do Paquistão. Do tom preto e brilhoso, sem exageros, com seus veios dourados que percorrem cada pedra de forma orgânica.

Se antes o Nero Venato era restrito ao mercado europeu no quesito acessibilidade, com o porcelanato ele pode ser usado em diversos projetos. Amplia-se assim as opções para a decoração de interiores e cria-se mais experiências para quem busca um décor sóbrio e elegante.

Nero Venato, pia de cozinha
Portas de móveis e revestimentos: o Nero Venato prova a sua versatilidade para qualquer projeto (Projeto: Portobello S.A.)

Sustentabilidade

A forma como o porcelanato é produzido não afeta o meio ambiente da mesma maneira como a fabricação de peças de mármore. Este é extraído de grandes montanhas e pedreiras, afetando região e comunidade locais.

Já para a produção de porcelanato são utilizadas as camadas superficiais de áreas com argila. Assim, a zona não é afetada profundamente, e seu entorno pode seguir com seus ciclos de vida de fauna e flora, sem riscos.

Já o outro ponto que torna o Nero Venato sustentável — assim como qualquer porcelanato Portobello —, é sua aplicação. Esta se dá de forma a evitar o desperdício de materiais, reduzindo ao máximo o descarte de entulho de construções.

Possibilidades

Lastras em formato menor continuam a garantir o amplo preenchimento de espaços. Por esse atributo, as placas agilizam a escolha de materiais, a paginação de ambientes e a aplicação dos revestimentos.

Por também exigir pouco rejunte quando comparado a revestimentos menores, o visual de grandes paredes e áreas fica mais limpo. O resultado é um design de luxo, com um pé no minimalismo.

Nero Venato, painel em cozinha
Grandes painéis parecem feitos de uma só placa (Projeto: Portobello S.A.)

Adaptabilidade

Um dos maiores benefícios do uso de lastras é sua grande adaptação a diversos projetos e ambientes. Com o Nero Venato, é possível elaborar obras contemporâneas, clássicas e com outros estilos arquitetônicos.

Além disso, as peças podem ser cortadas conforme o projeto requer, facilitando a adaptação do revestimento a diversos perfis e metragens de ambientes.

Além disso, peças como a petit joie Nero Venato, de tamanho 7,5x40cm, ampliam as vantagens de decorar espaços com arcos, como portas e janelas. Além de conferir um design diferenciado desse revestimento ao ambiente.

Destaque

As peças Nero Venato têm acabamento retificado, que dão um destaque ainda maior à decoração. Esse tipo de borda da lastra é totalmente reta, entregando mais precisão na montagem dos revestimentos e outras peças com o porcelanato.

No conjunto, o acabamento retificado acompanhado da textura, brilho e o tom do Nero Venato, entrega mais destaque ao ambiente. Um ponto a favor das combinações e contrastes com o décor de cada área, com muito luxo.

Nero Venato, lavabo
Grandes espaços ficam ainda mais imponentes com lastra Nero Venato (Projeto: Portobello S.A.)

As dicas para aplicar Nero Venato em diversos ambientes

O Nero Venato pode ser aplicado em diversos ambientes, sempre agregando alto padrão e essência de arte.

Mesmo para projetos que prezam pela brasilidade, em que o uso de madeiras e cores claras é reforçado, a lastra tem sua chance de ser usada, trazendo exclusividade ao todo.

Cozinha

Em cozinhas, o Nero Venato pode ser aplicado por toda a superfície de paredes e pisos, criando uma atmosfera mais fechada.

Contudo, é bom observar a quantidade de luz que incide nesse espaço. Se quiser ir por esse caminho de decoração, quanto mais luz natural entrar, será melhor.

Cozinhas também podem receber a nova petit lastra da Portobello em apenas uma parede ou em bancadas, conferindo bom destaque ao ambiente.

Sala

Para projetos que primam pelo clássico, a interpretação do mármore paquistanês fica perfeita em salas que seguem essa linha de design. Criando uma sensação de serenidade, típicas da natureza onde o Nero Venato nasce, mas com o luxo de uma pedra lapidada pelos melhores processos industriais.

Fazer painéis de Nero Venato em salas e usar objetos decorativos em tom dourado contribuem para uma combinação ainda mais chamativa, remetendo ao estilo art déco.

Nero Venato, sala com lareira
Faixas em salas e outros espaços marcam com muita expressão o ambiente (Projeto: Portobello S.A.)

Quarto

Quartos amplos ou compactos recebem bem o Nero Venato. Nesses casos, a esmeralda do Paquistão fica bem posicionada em paredes e pisos.

O uso de Nero Venato com revestimentos de tom cinza também cria uma sensação de tom sobre tom. Isso graças ao porcelanato que imita pedras naturais cinzas e cimento queimado, que seguem o clima que o mármore paquistanês carrega em seu DNA.

Banheiro

Usar lastras em banheiros é uma forma de, além de entregar luxo e exclusividade, também otimizar ao máximo a criação de um ambiente original.

O motivo é que o Nero Venato e outras peças de porcelanato em tamanhos acima de 90x180cm podem ser aplicadas de forma inteira nas paredes do ambiente.

Essa vantagem de preencher os espaços com a petit lastra ajuda a entregar um ambiente com as mínimas marcas de rejuntes. O que além de uma estética limpa, reforça que o ambiente fique o menos úmido possível e livre de infiltrações.

Nero Venato reveste banheiro
Nero Venato reveste banheiro por completo, com peças em madeira para complementar o tom natural da pedra (Projeto: Portobello S.A.)

Living

O Nero Venato é perfeito para livings, os ambientes em que a máxima é socializar e manter em dia as amizades e relações entre familiares e amigos, sempre climatizado por boas sensações.

A regra para usar essa pedra do Oriente Médio na decoração de interiores é seguir o perfil do projeto e a personalidade de seus moradores. Com esse equilíbrio de lados, a escolha da localização das peças e demais componentes será excepcional.

Muito em breve, todos poderão desfrutar de um living com esse clima de alto luxo, repletos de pessoas queridas. Mas a decoração não precisa ficar para depois, afinal, é preciso seguir com o dia a dia em casa, com muito conforto e bem-estar.

Porcelanato esculpido

O uso do porcelanato se desdobra dos revestimentos em paredes e pisos para peças esculpidas. Uma prova de que o material reserva verdadeiras joias em diversos temas, acabamentos e texturas, ao lado de boas inspirações e peças disponíveis.

Exemplos de peças que podem ser esculpidas com o Nero Venato são as pias, cubas e bancadas. Por conta de o material ter um acabamento retificado, ele proporciona o encaixe perfeito entre as peças para formar obras de arte na decoração de interiores.

Nero Venato, pia de banheiro
Linhas cruzadas: Nero Venato e Sonatta, ambas traduzindo o alto padrão em projetos (Projeto: Portobello S.A.)

Fachada

Uma das maiores vantagens do porcelanato é que ele é um material que pode ser exposto a intempéries do clima, garantindo as mesmas qualidades de quando aplicado em áreas internas.

Em fachadas, o material é cada vez mais usado tanto por sua beleza e diversidade de temas, como o Nero Venato, como por sua vantagem de climatização. Esse revestimento consegue reduzir as temperaturas internas, ajudando a economizar energia e conferir uma temperatura mais agradável.

Lastra Nero Venato
Lastra Nero Venato pode ser aplicada nas fachadas das residências (Projeto: Portobello S.A.)

Tornar os ambientes mais luxuosos sempre foi possível com o porcelanato. Contudo, elevá-los a novos patamares é uma tarefa que apenas algumas peças conseguem realizar. É o caso do Nero Venato, uma joia com origens remotas e desconhecidas do grande público, que agora se solidifica em projetos com a naturalidade do mármore paquistanês.

Conheça as inspirações que fazem peças como o Nero Venato irem além do ordinário e se transformarem em obras de arte. Viaje às origens da matéria que dá luz ao porcelanato com veios dourados!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Nero Venato: lastra versátil inspirada em cl...

Nero Venato: lastra versátil inspirada em clássico paquistanês

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies